SóProvas


ID
1051864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A organização dos arquivos correntes do DPF e de outros órgãos públicos e privados pressupõe atividades indispensáveis para a recuperação e a preservação da informação. Considerando esse pressuposto, julgue os itens a seguir.

O responsável pela guarda dos documentos nos arquivos correntes não pode emprestá-los a outros setores do próprio órgão; por isso, deverá copiá-los quando houver algum pedido de informação.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Me corrijam se eu estiver errada.

    Os arquivos na fase corrente podem sim serem emprestados a outros setores do próprio órgão, devendo-se nesse caso ser anotado junto ao setor de protocolo (a fofoqueira do arquivo). Alguns órgãos possuem um sistema informatizado para controle de arquivos, esse mostram, ondem está o documento solicitado, qual o prazo para seu empréstimo, e em quais condições foi repassado, findo o prazo específico do empréstimo, o sistema notifica o setor de protocolo para que haja a cobrança de devolução do mesmo ou que seja reaberto um novo prazo.

    Bons estudos. ;)

  • O unico arquivo que não pode ser emprestado é o da fase PERMANENTE.

  • Tanto podem ser emprestados que existe a figura do guia fora, que é formulário que registra a saída do documento do arquivo, objetivando o re-arquivamento do documento.

    Como a colega disse mais abaixo, não há empréstimo de documentos de arquivo permanente.

  • Podem sim serem emprestados

    Contudo, é permitido fazer cópia dos documentos, mas é algo deve ser evitado.