SóProvas


ID
1053616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base nas orientações do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes.

O seguinte trecho introdutório de comunicação oficial atende ao objetivo de mero encaminhamento de documento e ao requisito de uso do padrão culto da linguagem: Encaminho, em anexo, para exame e pronunciamento, cópia do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da bancaO item é idêntico ao aplicado para o cargo 10 no período da manhã do dia 15 de dezembro de 2013, razão pela qual, em estrita observância ao princípio da isonomia, opta por sua anulação.

    CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO, questão 19 

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TRT17_13/arquivos/TRT17_13_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF


  • Gabarito: ERRADO. Eu achei que estivesse certa. Alguém pode me ajudar?

  • Maria Fernanda, 

    o inicio da frase "Encaminhamos" fere um dos princípios da redação oficial Impessoalidade.

    Principios da redação oficial.

    Impessoalidade

    Clareza

    Concisão

    Correção

    Uniformidade

    Formalidade

  • Olá Maria Fernanda como dito ela foi anulada porque era idêntica de outra prova realizado no mesmo concurso mas te afirmo que a afirmação está errada na prova que foi aplicada corresponde a questão 18 cargo 10 conhecimentos básicos. 

  • Cuidado Júlio. Ao contrário do que você disse, na língua portuguesa não há problema algum em se usar "em anexo" ou "anexo". É uma variação perfeitamente possível e correta

  • Alguém sabe o motivo da questão ter sido anulada ?

  • Creio que o uso de "Encaminho" desrespeitou o princípio da impessoalidade das comunicações oficiais. 

    Qual é o correto: "anexo" ou em "anexo"?

    Embora algumas gramáticas condenem ou ignorem a locução em anexo, ela é mais do que legítima, já que é formada pelo mesmo processo pelo qual se formam diversas expressões consagradas na língua (preposição + substantivo — sim, neste caso, anexo é substantivo). Não é por acaso que a expressão em anexo é citada (com abonações) em gramáticas de autores do quilate de Evanildo Bechara.

    A expressão em anexo é invariável: “Segue/m em anexo o/s comprovante/s”; “Segue/m em anexo a/s fatura/s”.

    Quando adjetivo, anexo varia de acordo com o substantivo que modifica: “Segue/m anexo/s o/s comprovante/s”; “Segue/m anexa/s a/s fatura/s”.

    "http://www.educacional.com.br/espacopasquale/dicas.asp?intPagAtual=20&" 

  • gente eu vou fazer uma prova e redaçao oficial consta no edital mas não achei material se alguem puder dispnibilizar obrigada!

  • Pessoal, para esclarecer mais sobre essa questão que foi anulada pela banca pelo motivo de ter sido aplicada, a mesma questão, em um turno diferente da prova. Devemos considerar o seguinte:

    O Gabarito apontou a questão como ERRADA, mas os motivos desta questão estar errada deve-se a seguinte explicação que apresentarei a vocês, tendo com base às aulas ministrada pela professora Grasiela Cabral.

    Sabemos que os textos oficiais são redigidos com a característica da IMPESSOALIDADE. Então observamos:

    IMPESSOALIDADE:

    A) 3ªPessoa do singular (Ex: informa-se, comunica-se, etc)  

    B) 1ª Pessoa do Plural (Ex: Informamos, comunicamos,solicitamos, etc)

    C)1ª Pessoa do Singular (Ex: encaminho,informo, etc)  

    Atenção! Pode ser usado a 1ª pessoa do singular desde que ela trabalhe com “FATO”, não prejudica o texto. Ex: Encaminho um documento.

    O “eu” encaminho, refere-se a um fato. A pessoa realmente encaminhou o documento sem dar opinião.

    O problema é quando o texto traz marcas opinativas. Ex: Considero necessária tal atitude.

    O “eu” considero, refere-se a uma opinião e não cabe discurso.

    Então, concluindo, podemos utilizar a 1ª pessoa do singular, desde que tenha caráter não opinativo. Desde que usado como um FATO.

    Na questão em estudo, O seguinte trecho introdutório de comunicação oficial atende ao objetivo de mero encaminhamento de documento e ao requisito de uso do padrão culto da linguagem: Encaminho, em anexo, para exame e pronunciamento, cópia do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo.”, acredito que o erro encontra-se na palavra “mero encaminhamento”. O objetivo de uma redação oficial não é só um mero encaminhamento, mas também, informar, comunicar, solicitar, etc.

    Espero que tenham sanado as dúvidas de vocês.

    Bons Estudos! Fé, Foco, Força!


  • Galera, para mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

    – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

    “Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no  12, de 1o  de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste.”


  • ACHO QUE DESCOBRI O ERRO!!!!!!!!!!! "estado", o correto é: Estado do Espírito Santo!!! Não grifaram com letra maiúscula, ufa li mil vez, enfim!!!! Percebe-se que na Constituição, livros e no manual os entes federativos são escritos com letra inicial maiúscula!!! Se não for isso, jogo a toalha!!!

  • gente, a justificativa da banca para a anulação da questão foi apenas que:

    "O item é idêntico ao aplicado para o cargo 10 no período da manhã do dia 15 de dezembro de 2013, razão pela qual, em estrita observância ao princípio da isonomia, opta por sua anulação".


    =D


  • Fonte: https://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=AS_Q5WE9OvTnyQkCtzmOTlCsMe35Ovq0GgnwaWzPUt4~

    fiz um apanhado dos comentários do prof. Fabiano Sales e colei abaixo, acho q esclarece o erro da questão:

    O item da questão:

    Encaminho, em anexo, para exame e pronunciamento, cópia do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo.

    "Por outro lado, quando o expediente for de mero encaminhamento, a estrutura textual será a seguinte:

    -introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento.

    Exemplo: "Em resposta ao Aviso nº 12, de 15 de setembro de 2011, encaminho, anexa, a cópia do Ofício nº 42, de 16 de junho de 2010, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal".


    Porém,se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando, a seguir, os dados completos do documento encaminhado (tipodataorigem ou signatário, e assunto) e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

     "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama nº 12, de 15 de setembro de 2011, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito do projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste".


  • O correto seria: "Encaminho, para exame e pronunciamento, o anexo cópia do projeto...".

    Não existe " em anexo".

    Bons estudos!

  • O item 3.1 - e) do MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA traz a resolução dessa questão.


    Traduzindo o que diz o Manual:


    Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:


            – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:


    Exemplo de mero encaminhamento de documento solicitado: 


    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991 (iniciando com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento), encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990 (os dados completos do documento encaminhado), do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal (e a razão pela qual está sendo encaminhado)."



    Exemplo de mero encaminhamento de documento não solicitado (que é o caso dessa questão):


    "Encaminho (iniciando com "encaminhar"), para exame e pronunciamento (motivo da comunicação), a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991 (dados completos do documento encaminhado), do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste (e a razão pela qual está sendo encaminhado)."


    Sendo assim, o erro da questão está em não mencionar os dados completos do documento encaminhado.