-
Errado.
O ITIL também gerencia serviços prestados por terceiros através dos contratos e dos Acordos de Nível de Serviço - Service Level Agreements (SLAs) - estabelecidos. Por isso é errado dizer que o gerenciamento do serviço mencionado está totalmente desassociada do ITIL.
-
Segundo Eduardo Fagundes,"(...) o ITIL passa a ser mais importante em um ambiente Cloud Computing do que em serviços prestados internamente, pois as empresas estarão comprando um serviço de terceiros para substituir um serviço interno para áreas críticas de negócios. Desta forma, a gestão interna e o controle do serviço são vitais para a manutenção dos níveis de serviço (SLA) e o ITIL pode ajudar muito nessas questões."
**Eduardo Fagundes: é mestre em Engenheira Elétrica, especialista em telecomunicações e tem extensão universitária em negócios e liderança na Darden School of Business na Universidade da Virginia (US).
http://efagundes.com/wp-blog/index.php/o-itil-e-o-cloud-computing/
-
A ITIL prevê a existência do Provedor de Serviço Externo (Tipo 3)
"Organizações usando provedor de serviço externo (tipo 3) ainda precisam de funções de TI internas para gerenciar a especificação de serviços, coordenar contratos e garantir o alcance de resultados."
Fonte: Caderno Service Strategy ITIL v3 2011, p.83