SóProvas


ID
1050772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O comportamento organizacional, campo que investiga o impacto de indivíduos, grupos e estrutura sobre o comportamento interno das organizações, envolve temas como clima e cultura organizacional, liderança e equipes de trabalho e comunicação organizacional. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a abordagem comportamental de liderança, o comportamento do líder vem do berço, ou seja, está intrinsecamente ligado aos traços de personalidade; nessa perspectiva, as características e competências de uma pessoa são o que a torna líder.

Alternativas
Comentários
  • Essa teoria da questão é a Teoria dos traços onde a pessoa já nascia com esse traço de liderança e acreditavam que as pessoas não podiam ser treinadas para liderança. 

    A abordagem comportamental de liderança se baseia nos estilos de liderança que são: Autocrata, democrata e liberal. 

    Fonte: Rodrigo Renno

  • ERRADA, COMPLEMENTANDO

    Q133656    Prova: CESPE - 2009 - FUB - Administrador

    Disciplina: Gestão de Pessoas

    Uma liderança bem sucedida depende mais dos traços pessoais do que de comportamentos, habilidades e ações apropriados.

    GABARITO: ERRADA

    _____________________________________________________________________________________________________

    A concepção de que a liderança depende de traços pessoais é denominada teoria dos traços. Hoje em dia sabe-se que tal teoria está errada e a liderança depende de inúmeros fatores do líder e dos liderados, bem como de cada situação.


  • ERRADO

    A liderança é um fenômeno social. Pois determinado indivíduo de destaca em face de um face das relações interpessoais.


  • TRAÇOS DA LIDERANÇA > BASE PARA SOLUCIONAR A PESSOA CERTA PARA EXERCER A FUNÇÃO DE LIDERANÇA . 


    TEORIAS COMPORTAMENTAIS > É POSSÍVEL TREINAR PESSOAS PARA SEREM LÍDERES .

  • Complementando os comentários dos colegas...

    Teoria dos Traços - Seus primeiros vestígios da teoria dos traços é datada na década de 30, é encontrada até a década de 40. Para essa teoria, a liderança é prerrogativa das pessoas que detêm uma série de traços - características de personalidade - e o bom líder, ou o mais apto, seria aquele que apresentace mais características consideradas necessárias para liderar. A Teoria dos Traços define traços universais de personalidade, ou seja, inúmeras características que todos os líderes deveriam apresentar e considera que tais características são natas, nascem com o indivíduo. Resumindo, ou você nasce lider ou nunca será.

    Teorias Comportamentais (Estilos de Liderança) - Com origem no pós-guerra, vigorou entre as décadas de 40 e 60, esta teoria não considera mais as características inatas como predominante pois a ênfase está no comportamento do líder, a liderança pode ser aprendida, e o líder paresenta determinado estilo de liderança. Os estudos sobre esses estilos de liderança consideram duas estruturas, uma orientada para as tarefas e outro centrado no empregado. A estrutura orientada para a tarefa – autoritária ou de iniciação – visa a direção e a produção. O outro, centrado no empregado – democrático ou participativo - apoia as necessidades destes e as necessidades de manutenção do grupo.

     Teoria Situacional (Contingencial) - Surge a partir da década de 60 e chama atenção para a importância das contingências (ambiente). Sua principal contribuição para a teoria sobre liderança está no reconhecimento de que esta é contingencial, ou seja, depende de cada situação e o líder deve adaptar suas características às demandas grupais ou situacionais. O líder deve se comportar de acordo com as necessidades do grupo, a maturidade dos funcionários e as necessidades da produção, entre outros.

  • Essa teoria da questão é a Teoria dos traços onde a pessoa já nascia com esse traço de liderança.

  • Nas teorias de estilos de liderança, também chamadas de Teorias Comportamentais, o que predomina não são os traços de personalidade, mas, sim, o estilo de liderança adotado pelo líder, o comportamento apresentado por cada líder. O foco ainda é o líder, mas, neste caso, a liderança pode ser aprendida.

    As principais teorias desta abordagem são:

    - Estilos clássicos de liderança - Kurt Lewin.

    - Estudos da Universidade de Ohio

    - Estudos da Universidade de Michigan

    - Os quatro estilos de Likert

    - Teoria do grid gerencial

    - Estudos escandinavos

    Fonte: Gestão de Pessoas para concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim, pag. 244-251.

  • ERRADA... misturou teoria comportamental com teoria de traços de personalidade, que é aquela em que se nasce líder, ao contrário da t. comportamental de liderança, que vai de encontro a anterior - nessa, liderança é algo que se aprende. 



  • A questão trocou conceitos, a teoria dos traços não  pertece a abordagem comportamental da liderança, a qual por sua vez se reporta aos estilos de liderança: autocrático, democrático e liberal.

  • O COMPORTAMENTO é APRENDIDO. Logo, não vem de berço. Portanto, a questão fala da teoria COMPORTAMENTAL e não de PERSONALIDADE.

  • na minha opinião LIDERANÇA, se desenvolve com o passar do tempo..bom estudos a todos.fiquem com deus.

  • Gabarito: errado

    Misturou as teorias comportamentais e dos traços em uma só.

  • ERRADO.

    A abordagem que o item refere é a Teoria dos Traços.

  • Teoria dos Traços, que já está ultrapassada.

  • De acordo com a teoria dos traços, o comportamento do líder vem do berço, ou seja, está intrinsecamente ligado aos traços de personalidade; nessa perspectiva, as características e competências de uma pessoa são o que a torna líder.

  • Teoria dos traços x Teoria Comportamental

     

  • A questão utilizou de terminologia errada. Segue uma questão relacionada: 

     

    QUESTÃO CERTA: Qual das afirmações abaixo acerca da liderança melhor designa a Teoria dos Traços? Todo líder nasce líder.

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/19f68f8d-67?compartilhamento_id=558797

     

    Resposta: Errado

  • TEORIA DOS TRAÇOS-O comportamento do líder vem do berço, ou seja, está intrinsecamente ligado aos traços de personalidade; nessa perspectiva, as características e competências de uma pessoa são o que a torna líder.

    TEORIAS COMPORTAMENTAIS- OS COMPORTAMENTOS TIPICOS DE UM LÍDER PODER SER ENSINADO E APRENDIDOS POR QUALQUER PESSOA É DIZER A PESSOA APRENDE A SER UM LÍDER.

  •  

    GAB.:E

    A abordagem comportamental de liderança se baseia nos estilos de liderança que são: Autocrata, democrata e liberal. 

  • Errado. Essa teoria não foi muito aceita.

    Abordagem dos Traços e Competências: os primeiros estudos realizados sobre liderança tenderam a enfatizar a importância do inato, referindo a existência de traços físicos, características de personalidade e aptidões como sendo as variáveis que conduziam alguns a serem líderes e outros a não terem esse “dom natural”. Essa teoria não considera as análises do líder em ação, mas somente considera a  análise do líder pelas suas características pessoais, sem vê-lo em ação.

    Para decidir entre o estilo de liderança focado na tarefa e o estilo de liderança focado nas relações humanas, deve-se considerar o grau de motivação e de qualificação dos subordinados.

    Essa teoria não foi muito aceita, pois a liderança depende de inúmeros fatores do líder e dos liderados, bem como de cada situação/contingência.

    Segundo a teoria da contingência de Fiedler, a liderança está atrelada à pessoa do líder e à situação, pois a relação entre líder e liderados diz respeito ao grau de confiança, à credibilidade e ao respeito que os membros do grupo têm para com seu líder. Fiedler propõe que o desempenho eficaz do grupo depende da combinação apropriada entre estilo de interagir do líder com seus subordinados e o grau de controle que a situação lhe proporciona.

    Fiedler distingue os estilos de liderança em dois:

    Lideres focados na tarefa (que dariam mais importância aos resultados e metas do que às pessoas)

    Líderes focados no relacionamento pessoal (que dariam mais importância às pessoas do que ao alcance das metas).

    Fiedler descobriu foi que os líderes focados nas tarefas eram mais eficazes tanto nas situações mais favoráveis quanto nas mais desfavoráveis, enquanto os líderes focados nos relacionamentos eram mais eficazes apenas nas situações intermediárias.

  • Teoria dos traços: Traços que os líderes têm naturalmente. Não considera o líder agindo para ser exemplo e tal, mas sim nos traços físicos dele. Bom líder é aquele que tem os determinados traços. Exemplos: personalidade, aspectos físicos, estabilidade emocional. Críticas: não existem traços universais assim...


    Fonte: Meu Resumo


  • Um traço é uma qualidade ou característica distintiva da personalidade. Segundo essas teorias, o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas. O líder apresenta características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas.

    1. Traços físicos: como energia, aparência pessoal, estatura e peso.

    2. Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança.

    3. Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa.

    4. Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa.

     

    Fonte : livro do Chiavenato

  • Item errado.

     

    De acordo com Chiavenato (2003)1, as teorias sobre a liderança que foram apresentadas por autores humanistas podem ser classificadas em três grupos:

     

    As teorias sobre os traços de personalidade do indivíduo são as mais antigas a respeito da liderança. Um traço é uma qualidade ou característica distintiva da personalidade. Segundo essas teorias, o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas. O líder apresenta características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas. Cada autor específica alguns traços característicos de personalidade que definem o líder, como: traços físicos – energia, aparência pessoal, estatura e peso; traços intelectuais – adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança; traços sociais – cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa; traços relacionados com a tarefa – impulso de realização, persistência e iniciativa.

    As teorias sobre estilos de liderança estudam a liderança em termos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo quo o líder faz, isto é, o seu estilo de comportamento para liderar.

    As teorias situacionais explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem do princípio de que não existe um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação. A reciproca é verdadeira: cada situação requer um tipo de liderança para alcançar eficácia dos subordinados.

    Portanto, analisando o item, temos:

    De acordo com a abordagem comportamental de liderança (DOS TRAÇOS), o comportamento do líder vem do berço, ou seja, está intrinsecamente ligado aos traços de personalidade; nessa perspectiva, (NA PERSPECTIVA, AGORA SIM, DA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL) as características e competências de uma pessoa são o que a torna líder.

    1CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. São Paulo: Editora São Paulo, 2003.

  • ERRADO.

    Essa teoria da questão é a Teoria dos traços onde a pessoa já nascia com esse traço de liderança.

  • Teoria dos Traços - Seus primeiros vestígios da teoria dos traços é datada na década de 30, é encontrada até a década de 40. Para essa teoria, a liderança é prerrogativa das pessoas que detêm uma série de traços - características de personalidade - e o bom líder, ou o mais apto, seria aquele que apresentace mais características consideradas necessárias para liderar. A Teoria dos Traços define traços universais de personalidade, ou seja, inúmeras características que todos os líderes deveriam apresentar e considera que tais características são natas, nascem com o indivíduo. Resumindo, ou você nasce lider ou nunca será.

    Teorias Comportamentais (Estilos de Liderança) - Com origem no pós-guerra, vigorou entre as décadas de 40 e 60, esta teoria não considera mais as características inatas como predominante pois a ênfase está no comportamento do líder, a liderança pode ser aprendida, e o líder paresenta determinado estilo de liderança. Os estudos sobre esses estilos de liderança consideram duas estruturas, uma orientada para as tarefas e outro centrado no empregado. A estrutura orientada para a tarefa – autoritária ou de iniciação – visa a direção e a produção. O outro, centrado no empregado – democrático ou participativo - apoia as necessidades destes e as necessidades de manutenção do grupo.

     Teoria Situacional (Contingencial) - Surge a partir da década de 60 e chama atenção para a importância das contingências (ambiente). Sua principal contribuição para a teoria sobre liderança está no reconhecimento de que esta é contingencial, ou seja, depende de cada situação e o líder deve adaptar suas características às demandas grupais ou situacionais. O líder deve se comportar de acordo com as necessidades do grupo, a maturidade dos funcionários e as necessidades da produção, entre outros.

  • teoria dos traços

  • Errada. A abordagem que trata de características de personalidade que tornam alguém um “líder nato” é a teoria de traços (e não a abordagem comportamental, como a questão erradamente afirma).

    A abordagem comportamental é aquela que fala sobre os estilos de liderança, ou seja, sobre os diferentes comportamentos que o líder pode adotar.

    Gabarito: E