SóProvas


ID
1051720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O chefe de uma seção do DPF solicitou a um funcionário que transcrevesse uma conversa gravada. Recomendou que o diálogo fosse apresentado em forma de relato e que fossem respeitadas as regras da norma padrão da língua escrita.
A seguir, são apresentados duas falas do diálogo e os respectivos relatos escritos pelo funcionário.

Fala 1 Indivíduo X: Você tem certeza de que tinha dois carros aqui?
            Indivíduo Y: Tenho. Dois carros e uma bicicleta.

Fala 2 Indivíduo X: O que você vai dizer se te chamarem para testemunhar?
            Indivíduo Y: Eu falo que estava escuro e que não vi nada. Além do mais, eu tava só de passagem.
 
Relato 1 O indivíduo X perguntou para o indivíduo Y se ele tinha certeza de que tinha dois carros no local onde estavam, e o indivíduo Y respondeu que tinha certeza, e que havia dois carros e uma bicicleta.

Relato 2 Indagado pelo indivíduo X sobre o que diria se o chamassem para testemunhar, o indivíduo Y respondeu que falaria que estava escuro, que não tinha visto nada e que, além do mais, estava só de passagem.

Julgue os itens subseqüentes, relativos à redação de expedientes e à situação hipotética apresentada acima.

O funcionário atenderia com objetividade ao que lhe foi solicitado se finalizasse o texto da seguinte maneira: Esperando estar cumprindo com meu dever, com todo respeito, alerto V.S.ª de que o indivíduo Y parece falsear os fatos, como concluí ao ouvir várias vezes e com bastante atenção, esta fita.

Alternativas
Comentários
  • PRIMEIRO QUE O TAL FUNCIONÁRIO NÃO É PERITO PARA AVALIAR SE É FALSEADO OU NÃO SEGUNDO QUE FOI PEDIDO PARA O MESMO TRANSCREVER SEGUNDO A NORMA PADRÃO DE LINGUÁ ESCRITA: "O CHEFE" (ALERTO V.S ª!)


  • "O chefe de uma seção do DPF solicitou a um funcionário que transcrevesse uma conversa gravada..." E não a opinião do funcionário a respeito do caso.

  • kkkkkkkkkkk...eu ri! 

  • Errado.



    Uma redação oficial deve ser provida de impessoalidade, e formalidade, não podendo nela conter termos que caracterizem opinião e ponto de vista.

  • Nem terminei a leitura, há um vício de linguagem, logo no início, chamado "GERUNDISMO" que contraria a norma culta de linguagem.

  • o termo "com todo respeito" já invalida a questão.

  • parei em "esperando estar cumprindo com meu dever"

  • Uma redação oficial deve ser provida de impessoalidade, e formalidade, não podendo nela conter termos que caracterizem opinião e ponto de vista.