SóProvas


ID
1053232
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       A ocupação da região da Chapada Diamantina, inicialmente habitada pelos índios Maracás, remonta aos anos áureos da exploração de jazidas e minérios, por volta de 1700, quando foi encontrado ouro próximo ao Rio de Contas Pequeno, marcando o início da chegada dos bandeirantes e exploradores. Em 1844, a colonização é impulsionada pela descoberta de diamantes valiosos nos arredores do Rio Mucugê, e os comerciantes, colonos, jesuítas e estrangeiros se espalham pelas vilas, controladas e reguladas pela força da riqueza. A atividade agropecuária tomba diante da opulência do garimpo.
       Reduto de belezas naturais, a Chapada abarca uma diversidade grande de fauna e flora. São mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras, como o tamanduá-bandeira. O Parque Nacional da Chapada Diamantina, criado na década de 80 do séc. XX, atua como órgão protetor de toda essa exuberância.

(Adaptado de: www.bahia.com.br)

Considerando-se o contexto, há relação de causa e consequência, respectivamente, entre:

Alternativas
Comentários
  • Fica claro que a causa do declínio da atividade agropecuária esta relacionado ao

    crescimento da exploração de minérios quando o autor cita:

    "A atividade agropecuária tomba diante da opulência do garimpo."

  • Onde o texto menciona a pecuária? 

  • Gênero: Agropecuária

    Espécies: Agricultura e pecuária


  • Mesmo após a explicação da Áurea, continuo concordando que o texto não menciona pecuária. Não menciona qual o tipo de atividade agropecuária era realizado na região. Quando vi a palavra pecuária, achei que fosse uma pegadinha. Assim fica difícil, FCC!

  • Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária. É utilizada por pequenos produtores que utilizam práticas tradicionais, onde o conhecimento das técnicas é repassado através de gerações. É praticada no campo e refere-se à técnicas que envolvem animais bovinos.

     

    achei no wikipédia

     

    bons estudos

  • bem pessoal, eu li o texto para então concluir pela alternativa A, tendo em vista que é necessário levar em consideração o contexto.

  • Logo o primeiro parágrafo do texto, conta que a exploração de minérios cresceu tanto que a agropecuária foi deixada para trás. (A atividade agropecuária tomba diante da opulência do garimpo).

  • "A atividade agropecuária tomba diante da opulência do garimpo."

    Opulência: Abundância de riqueza; magnificência. Diz-se das produções muito abundantes.

    Ou seja, a atividade agropecuária sofreu uma "queda/ redução" devido a riqueza que o garimpo trazia.