-
A legalidade dos procedimentos do projetos e responsabilidade do gerente de projetos
-
Resposta: Errado
"O gerente de projetos não tem autoridade nem competência para determinar a legalidade dos procedimentos da empresa. OBS.: Há uma distinção importante entre práticas e procedimentos. Todas as práticas antiéticas devem ser comunicadas. Por exemplo, um gerente de projetos deve comunicar um ato de fraude. A fraude não é um procedimento da empresa (normalmente). Porém, um gerente de projetos não está em posição de determinar se os procedimentos da empresa cumprem as leis existentes"
Fonte: www.simuladopmp.com.br/demoflash/w17190506.xml
-
Vejamos o que diz o PMBOK 5 (pag. 15):
"1.7 Papel do gerente de projetos
O gerente de projetos é a pessoa alocada pela organização executora para liderar a equipe responsável por alcançar os objetivos do projeto. O papel do gerente de projetos é diferente de um gerente funcional ou gerente de operações. Normalmente, o gerente funcional se concentra em proporcionar a supervisão de gerenciamento operações de negócios."
Assim, o projeto pode até ter sido motivado por uma necessidade vinculada à legalidade. E nesse sentido, o GP deve garantir que a legalidade dos procedimentos no escopo do projeto sejam atendida. Mas, a questão torna-se ERRADA ao ampliar o escopo da responsabilidade do GP para que o mesmo garanta a legalidade dos procedimentos da empresa como um todo, o que extrapola suas responsabilidades.
Espero ter ajudado!
-
Sua responsabilidade é de nível projeto;
Responsabilidades de nível programas ( formado por projetos), portfólios ( formado por programas e projetos) e organizacional é de responsabilidade do Escritório de Projetos ( PMO)
-
O PMBOK chega a definir quem é o responsável por avaliar a legalidade dos procedimentos da empresa?
-
2015
Conhecimento, desempenho e pessoal são competências exigidas dos gerentes de projetos para a realização de um gerenciamento de projeto eficaz.
Certa