-
Certa. Perfeita. Isso é questão de Arquivologia e não de Adm. de Materiais.
Tabela de temporalidade é o instrumento/meio com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal. Ela é muito utilizada pelos órgãos públicos, é importante frisar que a eliminação de documentos de arquivos, devem obedecer às normas do CONARQ, em destaque os documentos produzidos por todos os órgãos integrantes do poder público.
-
Estou percebendo que, mesmo com o filtro selecionado 'Administração de Recursos de Materiais', está surgindo questões de outras matérias. O que está acontecendo?
-
Mistura total dos assuntos! De qualquer forma, o item esta CORRETO.
-
Arquivologia total, mudar de local...
Correta a questão...
-
Aos colegas que comentaram pedindo para classificar a questão na disciplina correta sugiro o seguinte: Ir na parte inferior da questão, onde ficam os comentários e clicar na opção Encontrou algum erro? e então sugerir ao QC que o faça. Quanto mais gente pedindo mais rápido rola. É uma merda esbarrar com questões perdidas.
Adicionar Comentário Comentarios (5) Estatísticas Cadernos Anotações Encontrou algum erro?
-
Tabela de Temporalidade é o instrumento/meio com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal. Ela é muito utilizada pelos órgãos públicos, é importante frisar que a eliminação de documentos de arquivos, devem obedecer às normas do CONARQ, em destaque os documentos produzidos por todos os órgãos integrantes do poder público.
Segundo Wadson Faria (2006, p. 35), a tabela de temporalidade documental (TTD) é o instrumento de gestão arquivística que determina:
os prazos em que os documentos devem ser mantidos no arquivo corrente (operacional);
quando devem ser transferidos ao arquivo intermediário (setorial);
e por quanto tempo devem ali permanecer.
-
É através da tabela de temporalidade de documentos que se sabe por quanto tempo cada documento deve ficar no arquivo corrente e intermediário, além da definição da destinação final, que pode ser a eliminação ou guarda permanente.
O instrumento é o resultado prático da avaliação de documentos, desenvolvida pelas Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos das instituições. Essas comissões são responsáveis por avaliar todos os documentos produzidos pelas instituições e suas respectivas funções. Essa análise deve resultar na identificação do tempo em que cada documento deve permanecer nas fases do ciclo documental.
Gabarito do Professor: certo
-
Resolução: olha que questão linda para você guardar como conceito. É exatamente isso que a TTD é e faz.
Resposta: certa
-
CERTO