SóProvas


ID
1051072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com a escalada de violência que acontece nos últimos dias, especialmente no Rio de Janeiro, com saques e depredações de patrimônios públicos e privados, ficou claro que as grandes manifestações de massas não representaram somente um terremoto na política nacional, mas estão impondo novos desafios para o Estado democrático de direito. Os policiais do Police Executive Research Forum, com sede em Washington, enumeraram alguns pontos fundamentais para lidar com manifestações de massas em contextos democráticos e de comunicação globalizada e instantânea, fruto da experiência adquirida pela polícia dos países desenvolvidos pós-Seattle99: planejamento, coordenação com outras agências de segurança e logística das forças policiais ou do evento.

Merval Pereira. Repressão na Democracia. In: O Globo , 24/7/2013, p. 4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema nele abordado, julgue os itens de 15 a 19.

O texto revela o papel que a atual comunicação globalizada e instantânea exerce no tipo de manifestação popular que, tendo agora ocorrido no Brasil, ocorre há algum tempo em várias partes do mundo, a exemplo da repulsa ao terrorismo e da contestação ao denominado neoliberalismo.

Alternativas
Comentários
  • ...mas estão impondo novos desafios...

    revela o tipo de manifestação popular nesse caso impositiva.

  •  A afirmativa faz alusão ao impacto das manifestações nas redes sociais e como elas foram importantes para a expressão globalizada dos movimentos.

    Fonte: Alfacon


  • Não entendi a contestação ao neoliberalismo. Alguém pode me explicar?

  • Não entendi a contestação ao neoliberalismo. Alguém pode me explicar?²²

  • O neoliberalismo é bastante criticado pois muitos acreditam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais, que países pobres ou em processo de desenvolvimento acabam sofrendo com os resultados de uma política neoliberal, causando o desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.

  • Estou bem desinformada, nunca vi uma manifestação contra o neoliberalismo... até porque existem outros tantos motivos para protestar. Questão lazarenta!

  • Neoliberalismo:


    http://www.cartacapital.com.br/saude/neoliberalismo-e-manifestacoes-o-que-uma-coisa-tem-a-ver-com-a-outra-6156.html


    boa leitura a todos...

  • Entrou para o TOP 10 das piores questões do CESPE.

  • A comunicação globalizada exerce papel importante tanto para a organização das manifestações quanto para as articulações de estratégias da segurança pública para lidar com esses eventos. As manifestações de Seattle abordadas no teto base são exemplo, assim como os fóruns sociais mundiais,  de manifestações contra o neoliberalismo. 


    A questão está certa. 



  • O que os recentes protestos pelo mundo (jun/2013 no Brasil e Primavera Árabe) têm a ver com "contestação ao denominado neoliberalismo"?

    No Brasil, os protestos foram contra toda a classe política. A Primavera Árabe, contra o autoritarismo dos governos do Oriente Médio, ou seja, favorável ao neoliberalismo e contra a ingerência total do Estado na vida do cidadão...

    Ah, sim. As provas são organizadas por comunistas, então devemos considerar os liberais como facistas e todos estão protestanto contra o neoliberalismo, não contra a corrupção (no caso do Brasil) ou contra o autoritarismo de um estado dominador (no caso dos países árabes). (y)

  • Não vi nesse texto nenhum "papel revelado" que a atual comunicação globalizada e instantânea exerce no tipo de manifestação popular...

  • Mesmo com a questão sendo de 2013 não acredito que esse tiipo de manifestação popular* tenha  ocorrido naquele momento (agora ocorrido no Brasil)! Isso ocorrou bem antes.. 

  • Essa é o tipo de questão que se vc esquerdar um pouquinho acerta.

  • “Esquerdei” e acertei!

  • Em suma: gabarito: CERTO

  • Em 2019 tivemos as manifestações no Chile q, dentre outras causas, protestavam contra o neoliberalismo, q os condenou a aposentadoria vergonhosas, desemprego, baixos salários e dependência do capital internacional.

    Brasil, se seguir o mesmo raciocínio, terá o mesmo desfecho ;(

  • As provas são organizadas por comunistas, então devemos considerar os liberais como facistas e todos estão protestanto contra o neoliberalismo, não contra a corrupção (no caso do Brasil) ou contra o autoritarismo de um estado dominador (no caso dos países árabes).

    Certo