SóProvas



Questões de Economia Mundial Contemporânea


ID
80527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Aspectos culturais, históricos, sociais e políticos
evoluem ao longo do tempo, alterando a intensidade e a natureza
das demandas da sociedade por maior ou menor intervenção do
Estado na vida socioeconômica de um país. Em economias de
mesmo tamanho, as necessidades de atuação estatal sofrem a
influência de desigualdades regionais e sociais, cuja correção não
dispensa a ação coletiva voltada para a eliminação dos fatores
que concorrem para a preservação dessas disparidades.

Fernando Rezende. Finanças públicas. 2.ª ed.,
São Paulo: Atlas, 2001, p. 34-5 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial,
julgue os itens a seguir.

A chamada lei de Wagner preconiza que, em países industrializados, o setor público cresce sempre a taxas mais elevadas que o nível de renda, de tal forma que a participação relativa do governo na economia cresce com o próprio ritmo de crescimento econômico do país.

Alternativas
Comentários
  • Wagner (1890) foi um dos primeiros economistas a postular uma relação entre gastos públicos e crescimento econômico. A hipótese de Wagner, ou a Lei dos Dispêndios Públicos Crescentes, defende que o crescimento da renda per capita (ou o desenvolvimento econômico em termos gerais) exige a participação cada vez maior do governo na oferta de bens públicos. Essa hipótese estaria baseada nos seguintes aspectos:a) Os bens públicos são em grande parte bens superiores (parques, equipamentos escolares e hospitalares, auto-estradas, etc.). Com o aumento da renda haveria maior demanda por esses bens.b) Mudanças demográficas com a redução da taxa de mortalidade exigem, dos países, maiores gastos com a população idosa.c) Países com população jovem e com alta taxa de natalidade necessitam de maiores dispêndios em educação (formação do capital humano).d) Os programas de redistribuição de renda, seguridade social e segurodesemprego são responsáveis por aumento da importância das transferências nos orçamentos públicos.
  • A lei de Wagner, conhecida como a lei de expansão das atividades do Estado, prevê que em países desenvolvidos (urbanizados, industrializados, etc.), os gastos do governo deverão crescer exponencialmente mais que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).
    O PIB representa o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada localidade em determinado período de tempo.
    O PIB reflete o nível de renda da economia de um país. Assim, pela lei Wagner, se a economia cresce (aumento do PIB), os gastos do governo também crescem.
  • Vejam:

    "de tal forma que a participação relativa do governo na economia cresce com o próprio ritmo de crescimento econômico do país."

    G cresce com o proprio (com o mesmo) ritmo de crescimento economico (Y) ?

    Não, cresce com ritmo mais acelerado.

    Na minhã visão, o item ficou prejudicado com essa afirmação.

    Wagner teria respondido "Errado" se tivesse feito a prova.

    Abs,

    SH.
  • Teoria de wagner
    A lei de Wagner afirma que a despesa pública é endógena e cresce com o rendimento e que esse crescimento é mais rápido do que o crescimento do rendimento, o que se traduz na elasticidade rendimento da despesa pública ser superior à unidade. Na realidade o crescimento da despesa dependia do aumento da industrialização, do desevolvimento económico e do crescimento da população, mas os economistas concentraram a sua atenção no Produto Interno Bruto e o resultado é a despesa pública crescer mais do que o crescimento do PIB.
     
    Wagner reconhecia 3 funções ao Estado:
    (i) Fornecer administração e protecção.
    (ii) assegurar estabilidade;
    (iii) fornecer o bem estar económico e social à sociedade.

    A primeira função exige lei e ordem (seguranaça, defesa e tribunais) e tende a crescer com a divisão do trabalho. O mecanismo indutor de causalidade era a divisão do trabalho. A divisão do trabalho leva à partição das funções comunitárias, forçando o Estado a tomar conta de funções anteriormente desenvolvidas pelas famílias. Neste processo a administração pública tenderá a ser maior e mais centralizada.

    FONTE: http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=230617
  • CERTO. A questão reproduziu o teor da Lei de Wagner (Adolf Wagner, economista alemão), que trata de razões para a expansão das despesas públicas nos países ocidentais. Para seguidores da teoria desse autor, o crescimento econômico nacional, por si só, seria um impulso à expansão dos gastos públicos, em razão de três causas principais: o crescimento das funções administrativas e de  segurança; as demandas por maior bem-estar social, especialmente as relativas a educação e saúde; e a maior intervenção do governo no processo produtivo.
  • Para Wagner, a missão central do Estado seria a garantia do bem estar da sociedade. O Estado deveria propiciar estabilidade institucional, administrando, protegendo, fomentando a ação humana, construtora de riquezas.

    Há inegável ligação entre a necessidade do aumento dos gastos públicos e a ampliação da economia industrial. É essa relação que embala a chamada lei do aumento das despesas do Estado, concebida e enunciada por Adolf Wagner.

    Constata-se que o desenvolvimento econômico exige a ampliação de despesas públicas (e da consequente arrecadação). Há uma demanda por serviços estatais, especialmente em áreas de infraestrutura, bem como em setores não menos básicos de saúde, educação, segurança. É por essa razão que também se constata o baixíssimo nível de demanda popular em áreas de extrema pobreza, onde todos são de tudo desprovidos. Na razão direta das necessidades básicas varia o nível de demanda da atenção estatal, paradoxo que Wagner constatou e confirmou a partir de suas reflexões em torno do industrialismo prussiano; exemplifica-se a premissa com o sistema de previdência social que os alemães organizaram ao longo da década de 1870.

    Os custos da administração pública aumentam substancialmente em ambientes históricos de verificável desenvolvimento econômico. Além da garantia do cumprimento de contratos e, por extensão, de alguma lei e ordem, o Estado deve oferecer bens e serviços, o que se faz também mediante o controle da ação de oligopólios e de monopólios.

    Fonte: https://www.conjur.com.br/2013-jun-23/embargos-culturais-lei-wagner-fonte-compreender-demandas-populares


ID
84460
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Entre os fatores estruturais e cíclicos que contribuíram para a reintegração dos países ditos emergentes aos fluxos de capitais dos anos 90, é INCORRETO citar:

Alternativas
Comentários
  • Prezados;


    Obviamente que se os países desenvolvido aumentarem suas taxas de juros nominal e real, estes acabarão por "drenar" recursos dos mercados emergentes. Os agentes tomarão tão decisão como forma de se proteger do risco.

    SEMPRE EM FRENTE COM FORÇA E FÉ!
  • A volta do fluxo de recursos externos estava claramente associada ao amplo diferencial de juros. A taxa de juros nos países em desenvolvimento (emergentes) era maior do que em países desenvolvidos. (Gremaud et al, 2011).


ID
149134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos da teoria macroeconômica,
essencial à compreensão dos grandes agregados econômicos,
julgue os itens a seguir.

A contração da demanda de investimento na maioria dos países, observada atualmente em razão da crise de liquidez por que passa a economia mundial, explica-se pela redução tanto da taxa esperada de lucro como da taxa de juros.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA

    A redução da taxa de juros gera maior demanda por investimento. 


ID
188587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A descentralização entre as esferas nacionais e subnacionais de governo é uma das características mais importantes do gasto público. A respeito da forma como o Brasil e outros países do mundo têm conduzido esse problema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

ID
228244
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A crise financeira internacional, fortemente vivenciada pelos EUA em 2008 em seu mercado de hipotecas, provocou o renascimento do interesse pela teoria econômica desenvolvida pelo economista

Alternativas
Comentários
  • Keynes, em 1936, em seu livro Teoria geral do emprego, juros e moeda desenvolveu sua teoria econômica em contraposição aos economistas clássicos, propondo a política fiscal (gastos governamentais maiores do que a tributação, a fim de estimular a demanda agregada e consequentemente a renda), como solução mais eficiente para recuperar uma economia em crise, em particular a grande depressão instalada na década de 1930, que teve como marco inicial a quebra da bolsa de Nova York em 1929.

    Os economistas clássicos (liberais) afirmavam que o próprio mercado era suficiente para se auto-regular, não havendo necessidade de intervenção estatal. Em particular, podemos citar a lei de Say: "a oferta cria a sua própria demanda". As teorias clássicas foram bem aceitas até a ocorrência da grande depressão, quando o desajuste entre a oferta e a demanda agregada, provocou desemprego em massa e que, apesar da redução dos preços por tempo prolongado,  não houve reação na demanda.

    De certa forma a crise financeira de 2008 lembra a situação da grande depressão, portanto a teoria Keynesiana é uma melhor alternativa a essa situação. Os demais economistas citados nas demais alternativas são anteriores a Keynes, e portanto economistas liberais pertecentes à Escola Clássica.

    Alternativa B é o gabarito.
  • Governos de boa parte do mundo praticaram políticas fiscal e monetária expansivas, no intuito de minorar os efeitos da crise econômica global.

     

    Resposta: Letra B.


ID
272776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da economia brasileira e mundial, julgue os itens seguintes.

Políticas cambiais de não depreciação de moedas nacionais têm levado a déficits nas transações correntes de diversos países, o que tem causado impactos negativos sobre a livre circulação do capital internacional em razão de medidas protecionistas.

Alternativas
Comentários
  • Correto - Qualquer medida protecionista tem impactos negativos na livre circulação de capitais e mercadorias.
  • Políticas cambiais de não-depreciação? O problema não seriam as políticas cambiais de não-apreciação (como a da China) e de esforços explícitos de depreciação cambial (como os dos EUA)? A moeda brasileira, por exemplo, está valorizada não por determinação da política cambial do país, mas em função das políticas de países como EUA e China!
  • Por partes:
    'Políticas cambiais de não depreciação de moedas nacionais têm levado a déficits nas transações correntes de diversos países..'
    Não depriciaçao = apreciação = valorização da moeda naciona = estimulo as importações = déficits nas transações correntes .

    '..o que tem causado impactos negativos sobre a livre circulação do capital internacional em razão de medidas protecionistas.'
    Para combater os déficits nas transações correntes, diminuição de importações, os países tem adotado medidas protecionistas o que tem causado impactos negativos sobre a livre circulação do capital internacional.



ID
272782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da economia brasileira e mundial, julgue os itens seguintes.

Desde o início da crise mundial de 2008, o G20 se tornou o fórum de discussões para a padronização de medidas no âmbito do mercado financeiro internacional.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTA!

    Grupo dos 20 (ou G20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990.[2] Visa favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países, que,juntos, representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços dapopulação mundial. O peso econômico e a representatividade do G-20 conferem-lhe significativa influência sobre a gestão do sistema financeiro e da economia global. [3] [4]

    O G-20 estuda, analisa e promove a discussão entre os países mais ricos e os emergentes sobre questões políticas relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional e encaminha as questões que estão além das responsabilidades individual de qualquer organização.

    Com o crescimento da importância do G-20 a partir da reunião de 2008, em Washington, e diante da crise econômica mundial, os líderes participantes anunciaram, em 25 de setembro de 2009, que o G-20 seria o novo conselho internacional permanente de cooperação econômica, eclipsando o G8, constituído pelas oito economias mais ricas.[5]

    http://pt.wikipedia.org/wiki/G20

  • Tenho que discordar. O item diz que o G20 tornou-se o principal fórum econômico mundial DESDE O INÍCIO DA CRISE ECONÔMICA DE 2008! Uso a própria explicação do colega para desmentir esta afirmação:  "os líderes participantes anunciaram, em 25 de setembro de 2009, que o G-20 seria o novo conselho internacional permanente de cooperação econômica, eclipsando G8, constituído pelas oito economias mais ricas." Lembrando que a crise começa no fim de 2007, temos a primeira reunião de cúpula do G20 só no fim de 2008 (novembro) e somente no final de 2009 este fórum substitui o G8. Não é exatamente desde o início da crise, né?
  • PARABÉNS PELOS COMENTÁRIOS, LI VÁRIOS.

    MAS, DAVI seja feliz.  Para o CESPE é desde o início. Não entre em detalhes que a banca não considera. 
    NÃO BRIGUE COM A BANCA!!!!

ID
327802
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em nível teórico, a abordagem tradicional do comércio internacional, com suporte no teorema de Stolper-Samuelson, refere-se ao processo de abertura comercial como uma forma de reduzir as disparidades de salário entre trabalhadores quali?cados e não -quali?cados nos países em desenvolvimento. Esse argumento tem como pressuposto o fato de a liberalização comercial

Alternativas

ID
338602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito das estratégias de crescimento econômico, julgue os
itens a seguir.

As economias de alto desempenho da Ásia, além de utilizarem estratégias de desenvolvimento voltadas para a exportação, também se caracterizavam por taxas de poupança elevadas e avanços significativos na educação pública.

Alternativas
Comentários
  • CERTO...

    As exportações favorecem a entrada de divisas.
    As Taxas de poupança "chamam" investidores.
    A educação. Bem! todos já sabemos...
     
    Bons estudos!
  • ...Educação gera um aumento da produtividade por trabalhador a médio e longo prazo. (capital humano = capacitação, conhecimento)


ID
756061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando a crise econômica global iniciada em 2008, julgue os itens consecutivos.

Em geral, diversos países adotaram como política monetária e financeira o aumento da provisão de liquidez em moeda nacional, e, como política fiscal, a implementação de reduções tributárias, a elevação de subsídios setoriais ou a expansão dos gastos governamentais.

Alternativas
Comentários
  • Política monetária expansionista:

    - Aumento da liquidez;
    - Redução de reservas compulsórias;
    - Redução da taxa de redesconto;
    - Compra de títulos de no mercado de capital aberto.

    Polítca fiscal expansionista:

    - Redução de tributos;
    - Aumento de gastos públicos;

ID
827212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a opção correta, a respeito das relações comerciais e financeiras do Brasil com outros países.

Alternativas
Comentários
  • O Mercosul é uma acordo oarcial celebrado no ambito da Aladi. O nome especifico do Mercosul é ACE numero 18. ACE = acordo de complementação economica.

  • Felipe, mas ambas são areas meio.


ID
827215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca do MERCOSUL, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
850318
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No modelo de Heckscher-Ohlin de comércio internacional, as vantagens comparativas, que levam ao comércio entre dois países, decorrem de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa b,

    Segundo o teorema de vantagens comparativas de Heckscher-Ohlin, um país tem vantagem comparativa no comércio internacional ao produzir um bem que faz uso relativamente intensivo de um fator de produção que dispõe em relativa abundância.

    Exemplo: O Brasil, grande produtor de cana-de-açúcar, teria vantagem comparativa na produção do bio-diesel por se tratar de produto que utiliza intensamente esse fator de produção. A vantagem comparativa, no entanto, somente seria evidente na produção para exportação.
  • O modelo de Keckscher-Ohlin enfatiza a diferenças dotação de fatores de produção como principal determinante das vantagens comparativas e busca explicar a composição dos fluxos de comércio internacional.

    Fonte: Economia Internacional – Teoria e Experiência Brasileira. Renato Baumann, Otaviano Canuto e Reinaldo Gonçalves. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. P. 18.


ID
850330
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O sistema monetário internacional, conhecido como Sistema de Bretton Woods, previa o estabelecimento de um conjunto de taxas de câmbio fixas, a serem mantidas numa faixa de ± 1% em torno das paridades acordadas. E um país só poderia alterar a paridade de sua moeda se houvesse um(a)

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Bretton Woods serviu para regular e implantar regras no nascente SFI. Define regras, instituições e procedimentos. Foi determinado que as taxas cambiais seriam indexadas ao dólar e cujo valor estaria ligado ao ouro. 

    Um pais só poderia alterar essa paridade se houvesse desequilíbrio fundamental em sua B.P

    Letra C 


ID
925606
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Vários estudos sobre o desenvolvimento econômico efetuados no âmbito da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) constituíram uma linha de pensamento econômico denominada Cepalina.
Está em DESACORDO com a linha de pensamento econômico Cepalina a ideia de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    A visão cepalina fala em baixas elasticidades para os bens primários que são exportados pelos periféricos. Desse modo, quando, caso o preço caia no mercado internacional não se vende maior quantidade desses produtos, gerando perdas para os ofertantes. Por outro lado, quando a renda sobe no resto mundo não há grande aumento na quantidade vendida do produto primário e os ofertantes não aumentam suas receitas. A solução cepalina: fechar o comércio temporariamente, desenvolver agregação de valor interna e, posteriormente, concorrer com produtos de maior valor agregado.

     

    Fonte: IDEG


ID
1002679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação aos acordos internacionais e fluxos financeiros de capitais, julgue os próximos itens.

O tratamento dos créditos tributários de diferenças temporais, dado pelo governo brasileiro, dentro do escopo das regras prudenciais de Basileia III, reduz a capacidade de concessão de crédito do sistema financeiro brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Basta lembrar que os acordos de Basileia foram feitos para ajudar no momento da crise financeira e para aumentar/nao deixar cair o nivel de credito na economia.

  • O acordo trás um aumento genuíno no cumprimento do valor mínimo exigido do patrimônio de referência. 

  • Acho essa questão controversa. Uma vez que o Acordo de Basiléia visa trazer maior prudência aos sistemas financeiros internacionais, criando exigências mínimas de capital para as instituições financeiras (que aumentou significativamente em Basiléia III) para fazer face aos riscos de crédito, mercado e operacionais, consequentemente há menos capital disponível para concessão de crédito


ID
1032130
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo a Comissão Econômica para América Latina (CEPAL), citada no que diz respeito à sua natureza, pode ser classificada como:

Alternativas
Comentários
  • A reforma subdivide em: estrutural (substitutivo, paralelo e misto) e não estrutural ou paramétrica. Contudo, o modelo de reforma adotado pelo Brasil foi sistema não estrutural ou paramétrica, item “C", conforme artigo do Boschetti, transcrito abaixo, (disponível em http://www.ibase.br/userimages/seguridade1.pdf).


    Seguindo classificação da Associação Internacional de Seguridade Social, Ernesto Murro (2002), Carmelo Mesa-Lago (2003) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (2006) subdividem as reformas estruturais em três tipos: substitutivo, paralelo e misto. O modelo substitutivo caracteriza-se por substituir o modelo de repartição simples gerido por sistemas públicos, com contribuição não-definida e beneficio definido, pelo modelo de capitalização individual, com prestação fixa e beneficio variável, gerido por fundos privados. Nesse sistema, o valor do beneficio depende do montante capitalizado pelo segurado em conta individual. Trata-se da forma mais acabada de privatização da previdência social. E o modelo instituído no Chile (1981), na Bolívia (1997), no México (1997), em El Salvador (1998), na Nicarágua (2001). Nesses países, a contribuição e previamente definida, o beneficio não definido depende da poupança individual efetuada pelo segurado em conta individual e a gestão e privada.


    O segundo tipo de reforma estrutural, designado de “paralelo", não eliminou o sistema publico. Porém, introduziu um sistema de capitalização individual que concorre e compete com o sistema publico de repartição. Peru (1993) e Colômbia (1994) são exemplos de países que introduziram esse sistema, onde contribuições não definidas e benefícios definidos convivem com um sistema privado de capitalização, que estabelece contribuições definidas e benefícios não definidos. Por fim, o terceiro tipo de “reforma estrutural", considerada mista, agrega um sistema publico, que assegura benefícios compulsórios básicos sob o regime de repartição e gestão publica, com um sistema privado complementar, regido pelo sistema de capitalização individual. A Argentina (1994), o Uruguai (1996) e a Costa Rica (2001) reestruturam seus sistemas nessa direção (Mesa-Lago, 2003, p. 229).


    No conjunto dos países que implementaram mudanças consideradas pelos analistas como “não-estruturais" ou paramétricas se encontra o Brasil. Por “reformas não-estruturais" os autores designam mudanças que não eliminaram o sistema publico e nem introduziram um sistema privado como sistema geral, mas modificaram a abrangência e estrutura dos benefícios, ainda que mantendo o regime de repartição e o modelo de contribuições não definidas com benefícios definidos. A “reforma" da previdência social realizada no Brasil em 1998/1999 atingiu, não só, mas com maior impacto, os trabalhadores e as trabalhadoras regidos (as) pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e inseridos no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), sobretudo aqueles do setor privado. Os efeitos foram todos no sentido de reduzir a amplitude dos direitos conquistados com a reforma social estabelecida com a Constituição de 1988, dai sua caracterização como contra reforma.



    Gabarito: Letra “C"



ID
1054717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito das crises financeiras internacionais ocorridas a partir de 2007, julgue os itens subsecutivos.

No auge da crise da dívida soberana dos países europeus, o Brasil apresentou a sua mais alta taxa de crescimento do produto interno bruto em relação a das últimas décadas.

Alternativas
Comentários
  • A crise da dívida soberana dos países europeus pode ser conceituada com a crise da dívida pública de vários países da União Européia (não é uma crise do PIB dos países, mas sim de suas dívidas, e a consequente capacidade de cada país continuar pagando sua dívida).

    Neste rumo, o auge da crise da dívida soberana dos países europeus ocorreu em 2010. Neste mesmo ano, o PIB brasileiro cresceu 7,5%; um crescimento expressivo, portanto.

    No entanto, a questão não deixa claro o que vem a ser “últimas décadas”. Serão 02, 03, 04 décadas? Enfim,não se sabe. É muito subjetivo.

    Se considerarmos, como “últimas décadas”, apenas as décadas dos anos 2000 e 1990, a questão é correta, pois o crescimento de 2010 (7,5%) foi maior do que em qualquer ano daquelas décadas (2000 e 1990).

    No entanto, se considerarmos a década de 1980, a questão já passa a ser errada. Por exemplo, em 1985, o PIB do Brasil cresceu 7,8% (fonte: IBGE); portanto, mais que em 2010 (7,5%).

    Desta forma, pela alta carga de subjetividade do termo “últimas décadas”, pedimos a anulação da questão, pois, mesmo para o candidato que sabia os dados de crescimento do PIB das últimas décadas, não era possível inferir com grau de certeza sobre a correção ou não da assertiva.



ID
1054720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito das crises financeiras internacionais ocorridas a partir de 2007, julgue os itens subsecutivos.

As operações efetuadas fora de balanço dos bancos foi um dos elementos que afetou a crise financeira do subprime. No entanto, apesar dos efeitos danosos sobre a economia, essas operações são legais do ponto de vista regulatório.

Alternativas
Comentários
  • A questao trata das Operacoes Financeiras Estruturadas (ABS, CDO, CDS etc). Essas operaçoes afetaram a crise de 2008. Entretanto, sao operaçoes legais.

  • subprime são créditos conceditos a clientes com alta probabilidade de inadiplência. O termo surgiu nos Estados Unidos na época da bolha imoboliária de 2007 e se referia a créditos concedidos a pessoas que eram propensas a não paguarem os empréstimos imobiliários o que era algo legal do ponto de vista regulatório para a época. Ou seja, não havia problema legal o banco conceder empréstimos imobiliários a pessoas propensas a não pagarem as dívidas.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale

    A questão fala da securitização, que consiste no agrupamento de créditos ruins e bons, para sua negociação entre instituições financeiras, migrando para o sistema shadow banking

    Dessa forma, as operações de alto risco somem do balanço da instituição original, sob forma de títulos securitizados, e sequer aparecem nos balanços das instituições cessionárias. 

    Apesar dos danos causados, esse sistema não era – nem é, atualmente – ilegal. O que ocorreu após a crise foi um esforço de autoridades financeiras do mundo todo para compreender, regular e supervisionar essas operações. 

    ===

    TOME NOTA (!)

    SHADOW BANKING:

    • Sistema de intermediação de crédito que envolve atividades e entidades fora do sistema bancário tradicional. 
    • intermediação de crédito não-bancária. 
    • Outros nomes são “sistema bancário paralelo” ou “bancos-sombra” 

    PRA AJUDAR:

    A pena para a prática de shadow banking é de multa ou prisão simples, por se tratar de contravenção penal. (ERRADO)

    • Shadow banking não é crime nem contravenção penal, tornando a alternativa errada

    ===

    A crise global de 2008 foi causada pela descoberta de que um grande banco americano praticava shadow banking. (ERRADO)

    • O erro está em atribuir a causa da crise à descoberta. Embora a prática de shadow banking seja considerada uma das causas da crise, foi a própria crise que evidenciou a prática (e não de um banco isolado), e não o contrário. 

    ===

    No Brasil, o problema é relativamente  mais grave do que em outros países, segundo o Financial Stability Board. (ERRADO)

    • Está errada porque no Brasil, segundo o BCB e a CVM, o problema  é relativamente menor que em outros países, pois as atividades de shadow banking representam uma fração pequena dos ativos financeiros como um todo, além de terem baixa interconexão com o sistema tradicional. 

    ===

    Os fundos de investimentos estão entre as entidades que praticam atividades consideradas shadow banking. (CERTO)

    • Os fundos de investimentos são, em volume de operações, os principais participantes do sistema de shadow banking no Brasil. 

    ===

    O Banco Central do Brasil, como supervisor do sistema financeiro tradicional, não possui autoridade sobre entidades de shadow banking. (ERRADO)

    • Está errada porque algumas entidades supervisionadas pelo BCB praticam atividades classificadas como shadow banking e, portanto, estão sob sua autoridade. 

ID
1094740
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma das conseqüências que o processo de globalização tem produzido sobre as economias pode ser descrito como:

Alternativas

ID
1112482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item a seguir acerca de câmbio, blocos econômicos, organismos multilaterais e fluxos financeiros internacionais.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi criada para a liberalização do comércio, de modo a possibilitar um fórum em que os governos possam negociar acordos comerciais e resolver disputas. Tal procedimento de solução de controvérsias da OMC contribui para a estabilidade da economia global.

Alternativas
Comentários
  • Perfeito! Vale lembrar das funções da OMC, que são:

    · Administrar os acordos internacionais entre seus membros.

    · Servir como um fórum para as negociações internacionais de comércio.

    · Solucionar controvérsias comerciais entre seus membros.

    · Proceder à revisão das políticas comerciais dos países-membros.

    · Alcançar maior coerência na formulação de políticas econômicas em escala global, incluindo cooperação como o FMI e o Banco Mundial.

    Perceba como as três primeiras funções são justamente as citadas pela questão.

    Certo


ID
1112488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item a seguir acerca de câmbio, blocos econômicos, organismos multilaterais e fluxos financeiros internacionais.

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) possui uma Tarifa Externa Comum (TEC) que abrange todo o universo de produtos comercializados com países de fora do bloco econômico. Os principais órgãos de decisão do MERCOSUL incluem o Conselho do Mercado Comum (CMC), o Grupo do Mercado Comum (GMC) e a Comissão de Comércio do MERCOSUL (CCM).

Alternativas
Comentários
  • Pelo gabarito, ERRADA.
    Mas, sinceramente, o Mercosul possui listas de excessões a certos produtos em relação a TEC, de modo que não se pode afirmar que a TEC "abrange TODO o universo de produtos comercializados com países de fora do bloco econômico".

    Problemas para a TEC: (a) Dupla Cobrança (abalado a credibilidade do Mercosul como União Aduaneira) - caso do Paraguai, ao passar pelo Brasil, o produto é cobrado imposto de importação no Brasil em 35%  (caso do automóvel) e em 35% na "Receita" do Paraguai. Nenhum deles se dispõem a renunciar receita aduaneira. Só a partir de 2010 começaram a buscar soluções. (b) Listas de exceções - admitidas até 2001. Mais de 10 anos após o determinado fim, os países ainda estabelecem listas de exceção. Detalhe, no final de 2011, houve um aumento dos produtos que estão nessa lista - o que nos permite chamar o MERCOSUL o de uma "União Aduaneira Imperfeita".


  • Errei a questão, mas discordo do gabarito pela razão apresentada pelo Henrique. Existem exceções à TEC. Essa informação pode ser confirmada no site do MDIC: 

    - A aprovação da TEC também incluiu alguns mecanismos de ajuste das tarifas nacionais, através de Listas de Exceções, com prazos definidos para convergência aos níveis da TEC.

    - Com base na Decisão CMC 58/10, permanece autorizada a manutenção de lista de exceções à TEC para os quatro Estados Partes, a qual pode ser alterada a cada seis meses, em até 20% dos códigos. Dessa forma, o Brasil poderá aplicar alíquotas de importação distintas da TEC para 100 códigos tarifários até 31/12/2015. 


ID
1112560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da evolução do déficit e da dívida pública brasileira, julgue o próximo item.

A relação dívida sobre PIB do Brasil é superior a de países desenvolvidos, como França e Japão.

Alternativas
Comentários
  • O Japão ocupa a primeira posição da lista dos países com a maior relação Dívida/PIB (214% em 2012), a França, com 89,9% em 2012, e o Brasil, com tal relação bem menor, 54,9% em 2012.

  • Em geral, países desenvolvidos têm dívidas/PIb bem altas, mas eles podem se endividar

    Dados 2019 de PD e PeD

    Japão 237¨%

    Itália 135%

    EUA 107%

    França 98%

    Argentina 79%

    Brasil 75% (o que assusta é que teve um crescimento absurdo desde 2014)

    Índia 71%

    Alemanha 59%

    China 54%

    A ver o caos que será com coronavírus.


ID
1175626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens a seguir, a respeito da pauta de exportações e importações do Brasil.

Ao se examinar a atual pauta de exportações brasileiras por blocos econômicos, constata-se que os países do MERCOSUL são grandes importadores do Brasil, somente superados pela Ásia e pela União Europeia.

Alternativas
Comentários
  • Correto.


    A União Europeia (UE) é o maior importador de produtos agrícolas. O Brasil tem nesse grupo seu principal mercado para os produtos do agronegócio. Além de ser um mercado sofisticado e exigente, a UE tem no setor agrícola um dos segmentos de maior sensibilidade política, apesar de representar apenas 4% do PIB e ocupar menos de 4% da população economicamente ativa. Exemplo dessa importância é a destinação de mais de 46% do orçamento da UE para a Política Agrícola Comum (PAC).

    Fonte: http://www.agroanalysis.com.br/materia_detalhe.php?idMateria=998

    Espero ter ajudado.
  • Questão interessante. Eu acreditava que a participação dos EUA na balança comercial brasileira superasse a participação do Mercosul, mas estava enganado. Existem dados estatísticos atualizados na página do MDIC. Em ordem de importância, o Brasil exporta mais para:

    1- Ásia

    2- União Europeia

    3- Mercosul

    4- Estados Unidos

  • Aparentemente, a referência para comparar "blocos econômicos" que o Cespe utilizou foi a classificação do MDIC em seu site (seus relatórios, suas apresentações) em que os EUA são considerados um bloco (sic). O interessante é notar que todos os outros "elementos" que compõem essas listas do MDIC são "agrupamentos de países" (África, Ásia, América Latina e Caribe, Oriente Médio, Europa Oriental), ainda que não necessariamente "blocos econômicos" (Mercosul, União Europeia) strictu sensu.


    Questão certa para 2013. Note que, como a questão foi aplicada em 2014, temos que utilizar os dados compilados do MDIC para 2013.  Eis abaixo a lista do MDIC sobre as exportações (em milhões de US$) do Brasil para os "blocos econômicos com os dados até de 2013. Ponho em destaque o Mercosul e os EUA, pois acredito que foi a diferença entre EUA, NAFTA e Mercosul que gerou dúvidas em muitos candidatos. A classificação, conforme a prova, seria: Ásia, União Europeia, Mercosul, EUA.

     (1) Ásia 77.659

     (2) América Latina e Caribe 53.700

        - Mercosul 29.533

    - Demais da AL e Caribe 24.167

     (3) União Europeia 47.765

     (4) Estados Unidos 24.862

     (5) África 11.087

     (6) Oriente Médio 10.954

     (7) Europa Oriental 4.178 



    Questão errada para 2014. Se a questão caísse na prova de 2015, os dados seriam os de 2014 e, portanto, a questão já estaria errada, porquanto o comércio com os EUA subiu e com o Mercosul despencou, fazendo com que as exportações brasileiras para os EUA ultrapassassem aquelas para o Mercosul. A classificação, conforme a prova, seria: Ásia, União Europeia, EUA, Mercosul.

     (1) Ásia 73.513

     (2) América Latina e Caribe 46.045

        - Mercosul 25.054

        - Demais da AL e Caribe 20.991

     (3) União Europeia 42.047

     (4) Estados Unidos 27.144 

     (5) Oriente Médio 10.419 

     (6) África  9.701

     (7) Europa Oriental 4.583


    Talvez seja interessante notar que as exportações brasileiras, de 2013 para 2014, caíram para todas as regiões (ou "blocos econômicos"), exceto para os EUA.


  • DADOS RELATIVOS A 2017 (fonte: MDIC)

     

    1. ÁSIA (EXCLUSIVE ORIENTE MEDIO):

           - CHINA, HONG KONG E MACAU;

           - ASSOCIACAO DE NACOES DO SUDESTE ASIATICO - ASEAN.

     

    2.  EUROPA:

          - UNIAO EUROPEIA - UE.

     

    3.  AMÉRICA DO SUL

          - MERCADO COMUM DO SUL - MERCOSUL;

         - COMUNIDADE ANDINA DAS NACOES - CAN.

     

    4. AMÉRICA DO NORTE:

          - ESTADOS UNIDOS;

          - CANADÁ;

          - MÉXICO

     

    ---------------------------

     

    QUESTÃO CORRETA ATUALMENTE (2018).

     

     

  • Certo, mas em 2020 a resposta seria errada.

    Segundo COMEX VIS principais destinos de exportações brasileiras em 2019 foram:

    China 63,4 bi

    União Europeia 33 bi

    EUA 29 bi

    Mercosul 14,7 bi

    http://comexstat.mdic.gov.br/pt/comex-vis

    No auge, Mercosul em 2011 chegou a importar do Brasil 27,8 bi.


ID
1175632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação a instituições e mecanismos destinados a regular e facilitar o comércio internacional, julgue (C ou E) os itens seguintes.

Um dos objetivos da Rodada de Desenvolvimento de Doha, primeira a tratar de negociações multilaterais no âmbito da OMC, é assegurar tratamento especial e diferenciado aos países emergentes (BRICS). O Brasil e os demais latino- americanos enfatizam as negociações de comércio de serviços e as questões relacionadas à propriedade intelectual.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!


    Brasil e demais latino-americanos não enfatizam as negociações de comércio de serviços e as questões relativas à propriedade intelectual. Essas são demandas dos países centrais. O que o Brasil e demais países do mundo em desenvolvimento buscam é o avanço do tema agrícola. 

  • A Rodada Doha, também conhecida como Rodada do Desenvolvimento, tem como motivação inicial a abertura de mercados agrícolas e industriais com regras que favoreçam a ampliação dos fluxos de comércio dos países em desenvolvimento. A Rodada Doha surge devido ao desbalanceamento entre os interesses dos países em desenvolvimento e os países desenvolvidos durante a Rodada Uruguai, onde novas disciplinas sobre Propriedade Intelectual e Serviços foram propostas pelos países desenvolvidos.

    Fonte: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=373
  • Errada.

    As negociações de comércio de serviços e as questões relacionadas à propriedade intelectual são de interesse dos países desenvolvidos e foram discutidas na Rodada Uruguai.

    A Rodada de Doha, envolvendo o BRICS, discutiu os temas relativos ao mercado agrícola.


    Separados somos fortes; Juntos somos imbatíveis!

  • 02 erros:

    1 - a Rodada Uruguai veio antes da Doha

    2 - Agricultura é o principal tema para os países latino-americanos

  • Um dos objetivos da Rodada de Desenvolvimento de Doha, primeira a tratar de negociações multilaterais no âmbito da OMC, é assegurar tratamento especial e diferenciado aos países emergentes (BRICS). O Brasil e os demais latino- americanos tem como motivação inicial a abertura de mercados agrícolas e industriais com regras que favoreçam a ampliação dos fluxos de comércio dos países em desenvolvimento.

  • "A Rodada de Doha é, de fato, a primeira da era da OMC. No entanto, o tratamento diferenciado não é para os BRICS, mas sim, todos os países em desenvolvimento nesta organização."

    Fonte: Gran Cursos - Prof. Thalis Ryan de Andrade

  • ‘BRICS” é a sigla para os principais países em desenvolvimento, como Brasil, Rússia, Índica, China e Coréia do Sul. No entanto, o tratamento especial no âmbito da OMC é dado não apenas aos BRICS, mas a todos os países em desenvolvimento.

    Além disso, o Brasil e os países latino-americanos tem como base de sua exportação os produtos agrícolas. Por isso, concentram suas negociações neste setor.

    Quem dá ênfase aos setores de serviços e de propriedade intelectual são os países desenvolvidos.

     

    Errado

  • O gabarito comentado se equivocou. O BRICS é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A Coreia do Sul não faz parte.


ID
1175638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação a instituições e mecanismos destinados a regular e facilitar o comércio internacional, julgue (C ou E) os itens seguintes.

O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) passou a vigorar depois da Segunda Guerra Mundial, diante do fracasso no estabelecimento da OIC, não se constituindo, entretanto, como organismo formal até a criação da OMC.

Alternativas
Comentários
  • Resposta : C. Bem que podia se habilitar um Economista para ajudar nas questões do QC.    

  • GATT é a sigla correspondente a "General Agreement on Tariffs and Trade" (significado em português: Acordo Geral de Tarifas e Comércio), referente a uma série de acordos de comércio internacional destinados a promover a redução de obstáculos às trocas entre as nações, em particular as tarifas e taxas aduaneiras entre os membros signatários do acordo.

    Sua sede, até sua substituição pela OMC (Organização Mundial do Comércio), em 1995, localizava-se em Genebra, na Suíça, dividindo-se em certos órgãos intercomunicáveis, sendo os principais o Secretariado, o Conselho de Representantes e uma Assembleia anual.

    O GATT é na verdade o resultado do insucesso das conversações entre os países para formar a Organização Internacional de Comércio (a futura OMC, que surgiria só em 1995); tal insucesso é em grande parte creditado aos Estados Unidos, cujos líderes não tinham interesse em criar um instituto que inibisse de algum modo o enorme e importante fluxo comercial internacional que ajudava a economia norte-americana a obter resultados positivos constantes. A Organização Internacional de Comércio deveria ser o terceiro pilar da administração da economia e comércio mundiais, funcionando em conjunto com o FMI e o Banco Mundial.

    O GATT foi então planejado para atuar no lugar da natimorta organização, e mesmo assim, temporariamente, enquanto os países não chegavam a um acordo sob a constituição e funcionamento da OIC. O primeiro dos acordos foi estabelecido em 1947, em Genebra, no âmbito da reunião das Nações Unidas por um total de 23 países, entre eles o Brasil, que foi também um dos membros fundadores do acordo. A partir desta inicial, foram ocorrendo outras séries periódicas de acordos para uniformizar as normas do comércio internacional, séries estas que receberiam o nome de "rodadas". São consideradas as mais importantes a "Rodada Kennedy" (1964-1967); a "Rodada Tóquio" (1973-1979) e a "Rodada Uruguai" (1986-1993). Esta foi a última das rodadas, e considerada a mais importante de todas, assinada por 117 países e organizada para reduzir os entraves ao comércio mundial, tornando o sistema mais independente com as sucessivas reduções das pautas aduaneiras. Sua importância reside também no fato de, pela primeira vez em tais séries de conversações, surgirem temas como a situação dos produtos agrícolas e serviços em geral incluídos nos debates.

    Durante o tempo em que vigorou, apesar de ser um organismo provisório, contribuiu bastante para que as normas que regulam o comércio internacional se ajustassem ao crescimento astronômico do comércio e a agilidade das operações financeiras. Estima-se que as tarifas mundiais aplicadas às mercadorias industriais tenham diminuído de 40% em 1947 para 5% em 1993, devido às conversações estabelecidas ao longo das diversas rodadas.

    Bibliografia:
    Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT). Disponível em http://www.infopedia.pt/$acordo-geral-de-tarifas-e-comercio-%28gatt%29

  • a redação leva a entender que após a criação da OMC, o GATT se transformou em órgão.

  • Perfeito! A OIC foi prevista em 1944 em Bretton-Woods, mas não foi constituída. Em 1947, países se reuniram e assinaram o GATT, que regulamentou durante quase 50 anos o comércio internacional.

    No entanto, o GATT é um acordo, ele não um órgão.

    O primeiro órgão sobre comércio internacional só veio com a criação da OMC, em 1994.

    Certo


ID
1175641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação a instituições e mecanismos destinados a regular e facilitar o comércio internacional, julgue (C ou E) os itens seguintes.

A Rodada Uruguai produziu o primeiro acordo multilateral voltado para o comércio internacional de produtos agrícolas. No tocante ao acesso aos mercados, tarifas foram convertidas em cotas, e, em relação ao apoio doméstico, buscou-se reduzir subsídios, que elevam os preços internacionais.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E. Alguém se habilita a falar no assunto? Estou precisando de um Help em Economia QC?

  • As negociações no âmbito da OMC buscam eliminar as cotas, não implementá-las. Ao contrário do que diz a questão, as tarifas não foram convertidas em cotas. O que se busca é substituir as restrições quantitativas (cotas de importação) por limitações tarifárias (impostos), dentro dos limites estabelecidos nas negociações multilaterais. 

  • Os assuntos relativos ao mercado agrícola foram discutidos na rodada de Doha e não do Uruguai.


    ERRADA.

  • Na Rodada Uruguai foi discutido o tema da Agricultura e assinado o Acordo Agrícola. A questão está errada porque as negociações buscaram "tarificar" todos os incentivos que os países davam à agricultura, para então propor cortes nas tarifas. Claro que o acordo produziu muitas cotas também, mas cotas tarifárias. Ademais, considerando que a questão é do Rio Branco, podemos afirmar que não se buscou reduzir todos os subsídios, até porque nem todos os subsídios foram considerados nocivos ao comércio. Se a última oração fosse adverbial restritiva, e não explicativa, estaria correta! :) 

  • A primeira parte da questão, a Rodada Uruguai produziu o primeiro acordo multilateral voltado para o comércio internacional de produtos agrícolas, está correta, visto que a Rodada Uruguai produziu o primeiro acordo multilateral dedicado ao setor. Isto foi um significativo passo na direção da ordem, da competição justa e de um setor menos distorcido. O Acordo sobre Agricultura, chamado também de Acordo Agrícola, também incluiu o comprometimento em dar prosseguimento ao processo de reforma através de novas negociações.

    Já a segunda parte da questão, no tocante ao acesso aos mercados, tarifas foram convertidas em cotas, está incorreta, pois poderia ser reescrita da seguinte forma: no tocante ao acesso aos mercados, COTAS foram convertidas em tarifas, uma vez que, antes da Rodada Uruguai, algumas importações de produtos agrícolas eram restringidas por cotas e outras medidas não tarifárias, tudo isso foi substituído por tarifas.

    Finalmente, a última parte da questão em relação ao apoio doméstico, buscou-se reduzir subsídios, que elevam os preços internacionais, está incorreta, pois os países de menor desenvolvimento relativo não tiveram que fazer qualquer corte nos subsídios. Outra relação errônea dessa parte da questão é vincular os subsídios ao aumento dos preços internacionais.

    Fonte: www.agricultura.gov.br/assuntos/relacoes-internacionais/negociacoes-comerciais/omc-organizacao-mundial-do-comercio/documentos-omc/regras-da-omc-para-o-comercio-agricola-internacional-rodada-uruguai.doc+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    Gabarito: Errado.


  • Em relação ao acordo agrícola da Rodada Uruguai, um dos principais traços distintivos é o instituto da tarifação, pelo qual todas as medidas não-tarifárias aplicadas na fronteira são substituídas por tarifas.

    As tarifas não foram convertidas em cotas como afirma a questão.

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141995000100016

  • Errado. Os subsídios reduzem os preços internacionais de equilíbrio dos bens, na medida em que reduzem artificialmente os custos de produção.

    Ademais, antes da Rodada Uruguai, algumas importações de produtos agrícolas eram restringidas por cotas e outras medidas não tarifárias, que foram substituídas por tarifas e não contrário.


ID
1175671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da Rodada Doha, da integração econômica na América do Sul, do padrão-ouro e das características dos fluxos financeiros internacionais, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

A integração econômica da América do Sul envolve a UNASUL e o MERCOSUL, mas não considera a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) nem a Cúpula da América Latina e o Caribe (CALC), as quais tratam da integração da América do Sul e do Caribe.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Pelo contrário.

    É importante salientar ainda que a CELAC é, na realidade, a herdeira do Grupo do Rio e da CALC (Cúpula da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento).

    Ela assumirá, assim, o patrimônio histórico do Grupo do Rio, no que tange à concertação política, e da CALC, no que se refere aos assuntos de integração física e econômica.

    A convergência da CALC e do Grupo do Rio ocorrerá de forma gradual. Ambos os mecanismos manterão suas agendas e métodos de trabalho paralelos até a conclusão do processo de construção da CELAC.




  • Mercosul não faz integração com toda a América Latina, apenas com os Estados membros (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.)

  • Unasul era um foro politico e nao economico

ID
1186588
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Leia as afirmações a seguir:

I. A Grande Depressão ocorrida na economia americana (1929-1933) exemplifica um choque negativo de oferta agregada.

II. O choque do petróleo, em 1973, exemplifica um choque negativo de oferta agregada.

III. A Grande Depressão ocorrida na economia americana (1929-1933) exemplifica um choque negativo de demanda agregada.

IV. O choque do petróleo, em 1973, exemplifica um choque negativo de demanda agregada.

V. O choque do petróleo, em 1973, exemplifica um choque positivo de demanda agregada.

VI. A Grande Depressão ocorrida na economia americana (1929-1933) exemplifica um choque positivo de oferta agregada.

Está(ão) correta(s) APENAS:

Alternativas
Comentários
  • Sobre a crise do petróleo 1973:
    https://www.infoescola.com/economia/crise-do-petroleo/


ID
1209418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação aos organismos internacionais, julgue o item abaixo.

O G-20 foi estabelecido em 2009, em consequência da crise financeira internacional iniciada no mercado imobiliário norte-americano, com o objetivo de reunir os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento sistemicamente mais importantes, para cooperação em temas econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • G20 (abreviatura para Grupo dos 20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras dadécada de 1990.1 Visa favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países, que,juntos, representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços dapopulação mundial. O peso econômico e a representatividade do G-20 conferem-lhe significativa influência sobre a gestão dosistema financeiro e da economia global2 3

    O G-20 estuda, analisa e promove a discussão entre os países mais ricos e os emergentes sobre questões políticas relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional e encaminha as questões que estão além das responsabilidades individuais de qualquer organização.

    Com o crescimento da importância do G-20 a partir da reunião de 2008, em Washington, e diante da crise econômica mundial, os líderes participantes anunciaram, em 25 de setembro de 2009, que o G-20 seria o novo conselho internacional permanente de cooperação econômica, eclipsando o G8, constituído pelas sete economias mais industrializadas no mundo e a Rússia.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/G20

  • apenas para adicionar ao comentário do colega, há o G20 financeiro (criado em 1999 diante das crises do fim da década de 1990) e o G20 comercial (criado em 2003, para defender o ponto de vista dos países em desenvolvimento durante a rodada Doha da OMC)

  • Errado, pois o G20 (nesse caso, o financeiro) foi criado em 1999

    De acordo com o site oficial do G20, ele foi iniciado em 1999 e, em 2008, no contexto da crise financeira internacional, teve sua Primeira Cúpula de Líderes. Em 2009, foi alçado à categoria de "primeiro fórum para a cooperação econômica internacional". 

    O G20 não é uma organização internacional, mas, sim, um foro de Chefes de Estado e Governo. A presidência do G20 é rotativa e anual, e cada país que preside o G20 deve cuidar dos preparativos da conferência durante sua presidência. 

    Os países representados pelo G20 são responsáveis por 90% do PIB mundial.são eles: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, República da Coreia, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. 

     

    Fontes: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/?option=com_content&view=article&id=118:g20&catid=49&lang=pt-br&Itemid=593

    http://www.g20.org/English/aboutg20/AboutG20/201511/t20151127_1609.html

     


ID
1256542
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao balanço de pagamentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Se um investidor estrangeiro adquire ações de uma empresa brasileira, então esta operação é registrada como débito na conta de capital e financeira.
( ) O saldo do balanço de pagamentos é negativo quando a poupança externa é positiva.
( ) Um aumento dos gastos de brasileiros em viagens ao exterior gera uma deterioração do saldo da conta de serviços, e, consequentemente, do saldo de transações correntes.

A seqüência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Questão sem gabarito, s.m.j.

    (F) Se um investidor estrangeiro adquire ações de uma empresa brasileira, então esta operação é registrada como débito na conta de capital e financeira.

    >>> Não existe mais a conta de capital e financeira, conforme o BPM6. Hoje, elas estão separadas, de forma que SBPTC + CC + EOO = CF.

    (V) O saldo do balanço de pagamentos é negativo quando a poupança externa é positiva.

    >>> Se o SBPTC < 0, Sext > 0, logo a poupança externa é, sim, positiva.

    (V) Um aumento dos gastos de brasileiros em viagens ao exterior gera uma deterioração do saldo da conta de serviços, e, consequentemente, do saldo de transações correntes.

    Bons estudos!


ID
1378123
Banca
FDC
Órgão
AGERIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Marque a alternativa que apresenta uma das novas recomendações propostas no âmbito do Acordo da Basiléia III.

Alternativas
Comentários
  • O arcabouço das recomendações conhecidas como “Basileia III” é a resposta à crise financeira internacional de 2007/2008. Divulgado pelo Comitê de Basileia a partir de 2010, as novas recomendações têm como objetivo o fortalecimento da capacidade de as instituições financeiras absorverem choques provenientes do próprio sistema financeiro ou dos demais setores da economia, reduzindo o risco de propagação de crises financeiras para a economia real, bem como eventual efeito dominó no sistema financeiro em virtude de seu agravamento.​

    Resposta regulatória global à crise internacional de 2007/2008. Principais inovações:

    - Elevação da qualidade e quantidade do capital regulatório

    - Aperfeiçoamento dos fatores para a ponderação de ativos pelo risco

    ​- Introdução dos buffers (colchões) de capital para conservação e contracíclico

    ​- Novos requerimentos de liquidez e alavancagem

    - Requisitos prudenciais para as instituições sistêmicas

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/recomendacoesbasileia


ID
1491373
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em  relação  à mudança  cambial  de  janeiro  de  1999,  assinale  V  para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 

(   ) O  governo  ofereceu  algumas  formas  de  hedge  para  o  setor  privado, dado que o regime de câmbio fixo era insustentável.   

(   ) Houve  uma  forte  fuga  de  capitais  no  início  de  1999,  pois  o  mercado  demandava  uma  desvalorização  maior  do  que  o  governo permitia pelo sistema de bandas.  

(   ) A  inflação  após  a  desvalorização  nominal  ficou  sob  relativo  controle, evitando-se uma maior contração econômica, como  a que ocorreu no México. 

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
1575574
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Diz-se que uma expansão em uma economia como a dos Estados Unidos tende a gerar expansões econômicas em outros países pois as

Alternativas
Comentários
  • O EUA é uma grande player no comércio internacional, por isso, seu crescimento econômico afeta os outros países. Como sua renda estará em expansão, o volume de importações [considere que M(Renda interna, Preços internacionais)] também irá aumentar. A partir da equação do PIB:

    Y = C + I  + G + X - M

    Y = Renda, C = Consumo, I = Investimento, X = Exportações e M = Importações
    M é função da renda interna e dos preços internacionais     X é função dos preços internos e da renda internacional.

    Como Y = C+I+G + X (Preço interno constante, Renda internacional eleva) - M, os países exportadores irão ser beneficiados.

  • O crescimento de uma economia potência como a dos EUA tende a gerar expansões nas economias dos outros países porque a maior renda dos norte-americanos faz com que as importações deles aumentem.

    Se os EUA aumentam as importações, eles estão comprando mais. E, se eles estão comprando mais, o país do qual eles estão comprando tem sua demanda aumentada.

    Assim, se o Brasil vende para os EUA e os EUA estão comprando mais, a demanda do Brasil aumenta, o que eleva nossas exportações, por exemplo.

    Resposta: D

  • O crescimento de uma economia potência como a dos EUA tende a gerar expansões nas economias dos outros países porque aumenta a demanda porque a maior renda dos norte-americanos faz com que as importações deles aumentem.

    Ou seja, a demanda pelos produtos dos outros países tende a aumentar, o que eleva nossas exportações, por exemplo.

    Resposta: D


ID
1709695
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma forte recessão da economia mundial tende a:

Alternativas

ID
1814353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos impactos provocados pela crise da dívida externa brasileira e pelas tentativas heterodoxas de estabilização econômica na segunda metade do século XX, julgue o item subsequente.

O déficit público calculado pelo conceito operacional sofreu elevação no início da década de 80, o que acabou constituindo um dos motivos da implementação do Plano Cruzado.

Alternativas
Comentários
  • O déficit público pode ser caracterizado

    como déficit primário (DP), quando as despesas com juros e correção monetária são excluídas do cálculo do déficit; como déficit operacional (DO), quando somente as despesas com correção monetária (CM) e cambial são excluídas do cálculo; como déficit nominal (DN) quando as despesas com juros (JD) e correção monetária são consideradas no cálculo do déficit.

  • Desde, pelo menos, a implantação do Plano de Metas por JK, o Brasil apresentava situação fiscal delicada, ou seja, gastava mais do que arrecada, incorrendo em déficit público. Na década de 1980, com a explosão dos juros após a II Crise do Petróleo em 1979, o Brasil passa a gastar muito com o pagamento dos juros da dívida. Na medida em que o déficit público pelo conceito operacional é medido pelo déficit público + juros reais (isto é, sem contar a correção monetária e a cambial), a alternativa está correta. 


ID
1920673
Banca
IBFC
Órgão
Docas - PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Uma das propostas da reforma do estado brasileiro ocorrida em 2007, antes da crise internacional, reforçou a postura desenvolvimentista do governo brasileiro. Prova disso foi o lançamento do Programa _____________________________________ , visando impulsionar investimentos públicos e privados na área da infraestrutura econômica e social.

Alternativas
Comentários
  • b)

    De Aceleração e Crescimento.

  • O correto seria de Aceleração do Crescimento (PAC)

  • Gabarito Letra B

    Emerson está correto há um pequeno equívoco na grafia, deveria ser Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

    E o fato trata da perspectiva do governo Lula ter sido de caráter neo-desenvolvementista.

     

    Costa Junior, Francisco Jose Aguiar. Novo-desenvolvimentismo, governo Lula e o programa de aceleração do crescimento: uma análise critica / Francisco Jose Aguiar Costa Junior – 2012. 205. f. : il. color., enc. ; 30 cm. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Pró – Reitoria de Pesquisa e Pós - Graduação, Programa de Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional, Fortaleza, 2012 Área de Concentração: Logística e Sustentabilidade. Orientação: Prof. Dr. Carlos Américo Leite Moreira. <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4042>

     

    FONSECA, Pedro Cezar Dutra; CUNHA, André Moreira; BICHARA, Julimar da Silva. O Brasil na Era Lula: retorno ao desenvolvimentismo?. Nova econ.,  Belo Horizonte ,  v. 23, n. 2, p. 403-428,  Aug.  2013 .   Available from . access on  01  May  2018.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-63512013000200006.


ID
2116828
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A quebra do quarto banco dos Estados Unidos, o Lehman Brothers, no segundo trimestre de 2008, marcou o ápice da crise financeira nos Estados Unidos e a sua irradiação para o resto do mundo. Algumas análises feitas para o Brasil sobre a crise diziam que os fundamentos econômicos do país lhe garantiriam certa imunidade. A base do argumento era que:

Alternativas

ID
2249803
Banca
SEGPLAN-GO
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Cidadãos da União Europeia, nos chamados PIIGS, acreditam que a crise, em tudo semelhante a vivida no Brasil, irá piorar. A maioria dos entrevistados julga que os governos ao reduzirem em demasia os gastos públicos, podem gerar consequências danosas, sendo a mais preocupante:

Alternativas

ID
2374465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere às relações comerciais e financeiras do Brasil com o resto do mundo, julgue o seguinte item.

A recente valorização do real frente ao dólar, com a melhora da percepção de risco do país, é benéfica para a indústria local, já que encarece as importações e torna mais competitivos os produtos brasileiros no exterior.

Alternativas
Comentários
  • Se trocar "valorização" por DESVALORIZAÇÃO fica tudo CERTO.


ID
2399113
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O G-20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Assinale a alternativa que contém o país que NÃO faz parte do G-20:

Alternativas
Comentários
  • Além do Brasil, o G20 tem os seguintes integrantes: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, República da Coreia, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.

     

     

    O Grupo dos 20 foi criado em 1999, no contexto das crises de balanço de pagamentos em economias emergentes, que tiveram início em meados daquela década. É um foro para a cooperação internacional em temas econômicos e financeiros, congregando países desenvolvidos e em desenvolvimento com projeção sistêmica na economia mundial, para diálogo e cooperação centrados em temas financeiros.


ID
2451997
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à Economia Brasileira e a sua relação com o Comércio Exterior, entre o final do Século XIX e a Grande Depressão de 1929, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D.

    Minha forma de raciocinar foi essa:

    A) ERRADO - Acho que o erro está no fato de que o Brasil estava sem moeda para circulação e teve que produzir mais moeda, então não era padrão ouro (onde vc produz moeda se tiver reserva de ouro).

    B) ERRADO - Houve sim empréstimo estrangeiro.

    C) ERRADO - Não houve aumento de exportação de manufaturados do Brasil. Na verdade, em 29 tudo caiu.

    D) CORRETO - Para que a transição da economia agroexportadora para economia industrial, primeiro foi feita a compra de estoques para a manutenção da renda dos trabalhadores e manutenção dos empregos (porque esses trabalhadores iriam ser as pessoas que iam consumir os produtos a serem produzidos aqui no Brasil com a industrialização).

    E) ERRADO - A crise nos EUA durou até 1936, e portanto não houve aumento da renda americana em 33. No Brasil a crise durou menos, acabou em 33, mas lá continuou.

    Não sei se estou 100% certa, mas funcionou pra essa questão.


ID
2517799
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo Dornbusch et al (2010), com relação ao Balanço de Pagamentos, que corresponde ao registro das transações dos residentes de um país com o resto do mundo, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2533423
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre os fatores responsáveis pelo aumento da importância do Brasil como ator internacional, durante o Governo Lula (2003- 2010), analise as afirmativas a seguir.


I. O crescimento econômico da China e o consequente aumento da participação desse país nas exportações brasileiras.

II. O aumento da demanda das economias emergentes por bens produzidos pelo Brasil.

III. A desvalorização do real frente ao dólar, o que impulsionou as exportações.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    I. O crescimento econômico da China e o consequente aumento da participação desse país nas exportações brasileiras.

    (Verdadeiro)

    II. O aumento da demanda das economias emergentes por bens produzidos pelo Brasil.

    (Verdadeiro)

    III. A desvalorização do real frente ao dólar, o que impulsionou as exportações.

    (Falso), Ocorreu valorização do real frente ao dólar.

    Curta minha página do Facebook e Instagram:

    https://www.facebook.com/serfiscaloficial

    https://www.instagram.com/serfiscaloficial

    Bons estudos!


ID
2578432
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre o processo de industrialização brasileiro e o debate acerca do desenvolvimentismo cepalino, julgue as afirmativas abaixo, identificando a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que seja o que impulsionou a industrialização no país.

  • Letra A.

    O modelo cepalino faz uma crítica ao livre comércio. Como os países da periferia são majoritariamente exportadores de produtos primários e importadores de produtos manufaturados, há uma tendência de deterioração dos termos de troca, levando a um desequilíbrio comercial entre os países do centro (ricos/desenvolvidos) e os da periferia (subdesenvolvidos).

    Prebisch acredita, nesse sentido, que o livre comércio não é a melhor alternativa para os países periféricos, mas sim o protecionismo alfandegário, para que possa haver desenvolvimento industrial e se diminua a dependência de importações.

  • Sobre o processo de industrialização brasileiro e o debate acerca do desenvolvimentismo cepalino, julgue as afirmativas abaixo, identificando a opção CORRETA.

    A

    A deterioração dos termos de troca e a perspectiva do desenvolvimento desigual na difusão do progresso técnico foram críticas da Cepal à doutrina que defendia o livre comércio. Neste sentido, a estratégia desenvolvimentista dos anos 1950 propôs que a industrialização seria o meio de superar a pobreza ou de reduzir a diferença entre países periféricos e os países centrais. CORRETA

    B

    Do lado das forças apoiadoras da estratégia desenvolvimentista, posicionavam-se as oligarquias agrário-exportadoras (perderiam com a mudança de foco, de agrário para industrial), a burguesia comercial importadora e exportadora, além do capital comercial e financeiro internacional.

    C

    O desenvolvimento desigual do progresso técnico decorria da existência de estruturas produtivas homogêneas entre o centro, com suas estruturas especializadas, e a periferia, com estruturas diversificadas, onde através do comércio internacional o centro não apenas conservava os incrementos de produtividade, como se apropriava de parte do progresso técnico da periferia. (inverteram na questão as características)

    D

    Na perspectiva cepalina, o ritmo de incorporação do progresso técnico e o aumento de produtividade seriam significativamente menores nas economias industriais (centro) do que nas economias especializadas em produtos primários (periferia).inverteram na questão as características

    E

    O desequilíbrio externo tendia a ser recorrente nas economias da América Latina, tanto em razão da inelasticidade de suas importações quanto da necessidade de exportar (importar)bens de capital e insumos intermediários não disponíveis internamente.


ID
2623348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao período de 1962 a 1984, que se refere à crise econômica do início da década de 60 e ao período militar, julgue o item seguinte.


O Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), base da política econômica no período militar, pretendeu diminuir a inflação com políticas de diminuição do déficit público, de contenção dos salários e congelamento de preços em alguns setores selecionados.

Alternativas
Comentários
  • O PAEG não fez congelamento de preços.

     

    Resposta: ERRADO.

  • Havia correção salarial com base na inflacao de dois anos anteriores e mais reajuste real com base na produtividade, todavia houve arrocho salarial

    A reducao do deficit público foi por meio das tarifas públicas e novas formas de financiamento.

    A ideia era diminuir o consumo para diminuir a inflacao.

  • Realmente houve uma redução do déficit público, devido às reformas estruturais da economia ( cambial, bancária, tributária ) e houve contenção de salários, já que estes eram os dois diagnósticos, ordotoxos, da inflação do período: um aumento dos salários que não correspondia aos aumentos de produtividade nos últimos anos e um elevado défcit público. O erro está em congelamento de preços, uma política conhecidamente heterodoxa que só veremos ( e bastante, pois estava na maioria dos planos econômicos!) em 86, com o Plano Cruzado de Dilson Funaro.

  • O Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), base da política econômica no período militar, pretendeu diminuir a inflação com políticas de diminuição do déficit público, de contenção dos salários e congelamento de preços em alguns setores selecionados.

    O erro da questão está em afirmar que houve congelamento de preços durante o PAEG. Na realidade, foi durante o Milagre Econômico (1968-1973) que houve um controle de preços, por meio da Comissão Interministerial de Preços (CIP), que estabeleceu um controle compulsório (tabelamento) de preços referentes a tarifas públicas e insumos industriais.

    Relativamente ao PAEG, havia dois eixos de ação: (a) combate à inflação; (b) reformas estruturais/institucionais (reformas tributária, monetária, financeira e do setor externo).

    Quanto à inflação, entendia-se que suas causas eram: (a) expansão de crédito às empresas; (b) aumentos salariais superiores ao aumento da produtividade; (c) elevado déficit público (financiado por emissão monetária) (obs: esse diagnóstico da inflação tinha base na teoria monetarista de excesso de demanda)

    Para combater a inflação, o PAEG tomou medidas como: (a) política monetária contracionista; (b) reajustes salariais abaixo da inflação; (c) redução do déficit público (reforma tributária, realismo tarifário, inflação corretiva), com aumento da inflação no curto prazo, mas com redução da inflação no médio prazo.

  • RESOLUÇÃO:

    Errado!

    É fato que a pretensão de redução da inflação foi levada adiante com política de diminuição do déficit público

    e uma política mais austera para correção dos salários.

    Mas em nenhum momento houve sequer tentativa de congelamento de preços!

    Lembremos sempre, pessoal, que o PAEG se baseou no diagnóstico da Roberto Campos, então Ministro do

    Planejamento, famoso economista de perfil ortodoxo.

    E, sabemos, congelamento de preços é uma medida essencialmente heterodoxa.

    Resposta: E

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira. 

    O começo dos anos 60 foi muito perturbador para o Brasil. Instabilidades políticas e econômicas fizeram com que a inflação se acelerasse e o crescimento minguasse. 

    O golpe militar de 1964 impôs de forma autoritária a solução para a crise política. No campo econômico, o primeiro governo militar elaborou o Plano de Ação Econômica do Governo - PAEG. 

    As duas principais linhas do PAEG eram: reformas estruturais e combate a inflação. No âmbito das reformas estruturais, foram realizadas as reformas tributária, monetária e de política externa. 

    No âmbito do combate a inflação, foco de cobrança desta questão, o PAEG focada na redução do déficit público (i), na restrição do crédito (ii) e a determinação de reajustes salariais pelo governo (iii). 

    Portanto, não houve contenção de salários: o próprio governo determinava os reajustes salariais. 

    Além disso, não houve congelamento de preços. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2910844
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à crise econômica mundial instaurada em 2008, afirma-se:

I. O processo doméstico americano de desregulamentação financeira, ao final do século XX , foi acompanhado por um processo de desregulamentação do movimento internacional de capitais, eliminando também as restrições ao fluxo externo de capital financeiro.

II. A expansão do mercado de títulos públicos tem forte ligação com o déficit gêmeo americano, que se aprofunda durante a década de 1980.

III . A desintermediação financeira foi um fator fundamental para a proliferação da alavancagem de crédito por meio de papéis emitidos pelas próprias empresas.

IV. Na década de 1990, o mercado subprime apresentou-se como muito atrativo por ser um mercado potencial de grande porte e por apresentar uma lucratividade mais elevada que o mercado prime.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre crise internacional. 

    Vamos aos itens:

    I - Correto. Durante o século XX, o mercado americano sofreu uma desregulamentação financeira, que permitiu aos agentes financeiros tomarem mais risco do que o sistema poderia aguentar. Essa desregulamentação favoreceu o movimento de capital internacional, que fluía mais facilmente de uma região para outra, o que ajudou a agravar os efeitos da crise, pela rápida disseminação desta.

    II - Correto. Por meio da emissão de títulos públicos, o governo americano aumentou em muito o seu endividamento. Durante a década de 90, o déficit do governo americano subiu de 60 bilhões de dólares para mais de 220 bilhões de dólares, quase quatro vezes mais.

    III - Correto. A intermediação financeira ocorre principalmente por bancos. Quando há intermediação, o intermediário faz sua própria análise de risco antes de repassá-la aos clientes, o que pode ajudar o sistema financeiro a manter os riscos controlados. No processo que culminou na crise de 2008, grande parte dos títulos podres adveio de emissão direta das empresas, sem nenhum intermediário. Tal situação impõe aos consumidores realizar a análise de risco, mas nem sempre os consumidores de varejo conhecem os riscos envolvidos no processo. Essa "popularização" do crédito fez com que os houvesse assunção de riscos de forma não cautelosa por parte dos investidores.

    IV - Correto. O mercado subprime é um mercado de pessoas que representam maior risco de inadimplência e, justamente por isso, a taxa de juros cobrada é maior, o que permite extrair deste mercado maiores ganhos. Diferentemente, o mercado prime é um mercado de pessoas com capacidade de pagamento de empréstimos/financiamento, o que diminui a atratividade para os emprestadores de dinheiro. Tomados pela possibilidade de altos ganhos no mercado subprime, houve aumento expressivo no crédito, até o sistema ruir, por não haver quem garantisse os empréstimos não quitados.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Parabéns pela educação em auxiliar o colega... tem gente que faz cada comentário grosseiro, chega a dar vergonha... avante, PRF 2021.

  • Parabéns pela educação em auxiliar o colega... tem gente que faz cada comentário grosseiro, chega a dar vergonha... avante, PRF 2021.


ID
2961109
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A balança comercial brasileira registrou superavit de 67,001 bilhões de reais em 2017, o melhor resultado da série histórica, iniciada em 1989. O recorde anterior era de 2016 e somava 47,683 bilhões de reais. O montante é resultado de exportações de 217,746 bilhões de reais e importações de 150,745 bilhões de reais no ano.

                                                                                     Internet: <https://veja.abril.com.br> .

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item que se segue.


China, Estados Unidos e Argentina, nessa ordem, são os três maiores parceiros comerciais do Brasil, tanto no que concerne às exportações quanto no que concerne às importações.

Alternativas
Comentários
  • GAB: CORRETO

    Saiba, a seguir, quais são os principais parceiros comerciais do Brasil e quais produtos são os maiores responsáveis por essas parcerias lucrativas e duradouras:

    1º – CHINA

    Considerada atualmente a maior economia de exportação no mundo, a China destaca-se devido suas exportações de eletrônicos como unidades de disco digital, equipamentos de transmissão, telefones, circuitos integrados e peças de máquinas diversas, destinados a locais como Estados Unidos, Hong Kong, Japão, Alemanha e Coreia do Sul. Destes e de outros países, como o Brasil, a China importa soja, carne de aves, petróleo, ouro, minério de ferro, carros e muito mais.

    2º – ESTADOS UNIDOS

    Atualmente na privilegiada posição de 2º maior economia de exportação no mundo, o Estados Unidos é um grande exportador de aviões, helicópteros, carros, turbinas e outros, enquanto importa petróleo, unidades de disco digital, medicamentos e peças de veículos. Canadá, México, China, Japão e Alemanha são seus principais destinos de exportação e origens de importação. Do Brasil, um dos principais produtos importados é nosso tradicional café, além de borracha e madeira.

    3º – ARGENTINA

    Na 44º posição de maior economia de exportação no mundo, a Argentina é uma grande exportadora de milho, soja e derivados. O Brasil é um dos principais destinos dessas exportações, assim como Estados Unidos, China, Vietnã e Chile. Já as importações de carros, peças de veículos, telefones, petrolíferos refinados e petróleo saem do Brasil, da China, dos Estados Unidos, da Alemanha e do México.

    FONTE: FOLHA DO COMÉRCIO

  • (CERTO)

    Resumindo ...

    Se a China ou EUA espirrar, o Brasil pega uma pneumonia.

    Se a Argentina espirrar, o Brasil pega um resfriado.

  • Cabe ressaltar que esta questão está desatualizada.

    De acordo com os dados do COMEXVIS (http://comexstat.mdic.gov.br/pt/comex-vis), os 3 maiores parceiros em 2020 seriam CHINA, EUA e PAÍSES BAIXOS (Holanda) em exportação e CHINA, EUA e ALEMANHA. Se considerar dados de 2019, seriam Países Baixos também.


ID
2961112
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A balança comercial brasileira registrou superavit de 67,001 bilhões de reais em 2017, o melhor resultado da série histórica, iniciada em 1989. O recorde anterior era de 2016 e somava 47,683 bilhões de reais. O montante é resultado de exportações de 217,746 bilhões de reais e importações de 150,745 bilhões de reais no ano.

                                                                                     Internet: <https://veja.abril.com.br> .

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item que se segue.


Os números oficiais demonstram que as vendas externas subiram mais por conta do aumento do volume exportado que por variações dos preços.

Alternativas
Comentários
  • O texto não dá dados suficientes para que se possa julgar o que de fato ocasionou o superávit: o volume de transações ou o preço. Nas contas nacionais, a BC é um número 'seco': export. - import.

    Só com esses dados é impossível saber a origem do resultado.

  • Bom além de o texto não conter dados suficientes para fazer tal afirmação, se não me falha a memória, o superávit foi devido a queda nas importações, resultado da crise econômica .

    Gab errado.

  • Acredito que o gabarito esteja ERRADO por não ser possível inferir essa conclusão.

    saldo da balança comercial resulta da diferença entre as exportações e importações. 

    O saldo da Balança Comercial é considerado positivo quando há valores das exportações maiores que o das importações, que é exatamente o que a questão informa e apenas isso.

    Assim, não há como dizer nada a respeito sobre variações de preços.

  • Nessa questão precisamos ter conhecimento do balanço de pagamentos, mais especificamente do que se trata a balança comercial. Esta é o resultado líquido das exportações menos as importações realizadas por um país.

    Aqui cabe uma consideração adicional: normalmente as questões de economia trazem os dados para que se faça a análise adequada. Essa questão não trouxe isso, o que me causa um pouco de estranhamento, pois para resolvê-la seria preciso ter conhecimento prévio dos dados da balança comercial dos referidos anos e não apenas do conceito econômico, além disso seria preciso ter acesso a algum índice de preços ou ao deflator implícito do PIB para se analisar o que é variação na quantidade exportada e o que é variação somente nos preços.

    Dito isso, a assertiva está errada, pois as exportações, naquele ano, subiram mais por conta das variações nos preços do que pelo aumento do volume. Segundo o portal de notícias G1, na seção de Economia de 02/01/2018, o volume dos produtos exportados subiu 7,6%, enquanto o preço dos produtos 10,1%.

    DICA: inclusive me parece que a banca retirou a assertiva, exatamente, da reportagem do G1, com inversão das proposições apenas, vejam: "Os números oficiais mostram que as vendas externas subiram mais por conta do preço do que pelo volume de vendas." (portal G1, 02/01/2018)


    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

ID
2983726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O acrônimo BRICs foi inicialmente formulado em 2001 — se transformou em BRICS com o ingresso da África do Sul, em 2011 — pelo economista Jim O’Neill, do banco Goldman Sachs, em estudo com prognósticos sobre o crescimento das economias de Brasil, Rússia, Índia e China, por representarem, em seu conjunto, parcela significativa do território, do PIB e da população mundial.

                                                              Internet:<brics.itamaraty.gov.br>  (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência e considerando as relações comerciais do Brasil com o exterior, em especial no contexto do BRICS, julgue o item que se segue.


Apesar de várias cúpulas realizadas nos últimos dez anos em diversas cidades dos países componentes do BRICS, o comércio entre eles teve um aumento de pouco mais de 10% desde 2001.

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    Desde a criação do acrônimo BRIC em 2001, o bloco formado pelas economias brasileira, russa, indiana e chinesa passou a ser foco de monitoramento de acadêmicos, analistas de bancos e empresas do mundo todo. A elevação dos investimentos realizados no exterior, em montante representativo, constitui fenômeno recente para os BRICs. É esse o tema do, que analisa a dinâmica do investimento estrangeiro direto realizado pelos BRICs no período entre 1995 e 2013.

    O estudo traz a trajetória de participação dos BRICs no PIB mundial e seu crescimento em comparação com o mundo – por ter sido incorporada ao grupo apenas em 2010, a África do Sul não fez parte da análise. Em 1995, esses países respondiam por 7,2% do PIB mundial, o que equivalia a US$ 2,6 trilhões. No ano de 2000, essa importância subiu para 10,8%, ou seja, US$ 3,1 trilhões. Já em 2013, ela era de 27,5%, o equivalente a US$ 8,5 trilhões.

    FONTE: IPEA

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre sistema financeiro internacional. 

     “BRICS" é uma expressão utilizada para Brasil, Rússia, Índia, China e América do Sul (do inglês, South África).

    Esta questão vai no detalhe do detalhe. Inclusive, se eu estivesse fazendo a prova, deixaria esta questão em branco.

    Pois bem, segundo dados da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o comércio entre os BRICS não supera 10% do conjunto do mercado internacional.

    Como a questão falou que o comércio teve aumento de pouco mais de 10%, está errada.


    Gabarito do Professor: Errado.

ID
2983729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O acrônimo BRICs foi inicialmente formulado em 2001 — se transformou em BRICS com o ingresso da África do Sul, em 2011 — pelo economista Jim O’Neill, do banco Goldman Sachs, em estudo com prognósticos sobre o crescimento das economias de Brasil, Rússia, Índia e China, por representarem, em seu conjunto, parcela significativa do território, do PIB e da população mundial.

                                                              Internet:<brics.itamaraty.gov.br>  (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência e considerando as relações comerciais do Brasil com o exterior, em especial no contexto do BRICS, julgue o item que se segue.


O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco do BRICS, é aberto a todos os membros das Nações Unidas, sendo metade de seu capital subscrito inicial de US$ 50 bilhões integralizado pelos eventuais novos membros.

Alternativas
Comentários
  • O NBD visa mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável nos BRICS e em outras economias emergentes e países em desenvolvimento.

    O NDB tem como objetivo complementar os recursos de outros bancos multilaterais, regionais e nacionais de desenvolvimento, tendo em vista o hiato significativo entre os recursos disponíveis para o financiamento da infraestrutura e do desenvolvimento sustentável e as crescentes demandas enfrentadas por esses países. O NBD poderá financiar projetos tanto do setor público como do setor privado e poderá utilizar ampla gama de instrumentos financeiros, incluindo empréstimos, garantias e investimentos em equity.

    O Banco conta com um capital inicial autorizado de US$ 100 bilhões e qualquer país membro das Nações Unidas poderá vir a ser membro do NBD.

    O NBD representa uma contribuição concreta para lidar com os desafios sistêmicos relacionados ao desenvolvimento internacional, especialmente no tocante a uma maior integração entre as economias emergentes e em desenvolvimento.

    fonte: http://www.fazenda.gov.br/assuntos/atuacao-internacional/cooperacao-internacional/novo-banco-de-desenvolvimento

  • Mobiliza recusros para projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável nos BRICS e em outras economias emergentes e países em desenvolvimento.

  • O NDB visa a prestar apoio financeiro a projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, públicos ou privados, nos países do BRICS e em outras economias emergentes e países em desenvolvimento. O capital subscrito inicial do banco é de US$ 50 bilhões, havendo autorização para chegar a US$ 100 bilhões. 

    Fonte:

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre sistema financeiro internacional. 

     “BRICS" é uma expressão utilizada para Brasil, Rússia, Índia, China e América do Sul (do inglês, South África).

    O acordo do novo Banco de Desenvolvimento assim se manifesta (artigo 2):

    “Os membros fundadores do Banco são a República Federativa do brasil, a Federação Russa, a República da índia, a República do Povo da China e a República da África do Sul. 

     
    A membresia será aberta aos membros das Nações Unidas (...)

     
    O novo banco de desenvolvimento terá um capital subscrito inicial de US$ 50 bilhões e um capital inicial autorizado de US$ 100 bilhões. O capital inicial subscrito será igualmente distribuído entre os membros fundadores." 

    Portanto, o NDB é aberto a membros das Nações Unidas, mas o capital inicial subscrito é arcado pelos membros fundadores (e não por novos membros, como afirmou a questão). 


    Gabarito do Professor: Errado.
  • Já se falou que é banco do BRICS, ele não é aberto aos membros das nações unidas, pelo menos não para empréstimos.


ID
3394096
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

"A crise global de 2008 começou como costumam começar as crises financeiras em países ricos e foi causada pela desregulação dos mercados financeiros e pela especulação selvagem que essa desregulação permitiu". Acerca da temática crise global de 2008, julgue o item a seguir.


A quebra do Lehman Brothers é, efetivamente, o ponto nevrálgico de agravamento da crise financeira.

Alternativas

ID
3394099
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

"A crise global de 2008 começou como costumam começar as crises financeiras em países ricos e foi causada pela desregulação dos mercados financeiros e pela especulação selvagem que essa desregulação permitiu". Acerca da temática crise global de 2008, julgue o item a seguir.


Em setembro de 2008, diante do agravamento da crise, o Tesouro americano preparou um pacote no valor de US$ 700 bilhões para a compra dos ativos imobiliários ilíquidos (“podres”) dos bancos, com a intenção de sanear de vez seu sistema financeiro.

Alternativas

ID
3394102
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

"A crise global de 2008 começou como costumam começar as crises financeiras em países ricos e foi causada pela desregulação dos mercados financeiros e pela especulação selvagem que essa desregulação permitiu". Acerca da temática crise global de 2008, julgue o item a seguir.


As hipotecas subprime consistiam em empréstimos imobiliários concedidos a indivíduos com histórico de crédito regular.

Alternativas
Comentários
  • Histórico de crédito irregular, por isso o nome subprime.

  • Errado, pois:

    Subprime é uma modalidade de crédito de risco concedida a tomadores que não apresentam garantias suficientes para comprovar sua adimplência.

    Fonte: https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/subprime/

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Jetro Coutinho (Q970279)

    O mercado subprime é um mercado de pessoas que representam maior risco de inadimplência e, justamente por isso, a taxa de juros cobrada é maior, o que permite extrair deste mercado maiores ganhos. Diferentemente, o mercado prime é um mercado de pessoas com capacidade de pagamento de empréstimos/financiamento, o que diminui a atratividade para os emprestadores de dinheiro. Tomados pela possibilidade de altos ganhos no mercado subprime, houve aumento expressivo no crédito, até o sistema ruir, por não haver quem garantisse os empréstimos não quitados.

    ===

    TOME NOTA (!)

    • ⏩ Shadow banking é definido como sistema de intermediação de crédito que envolve atividades e entidades fora do sistema bancário tradicional. 
    • ⏩ O  Shadow  banking  é  um  fenômeno  do  mercado  financeiro  mundial  que  ganhou  destaque após a Crise do Subprime, em 2008. 
    • ⏩ São características de atividades de shadow banking: Transformação de liquidez, transferência imperfeita de risco de crédito e alavancagem.
    • ⏩ No  Brasil,  a  estimativa  de  shadow  banking  engloba  diversos  participantes  do  Sistema 
    • ⏩ Financeiro Nacional (SFN)  Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) - Fundos de investimento imobiliário (FII) - Corretoras de Câmbio - Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários. 


ID
3394105
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

"A crise global de 2008 começou como costumam começar as crises financeiras em países ricos e foi causada pela desregulação dos mercados financeiros e pela especulação selvagem que essa desregulação permitiu". Acerca da temática crise global de 2008, julgue o item a seguir.


Os bancos centrais das maiores economias mundiais atuaram comprando títulos públicos de bancos comerciais para ampliar, via multiplicador bancário, a liquidez da economia.

Alternativas
Comentários
  • Justamente o contrário, a emissão de títulos públicos que aumenta a liquidez da economia. A compra de títulos públicos pelo Banco Central reduz a base monetária.

  • Errado, mas cuidado com alguns comentários errados.

    1. Quando o governo compra títulos ele de fato AMPLIA a liquidez na economia (governo recebe o "papel" título e entrega dinheiro para o vendedor do título, que vai gastá-lo - todo o resto constante)
    2. Porém, a principal ferramenta de combate à crise de 2008 foi o quantitative easing. Grosso modo, é uma operação contábil dos bancos centrais que compra títulos podres dos bancos comerciais, mas NÃO TEM O OBJETIVO DE CRIAR LIQUIDEZ NA ECONOMIA, é só para "limpar" o sistema desses títulos podres. Só os EUA gastaram $4 trilhões de dólares nisso.

ID
3394108
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

"A crise global de 2008 começou como costumam começar as crises financeiras em países ricos e foi causada pela desregulação dos mercados financeiros e pela especulação selvagem que essa desregulação permitiu". Acerca da temática crise global de 2008, julgue o item a seguir.


O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, afirmou que o mundo precisava de uma nova arquitetura financeira internacional, ressaltando a necessidade de um novo Acordo de Bretton Woods.

Alternativas

ID
3440305
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na obra O neoliberalismo: história e implicações (2014), o geógrafo David Harvey analisa as diversas características desse “paradigma” econômico e como o Estado deve se comportar para a implantação desse paradigma.


Segundo esse autor, não é característica do neoliberalismo:

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira. 

    Bom, em termos simples, o neoliberalismo é uma corrente econômica que prega a diminuição do papel do Estado. Isso significa que tudo o que for relacionado ao Estado deve diminuir. E tudo o que favorecer indivíduos e empresas.

    Assim, segundo a corrente, o Estado deve reduzir as suas propriedades, realizar privatizações, cobrar menos impostos, prestar menos serviços públicos, intervir menos na economia. Em contrapartida, os direitos individuais precisam ser ampliados, especialmente o de propriedade privada.

    O Estado também não deve estabelecer medidas protecionistas, para proteger a economia e os empregos do país. Ao contrário, o neoliberalismo prega que o estado precisa reduzir o protecionismo, para que empresas internacionais se instalem no país, o que aumentaria a concorrência e evitaria a formação de monopólios.

    Vamos às alternativas!

    A) Correta. A propriedade privada é um dos pilares que o neoliberalismo visa proteger.

    B) Incorreta. Segundo o neoliberalismo, o Estado não deve intervir na economia.

    C) Correta. Está de acordo com os princípios do neoliberalismo.

    D) Correta. Está de acordo com os princípios do neoliberalismo.

    Portanto, apenas a alternativa B não se refere ao liberalismo.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
3465256
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No início da década de 70 do séc. passado o Brasil e o mundo passam a assistir ao embargo efetivado pelos países membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) na distribuição de petróleo para os Estados Unidos e países da Europa. A ação provoca um descomunal aumento dos preços do petróleo no mundo. Nesse período houve mudanças importantes, tais como:

Alternativas

ID
3480610
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A partir de 21 de junho de 1999, adotouse a sistemática de metas de inflação no Brasil. A respeito desse regime, qual economia adotou-o pioneiramente?

Alternativas

ID
3480655
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da questão cambial, o que postulava o regime de Bretton Woods?

Alternativas

ID
3578491
Banca
IDECAN
Órgão
COREN-MA
Ano
2012
Disciplina
Economia
Assuntos

A reeleição do atual presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, foi destaque na imprensa mundial. Os sites dos principais jornais e televisões do mundo trazem nesta quarta-feira (07/11/2012) o resultado das eleições americanas como manchete. Nos Estados Unidos, o ''New York times'' chamou a noite de terça-feira de ''noite de Obama'' , destacando a margem apertada da vitória de Obama no voto popular. O ''Washington post'' anunciou ''um segundo mandato mandato'' , assim como o ''Wall Street journal'' e o ''USA Today'' disse que Obama ''fez história outra vez''. No Reino Unido, a recepção da vitória de Obama foi menos entusiasmada. O ''Financial Times'' falava sobre a festa dos democratas nas ruas americanas e o ''Guardian'' falava sobre o discurso de vitória de Barack Obama, que prometeu que ''o melhor ainda está por vir''.

Qual foi a posição do governo brasileiro no que diz respeito às eleições mencionadas no texto?

Alternativas

ID
3650641
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Economista Kenneth Arrow, Prêmio Nobel de Economia, disse que “os governos nunca quebram. Por causa disso, eles quebram as nações”. Dentre as opções abaixo, escolha a que melhor explica o argumento do nobre Economista.

Alternativas
Comentários
  • Tema de Economia do Setor Público, proposição traz uma frase muito famosa de um economista também muito destacado e pede a interpretação econômica do que foi dito.

    Vamos verificar as alternativas:

    A) CERTA. O economista faz menção à possibilidade do governo transferir o ônus de seu excesso de despesas para a sociedade, por isso, supostamente, eles "quebram as nações". A alternativa elenca, justamente, as possibilidades de financiamento dos gastos quando ultrapassam as receitas, quais sejam emissão monetária, endividamento e aumento de receita (impostos).

    B) ERRADA. Primeiro quem emite moeda é o Banco Central, a Casa da Moeda só tem a função de operacionalizar isso por meio da impressão. De qualquer forma, não se faz isso à revelia e também há outras formas de financiamento do gasto público conforme item A.

    C) ERRADA. O fundo soberano não tem a função de "socorrer" o Banco Central, este fundo tem estratégias pré-definidas de atuação como, por exemplo, financiar o desenvolvimento social e econômico do país.

    D) ERRADA. O Poder Legislativo, de fato, tem a prerrogativa de mudar as leis como, por exemplo, as regras do mercado financeiro. No entanto, não se trata disso a frase de Arrow.

    E) ERRADA. Há uma contradição na alternativa, se os governos são "liberais", deixam o mercado definir, por si só, a melhor taxa de câmbio em vez de desvalorizar a moeda nacional por interferência governamental.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3720703
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Qual é o organismo internacional cujos objetivos são promover a cooperação econômica internacional, o comércio internacional, o emprego e a estabilidade cambial, inclusive mediante a disponibilização de recursos financeiros para os países membros?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que resultou da Conferência de Bretton Woods (1944). Concebida no final da Segunda Guerra Mundial, seus idealizadores tinham por objetivo construir um arcabouço para cooperação que evitasse a repetição das políticas econômicas que levaram à Grande Depressão dos anos 1930 e ao conflito global que se seguiu.

    Os objetivos declarados da organização são promover a cooperação econômica internacional, o comércio internacional, o emprego e a estabilidade cambial, inclusive mediante a disponibilização de recursos financeiros para os países membros para ajudar no equilíbrio de suas balanças de pagamentos.

    Os 188 países membros contribuem colocando à disposição do FMI uma parte de suas reservas internacionais. Se necessário, o Fundo utiliza esses recursos para operações de empréstimo visando a ajudar países que enfrentam desequilíbrios de pagamentos. Os recursos são desembolsados mediante o cumprimento de requisitos estabelecidos em um programa negociado com o Fundo.

    Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/119-fundo-monetario-internacional>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3723583
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A medida utilizada para captar o progresso a longo prazo dos países nas dimensões renda – educação – saúde é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D

    O Índice de Desenvolvido Humano baseia-se nos parâmetros de saúde, educação e renda para avaliar o desenvolvimento de um país. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/ , buscar por "O que é IDH?"

  • Gabarito D

    Apenas um adendo, não confundam com o PIB, ele não mede o bem-estar da população (vi uma questão parecida).

    Bons estudos!


ID
3723592
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Entre as principais atribuições da Organização Mundial de Comércio (OMC), destaca-se:

Alternativas

ID
3858985
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Coeficiente de Gini mede a desigualdade de distribuição de renda, mas também pode ser utilizado para qualquer distribuição, como concentração de terra, riqueza entre outras.

Sobre isso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Coeficiente de GIni.

    O coeficiente de Gini mede a distribuição de renda. Quanto mais perto de 1, maior é a desigualdade. Quanto mais perto de zero, menor a desigualdade.

    O coeficiente de Gini é baseado na curva de Lorenz (em homenagem ao economista americano Max Lorenz), que expressa a desigualdade de renda.

    Vamos para as alternativas!

    A) Errada. É o contrário! Se Gini for igual a 0, teremos igualdade máxima de renda. Se Gini for igual a 1, teremos completa desigualdade de renda.

    B) Errada. A curva de Laffer é uma curva sobre tributação. Gini é baseado na curva de Lorenz.

    C) Errada Gini leva em consideração a curva de Lorenz, não a de Laffer.

    D) Certa.

    E) Errada. A questão aproveitou para cobrar conhecimentos de atualidades. Pois bem, em 2018, o Gini do Brasil foi 0.539.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3859000
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A globalização vem transformando a economia mundial contemporânea. Logo, sob a abordagem econômica, destacam-se cinco enfoques conceituais. Assinale a alternativa que sinaliza os cinco enfoques de forma correta.

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Globalização.

    O fenômeno da globalização pode ser analisado sob várias perspectivas. A Economia enxerga a globalização por 5 enfoques, que são:

    Enfoque financeiro: A globalização permite maiores fluxos financeiros entre os países, impactando no  aumento do volume e da velocidade de circulação dos recursos entre as diversas economias.

    Enfoque comercial: A globalização faz com que a competição ocorra entre país e não entre as empresas de cada país. Há aumentos na escala de produção, mas o acesso à tecnologia fica mais custoso, pelos gastos necessários com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e com fornecimento de assistência técnica para os clientes.

    Enfoque produtivo: A globalização causa convergência das características do processo produtivo nas diversas economias. Ou seja, empresas do mundo todo apresentam técnicas produtivas, estratégias e formas de organização do processo produtivo semelhantes entre si, o que levaria a uma padronização mundial e à construção de oligopólios internacionais.

    Enfoque institucional: Do ponto de vista institucional, a tendência é que haja regulações uniformes para o setor privado, com governos atuando regulações semelhantes às de outros países e com comportamento semelhante na Economia (países mais fechados caminhando para a abertura econômica, por exemplo).

    Enfoque da governabilidade: A globalização pode ser capaz de tornar inócuas as políticas fiscal, monetária e cambial de um país, visto que os países precisam adotar políticas econômicas semelhantes entre si, para não incorrerem em prejuízos internacionais. Assim, os países podem não adotar medidas restritivas, mesmo que necessárias, para não "perderem espaço" no cenário internacional (o que ocorreria naturalmente pela contração econômica). Essa perda de capacidade de aplicar os instrumentais econômicos reduz a governabilidade dos países sobre suas economias.

    Dessa forma, os 5 enfoques são: Financeiro, Comercial, Produtivo, Institucional e Governabilidade.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
4878859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao papel e ao funcionamento dos bancos centrais em perspectiva histórica, julgue o item a seguir.


O Banco Central da Inglaterra, que foi criado para ser o banqueiro do governo inglês, foi transformado em autoridade monetária devido a sua atuação comercial.

Alternativas

ID
4878943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de objetivos, desenho institucional, autonomia e accountability dos bancos centrais que representam as três maiores economias do mundo — FED, BPC e BCE —, julgue o item a seguir.


O BPC é comandado, em última instância, pelo Conselho de Estado, órgão que toma decisões de política monetária e cambial e define a política de financiamento da instituição ao Tesouro chinês.

Alternativas
Comentários
  • The top management of the PBC are composed of the governor and a certain number of deputy governors. The governor of the PBC is appointed into or removed by the National People's Congress or its Standing Committee. The candidate for the governor of the PBC is nominated by the Premier of the People's Republic of China approved by the National People's Congress. When the National People's Congress is in adjournment, the Standing Committee sanctions the candidacy for the governor of the PBC. The deputy governors of the PBC are appointed to or removed from office by the Premier of the State Council. The PBC adopts a governor responsibility system under which the governor supervises the overall work of the PBC while the deputy governors provide assistance to the governor to fulfill his or her responsibility.

ID
4878946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de objetivos, desenho institucional, autonomia e accountability dos bancos centrais que representam as três maiores economias do mundo — FED, BPC e BCE —, julgue o item a seguir.


O BCE iniciou suas operações no terceiro estágio da chamada convergência para o euro, quando os países que adotaram essa moeda, ainda escritural naquela fase, comprometeram-se a respeitar critérios predefinidos de estabilidade econômico-financeira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Segue link das notas técnicas do banco central, é um pouco longo, mas vale a leitura sobre o tema: https://www.bcb.gov.br/pec/notastecnicas/port/2003nt37Institucionaliza%C3%A7%C3%A3oUEp.pdf


ID
4878952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de objetivos, desenho institucional, autonomia e accountability dos bancos centrais que representam as três maiores economias do mundo — FED, BPC e BCE —, julgue o item a seguir.


Tanto o FED como o BPC possuem características de bancos centrais do tipo anglo-francês, ao passo que o BCE é um exemplo de banco central do tipo alemão.

Alternativas

ID
4878955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de objetivos, desenho institucional, autonomia e accountability dos bancos centrais que representam as três maiores economias do mundo — FED, BPC e BCE —, julgue o item a seguir.


O FED é estruturado, de forma descentralizada, por doze bancos (federal reserve banks), instituições sem fins lucrativos que atuam em jurisdições específicas e cujo capital é subscrito por bancos privados.

Alternativas
Comentários
  • A estrutura do Sistema de Reserva Federal é composta por um Conselho de Governadores (Federal Reserve Board), pelo Federal Open Market Committee (FOMC) e pelos doze presidentes de Federal Reserve Banks regionais, localizados nas maiores cidade do país, além de numerosos representantes de bancos privados dos Estados Unidos e diversos conselhos consultivos.[1][2][3] O FOMC é o comitê responsável pelo estabelecimento da política monetária e é formado de todos os sete membros do Conselho de Governadores e pelos doze presidentes dos bancos regionais, embora somente cinco presidentes de banco votem. O Sistema de Reserva Federal tem aspectos de natureza pública e de natureza privada, tendo sido concebido para servir tanto aos interesses do público em geral como dos banqueiros privados. Disso resulta uma estrutura considerada única entre os bancos centrais. Também não é usual que uma entidade de fora do banco central, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, crie moeda.[4]

ID
4879093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao papel e ao funcionamento dos bancos centrais em perspectiva histórica, julgue o item a seguir.


O Banco Central da Inglaterra (BoE) foi criado para ser o banqueiro do governo inglês e, devido a imposição legal, foi transformado em autoridade monetária.

Alternativas
Comentários
  • Foi criado em 1694 pelo escocês William Paterson como um banco privado. Por muito tempo foi, em grande medida, controlado pela família Rothschild, até ser estatizado, em 1º de março de 1946. O banco é um dos oito bancos autorizados a emitir notas bancárias no Reino Unido, mas tem o monopólio na emissão de notas na Inglaterra e País de Gales e regula a emissão de notas por bancos comerciais na Escócia e Irlanda do Norte. Tem ainda o monopólio na emissão de moedas em todo o Reino Unido.[1] A partir de maio de 1997, tornou-se autônomo, isto é, adquiriu independência operacional para fixar a política monetária. Assim, compete ao Banco da Inglaterra fixar a taxa básica de juros do Reino Unido e zelar pela estabilidade monetária e financeira da economia britânica.