I. As fórmulas de ensino-aprendizagem oriundas do treinamento tradicional vêm se esgotando face aos múltiplos desafios que se apresentam no mercado de trabalho competitivo e globalizado. (CERTA) Cada vez mais o treinamento tradicional vem tornando-se obsoleto em face às inovações como EAD, grupos de discussão online, video conferências, tele aulas, globalização do conhecimento, etc.
II. O processo de transformação do conhecimento tácito em explícito não vem apresentando resultados satisfatórios, principalmente pelas organizações. (ERRADO). Transformar conhecimento tácito em explícito é trazer os conhecimentos dos colaboradores para o ''mundo externo'', por meio de documentos escritos, slides, treinamentos. É um processo amplamente utilizado nas organizações, onde o capital intelectual é fator determinante.
III. Empresas que adotam a learning organization não envolvem no seu ciclo de aprendizagem a cadeia de valor empresarial (acionistas, clientes, fornecedores, empregados, família e comunidade). (ERRADO). A learning organization leva em consideração todos esses fatores para a consecução dos objetivos organizacionais.
IV. Um fato relevante para a alavancagem da gestão do conhecimento, no Brasil, foi a extinção, em 1990, da Lei de Incentivo ao Treinamento e Desenvolvimento (Lei no 6.297/1975). (CERTO). Tal lei trazia dispositivos que, com o tempo, tornaram-se inaplicáveis aos fatos concretos, acabando por ser extinta.
Letra A:
(...) O conceito de Educação Corporativa vem sendo adotado pelas empresas de destaque na Gestão de Recursos Humanos, tanto no cenário internacional como no nacional, e sinaliza o investimento estratégico e constante no desenvolvimento das competências essenciais aos negócios. A fórmula de ensino-aprendizagem oriunda do treinamento tradicional vem se esgotando face aos múltiplos desafios que se apresentam no mercado de trabalho competitivo e globalizado.
Os principais motivos que levaram a esse novo investimento são pautados no fato dos consumidores estarem cada vez mais exigentes, a concorrência, a perspectiva do aumento das vendas no mercado interno e externo. (...)
http://www.avm.edu.br/monopdf/23/MONICK%20ALVES%20PINTO.pdf