SóProvas


ID
1054813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de análise, controle e monitoramento do planejamento estratégico, julgue os próximos itens.

A execução da estratégia requer acompanhamento e avaliação de todas as ações.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito desta questão 76 é ERRADO e não correta, como postado aqui no site.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/BACEN_13_ANALISTA_TECNICO/arquivos/BACEN13_006_16.pdf

    http://www.cespe.unb.br/concursos/BACEN_13_ANALISTA_TECNICO/arquivos/Gab_definitivo_BACEN13_006_16.PDF

  • A execução da estratégia NÃO requer acompanhamento e avaliação de todas as ações.

  • Acredito que o erro se dá pois acompanhamento e avaliação constituem a última fase do planejamento estratégico, ocorrendo após a execução (e não necessariamente ao mesmo tempo, como infere-se da questão).

  • Acredito que não há necessidade de se acompanharem e avaliarem todas as ações; entendo que somente aquelas mais importantes devem passar por esse processo. 

  • Acredito que o gabarito esteja errado porque a fase de Monitoramento e Controle da estratégia que requer acompanhamento e avaliação de todas as ações e não a fase de execução que tem o papel de apenas executar o que foi estabelecido no planejamento estratégico. Mas enfim, também achei que a questão estava certa.

  • ERRADO. A execução da estratégia requer acompanhamento e avaliação de todas as ações. (Se  acompanhar e avaliar TODAS as ações consumirá muito tempo e mão-de-obra).  Atenção! Deve sim acompanhar e avaliar diversas ações, mas todas acho exagero.

  • É bem provável que faltem recursos (tempo, pessoal, etc.) para a empresa acompanhar e avaliar todas as ações, o que deve ser feito apenas nas mais gerais e estratégicas.

  • "Numa visão contemporânea considera-se que a implementação da estratégia é feita de maneira alinhada nos diferentes níveis da organização, por isso envolveria acompanhamento e avaliação de todas as ações. Apesar disso, é possível entender também que, apesar de envolver todas as ações, o acompanhamento e avaliação devem ser feitos apenas nas ações mais gerais (estratégicas)." (fonte: Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos)

  • A execução da estratégia não dependente de acompanhamento (não é um fator imprescindível para que algo seja feito), apesar de que o acompanhamento deve, paralelamente, ser realizado em meio a execução.

    Ex: minha irmã acabou de obter a sua CNH. Ela pode, muito bem, planejar, na calada da noite, pegar o carro e sair pela rua sem que eu a acompanhe - nada impede que ela faça isso (execute a sua estratégia). Ela pode executá-la independentemente do meu acompanhamento? Sim, apesar de ser recomendável que eu fique ao seu lado.

    Resposta: errado.