SóProvas


ID
1054432
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um funcionário ficou responsável pela elaboração de um modelo de dados e criação de um banco de dados para a Receita Estadual.
O banco de dados deve controlar os funcionários da Receita, os departamentos aos quais estão vinculados e os projetos nos quais estão alocados, de acordo com a descrição:

I. A Receita está organizada em departamentos. Cada departamento tem um nome único, um número único e um funcionário que gerencia o departamento. Há, ainda, a data em que o funcionário começou a gerenciar o departamento.
II. Um departamento controla vários projetos. Cada projeto tem um nome único, um único número e uma única data de início.
III. Cada empregado tem um número único de CPF, um número de seguro social, endereço, sexo, salário e data de nascimento.
IV. Todo empregado está alocado em um departamento, mas pode trabalhar em diversos projetos, mesmo que controlados por diferentes departamentos. Controla-se o número de horas que cada empregado trabalha em cada projeto. Controla-se o supervisor direto de cada empregado, que supervisiona seu trabalho.

Considere: - Existe a tabela FUNCIONARIO, cuja chave primária é CPF.

- Existe a tabela DEPARTAMENTO cuja chave primária é NUMERODEP.
- O campo NDEP da tabela FUNCIONARIO refere-se ao número do departamento ao qual um funcionário está alocado.
- O valor de NDEP em qualquer tupla da tabela FUNCIONARIO deve corresponder a um valor da chave primária da tabela DEPARTAMENTO em alguma tupla desta tabela.

O campo NDEP pode ser

Alternativas
Comentários
  • NDEP é o Número do departamento. Ali agente tem um relacionamento entre a tabela funcionário e o departamento. Como NDEP se refere a tabela de departamento dentro da tabela funcionário, temos na tabela funcionário uma chave estrangeira relacionada a tabela departamento.
  • Esse vídeo fala sobre relacionamento entre tabelas ---> http://www.youtube.com/watch?v=QJZpxHJ21ro


  • Eu só me lembro que a chave estrangeira buscava informação de outro banco de dados. Como o campo NDEP está na tabela FUNCIONÁRIO e expõe um informação de outra tabela (DEPARTAMENTO) marquei que NDEP é chave estrangeira.


    Quanto à secundária e primária nem lembrava do que se tratava. Eliminei.

  • Prezados,

    Conforme a descrição do enunciado, o campo NDEP deve ser uma chave estrangeira da tabela FUNCIONÁRIO em relação a tabela DEPARTAMENTO, dessa forma , ao inserirmos um registro em FUNCIONÁRIO , o banco iria verificar se existe realmente um departamento na tabela DEPARTAMENTO com o código apresentado na coluna NDEP.


    Portanto , alternativa correta é a letra B


  • Vamos inicialmente entender os tipos de chave:

    •      Uma chave primária não pode possuir valores nulos, nunca pode possui valores repetidos, pode ser formada por um ou múltiplos campos de uma tabela. É o único campo que possibilita o relacionamento entre tabelas, e este deve ser formado por campo de formato alfanumérico. Por isso ela é considerada um identificador único para cada entrada de uma tabela.

    •      Chave alternativas (alternate key ou unique index) são chaves candidatas que não são chaves primárias, em outras palavras, são identificadores únicos que garantem que nenhuma tupla será duplicada e não fazem parte do conjunto formador da chave primária.

    •      Chaves estrangeiras são elos de ligação entre as tabelas, e as mesmas devem necessariamente serem chaves primárias em uma tabela (que pode ser ela mesma ou outra).

     

    Com base no descritivo, o campo NDEP da tabela FUNCIONARIO deve corresponder a um valor da chave primária de DEPARTAMENTO, sendo assim este campo deve ser marcado como chave estrangeira.

    Conforme visto, a resposta certa é a letra C.

    Fonte: Patrícia Quintão, Gran.