SóProvas


ID
1051879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Nos itens de 106 a 120, considere que os agentes de polícia federal e os delegados de polícia federal são servidores públicos, ocupantes de cargos de provimento efetivo, que integram a carreira policial federal e são lotados no DPF, órgão da administração pública federal direta.

Agentes de polícia federal prenderam o brasileiro Rodrigo, em flagrante delito, pela prática do crime inafiançável de tráfico de entorpecentes.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, considerando o que estabelece a Constituição da República.

Caso Rodrigo fosse servidor do Ministério do Planejamento, ele não poderia ter sido preso, pois estaria amparado por disposição constitucional que veda a prisão em flagrante de membro do Poder Judiciário.

Alternativas
Comentários
  • Errado, Não há essa vedação. Art. 5º, LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

    Art. 95. Os juízes gozam das seguintes garantias: Parágrafo único. Aos juízes é vedado: 

    I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério;

    II - receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo;

    III - dedicar-se à atividade político-partidária.

    IV - receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei;

    V - exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

    V - exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. 


  • E completando o comentário do colega,

    SERVIDOR (não é membro!!!)  e

    Ministério do Planejamento é órgão do EXECUTIVO e não do judiciário!!!!!!!!!!

  • Acrescentando: nenhum Ministério faz parte do Poder Judiciário.

  • Primeiramente, o Ministério do Planejamento faz parte do Poder Executivo e não do Poder Judiciário. A prisão em flagrante de crime inafiançável, como no caso de Rodrigo, é possível ainda que ele seja membro do Poder Judiciário. O art. 5°, LXI, da CF/88, estabelece que ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. Mesmo as prerrogativas e imunidades das quais gozam Deputados, Senadores, membros do Poder Judiciário e do Ministério Público não impedem que sejam presos em flagrante de crime inafiançável. Veja-se alguns disositivos:


    Art 53, § 2º, CF/88: Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.


    Art. 33, II, Lei n. 35/1979: São prerrogativas do Magistrado: não ser preso senão por ordem escrita do Tribunal ou do Órgão Especial competente para o julgamento, salvo em flagrante de crime inafiançável, caso em que a autoridade fará imediata comunicação e apresentação do Magistrado ao Presidente do Tribunal a que esteja vinculado.


    Art. 40, III, Lei n. 8.265/93: Constituem prerrogativas dos membros do Ministério Público, além de outras previstas na Lei Orgânica: ser preso somente por ordem judicial escrita, salvo em flagrante de crime inafiançável, caso em que a autoridade fará, no prazo máximo de vinte e quatro horas, a comunicação e a apresentação do membro do Ministério Público ao Procurador-Geral de Justiça.


    Cabe lembrar, no entanto, que o Presidente da República não estará sujeito a prisão enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, nos moldes do art. 86, §3°, da CF/88.


    RESPOSTA: Errado


  • Mas se vc for politico vc não será preso por trafico de drogas.

    Vide helicoca!!!!! meia tonelada de cocaina  é de boas!!!

    Mesmo que o helicoptero seja seu, a fazenda seja sua e o piloto seja seu funcionario.



  • Que questão engraçada srsr

  • Ele é somente servidor - não tem imunidade.

    Ministério do Planejamento é do poder executivo.

  • Servidor não se confunde com membro.

    bons estudos

  • Essa questão foi pra ninguém zerar a prova... Só pode... rsss

  • Cargo Privilegiado esse

  • faz o teste kkkkk privilégio bom danado '-'

  • QUALQUER UM PODE SER PRESO EM FLAGRANTE DELITO, SALVO OS PARLAMENTARES QUE SÓ PODERÃO SER PRESOS EM FLAGRANTE DE CRIMES INAFIANÇÁVEIS.

  • Nenhum Ministério faz parte do Poder Judiciário.

  • Qualquer um pode ser preso em flagrante delito, exceto os parlamentares, que somente serão presos em flagrante no caso de crimes inafiançavéis.

  • Ainda que fosse magistrado poderia, sim, ser preso em flagrante, haja vista tratar-se de crime inafiançável.

  • Em se tratando de Brasil, da até pra entender quem errou kkkk

  • Em menos de 5 anos é provável que o STF aprove algo nesse sentido.

  • Podem ser presos em flagrante somente por crimes inafiançáveis;

    • JUÍZES E MEMBROS DO MP
    • PARLAMENTARES DO CONGRESSO NACIONAL
  • Errado ✔

    • Ministério do Planejamento é órgão do EXECUTIVO e não do judiciário.

    • Art. 5º, LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;(...)

    -Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ecl. 3:1-17)