SóProvas


ID
1052026
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A constatação de que o exercício de atividades profissionais gera riscos à saúde e à integridade física do trabalhador, fez com que a lei estipulasse regras de segurança e medicina do trabalho. Conforme tais regras, contidas na Consolidação das Leis do Trabalho

Alternativas
Comentários
  • Nova redação do art. 193 da CLT: 

    "São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a: (Alterado pela L-012.740-2012)

    I - inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;(Acrescentado pela L-012.740-2012)

    II - roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial."

  • a) o mandato dos membros eleitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA terá a duração de dois anos, não sendo permitida a reeleição. (INCORRETO)

    Art. 164 §3º - O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de 1 (um) ano,permitida uma reeleição

    b) a exposição permanente do trabalhador a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial é considerada como atividade perigosa. (CORRETO)

    Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a: 

    II - roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial. 

    c) o exercício de trabalho em condições insalubres assegura a percepção de adicional, respectivamente, de 30% e 15% do salário mínimo da região,segundo se classifiquem nos graus máximo e mínimo. (INCORRETO)

    Art . 192 - O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.

    d) o empregador designará, dentre os seus representantes, o Vice-Presidente da CIPA, e os empregados elegerão, dentre eles, o Presidente. (INCORRETO)

    Art. 164, § 5º - O empregador designará,anualmente, dentre os seus representantes, o Presidente da CIPA e os empregados elegerão, dentre eles, o Vice-Presidente.

    e) o trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o salário global, incluindo gratificações e prêmios. (INCORRETO)

    Art. 193, § 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

    Gabarito: Letra B

  • a) o mandato dos membros eleitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA terá a duração de dois anos, não sendo permitida a reeleição.ERRADA (mandato de 1 ano com 1 reeleição)

    b) a exposição permanente do trabalhador a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial é considerada como atividade perigosa.CORRETA

    c) o exercício de trabalho em condições insalubres assegura a percepção de adicional, respectivamente, de 30% e 15% do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo e mínimo.ERRADA (10, 20 e 40%, graus mínimo, médio e máximo respectivamente)

    d) o empregador designará, dentre os seus representantes, o Vice-Presidente da CIPA, e os empregados elegerão, dentre eles, o Presidente.ERRADA (quem designa o vice é o empregado, o empregador designa o presidente) 

    e) o trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o salário global, incluindo gratificações e prêmios.ERRADA (o adicional é de 30% sobre o salário Base somente) 


  • Para memorizar o tempo de mandato de membro da CIPA, um macete criado por mim:

    Cada homem tem 1 CIPA, então o mandato na CIPA é de apenas 1 ANO.

    Espero ter ajudado.

  • Diquinha: C1pa (1 ano de mandato e 1 reeleição) =)

  • INSALURIDADE---> 10 20 40 %%%


    PERICULOSIDADE ---> SÓ 30%



    BONS ESUTOODS


  • Importante citar recente alteração legislativa, consistente na inclusão do §4º ao Art 193 da CLT, para considerar perigosa a atividade de motoboy:


    § 4o São também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta. (Incluído pela Lei nº 12.997, de 2014)

  • A-o mandato dos membros eleitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA terá a duração de dois anos/ 1 ano, não sendo permitida/ permitida uma reeleição.

    B-a exposição permanente do trabalhador a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial é considerada como atividade perigosa.

    Art. 193 da CLT . São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:  

    II - roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.            

    C-o exercício de trabalho em condições insalubres assegura a percepção de adicional, respectivamente, de 30%/ 40% e 15%/ 10% do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo e mínimo.

    Art. 192 da CLT - O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.      

    D-o empregador designará, dentre os seus representantes, o Vice-Presidente/ Presidente da CIPA, e os empregados elegerão, dentre eles, o Presidente/ Vice-presidente.

    E- o trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 25% (vinte e cinco por cento)/ 30% sobre o salário global/ base, incluindo/ excluindo gratificações e prêmios.