GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Celso Natale
A questão fala da securitização, que consiste no agrupamento de créditos ruins e bons, para sua negociação entre instituições financeiras, migrando para o sistema shadow banking.
Dessa forma, as operações de alto risco somem do balanço da instituição original, sob forma de títulos securitizados, e sequer aparecem nos balanços das instituições cessionárias.
Apesar dos danos causados, esse sistema não era – nem é, atualmente – ilegal. O que ocorreu após a crise foi um esforço de autoridades financeiras do mundo todo para compreender, regular e supervisionar essas operações.
===
TOME NOTA (!)
SHADOW BANKING:
- ➜ Sistema de intermediação de crédito que envolve atividades e entidades fora do sistema bancário tradicional.
- ➜ intermediação de crédito não-bancária.
- ➜ Outros nomes são “sistema bancário paralelo” ou “bancos-sombra”
PRA AJUDAR:
A pena para a prática de shadow banking é de multa ou prisão simples, por se tratar de contravenção penal. (ERRADO)
- Shadow banking não é crime nem contravenção penal, tornando a alternativa errada
===
A crise global de 2008 foi causada pela descoberta de que um grande banco americano praticava shadow banking. (ERRADO)
- O erro está em atribuir a causa da crise à descoberta. Embora a prática de shadow banking seja considerada uma das causas da crise, foi a própria crise que evidenciou a prática (e não de um banco isolado), e não o contrário.
===
No Brasil, o problema é relativamente mais grave do que em outros países, segundo o Financial Stability Board. (ERRADO)
- Está errada porque no Brasil, segundo o BCB e a CVM, o problema é relativamente menor que em outros países, pois as atividades de shadow banking representam uma fração pequena dos ativos financeiros como um todo, além de terem baixa interconexão com o sistema tradicional.
===
Os fundos de investimentos estão entre as entidades que praticam atividades consideradas shadow banking. (CERTO)
- Os fundos de investimentos são, em volume de operações, os principais participantes do sistema de shadow banking no Brasil.
===
O Banco Central do Brasil, como supervisor do sistema financeiro tradicional, não possui autoridade sobre entidades de shadow banking. (ERRADO)
- Está errada porque algumas entidades supervisionadas pelo BCB praticam atividades classificadas como shadow banking e, portanto, estão sob sua autoridade.