-
Letra E).
I. um conjunto de pessoas que trabalham na mesma unidade organizacional do organograma, fazendo cada uma sua parte para que o outro, ou outros, consolidem (por somatória) ou harmonizem o resultado final do trabalho. (CERTA). O trabalho em equipe pode dar-se na mesma unidade organizacional ou de forma sistêmica, na organização.
II. um grupo de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados. (ERRADA - Os objetivos do trabalho em equipe não devem ser individualizados, ou seja, deve-se estabelecer um objetivo COMUM aos colaboradores da equipe de trabalho!)
III. a obtenção de contribuições para otimizar os resultados comuns, sendo que todos são solidariamente responsáveis. (CERTA). Dizer que os colaboradores são solidariamente responsáveis é a reafirmação da participação de cada um no trabalho em equipe, de acordo com as atribuições individuais.
IV. um conjunto que gera sinergia positiva por meio de esforço coordenado e cujos esforços individuais resultam em um desempenho que é maior do que a soma dos seus insumos. (CERTA). Sinergia é, nesse sentido, a soma dos trabalhos individuais da equipe.
-
Essa questão deve ser anulada ou o gabarito deverá ser corrigido em breve.
I. um conjunto de pessoas que trabalham na mesma unidade
organizacional do organograma, fazendo cada uma sua parte para que o
outro, ou outros, consolidem (por somatória) ou harmonizem o resultado
final do trabalho. (ERRADA. O trabalho em equipe pode dar-se na organização como um todo também. Não acho que a parte " na mesma unidade organizacional do organograma" esteja correto.
-
A questão trata do conceito dado por Boog (1999) às equipes de trabalho. Segundo o autor, equipe não é um conjunto de pessoas que trabalham sob o mesmo ‘quadradinho’ do organograma, fazendo cada um sua parte para que outro ou outros consolide (por somatória) ou harmonizem. E não é um grupo de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados, como um grupo terapêutico, um grupo de ginástica ou grupos que tenham por finalidade desenvolver habilidades individuais. Nesses casos, o grupo é instrumento para que objetivos individuais sejam alcançados. O que caracteriza uma equipe são resultados comuns obtidos por interatividade. Pessoas juntas oferecem suas competências e conjugam seus esforços para fazerem coisas que são de responsabilidade do conjunto, mesmo que haja uma chefia que se responsabilize pelas mesmas. O importante é a obtenção de contribuições para otimizar os resultados comuns, sendo que todos são solidariamente responsáveis. Uma equipe de trabalho gera sinergia positiva através de esforço coordenado. Seus esforços individuais resultam num nível de desempenho que é maior do que a soma dos insumos individuais.
BOOG, Gustavo G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento ABTD. 3ª ed. São Paulo: Makron Books, 1999.
-
Concordo com a Monique, é claro que existem equipes de diferentes unidades organizacionais do organograma da empresa.
-
Conforme análise do professor Adriel Sá, o correto seria a alteração para III e IV, ficando a assertiva I prejudicada (http://www.tecconcursos.com.br/artigos/proposta-de-recursos-para-a-prova-de-administracao-icms-rj). Alguém que tenha entrado com recurso tem a resposta da banca que justifique a manutenção do gabarito?
-
Segundo BOOG (1999) O TRABALHO EM EQUIPE: não é um conjunto de pessoas que trabalham sob o mesmo ‘quadradinho’ do organograma, fazendo cada um sua parte para que outro ou outros consolide (por somatória) ou harmonizem. E não é um grupo de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados, como um grupo terapêutico, um grupo de ginástica ou grupos que tenham por finalidade desenvolver habilidades individuais. Nesses casos, o grupo é instrumento para que objetivos individuais sejam alcançados. O que caracteriza uma equipe são resultados comuns obtidos por interatividade. Pessoas juntas oferecem suas competências e conjugam seus esforços para fazerem coisas que são de responsabilidade do conjunto, mesmo que haja uma chefia que se responsabilize pelas mesmas. O importante é a obtenção de contribuições para otimizar os resultados comuns, sendo que todos são solidariamente responsáveis. Uma equipe de trabalho gera sinergia positiva através de esforço coordenado. Seus esforços individuais resultam num nível de desempenho que é maior do que a soma dos insumos individuais.
-
Alguém sabe se a FCC alterou o gabarito? Não faz sentido considerar como correta a afirmativa I.
Um trabalho em equipe virtual, por exemplo, não corresponde a um conjunto de pessoas que trabalham na mesma unidade organizacional do organograma. Além disso, a soma dos esforços não gera necessariamente sinergia. Uma coisa é conseguir resultados individuais, outra, completamente diferente, é conseguir que o trabalho seja feito em equipe e com sinergia no processo. Se cada integrante da equipe fizer força para um lado diferente, não se chega a lugar algum.
Se alguém tiver o posicionamento da banca por favor me avise.
-
Olá, Administrador Federal, concordo sobre sua afirmação em relação a I. Porém, referente a IV, embora seu raciocínio esteja correto, observe que a assertiva inclui que a sinergia ocorre "por meio de esforço coordenado". Assim, é pela coordenação que se proporciona que o trabalho seja feito em equipe e com sinergia no processo.
Por fim, é bom lembrar que, pelo comentário dos colegas, a citação do próprio autor confirma a correção da afirmativa IV (além de tornar a I errada).
Quem souber da conclusão da banca, por favor, compartilhe.
Espero ter colaborado.
-
Proposta de sugestão para recurso.
Alteração de gabarito: de D para E.
A questão trata do conceito dado por Boog (1999) às equipes de trabalho. Segundo o autor, equipe não é:
- um conjunto
de pessoas que trabalham sob o mesmo ‘quadradinho’ do organograma,
fazendo cada um sua parte para que outro ou outros consolide (por
somatória) ou harmonizem.
- um grupo de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados,
como um grupo terapêutico, um grupo de ginástica ou grupos que tenham
por finalidade desenvolver habilidades individuais. Nesses casos, o
grupo é instrumento para que objetivos individuais sejam alcançados.
Portanto, as afirmativas constantes nos itens I e II, segundo o autor, não são corretas.
O que caracteriza uma
equipe são resultados comuns obtidos por interatividade. Pessoas juntas
oferecem suas competências e conjugam seus esforços para fazerem coisas
que são de responsabilidade do conjunto, mesmo que haja uma chefia que
se responsabilize pelas mesmas. O importante é a obtenção de contribuições para otimizar os resultados comuns, sendo que todos são solidariamente responsáveis. Uma
equipe de trabalho gera sinergia positiva através de esforço
coordenado. Seus esforços individuais resultam num nível de desempenho
que é maior do que a soma dos insumos individuais.
BOOG, Gustavo G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento ABTD. 3ª ed. São Paulo: Makron Books, 1999.
-
Houve alteração de gabarito pela FCC. Gaba alterado: A.
-
O gabarito desta questão foi alterado para alternativa "A"
PROVA 1
Alteração de gabarito
Questão 31 tipo 1 E
Questão 31 tipo 2 A
Questão 32 tipo 3 A
Questão 32 tipo 4 B
Questão 33 tipo 5 B
-
Complementando...
Item I está incorreto, pois equipe envolve compartilhamento de responsabilidades, de objetivo e cooperação no trabalho. O item descreve um grupo, não uma equipe. Item II está incorreto. Continua afirmando que os objetivos são "individualizados", sendo que, no trabalho em equipe, ob objetivo é compartilhado. Itens III e IV estão corretos. Há corresponsabilidade no alcance dos objetivos, uma sinergia positiva e os resultados são maiores do que a simples soma dos resultados indivíduais.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
[Gab. A]
bons estudos!
-
A questão fala em variável volitiva (querer e saber do avaliador sobre a avaliação do desempenho), mas não usa o seu conceito em lugar nenhum -
trata-se de conceito de outro assunto.
Vamos analisar cada uma das alternativas sobre o trabalho em equipe:
I. Errado. O trabalho em equipe não é um conjunto de pessoas quetrabalha no mesmo departamento.
II. Errado. Um grupo de pessoas fazendo seus trabalhos com objetivos individualizados não pode ser considerado trabalho em equipe.
III. Certo. A contribuição de todos para um trabalho no qual todos são responsáveis em conjunto é trabalho em equipe.
IV. Certo. Um conjunto sinérgico de pessoas trabalhando em conjunto e gerando um resultado maior do que os insumos pode ser considerado
trabalho em equipe.
Assim, apenas III e IV estão corretas.
GABARITO: A.
Prof. Carlos Xavier
-
ITEM I - ERRADO: Conjunto de pessoas que trabalham na mesma unidade organizacional e realizam atividades com a mesma especialização é considerado um grupo de trabalho.
ITEM II - ERRADO: Para Robbins (2005) um grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões, a fim de ajudar cada membro em certo desempenho em uma área de responsabilidade. As suas principais características são: atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados.
ITEM III - CORRETO: Os membros de uma equipe tem responsabilidade coletiva, já que suas atividades são complementares.
ITEM IV - CORRETO: Equipes de trabalho é um grupo em que o esforço coletivo de todos os membros resultam em um nível de desempenho e geram uma sinergia positiva, ou seja, o resultado será maior do que a soma das contribuições individuais.
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)
-
b)Trabalho em equipe
propicia uma forma de sinergia que faz com que as partes componentes da equipe sejam maiores que o todo.
????