SóProvas


ID
1050253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao conceito e às funções do profissional de recursos humanos, julgue os itens que seguem.

Em razão do aperfeiçoamento do desempenho humano e organizacional, as funções de pessoal intervêm sobre as capacidades e a motivação dos funcionários.

Alternativas
Comentários
  • Odesempenho = (capacidade+motivação+suporte organizacional)éresultado da capacidade e motivação do indivíduo, como também está relacionadoao Suporte Organizacional (intervenção externa).

    GABARITO: ERRADO


  • Não entendi a questão nem o comentário.

  • O problema da questão é que está invertida, na verdade, deve-se intervir sobre as capacidades e a motivação dos funcionários, através das funções de pessoal, que vão levar ao aperfeiçoamento do desempenho humano e organizacional.

    O CESPE considerou que aperfeiçoamento é consequência de intervenção da função de pessoal em capacidades e motivação e não o contrário. Ele considerou aperfeiçoamento.... consequência e não causa, na verdade causa é a intervenção sobre capacidades e a motivação.

    Acredito, ser isso! Quem tiver explicação melhor, favor acrescentar.

  • "Deveria ser o inverso... as capacidades e a motivação dos funcionários é que intervêm sobre as funções de pessoal. No mundo moderno, na moderna visão de gestão de pessoas, o foco é a busca do chamado Equilíbrio Organizacional, onde o equilíbrio organizacional é alcançado quando há a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.
    Equilíbrio Organizacional em termos de Gestão de Pessoas é quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis em quantidade e qualidade com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.

    - Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;

    - Cada participante e cada grupo de participantes recebe incentivos(recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;

    - Todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os incentivos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidos;
    - As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos incentivos que oferece aos participantes;

    - A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar incentivos em qualidade bastante para induzirem os participantes à prestação de contribuições."


  • o que é funções de pessoal? 

    Agradeço quem puder ajudar


  • No modo antigo de administrar essa questão estaria correta - Sou da área de informática (Dinossauro de computadores de grande porte e estou desempregado).

    Antigamente as empresas investiam pesado em treinamento das pessoas ( a própria empresa busca e incentiva o desenvolvimento das pessoas).

    Hoje na Administração Moderna - A empresa inventou essa de participação ativa dos funcionários para poder economizar em treinamento, ou seja, deixou  nas mãos do funcionário (pessoas) a responsabilidade de decidir seu treinamento. E muitas vezes (na maioria) o próprio funcionário deve tirar do seu bolso e do seu tempo de "LAZER" o seu treinamento. Bom, pelo menos é o que acontece na área de TI (informática).

  • Resumindo: É o funcionário que faz a organização, ou seja, a motivação e a capacidade do funcionário que intervêm no desempenho da organização e não ao contrário, como sugere a questão.

  • A justificativa dada pela banca para o gabarito errado é um pouco diferente das explicações dos colegas. 

    Primeiramente denominam-se FUNÇÕES DE PESSOAL aquelas que são próprias da ARH e não o próprio pessoal ou funcionários se qualificarem como afirmaram alguns. As funções de pessoal são mais relacionadas com o subprocessos de RH do mestre Chiavenato (Prover, Aplicar, Manter, Recompensar, Desenvolver, Monitorar) .

    Em segundo lugar, o erro apontado pela banca foi o fato de que, para a doutrina majoritária, a motivação é um processo intrínseco e, portanto não é fortemente afetado pelas práticas de RH.

    Essa resposta foi fundamentada na famosa Teoria dos Dois Fatores de Hezberg.

    Para saber mais a respeito das definições e conceituações utilizadas na solução desta questão, acesse:

    https://www.facebook.com/admfederal

  • Justificativa: As capacidades e motivação dos funcionários que intervêm sobre o aperfeiçoamento do Desempenho.
    Desempenho = Capacidade + Motivação + Suporte Organizacional.

    É errado dizer que o desempenho interfere na capacidade e motivação. É o inverso. 
  • resumindo a ópera da questão que diz( o cespe deveria ser mais claro nos enunciados,em fim) o aperfeiçoamento do desempenho afeta a motivação e a capacidade do funçionario,( errado),é o contrario.a motivação e a capacidade afetam o desempenho.logo, se eu estou capacitado e tenho motivação meu desempenho será afetado,considerando ,é logico,também as condiçoes ambientais,isto é; o suporte organizacional.pessoal o problema é que o cespe elabora uma questoes obscuras.agente demora um pouco pra entender o que ele ta perguntando,logo,temos que saber a teoria e tambem entender como a banca elabora as questoes.mesmo sabendo as questoes,eu demoro de 3 a 5 minuto em algumas delas.Aff! 

  • ERRADO.

    Sabemos que Desempenho = Capacidade + Motivação + Suporte Organizacional. Já a questão diz assim:


    "Questão: Em razão do aperfeiçoamento do desempenho humano e organizacional (Suporte Organizacional), as funções de pessoal intervêm sobre as capacidades e a motivação dos funcionários. = Desempenho + Suporte Organizacional = Capacidade + motivação.

    Acredito ser esse o motivo que deixa a questão errada.

  • Ano: 2014

    Banca: CESPE

    Órgão: MTE

    Prova: Agente Administrativo

    "A motivação para o trabalho, por vincular-se a um aspecto intrínseco ao indivíduo, de difícil observação, não pode ser influenciada por práticas de gestão de pessoas." (errado)

    Cadê a coerência, CESPE?

  • Pensei assim: "funções de pessoal" estão ligadas a parte burocrática que é de responsabilidade do Departamento Pessoal (férias, 13º, licença, admissão...) e o DP não age pelo desenvolvimento profissional e nem pessoal do funcionário. O RH é que é responsável pelas estratégias de recursos humanos.

     Logo, questão ERRADA

  • Devemos sempre ter em mente que a motivação é algo mais intrínseco, sendo assim nem sempre, nem com todo o estudo da atualidade, é possível intervir na motivação pessoal.

  • A minha FUNÇÃO dentro de um ambiente organizacional NÃO INTERVÉM na minha capacidade, se quer no meu motivacional, mas a minha CAPACIDADE E MOTIVAÇÃO podem interferir (e muito) no meu desempenho profissional.

  • Aaacho que entendi. A frase deveria estar escrita assim, para ser correta: "As funções de pessoal intervêm sobre as capacidades e a motivação dos funcionários, a fim de conduzir ao aperfeiçoamento do desempenho humano e organizacional". É isso, gente?! Caraca, que questão tensa.

  • Políticas de RH não motivam ninguém. CESPE considera visão da motivação ser intrínseca.

  • Tive que ler umas 3 vezes para entender a questão... ÊÊ viu

  • Em razão do aperfeiçoamento do desempenho humano e organizacional, as funções de pessoal intervêm sobre as capacidades e a motivação dos funcionários.

    ERRADO

    Em razão do aperfeiçoamento do desempenho humano e organizacional, as funções de pessoal (leia-se função GESTÃO DE PESSOAS) intervêm sobre as capacidades [dos funcionários] (CORRETO); para aperfeiçoar o desempenho humano e organizacional, a função de GP promove ações de treinamento e desenvolvimento para os funcionários, a fim de alcançar o desenvolvimento organizacional.

    ... as funções de pessoal intervêm sobre a motivação dos funcionários. (ERRADO)

    Acredito que o erro seja muito sutil, uma vez que a função de GP pode intervir, e não necessariamente intervém na motivação dos funcionários. Segundo Chiavenato (2016, pág. 235), “a motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza com as necessidades humanas.”.

    “As chamadas teorias das necessidades partem do princípio de que os motivos do comportamento residem dentro do próprio indivíduo: sua motivação para agir e se comportar deriva das forças que existem dentro dele próprio.”.

  • Para aperfeiçoar o desempenho das pessoas, a GP age sobre suas capacidades e motivações. 

     

    A GP contribui para que o indivíduo se motive, mas a motivação vem dele, é interna. A GP até colabora, mas nao intervém diretamente.

  • Pegadinha para os ultra atentos e bons entendedores de português:

     

    Substitua a expressão: "em razão do" por: "para se alcançar o".

     

    Respira fundo e continua.

     

    Vamo que vamo!

  • Já caiu em outras questões da CESPE que a banca considera que para manter o funcionário motivado deve-se estabelecer metas claras e atingíveis e também desafiadoras, sendo apenas a capacitação, ou seja, o aperfeiçoamento do desempenho humano, insuficiente na motivação dos funcionários. Então, não seria essa a razão

  • ERRADO

     

    Tem um monte de comentário que somado ao CESPE deixa a gente confuso! Pense o seguinte: Capacidade... ou vc tem ou não tem... independente do setor onde vc for posto. Sua função não muda sua capacidade, mas sua capacidade pode mudar sua função! #chute no traseiro do CESPE.

  • Em razão do aperfeiçoamento do desempenho humano e organizacional, as funções de pessoal intervêm sobre as capacidades e a motivação dos funcionários.

     

    Pelo que entendi, as políticas de GP ( funções de pessoal) não são intervêm na motivação dos funcionários. 

  • Motivação é fator intrínseco. Não depende da organização.
  • Essa questão pra mim é duma subjetividade...

  • Gente, sem querer justificar essas arbitrariedades ridículas do CESPE... principalmente sobre essas questões sobre motivação ser intrínseca e ser influenciada ou não pela gestão de pessoas. ELES NÃO TOMAM POSICIONAMENTO E QUEM ESTUDA DANÇA!


    Q377432 - A motivação para o trabalho, por vincular-se a um aspecto intrínseco ao indivíduo, de difícil observação, não pode ser influenciada por práticas de gestão de pessoas. GABARITO ERRADO

    Difícil aceitar aquela história de que não adianta brigar com a banca... é muito descaso.

    Obs.: tem outras questões contraditórias sobre o mesmo assunto que, quando eu achar novamente, posto aqui...

  • Dica para acertar as questões de administração do cespe:

    quando você achar que está certa a alternativa marque a opção errado, e vice-versa.

  • INICIATIVA POPULAR DE LEI PARA REGULAMENTAR OS CONCURSOS. SOMOS MILHÕES DE CONCURSEIROS BRASIL AFORA! PAU NAS BANCAS.

  • Seria tão simples indicar no edital a bibliografia que a banca examinadora vai utilizar para elaborar as questões.

  • Seria otimoo, concurseiro eficaz. :)

  • O problema na questão é falar que as "funções de pessoal" interferem na motivação. O que seriam as "funções de pessoal"?  Ao falar de "pessoal" a banca está falando das tarefas administrativas relacionadas às pessoas: folha de pagamento, contratos, etc.. Estes pontos não interferem na vida da pessoa, pois são mera burocracia interna da organização.

    Fonte: Estratégia Concursos (Prof. Carlos Xavier)

  • O erro da questão está em falar que as "funções de pessoal" interferem na motivação. 
    "Funções de pessoal" está relacionado a área de RH, esta encarregada de: manter, recompensar, monitorar, desenvolver o próprio RH. 
    Motivação é algo intrínseco não tem nada a ver com RH.

  • Entendo que funções de pessoal é RH, vulgo Gestão de pessoas.

    Já vi questões da CESPE em que a GP pode influenciar na motivação dos funcionários. 

    A Liderança situacional pode influenciar na capacidade e na motivação do indivíduo com o líder INTEGRAL.

    A banca deveria citar o autor para nos dar um norte na hora de responder questões assim.

    Complicado...

  • Errei e discordo do gabarito.

    Já pensou um RH que esquece de lançar as férias ou licenças do funcionário e por causa disto ele não recebe por dias licenciados ou mesmo o 1/3 das férias? Isto não vai afetar a motivação do funcionário?

  • Banca contraditória!

  • Pessoal essa questão é bem simples. Primeiramente, acho que todo mundo interpretou a questão da seguinte maneira:

     

    QUESTÃO: Em razão do aperfeiçoamento do desempenho humano e organizacional, as funções de pessoal intervêm sobre as capacidades e a motivação dos funcionários.

     

    A questão afirma:

     

    Em razão disso acontece isso

    Acontece isso em razao disso

    Acontece isso por causa disso

     

    Então

     

    as funções de pessoal intervêm sobre as capacidades e a motivação dos funcionários por causa do aperfeiçoamento do desempenho humano e organizacional ??

     

    Então

     

    o aperfeiçoamento do desempenho humano e o aperfeiçoamento do desempenho organizacional causa a intervenção, pelas funções de pessoal, sobre as capacidades (competência) e motivação dos funcionarios.

     

    Após isso, acho que a maioria pensou assim:

     

    Se em determinado momento, sei la, na reformulação do planejamento estratégico, por exemplo, for verificado a necessidade de aperfeiçoar o desempenho da organização, ou, mais restritamente, aperfeiçoar o desempenho dos funcionários, isso não poderia causar: a intervenção, pelas funções de pessoal, sobre as capacidades (competência) e motivação dos funcionarios ? ?

     

    Esse raciocínio parece válido se acreditarmos que a proposição apresentada na questão ("...as funções de pessoal intervêm sobre as capacidades e a motivação dos funcionários...") fosse tida como verdadeira. 

     

    Ali é que se encontra o erro. "funções de pessoal" é uma atividade de linha, de cada gerente para os seus subordinados, e as politicas de desenvolvimento humano e desenvolvimento organizacional fica a cargo da aréa de gestão de pessoas (staff).

     

    ERRADO

     

     

     

     

  • Tipo de resposta que você acerta no susto e ainda de olho fechado

  • Acredito que "as funções de pessoal" poderão intervir, e não necessariamente "intervém", haja vista, o sentido dessa palavra ser:

     

    Intervêm: fazer uma intervenção de modo a interferir no desenvolvimento de....(ou seja, uma intervenção taxativa)

  • Caralho, é merda atrás de merda nessa matéria... cada tópicozinho escroto, como essa merda de "liderança e motivação" é um mundo cheio de subjetividade e bosta... quem criou esses lixos de definições merece ser esquartejado em praça pública e depois cuspido até não se conseguir mais visualizar o cadáver.

  •  Considerações importantes:

    1) Provas de analista são mais fáceis que a de técnico (sem mimimi, por favor)

    2)Esses tipos de matérias são completamente inúteis, sim, muito inúteis

    3)Concurso público é concurso de HD interno: quem tem maior capacidade de memorização é que passa primeiro

    4)Gestão de Pessoas é uma bosta. Coitado de quem estudou isso, pois deve ter fumado muito crack pra ter chegado a esse ponto.

    5) CESPE escolhe o gabarito que lhe convém (também sem mimimi)

     

    #PAS

    #GPÉUMABOSTA

  • Tente colocar em ordem direta as questões de GP da cespe, vai facilitar sua vida.

     

    As funções de pessoal intervêm sobre as capacidades e a motivação dos funcionários, em razão do aperfeiçoamento do desempenho humano e organizacional.

     

    Primeiro: podem intervir, depende da função e do contexto, então não é taxativo. 

    Segundo: Quando intervêm, não é em razão DISSO "aperfeiçoamento do desempenho humano e organizacional."  Mais uma vez depende da função, porque as funções de Rh são muitas e grande parte delas, diria que a maioria, não é pra aperfeiçoar o desempenho nem individual nem organizacional.

  • Tipo raciocínio lógico,  inverte e nega..hahahaha

  • parecia q não tinha nada de errado, então marquei errado

  • Errado.

    As funções de pessoal/recursos humanos, por ter a funções de manter, recompensar, desenvolver, monitorar, entre outras, não intervêm sobre as capacidades e a motivação dos funcionários, pois a motivação é considerada algo intrínseco, gerada por necessidades e motivos do próprio funcionário.

  • Acho que o erro não tem a ver com a motivação ser intrínseca ou extrínseca, e sim com a expressão "funções de pessoal", que remete à fase mais antiga da GP (dapartamento pessoal). Nessa fase as atividades eram administrativas e predominava uma visão mecanicista. Não havia preocupação com a motivação do trabalhador.

  • Vocês tão tentando tirar leite de pedra para justificar essa aberração da banca.

  • Polêmica

  • OI????????? O.O

  • Errado

    Funções de pessoal tem a vê com área de RH,que é manter recompensar etc e não intervêm na motivação que é algo intrínseco.

  • Então se eu disser que "as funções de pessoal não intervêm sobre a motivação dos funcionários". Estará errada!? aiai...