SóProvas


ID
1051744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as
relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Um dos requisitos atuais de sucesso das organizações fundamenta-se no conceito de inteligência emocional dos gestores.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A psicologia define a Inteligência Emocional como o poder de identificar as suas emoções e as alheias, bem como o dom de trabalhar cada uma delas. O sujeito emocionalmente inteligente tem condições de incentivar a si próprio e de seguir em frente mesmo diante das desilusões; detém a aptidão de conter estímulos, transferir sentimentos para contextos adequados; exercitar a gratidão dilatada; encorajar os outros, induzindo-os a despertar em seu íntimo as maiores propensões e a participar de esforços coletivos.

    Fonte: http://www.infoescola.com/psicologia/inteligencia-emocional/

    Bons estudos :)

  • CERTO.

    A Inteligência Emocional é uma competência que precisa ser desenvolvida a médio e longo prazo, exigindo do profissional alguns elementos básicos, como autopercepção, autocontrole e empatia. Os grandes líderes são profissionais que, certamente, possuem Inteligência Emocional, já que precisam lidar com diversas situações que comprometem a sua estabilidade emocional. Contudo, esta competência não é exclusiva para os cargos de liderança, qualquer profissional pode obter seus benefícios, como promoções rápidas, melhores resultados para a equipe e empresa, aprendizados, ampliação de relacionamentos e bem-estar, acima de tudo.

  • A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL ESTÁ RELACIONADA A HABILIDADES TAIS COMO MOTIVAR A SI MESMO E PERSISTIR MEDIANTE FRUSTAÇÕES; CONTROLAR IMPULSOS, CANALIZANDO EMOÇÕES PARA SITUAÇÕES APROPRIADAS; PRATICAR GRATIFICAÇÃO PRORROGADA; MOTIVAR PESSOAS, AJUDANDO-AS A LIBERAREM SEUS MELHORES TALENTOS, E CONSEGUIR SEU ENGAJAMENTO A OBJETIVOS DE INTERESSES COMUNS. 

     

     

    GABARITO CERTO