SóProvas


ID
1055731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de redes de computadores. Nesse sentido, considere que a sigla DTN, sempre que empregada, refere-se a delay tolerant network.

MPLS (multiprotocol label switching) é um exemplo de serviço orientado a conexão em que os pacotes IP são inseridos em um cabeçalho MPLS com um rótulo.

Alternativas
Comentários
  • O MPLS é transparente ao tipo de dado que é transportado, que pode ser trafegado IP ou qualquer outro.
  • Olá ! Ainda tenho dúvidas sobre o gabarito desta questão.

    Acredito que o erro é afirmar que os pacotes são inseridos no cabeçalho MPLS, já que o cabeçalho MPLS só tem os campos Rótulo, EXP, BS e TTL. Não há um campo "Dados", que encapsule todo o pacote dentro do que seria um "segmento" MPLS, assim como há no frame Ethernet. 

    Portanto, é como se no cabeçalho original do pacote IP fossem acrescentados os campos MPLS.


  • Fonte: http://www.lsi.usp.br/~rav/rav-fev-2004/19-MPLS.pdfAs redes MPLS adicionam o conceito de conexão ás redes IP,  contudo  o cabeçalho MPLS é adicionado entre os cabeçalhos de camada 2 e 3 nos pacotes IP,  e não o contrário. 

    O cabeçalho, também chamado de label, é inserido no momento em que o pacote ingressa na rede MPLS, enquanto por ela transita somente o label é reconhecido e tratado, na saída da rede, o roteador de borda da rede MPLS retira o label do pacote, momento em que o roteamento é retomado com base no endereço IP do pacote.
  • A questão informa que o IP é inserido em um cabeçalho MPLS e isso está errado, mas o cabeçalho MPLS teve ser acrescentado na frente do cabeçalho IP.

    Esse é o erro que achei na questão!

  • O MPLS é um protocolo que traz a sofisticação do protocolo orientado à conexão para o mundo IP sem conexão.


    Ao meu ver o erra da questão é dizer que é um protocolo orientado a conexão.

    FONTE: http://mardemes.com/?p=3413

  • O MPLS traz a sofisticação do protocolo orientado à conexão para o mundo IP sem conexão. O que possibilitou a utilização do que há de melhor nas redes baseadas em pacotes (redes IP) e nas redes orientadas a conexão (como redes ATM), da qual o MPLS se originou.

    Fonte: http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_mpls_em_redes.php

    O erro da questão é afirma que pacotes ips são inseridos nos cabeçalhos do MPLS.

  • Assertiva Incorreta.
    A pegadinha dessa questão é dizer que os pacotes IP são inseridos em um cabeçalho MPLS, e o que de fato ocorre é o inverso.
    Pois os cabeçalhos são inseridos nos pacotes.

    A Cespe faz muito isso. 

  • Em redes convencionais, o rótulo MPLS, é uma parte extra colocada no cabeçalho IP, chamado de shim header, sendo inserido entre o cabeçalho IP e o cabeçalho da camada de enlace, denominado de encapsulamento genérico. (slide do W. Cunha)

  • MPLS (multiprotocol label switching) é um exemplo de serviço orientado a conexão em que os pacotes IP são inseridos em um cabeçalho MPLS com um rótulo 


    Por partes:MPLS é orientado a conexão sim e para isso é preciso de circuitos virtuais e o tanenbaum deixa bem claro isso.Agora dizer que pacotes IP são inseridos em um cabeçalho MPLS é que deixa errado, o que acontece é o inverso, o MPLS é acrescentado na frente do cabeçalho IP por quê? Porque os pacotes IP não são projetados para circuitos virtuais, não existe um campo disponível para números de circuito virtual dentro do cabeçalho IP e por esse motivo que o cabeçalho MPLS é inserido nele.bons estudos!
  • Breno, independente do q vc acha....concordamos com uma coisa: o gabarito ta errado!!!

    Logo, nao ha duvida quanto a isso, certo?