-
Questão incompleta. Falta a assertiva II.
-
ouve erro na numeraçao ...ou seria uma pegadinha
-
Acertei por eliminação, letra A.
Item I é falso - Embora que a Administração participativa seja um dos paradigmas da administração, pois usa um modelo de que integra praticas mais avançadas no trabalho, a mesma teve sua origem na Grécia antiga com o advento da democracia, e não no Japão como afirma a assertiva. Logo, não poderiam ser as letras "b", "c" e "d".
A Administração Participativa é um modelo de gestão de pessoas que tem por objetivo agregar as informações dos colaboradores (sócios, funcionários, fornecedores e clientes) para ajudar nas tomadas de decisões e por sua vez nas diretrizes da empresa. Não existe centralização na administração, a interação lider-liderado é flexível.
Fazendo uma análise das assertivas III e IV, verifica-se que as mesmas estão corretas.
-
A alternativa II está no final da I, faltou um enter só. Vamos ler as questões ao invês de escrever besteiras.
-
A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que teve origem há mais de 2000 anos na Grécia, com a Democracia. Essa filosofia valoriza a capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações.
Esse método permite a manifestação dos funcionários em relação ao processo de administração da empresa de forma organizada e responsável, sempre contribuindo com suas experiências e conhecimentos, buscando sempre agregar mais valores às funções e pessoas dos quais participa.
Administrar de forma participativa consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente distribuidores da organização. A meta da administração participativa é construir uma organização participativa em todas as interfaces.
No modelo participativo, predominam a liderança, a disciplina e a autonomia. Nas organizações que adotam esse modelo, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho.
Fonte: Wikepédia
-
II. É considerada um dos novos paradigmas da administração, já que esse modelo de gestão integra as práticas mais avançadas nas relações de trabalho.
ERRADA --> Rubem Berta segundo presidente da VARIG foi um pioneiro nesse tipo de administração, quando criou a Fundação Rubem Berta. Fundação na qual representantes dos diversos setores da empresa, ou seja, funcionários participavam de decisões da Cia. Enquanto Rubem Berta estava vivo, a empresa cresceu e se consolidou como uma das maiores do mundo. Depois ainda se manteve há muitos anos como uma das maiores cias do planeta. Mas, devido ao Plano Collor e a má administração dos presidentes da época foi, aos poucos, se acabando. Pois esses líderes não foram capazes de manter/conduzir o funcionamento dessa ideia era muito avançada para a época (A VARIG foi criada no início do século XX - 1927). Vejam só, brasileiros e até estrangeiros no fim do século XX, não foram capazes de conduzir um ideia revolucionária dos anos 30/40 do século passado.
-
As definições a seguir irão conter informações sobre
administração participativa que é uma das ideias mais antigas da administração,
nasceu na Grécia, há mais de 2.000 anos, com a invenção da democracia. Apesar
disso, é uma ideia moderna, que integra as práticas mais avançadas sendo
considerado um dos novos paradigmas da administração
.Nos anos 60 de acordo com Chivenato (2004) a administração
participativa foi amplamente divulgada por influência de uma pesquisa realizada
pelo pesquisador Rensis Liket que comparou o modelo tradicional com o modelo
participativo, resultando em um modelo administrativo com quatro sistemas divididos
os quais serão descrito pelo mesmo autor
-
(Falso) I. É uma das ideias mais antigas da administração e tem suas raízes no Japão.
Resposta : (Grécia)