SóProvas


ID
1055041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que diz respeito aos conceitos de RAID, julgue os itens que se seguem.

Com a adoção, para uso doméstico, do RAID 10, que abrange o conceito do RAID 0 e do RAID 1, obtêm-se ao mesmo tempo ganho de desempenho e redundância; entretanto, um dos problemas de se usar RAID 10, em vez de usar somente o RAID 0, é o custo mais alto com a compra de mais HDs para redundância.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    RAID 0

    Também conhecido como striping (fracionamento), o nível RAID 0 é aquele onde se juntam no minimo 2 discos para aumentar a capacidade de armazenamento.

    RAID 1

    O RAID 1 é, provavelmente, o modelo mais conhecido. Nele, uma unidade duplica a outra, isto é, faz uma cópia. É para garantir a integridade dos dados: em caso de falha de um disco rígido, é possível continuar com as operações no outro disco rígido sem nenhum problema.

    RAID 10

    Combinação do RAID 1 e do RAID 0.Garante a integridade dos dados e aumenta o desempenho. É precisos ter, pelo menos 4 discos rígidos. O ideal é ter discos rígidos com a mesma capacidade.


  • Acertei a questão, mas fiquei em dúvida no seguinte trecho:

    ...em vez de usar somente o RAID 0, é o custo mais alto com a compra de mais HDs para redundância.
    O RAID 0 não é recomendado para uso em servidores ou em outros ambientes onde a redundância de dados é o objetivo principal. 
    Penso que teria que ser RAID 1 e não RAID 0 no trecho destacado acima. Bom, é só uma dúvida de interpretação do texto.
    Fonte: http://www.intel.com/support/pt/chipsets/imsm/sb/cs-009337.htm
  • Prova: IDECAN - 2013 - CREFITO - 8ª Região(PR) - Analista de Sistemas

    Disciplina: Redes de Computadores | Assuntos: RAID (Redundant Array of Independent Disks);  Armazenamento de dados; 

    Arranjos redundantes de discos independentes (Redundant Array of Independent Disks – RAID), anteriormente conhecido como Arranjo redundante de discos baratos (Redundant Array of Inexpensive Disks), é uma família de técnicas que utilizam vários discos (também chamados arranjos de discos) organizados para proporcionar maior desempenho e/ou confiabilidade. Assinale a alternativa que apresenta a característica do RAID 0 + 1.

              a) Faz a segmentação de dados em tiras no nível do bit ou byte.

                b) Conjunto de discos divididos por tiras, cuja imagem é espelhada em um segundo conjunto de discos.

              c) Conjunto de dados espelhados, segmentado em tiras por um outro conjunto de discos, que requer um mínimo de quatro discos.

              d) A segmentação em tiras é executada no nível do bloco e usa paridade XOR ECC, mas blocos de paridade são distribuídos por todo o arranjo de discos.

            e) A segmentação de dados em tiras é realizada em blocos de tamanho fixo, normalmente maiores do que um byte, e usa XOR ECC para gerar dados de paridade armazenados em um único disco de paridade.

    letra B

    Com relação a letra C, a diferença é que neste caso seria o raid 1 + 0, no qual primeiro se espelha os dados e depois divide entre o outro conjunto de discos, realmente no mínimo tem que ter um mínimo de 4 discos.

    A letra B também tem que ter um mínimo de 4 discos, como a letra C, entretanto os dados primeiro são divididos no conjunto de discos e depois espelhados para o outro conjunto de discos.Lembrando que tanto os conjuntos de discos tanto no raid 0 + 1 quanto no raid 1 + 0, têm que ser da ordem par, ou seja, 4 discos, 6 discos, 8 discos assim sucessivamente.

  • CERTO.  Pra quem teve dúvida no trecho: (...)é o custo mais alto com a compra de mais HDs para redundância.


    Segundo Somasundaram(2011,p.81),"RAID 0+1 e RAID 1+0 combinam os benefícios de desempenho de RAID 0 com os de redundância de RAID 1. Eles usam técnicas de distribuição e espelhamento e combinam seus benefícios. Esses tipos de RAID requerem um número ainda maior de discos, sendo no mínimo quatro."


    **Portanto o custo é mais alto, pois mais HDs precisarão ser comprados, em virtude do uso deles para a realização do mirroring(espelhamento).


    Bibliografia:

    ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-SOMASUNDARAM-2011- EMC EDUCATION.

  • c-

    RAID-10, como o seu nome implica, é a combinação de discos espelhados (RAID-1) com a segmentação de dados (data stripping) (RAID-0). O método de criação de um arranjo RAID-10 é diversificado. Em uma implementação RAID-0+1, os dados são segmentados através de grupos de discos espelhados, isto é, os dados são primeiro segmentados e para cada segmento é feito um espelho. Já em um RAID-1+0, os dados são primeiramente espelhados, e para cada espelho há a segmentação sobre vários discos.