-
Quanto mais camadas mais overhead teremos, isso acontece não só em arquitetura em camadas, mas também, no modelo TCP/IP por exemplo. Na prática, não necessariamente isso vai ocorrer (a degradação do desempenho), mas o que vale é a teoria, então por isso a questão esta certa. Não é bom nem lembrar de Martin Fowler sobre padrões arquiteturais corporativos:"Camadas extras podem prejudicar o desempenho. Em cada camada os dados precisam, tipicamente, ser transformados de uma representação para outra. O encapsulamento de uma função subjacente, no entanto, muitas vezes lhe dá ganhos de eficiência que mais do que compensam esse problema. Uma camada que controla transações pode ser otimizada e entao tornará tudo mais rápido"
-
Tem algum benchmark que prove isso? Essa afirmação é baseada em quê? Entendo que quando mais camadas mais processamentos, mas, daí a afirmar que quando mais camadas mais lento é um pouco demais!
-
Helen, como você mesma coloca a citação de Fowler "Camadas extras podem prejudicar o desempenho". A questão é taxativa: "Quanto maior for o número de camadas, menor será o desempenho". Logo, até que se prove (e note que não basta algum autor defender esta tese com base nas sua idéias, ela deve ser provada empiricamente) ser esta uma regra, a banca não pode afirmar.