SóProvas



Questões de TOGAF


ID
1055773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com referência à gestão de projetos com Scrum e ao desenvolvimento de arquitetura corporativa em TOGAF, julgue os itens que se seguem.

A fase de arquitetura do negócio do ADM (Architecture Development Method) visa desenvolver a arquitetura da tecnologia que formará a base para a implementação do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • O TOGAF separa uma arquitetura corporativa em quatro categorias, conforme abaixo:


    1. Arquitetura de negócio

      Descreve os processos que o negócio usa para cumprir suas metas;

    2. Arquitetura de aplicativo

      Descreve como aplicativos específicos são programados e como interagem;

    3. Arquitetura de dados

      Descreve como os armazenamentos de dados são organizados e acessados;

    4. Arquitetura técnica

      Descreve as infra-estruturas de hardware e software que suportam os aplicativos e suas interações.


    Justificativa: A arquitetura do negócio está relacionada aos processos de negócio e não há tecnologia a ser utilizada.

  • Com o devido respeito, discordo da justificativa apresentada pelo colega Pedro Pereira.

    A ADM visa sim desenvolver a arquitetura da tecnologia. No entanto, ela não visa somente isso. A arquitetura de tecnologia é apenas uma das fases (mais precisamente a Fase D, Capítulo 12, pág. 119 do documento). Mesmo que a banca não tenha acrescentado o termo exclusivamente, esse ponto pode ser interpretado como um erro.

    Mas o erro principal, na minha visão, reside na afirmação de que a "arquitetura da tecnologia" (...) "formará a base para a implementação do trabalho".

    Referência:

    "5.1 ADM Overview

    The TOGAF ADM is the result of continuous contributions from a large number of architecture practitioners. It describes a method for developing and managing the lifecycle of an enterprise architecture, and forms the core of TOGAF. It integrates elements of TOGAF described in this document as well as other available architectural assets, to meet the business and IT needs of an organization."

  • O TOGAF é um framework de arquitetura corporativa. A arquitetura é modelada em quatro domínios: negócios, aplicação, dados e tecnologia.


    A arquitetura de negócio do ADM visa desenvolver a arquitetura de negócio que descreve como a organização precisa operar para atingir objetivos de negócio.


    Fonte: http://pubs.opengroup.org/architecture/togaf9-doc/arch/chap08.html

  • Adicionando.....


    Arquitetura de negócio direciona o desenvolvimento das arquiteturas de tecnologia e de dados (essa, por sua vez, direciona as arquiteturas de aplicação e tecnologia). 

    Ou seja, a arquitetura de negócio que "formará a base para a implementação do trabalho".
  • Sim, a afirmativa está completamente errada em vários aspectos. Não faz o menor sentido, mas é preciso ter atenção, pois

    TOGAF ADM describes a method for developing and managing the lifecycle of an enterprise architecture, and forms the core of TOGAF.

    Todas as "arquiteturas" são cobertas por esse método.

    Material oficial (a partir da pag 43)

  • Fase B – Arquitetura de Negócio: Nesta fase, documentamos os estados atual e futuro (alvo desejado) dos Processos de Negócio da Organização. Equivale à elaboração da segunda linha do Zachman Framework, assim como a Fase A nos permitiu construir a primeira linha deste mesmo framework. O resultado da fase é o detalhamento das necessidades em termos de processos de negócio para atender às metas estratégicas, bem como um gap analysis que nos diz qual é a distância entre nossa situação atual (AS-IS) e a arquitetura em que queremos chegar (TO-BE).

  • Usei uma forma de pensar que acredito ser mais simples pra resolver a questão. O ADM possui 8 fases. A fase B é voltada para a arquitetura do negócio, enquanto a fase D, Arquitetura Tecnológica é voltada ao desenvolvimento da arquitetura tecnológica, simples assim. Abcs!


ID
1055776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com referência à gestão de projetos com Scrum e ao desenvolvimento de arquitetura corporativa em TOGAF, julgue os itens que se seguem.

O Scrum é um processo ágil que prioriza a entrega de maior valor de negócio no menor tempo.

Alternativas
Comentários
  • A figura do Product Owner, que também faz prte da equipe de desenvolvimento, é responsável por priorizar os itens do backlog do produto para realização nas Sprints. Os itens que entregam maior valor devem ser entregues primeiro.

  • Scrum não seria um framework ao invés de processo?

  • Definição do Scrum:

    Scrum não é um processo ou uma técnica para construir produtos; em vez disso, é um framework dentro do qual você pode empregar váriosprocessos ou técnicas.

    Fonte: Scrum Guide 2013

    Marquei a opção como errada pois "Scrum não é um processo". Bola pra frente para entender como a banca pensa sobre o assunto.
  • na verdade ele é um framework de processos

     

     

    Framework de processo dentro do qual podem ser empregados processos e técnicas variadas.

    NÃO é um processo para construir produtos , mas sim um framework no qual pode ser imposto vários processos e técnicas


ID
1055779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com referência à gestão de projetos com Scrum e ao desenvolvimento de arquitetura corporativa em TOGAF, julgue os itens que se seguem.

Além de padronizar um método para o desenvolvimento de uma arquitetura empresarial, também é objetivo do TOGAF garantir a reutilização de ativos de processos.

Alternativas
Comentários
  • 1.5.4 O Continuum Corporativo

    O Continuum Corporativo fornece um modelo para estruturar um repositório virtual e fornece métodos para classificar artefatos

    de arquitetura e de solução, mostrando como os diferentes tipos de artefatos se desenvolvem e como eles podem ser alavancados e

    reutilizados. Ele é baseado em arquiteturas e soluções (modelos, padrões, descrições de arquitetura, etc.) que existem dentro da organização e do segmento da indústria em geral e que a organização reuniu para uso no desenvolvimento de suas arquiteturas.


ID
1669117
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O ADM é um componente do TOGAF 9 que é

Alternativas
Comentários
  • Architecture Development Method

    The Architecture Development Method (ADM) is applied to develop an enterprise architecture which will meet the business and information technology needs of an organization. It may be tailored to the organization's needs and is then employed to manage the execution of architecture planning activities.

    The process is iterative and cyclic. Each step checks with Requirements. Phase C involves some combination of both Data Architecture and Applications Architecture. Additional clarity can be added between steps B and C in order to provide a complete information architecture.

    Performance engineering working practices are applied to the Requirements phase, and to the Business Architecture, Information System Architecture, and Technology architecture phases. Within Information System Architecture, it is applied to both the Data Architecture and Application Architecture.

  •  a) uma definição estruturada das organizações, competências, funções e responsabilidades. (FRAMEWORK DE CAPACIDADE)

     b) um modelo para a estruturação de um repositório virtual (ESTRUTURAS PARA CONTEÚDO DE ARQUITETURA)

     c) uma sequência iterativa de passos para desenvolver uma arquitetura para toda a empresa. (ADM - ALTERNATIVA CORRETA)

     d) um conjunto de métodos para a classificação de artefatos de arquitetura e de solução. (ENTERPRISE CONTINUUM)

     e) um modelo detalhado de produtos de trabalho de arquitetura tais como entregáveis e Blocos de Construção. (ESTRUTURAS PARA CONTEÚDO DE ARQUITETURA)

  • @Bruno Freixo, 19 de Maio de 2016, às 23h57

     b) um modelo para a estruturação de um repositório virtual (ENTERPRISE CONTINUUN)

    http://www.vanharen.net/Samplefiles/9789087537098SMPL.pdf

  • Só corrigindo o comentário sobre a Letra E do Bruno Feixo:

    e) um modelo detalhado de produtos de trabalho de arquitetura tais como entregáveis e Blocos de Construção. 

    (Parte IV - Framework de Conteúdo de Arquitetura)


ID
1731115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca de governança e gestão de TI, julgue o seguinte item.

O método de desenvolvimento da arquitetura, que integra aparte II de um documento TOGAF, o qual é dividido em sete partes, fornece uma introdução geral dos principais conceitos de arquitetura corporativa e contém definições de termos e notas de atualização, com detalhamento de mudanças entre versões.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errada

    A parte que fornece uma introdução geral dos principais conceitos de arquitetura corporativa e contém definições de termos e notas de atualização é a parte I.

    -->

    O conteúdo do TOGAF está estruturado em sete partes:

    - Introdução, que compreende conceitos básicos sobre arquitetura corporativa, o próprio TOGAF, terminologia e expressões adotadas;
    - O método para o desenvolvimento de arquiteturas (ADM – Architecture Development Method);
    - Técnicas e diretrizes associadas ao ADM;
    - Estruturas para conteúdos de arquitetura;- Ferramentas e o Enterprise Continuum;
    - Modelos de referência;
    - Framework das capacidades de arquitetura.

    De forma resumida, o ADM é um método para o desenvolvimento e manutenção de arquiteturas corporativas. O framework das capacidades de arquitetura contempla os atores e papéis que operarão o ADM, o qual é suportado por técnicas e diretrizes, que produzirão o conteúdo a ser armazenado em um repositório (estruturas para conteúdos de arquitetura), sendo esse conteúdo classificado de acordo com o Enterprise Continuum. O repositório é inicialmente populado com modelos de referência, tais como o TRM (Technical Reference Model) e o III-RM (Integrated Information Infrastructure Reference Model), que fazem parte do TOGAF.


    Fonte: https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/tlcbr/entry/togaf?lang=en

  • O TOGAF é gigante. Não é documento para concurseiro ler. Devemos ficar com sumário, conceitos básicos, entendimento superficial. Descrevendo os títulos dos capítulos das duas primeiras partes, têm-se:


    Part I Introduction

    Chapter 1 Introduction

    Chapter 2 Core Concepts

    Chapter 3 Definitions

    Chapter 4 Release Notes


    Part II Architecture Development Method (ADM)

    Chapter 5 Introduction

    Chapter 6 Preliminary Phase

    Chapter 7 Phase A: Architecture Vision

    Chapter 8 Phase B: Business Architecture

    Chapter 9 Phase C: Information Systems Architectures

    Chapter 10 Phase C: Information Systems Architectures — Data Architecture

    Chapter 11 Phase C: Information Systems Architectures — Application Architecture

    Chapter 12 Phase D: Technology Architecture

    Chapter 13 Phase E: Opportunities & Solutions

    Chapter 14 Phase F: Migration Planning

    Chapter 15 Phase G: Implementation Governance

    Chapter 16 Phase H: Architecture Change Management

    Chapter 17 ADM Architecture Requirements Management


    Part III ADM Guidelines and Techniques

    Part IV Architecture Content Framework

    Part V Enterprise Continuum and Tools

    Part VI TOGAF Reference Models

    Part VII Architecture Capability Framework

    Part VIII Appendices

  • Prezados,

    Lendo a questão de outra forma, vemos que ela afirma que as definições de termos e notas de atualização estão na parte II do TOGAF, o que está errado, visto que eles estão na parte 1.

    Portanto a questão está errada.


  • Gabarito Errado. A questão está tratando da Parte I da estrutura do documento TOGAF

    Parte I: Introdução - Esta parte fornece uma introdução de alto nível aos principais conceitos de arquitetura empresarial e, em particular, à abordagem do TOGAF. Ele contém as definições de termos usados no TOGAF e notas de lançamento detalhando as mudanças entre esta versão e a versão anterior do TOGAF.

    TOGAF TM Version 9 – A Pocket Guide

  • Gabarito Errado. A questão está tratando da Parte I da estrutura do documento TOGAF

    Parte I: Introdução - Esta parte fornece uma introdução de alto nível aos principais conceitos de arquitetura empresarial e, em particular, à abordagem do TOGAF. Ele contém as definições de termos usados no TOGAF e notas de lançamento detalhando as mudanças entre esta versão e a versão anterior do TOGAF.

    TOGAF TM Version 9 – A Pocket Guide


ID
1731127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca de governança e gestão de TI, julgue o seguinte item.

TOGAF é um framework de arquitetura dividido em quatro subconjuntos da arquitetura corporativa: negócios, dados, aplicativos e tecnologia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.


    "[..]

    Atualmente na versão 9.1, publicada em Dezembro de 2011, o TOGAF se baseia em um processo iterativo, reutilizável, cíclico e suportado pelas melhores práticas de modelagem envolvidas nas atividades fim ou meio de uma organização, compreendendo quatro tipos de arquitetura que são comumente aceitas como subconjuntos de uma arquitetura corporativa, a saber: negócios, dados, aplicações e tecnologia.

    [..]"


    Fonte: https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/tlcbr/entry/togaf?lang=en

  • Aplicações X Aplicativos: sinônimos ou termos convergentes?

  • Prezados,

    O TOGAF é organizado em 4 domínios de arquitetura :
    Negócios
    Dados
    Aplicativos
    Tecnologia

    Portanto a questão está correta.


    Fonte : http://pubs.opengroup.org/architecture/togaf9-doc/...

  • O TOGAF 9 abrange o desenvolvimento de quatro tipos de arquitetura. Estes quatro tipos de arquitetura são comumente aceitos como subconjuntos de uma arquitetura corporativa global.

    Arquitetura de negócios: A estratégia de negócios, governança, organização e principais negócios processos.

    Arquitetura de dados: A estrutura dos ativos de dados lógicos e físicos de uma organização.

    Arquitetura de aplicativos: Um modelo para os sistemas de aplicativos individuais a serem implantados, suas interações e seus relacionamentos com os principais processos de negócios da organização.

    Arquitetura de tecnologia: Os recursos lógicos de software e hardware necessários para suportar a implantação de serviços de negócios, dados e aplicativos. Isso inclui TI infra-estrutura, middleware, redes, comunicações, processamento e padrões.

    TOGAF TM Version 9 – A Pocket Guide

  • O TOGAF 9 abrange o desenvolvimento de quatro tipos de arquitetura. Estes quatro tipos de arquitetura são comumente aceitos como subconjuntos de uma arquitetura corporativa global.

    Arquitetura de negócios: A estratégia de negócios, governança, organização e principais negócios processos.

    Arquitetura de dados: A estrutura dos ativos de dados lógicos e físicos de uma organização.

    Arquitetura de aplicativos: Um modelo para os sistemas de aplicativos individuais a serem implantados, suas interações e seus relacionamentos com os principais processos de negócios da organização.

    Arquitetura de tecnologia: Os recursos lógicos de software e hardware necessários para suportar a implantação de serviços de negócios, dados e aplicativos. Isso inclui TI infra-estrutura, middleware, redes, comunicações, processamento e padrões.

    TOGAF TM Version 9 – A Pocket Guide


ID
1770247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente os domínios de arquitetura suportados pelo TOGAF 9.1 e que são comumente aceitos como subconjuntos de uma arquitetura global da organização.

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura é tipicamente modelada em quatro níveis ou domínios: Negócios (Business), Aplicação (Application), Dados (Data) e Tecnologia (Technology).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/TOGAF

  • Letra E

    NEGA DATE

    NEGócios

    Aplicação

    DAdos

    TEcnologia

  • O TOGAF 9 abrange o desenvolvimento de quatro tipos de arquitetura. Estes quatro tipos de arquitetura são comumente aceitos como subconjuntos de uma arquitetura corporativa global.

    Arquitetura de negócios: A estratégia de negócios, governança, organização e principais negócios processos.

    Arquitetura de dados: A estrutura dos ativos de dados lógicos e físicos de uma organização.

    Arquitetura de aplicativos: Um modelo para os sistemas de aplicativos individuais a serem implantados, suas interações e seus relacionamentos com os principais processos de negócios da organização.

    Arquitetura de tecnologia: Os recursos lógicos de software e hardware necessários para suportar a implantação de serviços de negócios, dados e aplicativos. Isso inclui TI infra-estrutura, middleware, redes, comunicações, processamento e padrões.

    TOGAF TM Version 9 – A Pocket Guide

  • O TOGAF 9 abrange o desenvolvimento de quatro tipos de arquitetura. Estes quatro tipos de arquitetura são comumente aceitos como subconjuntos de uma arquitetura corporativa global.

    Arquitetura de negócios: A estratégia de negócios, governança, organização e principais negócios processos.

    Arquitetura de dados: A estrutura dos ativos de dados lógicos e físicos de uma organização.

    Arquitetura de aplicativos: Um modelo para os sistemas de aplicativos individuais a serem implantados, suas interações e seus relacionamentos com os principais processos de negócios da organização.

    Arquitetura de tecnologia: Os recursos lógicos de software e hardware necessários para suportar a implantação de serviços de negócios, dados e aplicativos. Isso inclui TI infra-estrutura, middleware, redes, comunicações, processamento e padrões.

    TOGAF TM Version 9 – A Pocket Guide


ID
2104768
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O Método de Desenvolvimento da Arquitetura − ADM do TOGAF é continuamente conduzido por um processo que concerne em uma declaração quantitativa das necessidades do negócio que devem ser cumpridas por uma determinada arquitetura ou pacote de trabalho. Trata-se 

Alternativas
Comentários
  • Não conhço o TOGAF de forma aprofundada, mas esse trecho deixa claro: "uma declaração quantitativa das necessidades do negócio que devem ser cumpridas".

     

    Requisitos, GABARITO B 

  • ADM analisa o processo de gerenciamento de requisitos de ARQUITETURA e a realização de um “ciclo” para o desenvolvimento da arquitetura CORPORATIVA.

    Complemento

    O ciclo é organizado em fases que “giram” em torno do gerenciamento de requisitos. Contendo uma “fase preliminar” e mais 08 fases.

    Fase A – Visão da Arquitetura

    Fase B – Arquitetura de Negócio

    Fase C – Arquitetura de Sistemas de Informação

    Fase D – Arquitetura Tecnológica

    Fase E – Soluções e Oportunidades

    Fase F – Planejamento de Migração

    Fase G – Implementação da Governança

    Fase H – Gestão da Mudança de Arquitetura 


ID
2376793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em determinado órgão, foi solicitado ao analista de T I uma avaliação das seguintes ações a serem implantadas na área de T I:
I framework para implantação da interoperabilidade entre arquiteturas e componentes;
II metodologia do desempenho de processos para melhora do desempenho do negócio;
III framework para fornecimento de métodos e ferramentas de avaliação da produção de arquitetura empresarial;
IV metodologia para prover aos clientes um conjunto de melhores práticas que aprimorem sua capacidade em relação às atividades de sourcing.
Considerando as informações dessa situação hipotética, é correto afirmar que a implantação do TOGAF atende ao descrito

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra D. Estão corretas I e III. 

     

    The Open Group Architecture Framework (TOGAF) é um framework de arquitetura corporativa que provê uma abordagem global ao design, planejamento, implementação e governança de uma arquitetura corporativa. 

     

    A arquitetura é tipicamente modelada em quatro níveis ou domínios: Negócios (Business), Aplicação (Application), Dados (Data) e Tecnologia (Technology). Um conjunto de arquiteturas base é fornecido para permitir que a equipe de arquitetura vislumbre o estado futuro e atual da arquitetura.

     

  • Caraca, achei que a opção I fosse SOA e descartei. A opção III eu tinha certeza já.

  • O TOGAF é uma ferramenta para auxiliar na aceitação, produção, uso e manutenção de arquiteturas (III). Baseia-se em um modelo de processo iterativo apoiado por melhores práticas e um conjunto utilizável de ativos de arquitetura existentes (I).

    TOGAF TM Version 9 – A Pocket Guide

  • O TOGAF é uma ferramenta para auxiliar na aceitação, produção, uso e manutenção de arquiteturas (III). Baseia-se em um modelo de processo iterativo apoiado por melhores práticas e um conjunto utilizável de ativos de arquitetura existentes (I).

    TOGAF TM Version 9 – A Pocket Guide

  • TOGAF -> Framework -> I e III


ID
2518066
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

“It provides methods for classifying architecture and solution artifacts, both internal and external to the Architecture Repository, as they evolve from generic Foundation Architectures to Organization-Specific Architectures.

It enables the architect to articulate the broad perspective of what, why, and how the enterprise architecture has been designed with the factors and drivers considered. It is an important aid to communication and understanding, both within individual enterprises, and between customer enterprises and vendor organizations. Without an understanding of ‘where in the continuum you are’, people discussing architecture can often talk at cross-purposes because they are referencing different points in the continuum at the same time, without realizing it.

It enables the organization of reusable architecture artifacts and solution assets to maximize the enterprise architecture investment opportunities.

The simplest way of thinking of it is as a view of the repository of all the architecture assets. It can contain architecture descriptions, models, building blocks, patterns, viewpoints, and other artifacts - that exist both within the enterprise and in the IT industry at large, which the enterprise considers to have available for the development of architectures for the enterprise.”

      (Source: http://pubs.opengroup.org/architecture/togaf9-doc/arch/chap39.html).


Considering The Open Group Architecture Framework − TOGAF, the text describes the 

Alternativas

ID
2743129
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considere os princípios básicos de um método de desenvolvimento arquitetural, a seguir.
• É um método iterativo que envolve a reutilização de ativos e a tomada de novas decisões a cada iteração; e
• As decisões são baseadas na competência, na disponibilidade de recursos e no valor acumulado para a empresa.
Os princípios apresentados são básicos para o framework de arquitetura

Alternativas
Comentários
  • The Open Group Architecture Framework (TOGAF) é um framework de arquitetura corporativa que provê uma abordagem global ao design, planejamento, implementação e governança de uma arquitetura corporativa[2].

    A arquitetura é tipicamente modelada em quatro níveis ou domínios: Negócios (Business), Aplicação (Application), Dados (Data) e Tecnologia (Technology). Um conjunto de arquiteturas base é fornecido para permitir que a equipe de arquitetura vislumbre o estado futuro e atual da arquitetura.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/TOGAF


ID
2763166
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A arquitetura corporativa ajuda a identificar lacunas entre o estado atual e o estado desejado pela organização, e o TOGAF busca acelerar o ciclo de desenvolvimento dessa arquitetura. O TOGAF 9.1

Alternativas
Comentários
  • TOGAF 9.1 --> baseia-se em quatro domínios de arquitetura. Para cumprir com o escopo previsto nos domínios da arquitetura, aplica-se o TOGAF-ADM: The Open Group Architecture Framework − Architecture Development Model.

  • Só uma correção: TOGAF-ADM (Architecture Development Method)

  • Letra A.

    A arquitetura é tipicamente modelada em 4 níveis ou dominios: Negócios (Business), Aplicaçao (Application), Dados (data) e Tecnologia (Technology).


ID
2810029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca da gestão ágil de projetos com Scrum, de DevOps e da arquitetura corporativa (TOGAF), julgue o próximo item.


A estrutura modular do padrão TOGAF viabiliza a sua adoção incremental, dilui o impacto das mudanças na organização e propicia evolução gradual da usabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Poxa... "propicia evolução gradual da usabilidade"

    Essa foi para quebrar a estrutura.

  • Visão geral do TOGAF

    Como outros frameworks de gerenciamento de TI, o TOGAF ajuda as empresas a alinharem as metas de TI com as metas gerais de negócios, ao mesmo tempo em que ajuda a organizar os esforços de TI entre departamentos. Auxilia a definir e organizar os requisitos antes do início de um projeto, mantendo o processo em movimento rapidamente com poucos erros.

    O Open Group afirma que o TOGAF se destina a:

    - Garantir que todos falem o mesmo idioma

    - Evitar o aprisionamento de soluções proprietárias padronizando métodos abertos para arquitetura corporativa

    - Economizar tempo e dinheiro e utilizar recursos de maneira mais eficaz

    - Obter ROI demonstrável


ID
2857510
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O Architecture Development Method (ADM) do TOGAF estabelece uma metodologia para o desenvolvimento e manutenção da arquitetura, possuindo no centro do seu modelo de representação

Alternativas
Comentários
  • a) o estado atual e o desejado

    b) está localizado no item G do modelo de representação do TOGAF, agora o detalhamento não tenho AINDA.

    c) está localizado no item H do modelo de representação do TOGAF, agora o detalhamento não tenho AINDA.

    d) alternativa correta, veja no modelo de representação, pode ser no wikipédia, "requirements" é o centro, onde conversa com todos os outros processos/fases.

    e) está localizado no item E do modelo de representação do TOGAF, agora o detalhamento não tenho AINDA.

  • Togaf, centro, gestão de requisitos.


ID
2985628
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No TOGAF, o Enterprise Continuum é o continuum externo que classifica os ativos relacionados ao contexto da Arquitetura Corporativa geral. As classes de ativos deste continuum podem influenciar as arquiteturas, mas não são usadas diretamente durante o desenvolvimento da arquitetura do ADM. O Enterprise Continuum contém duas especializações:


I. Oferece uma maneira consistente de definir e compreender as regras, representações e relacionamentos genéricos em uma arquitetura, incluindo as relações de rastreabilidade e derivação. Representa uma estruturação de Blocos de Arquitetura (ABBs), que são ativos de arquitetura reutilizáveis. Os ABBs evoluem através de seu ciclo de vida de desenvolvimento, desde entidades abstratas e genéricas até ativos de Arquitetura Específica da Organização totalmente expressos. É uma ferramenta útil para descobrir semelhanças e eliminar redundâncias desnecessárias.

II . Define o que está disponível no ambiente organizacional como Solution Building Blocks (SBBs) reutilizáveis. As soluções são resultados de acordos entre clientes e parceiros de negócios que implementam as regras e os relacionamentos definidos no espaço da arquitetura. Aborda as semelhanças e diferenças entre os produtos, sistemas e serviços dos sistemas implementados.


I e II correspondem, correta e respectivamente, a

Alternativas

ID
2990275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação a DevOps e TOGAF, julgue o seguinte item.

Em TOGAF, o Continuum Corporativo fornece os métodos para classificar artefatos de arquitetura quanto ao seu desenvolvimento, à sua alavancagem e à sua reutilização.

Alternativas
Comentários
  • O Enterprise Continuum fornece um modelo para estruturar um repositório virtual e fornece métodos para classificar artefatos de arquitetura e solução, mostrando como os diferentes tipos de artefatos evoluem e como eles podem ser aproveitados e reutilizados.

    TOGAF TM Version 9 – A Pocket Guide

  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3173206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O TOGAF ADM, um método de desenvolvimento de arquiteturas corporativas do TOGAF, é constituído por um ciclo de desenvolvimento que contém um conjunto de fases iterativas, integradas pelo gerenciamento de requisitos e organizadas, inicialmente, pela fase preliminar, cujo escopo deve ser definido na fase de

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Etapas da fase Visão de Arquitetura:

    - Estabelecer o projeto de arquitetura;

    - Identificar partes interessadas, preocupações e requisitos de negócios;

    - Confirmar e elaborar objetivos, direcionadores e restrições de negócios;

    - Avaliar recursos;

    - Avaliar a prontidão para transformação de negócios;

    - Definir escopo;

    - Confirmar e elaborar princípios de arquitetura, incluindo princípios de negócios;

    - Desenvolver a visão da arquitetura;

    - Definir as proposições de valor e os KPIs da arquitetura de destino;

    - Identificar os riscos de transformação de negócios e atividades de mitigação;

    - Desenvolver Declaração de Trabalho de Arquitetura; aprovação segura;

    Fonte: The TOGAF Standard, Version 9.2, item 6.3, página 67


ID
3949645
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Arquitetos de solução estão diagramando Casos de Uso no padrão UML para explicar quais as funcionalidades que um novo sistema de informação terá para atender necessidades de um processo de negócio. Essa atividade de documentação de funcionalidades do software corresponde à fase de arquitetura do modelo TOGAF-ADM:

Alternativas

ID
4962439
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Conforme denominado no modelo que o TOGAF está projetado para suportar, NÃO se trata de um dos quatro domínios de arquitetura que são comumente aceitos como subconjuntos de uma arquitetura global da empresa a

Alternativas
Comentários
  • Network Architecture.


ID
4962649
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Um componente do modelo de arquitetura que descreve um único aspecto do modelo global, segundo o TOGAF, é

Alternativas
Comentários
  • Architecture Building Block.