SóProvas


ID
1051108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No que concerne ao regime jurídico único dos servidores públicos federais e a ética no serviço público, julgue os próximos itens.

Cabe ao servidor público justificar devidamente toda ausência de seu local de trabalho, a fim de evitar a desmoralização do serviço público.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

  • XII - Toda AUSÊNCIA INJUSTIFICADA DO SERVIDOR de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

     

    Faltar UM DIA, injustificadamente, já é o suficiente para a “desmoralização do serviço”. Além disso, atrasos constantes no cumprimento da jornada de trabalho podem caracterizar conduta desidiosa, procedimento que, de acordo com o estatuto dos servidores públicos civis da União, pode resultar em demissão:

     

    --- > L. 8112/90 Art. 117. Proibições - gera DEMISSÃO.  XV - proceder de forma desidiosa.

    --- > Art. 132. A demissão:  III - inassiduidade habitual;

     

     Lei 8112/90: O servidor perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado. Também perderá a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências justificadas e saídas antecipadas, excetuados os casos de concessões legais e na hipótese de compensação de horário, observando-se, em todos os casos, a legislação pertinente.

     

    Artigo 44 da Lei nº 8.112 de 11 de Dezembro de 1990 Art. 44. (... ) Parágrafo único. As FALTAS JUSTIFICADAS decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • GABARITO: CERTO

    Das Regras Deontológicas

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Das Regras Deontológicas

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de

    desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas

    relações humanas.

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    l) SER assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca

    danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema

  • Errei pq pensei..."pô, e se o cara foi ao banheiro, tem que justificar também?"

    Me lasquei! rs

  • Gabarito Certo

    (Q866777 - CESPE, 2018) Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público. CERTO

    Bons Estudos!

  • Embora os nobres colegas já tenham comentado sobre o inciso XII, colocarei apenas algumas observações:

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas

    É bom ficar ligado nessas palavras, pois podem ser trocadas.