SóProvas


ID
1051747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as
relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os itens que se seguem.

A satisfação com o trabalho resulta de um somatório de elementos, entre os quais se inclui a qualidade das relações humanas vividas no ambiente de trabalho, variável de grande impacto na produtividade.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    No contexto da psicologia do trabalho a satisfação no trabalho é a atitude geral da pessoa face ao seu trabalho e depende de vários fatores psicossociais. Existem ainda outras conceituações que referem-se a satisfação no trabalho como sinônimo de motivação ou como estado emocional positivo. Alguns consideram satisfação e insatisfação como fenômenos distintos, opostos.1

    Influências na satisfação incluem ambientehigienesegurança no trabalho, o estilo de gestão e da cultura, o envolvimento dos trabalhadores, capacitação e trabalho autónomo de grupos, entre muitos outros.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Satisfa%C3%A7%C3%A3o_profissional 

  • Um bom exemplo é a de Experiência de Hawthorne

  • GAB. CERTO

     

    Pegando o exemplo do colega acima, sobre a Experiência de Howthorne, o nível de produção está associado pela Integração Social. Esta foi uma das conclusões da referido experiência: 

     

    Nível de Produção é Resultante da Integração Social: nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a Teoria Clássica), mas por normas sociais e expectativas grupais. É a capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de competência e eficiência e não sua capacidade de executar movimentos eficientes dentro do tempo estabelecido. Quanto maior a integração social do grupo, maior a disposição para trabalhar.

     

  • Um bom exemplo é como ficamos improdutivos, tristes, estressados e até mesmo doentes quanto temos um colega ou chefe que nos passa uma relação extremamente negativa, de repressão ou abusiva de alguma forma. Somos mais produtivos quando nos sentimos valorizados, respeitados, quando acreditamos que aquele ambiente nos traz felicidade e auto satisfação...

  • De acordo com Herzberg, estaria incorreta.

  • Faltou dizer de acordo com quem, pq para teoria dos dois fatores de Herzberg, os relacionamentos pessoais não aumentam a satisfação ou a motivação, mas são fatores de insatisfação quando não existem.

    Fonte: https://youtu.be/pwXjSZiEmzU?t=1242