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ID
1051945
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Explicar não é justificar

Os gregos e os romanos aceitavam a escravidão porque não imaginavam que uma sociedade pudesse funcionar sem
escravos. Como o filósofo Sêneca, insistiam apenas em que se reconhecessem alguns direitos aos escravos: que fosse,
por exemplo, proibido utilizá-los com finalidades sexuais. Estamos na mesma posição quando se trata da pobreza. Estamos
convencidos de que uma sociedade justa deve procurar erradicá-la.
Mas, como não conseguimos conceber os meios que permitem atingir esse objetivo, aceitamos que uma sociedade comporte
grandes bolsões de pobreza. Em contrapartida, não hesitamos em condenar a prática da escravidão.

(Raymond Boudon, O relativismo. Trad. de Edson Bini. São Paulo: Loyola, 2010. p. 41)

Considere as seguintes afirmações:

I. O título do texto - Explicar não é justificar - aplica-se, por analogia, aos dois casos enfocados: o da escravidão, entre os antigos gregos e romanos, e o da pobreza, em nosso tempo.
II. Afirma-se no texto que não basta admitir a existên- cia de um mal para saná-lo e que é essa a razão pela qual até hoje se justifica e se legitima a prática do cativeiro.
III. O fato de condenarmos a escravidão não significa que deixemos de aceitar a injustiça que representa a existência de grandes bolsões de pobreza.

Em relação ao texto está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • As vezes parece realmente que a afirmação é verdadeira.... eu quase caí na pegadinha de marcar a letra "a" ... mas qdo o enunciado disse "prática do cativeiro.", podemos ter certeza que, DE ACORDO COM ESSE TEXTO, está errado.


    Muita atenção com detalhes no enunciado... esse disse "Em relação ao texto está correto o que se afirma em" ... ou seja... se no texto não falou, é porque não é em relação ao texto!


    Bons estudos!

  • Por mais que o texto dê a entender que uma nova escravidão perdura até os dias de hoje, isso não se encontra explícito no texto.

  • Gabarito:

    c) I e III, apenas.