-
Correto.
XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
a) a de dois cargos de professor;
b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;
c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;
-
Psicólogo é considerado, na questão, como um cargo técnico ou científico, pois, se da saúde fosse, a resposta correta seria ERRADO, uma vez que na CF pode-se acumular dois cargos na área da saúde, mas não expressa um da saúde e um de professor (como na questão).
Está correto esse gabarito?
-
Ainda acho essa questão meio estranha. Olhei pro cargo de psicólogo clínico como um profissional de saúde, mas ok.
-
O art. 37, XVI, “b”, da CF/88 prevê que é
vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver
compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso
XI: a de um cargo de professor com outro técnico ou científico. Portanto, está
correta a afirmativa.
RESPOSTA: Certo
-
Psicologia é reconhecida como uma ciência técnico. Sendo uma função essencialmente técnico ele pode acumular o cargo de psicólogo na PF com um cargo de professor.
Veja o que diz a Carta Magna no art.37
XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver
compatibilidade de horários:
a) a de dois cargos de professor;
b) a de um cargo de PROFESSOR com outro TÉCNICO ou científico;
c) a de dois cargos privativos de médico;
BONS ESTUDOS!
-
Se é assim que a Cespe entende, tudo bem. Mas que psicólogo é profissional da área de SAÚDE...É!!!
E pra quem ainda não viu uma determinada questão aí.. que não me recordo o "número qc", a Cespe entendeu que médico veterinário é profissional da área da SAÚDE!!! OK. Sigamos.
-
Psicologia cargo científico? talvez no caso de Psicólogo Clínico Forense da PF sim (onde pode aplicar testes, atestar laudos). Mas de uma maneira geral, Psicologia está inserida na área da saúde. Essa questão é muito restrita. Ele não deixa de ser um profissional da área da saúde, mesmo que seu cargo seja considerado científico.
-
A psicologia atua na área: 1. clínica e hospitalar (atendimentos psicológicos em casos relacionados à saúde mental); 2. jurídica/forense (investigação e avaliação com base em entrevistas, testes, laudos e pareceres psicológicos); 3. científica (pesquisa sobre os fenômenos sociais); 4. de gestão de pessoas (recrutamento e seleção - entrevistas de emprego, avaliação de desempenho e treinamento e desenvolvimento); 5. esportiva (auxilia no desenvolvimento de equipes). Todas estas áreas se diferem quanto ao objetivo, pois quem atua na área jurídica realizando avaliações psicológicas de uma criança que sofreu abuso ou de um presidiário que solicita sua soltura, não necessariamente tem como objetivo a "saúde mental" e sim a investigação do perfil psi e comportamental para entrega de laudo à autoridade competente.
Fonte: Eu sou formada em Psicologia
-
Bruna Caligari, a questão fala estritamente no cargo de "Psicólogo clínico da DPF", ela não generaliza. Essa questão nem recurso cabe, uma vez que ela não cita a psicologia no geral e sim no cargo EXCLUSIVO da DPF.
-
Pra mim é novidade a profissão de Psicólogo NÃO se enquadrar na área da saúde!
-
CADE A SAÚDE MENTAL DA CESPE KKKK
-
Pelo o que pesquisei em relação ao psicólogo, é considerado da áre da saúde quando trabalha em clínicas, hospitais; porém quando atua na administração pública é considerado um cargo técnico!
Por gentileza, alguém me corrija caso estiver errada.
-
Psicólogo é cargo técnico. Essa é boa...
-
Na Questão Q89233, o CESPE considerou acumulável o cargo de MÉDICO + PROFESSOR.
Segue comentário DO PROFESSOR HENRIQUE CAMPOLINA:
"A alínea "A" do inciso XVI do artigo 37 dispõe que é lícito a acumulação remunerada de "um cargo de professor com outro técnico ou científico". O que a Jurisprudência e a Doutrina mais atualizadas vêm determinando é que se o cargo exigir para exercício de suas atribuições a aplicação de conhecimentos técnicos ou científicos, então serão considerados como tal. Se um cargo, mesmo que exija um diploma (técnico ou superior), envolva atuações meramente burocráticas, ligado a regras administrativas, não serão considerados técnicos ou científicos. Neste prisma, o cargo de médico vem sendo considerado como científico. Sendo, portanto, permitida a citada acumulação. Abraços e bons estudos! Espero ter esclarecido suas dúvidas."
-
Cargo científico é o cargo de nível superior que trabalha com a pesquisa em uma determinada área do conhecimento – advogado, médico, biólogo, antropólogo, matemático, historiador. Cargo técnico é o cargo de nível médio ou superiorque aplica na prática os conceitos de uma ciência: técnico em Química, em Informática, Tecnólogo da Informação, etc.Perceba-se que não interessa a nomenclatura do cargo, mas sim as atribuições desenvolvidas.
http://www.ieprev.com.br/frame/?link=Nm5MUktpeHZZcDZCWWxybDFiU3VudnN2dWM1VzdkVTNHK3Y2UFQ5elhrVEVSNTRDM2pLeUk4WGdIdHVJcE1kQjkxcHRHVFMvaE1nWEVrSExJUFlQSjgxSkE3cWRwb2RqSWs3Zm9MakFmMlpBcnUrY3NQYU1EUmE1NGliSDA3TGZ2WVRUT0JsY2tPdzd6aWdVV2NtcUY2cTgrOG81d25xazJ4QnYwaDJDbTVrPQ==
-
Psicólogo é técnico ou científico ? --'
-
Mas o psicólogo não é de saúde?
-
A psicologia clinica é científica
-
Psicólogo é da área de Ciencias Humanas uma vez que o objetivo é o estudo a fundo da psique humana! Seria ciencias da saude se tratasse de doenças e saude. Quando a coisa vai pro lado do tratamento voce tem que procurar um psiquiatra pois o psicologo trata do comportamento humano.
-
Chiara é show de.bola!
-
Cargo Científico: Tem por finalidade investigação coordenada e sistematizada de fatos, predominantemente de especulação, visando ampliar o conhecimento humano.
Cargo Técnico: Execução reclama conhecimento específico de uma área do saber. Ex: médico, psicologo.
Fonte: Material do Estratégia.
-
PAra você responder esta questão, previamente deverá saber se este é um cargo técnico científico no DPRF.
Só olhando, pelo nome do cargo, não dá para inferir isso na questão.
-
GABARITO: CERTO
XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;
-
art 37, xvi, cf
-
Só queria que nessa época aí eu tivesse idade pra fazer concursos... nível das questões nem se compara com o nível atual.
-
psicologo é um cargo cientifico pois possui ensino superior, por isso é compatível com um cargo de professor.
fonte: Profa Elisa Faria.
-
Mais uma da CESPE: Q877385 ~> Assistente Social = Profissional da Saúde.
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEFAZ-RS Prova: CESPE - 2018 - SEFAZ-RS - Auditor do Estado - Bloco II
Maria, ocupante do cargo de assistente social do estado do Rio Grande do Sul, prestou concurso público para o emprego de enfermeira em uma sociedade de economia mista federal. Há compatibilidade de horários no exercício cumulativo das duas funções.
Conforme o entendimento do STF, nessa situação Maria:
C) pode acumular as duas funções, pois a situação está abarcada nas hipóteses excepcionais de acumulação remunerada de cargos e empregos públicos. (Gabarito)
To the moon and back
-
Gabarito: Certo!
Psicologo = Técnico Cientifico
-
Gabarito Certo
Psicólogo é Profissional da Saúde.
Regra : É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos;
Exceção: Se houver compatibilidade de horários, pode acumular:
Professor + Professor;
Professor + Cargo técnico ou científico;
Profissional de Saúde + Profissional de Saúde
Agora precisamos conhecer quem são os profissionais de saúde.
RESOLUÇÃO N.º 218, DE 06 DE MARÇO DE 1997
RESOLVE:
I – Reconhecer como profissionais de saúde de nível superior as seguintes categorias:
1. Assistentes Sociais
2. Biólogos;
3. Profissionais de Educação Física;
4. Enfermeiros;
5. Farmacêuticos;
6. Fisioterapeutas;
7. Fonoaudiólogos;
8. Médicos;
9. Médicos Veterinários;
10. Nutricionistas;
11. Odontólogos;
12. Psicólogos; e
13. Terapeutas Ocupacionais.
Bons Estudos!
-
E porque não? kkkkkk