SóProvas


ID
1054741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às teorias das organizações, à administração pública e à gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

Em um modelo de gestão de desempenho, devem constar mecanismos de avaliação de diversos níveis, como corporativo, funcional, grupal e individual, devendo-se avaliar, ainda, a qualidade e a produtividade dos produtos e serviços produzidos pela organização.

Alternativas
Comentários

  • Olá pessoal (GABARITO CORRETO)

     

    A gestão do desempenho humano nas organizações públicas tem por finalidade o pleno atendimento das demandas dos cidadãos e da sociedade, por meio de atividades integradas que visam a aprimorar a qualificação profissional daqueles que prestam os serviços públicos.Consiste, portanto, num conjunto de processos inter-relacionados que a organização implanta com vistas a elevar o nível de desempenho do indivíduo, do grupo e, em última análise, da própria organização (DENISI, 2000).

    Fonte:

    http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/publicacao/segep/Manual_Orientacao_para_Gestao_Desempenho.pdf

     

  • CERTA

    Brandão e Guimarães (2001, p. 12) consideram que a gestão de desempenho é um conceito alternativo às técnicas tradicionais de avaliação de desempenho, a qual inclui diferentes níveis de análise: coorporativo, divisional, grupal e individual. Desse modo, segundo esses autores, a gestão de desempenho:
    [...] faz parte de um processo maior de gestão organizacional, uma vez que permite rever estratégias, objetivos, processos de trabalho e política de recursos humanos, entre outros, objetivando a correção de desvios e dando sentido de continuidade e sustentabilidade à organização.

    http://piedade23.files.wordpress.com/2012/05/gestc3a3o-de-pessoas-livro-otimo-gestao-de-competencias1.pdf

  • Um sistema de gestão de desempenho, conforme descrito por Guimarães, Nader e Ramagem (1998), mostra que, no nível corporativo, o planejamento, o acompanhamento e a avaliação restringem-se à estratégia, missão, visão e objetivos macro, tendo a sustentabilidade da organização como resultado esperado. No nível divisional ou funcional, o interesse recai sobre os objetivos e metas de cada unidade produtiva da empresa, visando à eficácia organizacional. No nível grupal, a avaliação concentra-se sobre os projetos e processos de trabalho, isto é, sobre as equipes. No nível individual, o objeto a ser avaliado é o resultado do trabalho do colaborador, do seu comportamento no ambiente de trabalho, ou de ambos. Nestes dois últimos níveis, busca-se a qualidade e produtividade dos produtos e serviços gerados pela organização.

    http://www.scielo.br/pdf/rae/v41n1/v41n1a02

  • Analisar a produtividade dos produtos?!

  • Contribuindo:

     

    É o que pregam Bradão e Guimarães (2001). Esses autores consideram que a gestão de desempenho é um conceito alternativo às técnicas tradicionais de avaliação de desempenho, em que se foca somente no desempenho individual, enquanto a gestão inclui diferentes níveis de análise: corporativo, divisional, grupal e individual.

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    bons estudos

  • Gestão de desempenho analisar qualidade dos produtos? kkkkk
    ô matéria FDP. Se o examinador quisesse alterar o gabarito para errado, ninguém iria o contradizer. Enfim, temos que ter uma bolinha de cristal.