SóProvas


ID
1050091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Cinco anos após a crise global estourar, e com o fim dos estímulos à economia dos Estados Unidos da América (EUA), economistas alertam que, hoje, os mais vulneráveis às turbulências econômicas são os países emergentes. Por outro lado, novos documentos divulgados pela TV revelam que a Agência de Segurança Nacional dos EUA usou seu aparato para levantar informações sobre a PETROBRAS.
O Globo, 9/9/2013, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem os temas por ele abordados, julgue os itens que se seguem.

A espionagem norte-americana realizada no Brasil restringiu-se à economia, deixando de lado personagens do mundo da política.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Reduzir a tensão e o mal-estar causados pelas denúncias de que os EUA espionaram líderes como a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã, Angela Merkel. Dilma chegou a adiar uma visita de Estado a Washington, marcada para outubro do ano passado, depois das informações de que ela e a Petrobras foram espionadas.

    http://www.valor.com.br/brasil/3399656/brasil-acompanhara-desdobramentos-praticos-de-anuncio-de-obama


  • Pra matar a questão é só lembrar que espionaram a Presidente Dilma.

  • Será que as informações obtidas destas espionagem trarão algumas vantagens nas futuras negociações comerciais????

    No mundo dos negócios, especialmente para ganância norte americana vale tudo. Ficaremos atentos para as cenas dos novos capítulos.

  • Além de a espionagem americana ter ocorrido no campo da economia, como no caso da Petrobras, ela também ocorreu em relação a pessoas específicas, como no caso da Presidenta Dilma e de alguns ministros, que foram espionados, gerando estremecimento nas relações diplomáticas entre Estados Unidos e Brasil. 


    A questão está errada.


  • Hoje já consigo compreender o motivo pelo qual o EUA estava espionando a Dilma e a Petrobrás.