SóProvas


ID
1054840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às dimensões e aos processos constituintes da comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.

Em geral, os fluxos de comunicação nas organizações são classificados como descendente, ascendente, lateral, transversal e circular. O fluxo descendente refere-se à condução de informações da base da organização para o corpo dirigente, ao passo que o fluxo ascendente, ao contrário, refere-se às informações geradas pela direção da organização e difundidas na base hierárquica.

Alternativas
Comentários
  • Em geral, os fluxos de comunicação nas organizações são classificados como descendente, ascendente, lateral, transversal e circular. O fluxo descendente (ou seja, de cima pra baixo) refere-se às informações geradas pela direção da organização e difundidas na base hierárquica, ao passo que o fluxo ascendente (ou seja, de baixo para cima), ao contrário, refere-se à condução de informações da base da organização para o corpo dirigente.

  • A questão inverteu os termos o descendente é de cima para baixo e o ascendente é de baixo para cima.

    Deus é pai. 

  • os fluxos de comunicação nas organizações são classificados como descendente, ascendente, lateral e transversal. Nos livros dos professores Rodrigo Rennó e Andréa Ribas não o fluxo circular. 

  • O fluxo de comunicação circular existe sim. O erro da questão está  definição de ascendente e descendente que estão trocados.

  • A comunicação ascendente ocorre quando a informação parte do subordinado para o superior.

    A comunicação descendente é o fluxo de comunicação que segue de superior para subordinado.

    A comunicação horizontal é a comunicação entre pessoas do mesmo nível hierárquico. Pode ser nociva se assumir normas irrelevantes ou houver problemas de coordenação entre os indivíduos.

    A comunicação transversal – Nas organizações mais modernas ( descentralizadas e flexiveis) onde a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações que se dá em todas as direções, sem a distinção de nívies hierárquicos.

    A comunicação circular . – Esse tipo de fluxo é mais presente nas empresas de porte pequeno e extremamente informais, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis da sua estrutura functional.

  • As definições foram trocadas.

  • contrário

  • ERRADO

     

    Conceitos invertidos.

     

    Comunicação ascendente---------de baixo para cima--------------do subordinado para o chefe

    Comunicação descendente--------de cima para baixo--------------do chefe para o subordinado

  • ERRADO

     

    A comunicação pode ocorrer: formal ou informal. A comunicação apresenta diversos fluxos:

    - Horizontal

    - Vertical

    - Diagonal/Transversal

    - Lateral

    - Ascendente

    - Descendente

     

    ASCENDENTE: DE BAIXO PARA CIMA

    DESCENDENTE: DE CIMA PARA BAIXO

  • Fluxos de Comunicação

    A transmissão de uma mensagem é executada através de processos, assim esta é composta por vários tipos de como deve e pode ser transmitida, são os chamados fluxos de comunicação, estes fluxos são a classificação de como a informação está sendo passada, e como o receptor recebe a mensagem. Deste modo, segundo Matos (2014), temos cinco fluxos que constituem as maneiras e formas que a comunicação pode ser transmitida dentro das organizações:

    ▪ Descendente: São as mensagens e informações que saem do topo decisório e descem até as bases. É o tipo de comunicação vertical, isto é, de cima para baixo em direção descendente. É a comunicação oficial (falada, impressa ou eletrônica) que transmite normas, procedimentos, atribuições, politicas instruções, estratégias e planos, objetivo e metas, praticas organizacionais, notícias institucionais, enfim, é a comunicação que emana dos cargos diretivos e gerenciais, voltada para o corpo funcional da organização.

    ▪ Ascendente: É a comunicação que se processa das bases de direção aos níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Podem ser opiniões, criticas, elogios ou reclamações dos colaboradores, expressadas por meio de reuniões e conversações formais e informais das lideranças com suas equipes, por meio de caixas de sugestões ou pesquisa de clima organizacional.

    ▪ Horizontal (Lateral): É a comunicação realizada entre colegas de trabalho de um mesmo nível hierárquico. Quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível, entre executivos do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal equivalente dentro da organização. A comunicação é intra ou enter (departamental).

    ▪ Transversal (Diagonal): Nas organizações mais modernas (descentralizadas e flexíveis), nas quais a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações entre diferentes níveis hierárquicos e também perpassando fronteiras setoriais (entre diferentes seções ou departamentos). Percebe-se uma mistura dos efeitos citados para a comunicação vertical e horizontal.

    ▪ Circular: Esse fluxo de comunicação é mais presente na organização de pequeno porte é extremamente informal, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis de sua estrutura funcional.

    Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração

  • CUIDADO!

    Circular não é fluxo de comunicação, e sim uma rede de comunicação!

    Rede de comunicação:

    1) Roda

    2) Y

    3) Cadeia

    4) Círculo

    5) Interligação total

    Fluxo de comunicação:

    1) Ascendente

    2) Descendente

    3) Horizontal/Lateral

    4) Diagonal/Transversal

    Bons estudos!

  • Em geral, os fluxos de comunicação nas organizações são classificados como descendente, ascendente, lateral, transversal e circular. O fluxo descendente refere-se à condução de informações da base da organização para o corpo dirigente, ao passo que o fluxo ascendente, ao contrário, refere-se às informações geradas pela direção da organização e difundidas na base hierárquica.

    As comunicações descendentes- aquelas que fluem de cima para baixo- incluem intercâmbio de informação face a face entre chefe e subordinado ao longo da cadeia de comando. As comunicações descendentes prestam-se mais às informações que não apresentam controvérsias, e cujo propósito é mais informativo do que persuasivo. Elas traduzem a filosofia, as rotinas e as diretrizes da organização. já as ascendentes ocorrem de baixo para cima, a intensidade dependerá FUNDAMENTALMENTE da filosofia da organização. Logo, gabrito ERRADO pela troca dos conceitos no item.

  • ERRADO

    Fluxo Descendente é o que vai "Descendo" a organização. Logo, o percurso é do TOPO para a BASE.

    É o fluxo Ascendente que possui o sentido inverso - de baixo para cima.

    Bons estudos

  • O enunciado inverte os fluxos de comunicação. A comunicação descendente é aquela que flui dos níveis hierárquicos mais altos em direção aos níveis hierárquicos mais baixos (de cima pra baixo). A comunicação ascendente é aquela iniciada nos níveis hierárquicos mais baixos e que se destina aos níveis hierárquicos mais altos (de baixo pra cima).

    Portanto, questão errada.

    Gabarito: ERRADO

  • Errado.

    Os fluxos de comunicação nas organizações são classificados como descendente, ascendente, lateral e transversal.

    Também conhecida como comunicação vertical, este é o tipo de comunicação mais conhecido, em que a informação é passada do líder até o liderado. Esta comunicação é voltada ao repasse de informações como instruções para realizações de tarefas, planejamento e  (caso a empresa opte por uma política de transparência), regras, normas ou políticas institucionais.

    Diferente da comunicação descendente, nesta modalidade temos o fluxo contrário, em que o subordinado se dirige ao líder, seja ele um coordenador, gestor, gerente etc. Este é o momento onde o colaborador dá o seu feedback sobre produtividade, satisfação, dúvidas e até mesmo sobre o próprio método de gestão adotado pelos supervisores.

    Trata-se de um fluxo muito importante e que deve ser trabalhado estrategicamente para que forneça alternativas às insatisfações relevantes do funcionário. O objetivo é fazer com que o colaborador se sinta escutado e valorizado. O resultado é uma retenção maior de bons profissionais na empresa.

    A comunicação aqui é feita entre colaboradores de um mesmo nível hierárquico. É fundamental para uma rotina de trabalho ágil e produtiva, mas deve ser bem redigida para que não gere o efeito contrário ao desejado, segregando a empresa em grupos e criando as famosas “panelinhas”.

    Neste tipo de comunicação o fluxo se expande em todas as direções, dando voz a todos os colaboradores independente do nível hierárquico a que pertençam. É um fluxo comum em startups e ideal para gestões flexíveis que prezam pelo planejamento participativo e integrado.

    O fluxo de comunicação circular é muito parecido com o anterior, mas se diferencia pela forma como a relação comunicativa se estabelece dentro da empresa. Geralmente, quanto maior for o grau do relacionamento interpessoal entre o emissor e o receptor, maior será a troca de informação entre os dois.

    Este tipo de comunicação é identificado com maior recorrência em empresas pequenas, onde todos os funcionários se conhecem e o desenvolvimento de relações interpessoais flui de maneira mais natural.

    Um dos grandes fatores para que as pessoas se sintam mais felizes é dar a elas o protagonismo das mudanças que acontecem no ambiente em que estão inseridas, o que pode ser cumprido com a escolha certa de comunicação interna dentro da empresa. O impacto disso vai além de um ambiente de trabalho mais saudável, pois se reflete diretamente na produtividade da empresa.

  • Trnsversal:

    Neste tipo de comunicação o fluxo se expande em todas as direções, dando voz a todos os colaboradores independente do nível hierárquico a que pertençam. É um fluxo comum em startups e ideal para gestões flexíveis que prezam pelo planejamento participativo e integrado.

    O fluxo de comunicação circular é muito parecido com o anterior, mas se diferencia pela forma como a relação comunicativa se estabelece dentro da empresa. Geralmente, quanto maior for o grau do relacionamento interpessoal entre o emissor e o receptor, maior será a troca de informação entre os dois.

    Este tipo de comunicação é identificado com maior recorrência em empresas pequenas, onde todos os funcionários se conhecem e o desenvolvimento de relações interpessoais flui de maneira mais natural.