SóProvas


ID
1057513
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

           A era do sustentável

       Provavelmente a única chance de salvar efetivamente as florestas tropicais e aqueles que lá vivem é encontrar uma forma para que elas possam coexistir com a lógica do mundo moderno, inclusive no Brasil. Ambientalistas do mundo inteiro reconhecem, no íntimo, que nesses países de enormes desigualdades sociais, onde estão as últimas florestas tropicais intactas, a pressão sobre os recursos naturais é grande e as formas de fiscalização das eventuais leis de proteção são muito frágeis.
       Esta lógica significa uma função econômica para a floresta, explorando-a sem destruí-la e sem exaurir seus recursos naturais. É nesta linha que o uso sustentado das florestas ganhou grande força na consciência dos formadores de opinião que defendem o meio ambiente.
       É também neste caminho que várias experiências e inúmeras pesquisas estão fervilhando no momento, pelo Brasil e pelo mundo afora. Aqui, vemos o trabalho nas reservas extrativistas, o fornecimento de matéria-prima para a indústria de cosméticos e farmacêutica, a exploração de madeira certificada.
       O conceito de uso sustentado dos recursos naturais vai muito além das florestas, para hoje estar incorporado a todas as atividades da humanidade. O ressiclar, reutilizar, substituir e otimizar deixaram de ser “moda” para se tornarem obrigação de quem deseja garantir a qualidade das futuras gerações.
        (Peter Milko)

O segmento do texto que mostra um erro ortográfico é:

Alternativas
Comentários
  • Letra E, errada.

    RECICLAR.

  • doeu na alma esse "ressiclar" kkkk

  • Eu sou ruim em ortografia, mas esta foi de doer os olhos.

  • Se colocarmos essa questão de acordo com a nova ortografia. Na opção c também teríamos uma palavra com a grafia errada. Atualmente matéria-prima não tem mais o hífen, sendo assim, matériaprima.


  • A forma correta de escrita da palavra é matéria-prima. As palavras matéria prima escritas sem hífen, estão erradas. Devemos utilizar o substantivo comum feminino matéria-prima sempre que quisermos referir alguma coisa que serve de base para a fabricação de outra coisa. É uma palavra composta por justaposição das palavras: matéria + prima. 


    Exemplos: 
    O leite é a principal matéria-prima de origem animal. 
    A indústria têxtil utiliza o algodão como matéria-prima. 
    Esta empresa é responsável pelo transporte das matérias-primas para as indústrias. 

    Esta dúvida surge por causa das alterações na hifenização das palavras compostas trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009. Segundo este acordo, o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio. 

    Assim, a palavra matéria-prima deverá continuar sendo escrita com hífen, bem como outras palavras como: arco-íris, decreto-lei, ano-luz, guarda-chuva, segunda-feira,…

    ----------

    Fonte: http://duvidas.dicio.com.br/materia-prima-ou-materia-prima/

  • ressiclar doeu até nas vistas.

  • * ALTERNATIVA CERTA: "e".

    ---

    * OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

    1º) A questão é capciosa, pois colocou, na alternativa "a", um erro de concordância nominal, ao utilizar o pronome pessoal do caso reto "elas" para se referir a "florestas tropicais" (no feminino) e "aqueles que lá vivem" (no masculino). Nesse caso, deveria ter sido utilizado o pronome "eles", pois o gênero masculino prevalece. CONTUDO, NÃO HOUVE ERRO ORTOGRÁFICO!

    2º)  PRISCILA PIZOL, cuidado para não induzir os outros em erro, porque "[...]  o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio". Esse é o caso de matéria-prima. Logo, correta é a colocação do hífen. (FONTE: "http://duvidas.dicio.com.br/materia-prima-ou-materia-prima/").

    3º) Na alternativa "b", teria sido mais apropriada a utilização do pronome indicativo "esSe", para estabelecimento de relação anafórica (relação com o que foi dito anteriormente, no parágrafo imediatamente anterior). CONTUDO, NÃO HOUVE ERRO ORTOGRÁFICO!

    ---

    Avante!!!