-
O TOGAF separa uma arquitetura corporativa em quatro categorias, conforme abaixo:
-
Arquitetura de negócio
Descreve os processos que o negócio usa para cumprir suas metas;
-
Arquitetura de aplicativo
Descreve como aplicativos específicos são programados e como interagem;
-
Arquitetura de dados
Descreve como os armazenamentos de dados são organizados e acessados;
-
Arquitetura técnica
Descreve as infra-estruturas de hardware e software que suportam os aplicativos e suas interações.
Justificativa: A arquitetura do negócio está relacionada aos processos de negócio e não há tecnologia a ser utilizada.
-
Com o devido respeito, discordo da justificativa apresentada pelo colega Pedro Pereira.
A ADM visa sim desenvolver a arquitetura da tecnologia. No entanto, ela não visa somente isso. A arquitetura de tecnologia é apenas uma das fases (mais precisamente a Fase D, Capítulo 12, pág. 119 do documento). Mesmo que a banca não tenha acrescentado o termo exclusivamente, esse ponto pode ser interpretado como um erro.
Mas o erro principal, na minha visão, reside na afirmação de que a "arquitetura da tecnologia" (...) "formará a base para a implementação do trabalho".
Referência:
"5.1
ADM Overview
The
TOGAF ADM is the result of continuous contributions from a large number of
architecture practitioners.
It describes a method for developing and managing the lifecycle of an enterprise architecture,
and forms the core of TOGAF. It integrates elements of TOGAF described in this document
as well as other available architectural assets, to meet the business and IT
needs of an
organization."
-
O TOGAF é um framework de arquitetura corporativa. A arquitetura é modelada em quatro domínios: negócios, aplicação, dados e tecnologia.
A arquitetura de negócio do ADM visa desenvolver a arquitetura de negócio que descreve como a organização precisa operar para atingir objetivos de negócio.
Fonte: http://pubs.opengroup.org/architecture/togaf9-doc/arch/chap08.html
-
Adicionando.....
Arquitetura de negócio direciona o desenvolvimento das arquiteturas de tecnologia e de dados (essa, por sua vez, direciona as arquiteturas de aplicação e tecnologia). Ou seja, a arquitetura de negócio que "formará a base para a implementação do trabalho".
-
Sim, a afirmativa está completamente errada em vários aspectos. Não faz o menor sentido, mas é preciso ter atenção, pois
TOGAF ADM describes a method for developing and managing the lifecycle of an enterprise architecture, and forms the core of TOGAF.
Todas as "arquiteturas" são cobertas por esse método.
Material oficial (a partir da pag 43)
-
Fase B – Arquitetura de Negócio: Nesta fase, documentamos os estados atual e futuro (alvo desejado) dos Processos de Negócio da Organização. Equivale à elaboração da segunda linha do Zachman Framework, assim como a Fase A nos permitiu construir a primeira linha deste mesmo framework. O resultado da fase é o detalhamento das necessidades em termos de processos de negócio para atender às metas estratégicas, bem como um gap analysis que nos diz qual é a distância entre nossa situação atual (AS-IS) e a arquitetura em que queremos chegar (TO-BE).
-
Usei uma forma de pensar que acredito ser mais simples pra resolver a questão. O ADM possui 8 fases. A fase B é voltada para a arquitetura do negócio, enquanto a fase D, Arquitetura Tecnológica é voltada ao desenvolvimento da arquitetura tecnológica, simples assim. Abcs!