SóProvas


ID
1060546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do que dispõe a Lei de Improbidade Administrativa e dos poderes da administração, julgue o item que se segue.

O poder de polícia administrativa, que se manifesta, preventiva ou repressivamente, a fim de evitar que o interesse individual se sobreponha aos interesses da coletividade, difere do poder de polícia judiciária, atividade estatal de caráter repressivo e ostensivo que tem a função de reprimir ilícitos penais mediante a instrução policial criminal.

Alternativas
Comentários
  • CERTA Polícia Judiciária, apenas pode ser exercida pelos organismos especializados que compõem a polícia e está ligada aos ilícitos penais.

    A polícia administrativa incide sobre bens, direitos e atividades, ao passo que, a polícia judiciária atua sobre as pessoas, individualmente ou indiscriminadamente. Porém, ambas exercem função administrativa, ou seja, atividade que buscam o interesse público.

    A polícia administrativa é exercida por órgãos administrativos de caráter fiscalizador, já a polícia judiciária, em razão de preparar a atuação da função jurisdicional penal, é exercida pela polícia civil ou militar.

    Segundo o ilustre Mestre Hely Lopes Meirelles, “poder de polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado” (Direito Municipal Brasileiro, 13ª ed., Malheiros, São Paulo: 2003, p. 449).

  • O gabarito deve ser modificado para ERRADO

    A primeira parte da questão está correta ao afirmar que “O poder de polícia administrativa, que se manifesta, preventiva ou repressivamente, a fim de evitar que o interesse individual se sobreponha aos interesses da coletividade”. Contudo, quando a questão menciona “polícia judiciária, atividade estatal de caráter repressivo e ostensivo que tem a função de reprimir ilícitos penais mediante a instrução policial criminal.” Está incorreto porque a polícia judiciária cuida da investigação de crimes, reunindo o conjunto probatório e repassando ao Poder Judiciário para aplicação da lei penal. Desse modo, o seu caráter não é ostensivo conforme afirma a questão. Inclusive a questão diz que cabe”reprimir ilícitos penais mediante a instrução policial criminal”. Ou seja, por meio do inquérito policial e não há uma caráter ostensivo desse procedimento.


    Questão ERRADA!!!

  • Entre os dois comentários apenas vou deixar aqui para caso de dúvidas

    RESPOSTA: CERTO!!!

  • Absurdo cometido pela banca Cespe/Unb. Extrapolou no seu mérito administrativo.

    Dois erros gritantes. 

    1º) Polícia judiciária não é ostensiva. Tal postura tomada de caracterizar as instituições, pelas PC's e PF, são de cunho de publicidade do governo e não estatal (mostrar investimentos). Polícia judiciária tinha que ser velada. Nesse sentido a própria CF estabeleceu que ostensividade cabe as PM's.

    2º) Reprimir ilícitos penais mediante instrução policial criminal? PARA NÉ! Peça administrativa reprimindo ou apurando?
    Quem reprimi o ilícito penal é o judiciário!

    Falta de norma regulamento e restringindo esse mérito administrativo, da nisso. E enquanto isso, muitos candidatos, que sabem e dominam o assunto, acabam sendo prejudicados por um peneira que a banca faz pra nota de corte ser coincidida com o número de vagas.

  • Também discordo do gabarito.

    O colega que comentou de forma a concordar com a resposta não foi claro em momento algum em sua justificativa, pois basicamente conceituou a polícia administrativa e não trouxe as informações que fundamentam a questão no que se diz respeito à polícia judiciária...

    Quer dizer então que a polícia judiciária somente tem caráter repressivo? Caso alguém possa ajudar de forma concreta eu agradeço. 

    Bons estudos!

  • Questão CERTA.

    Poder de polícia: Questões polêmicas.

    POLICIA ADMINISTRATIVA:

    ·  Ilícito administrativo

    ·  Preventiva (REGRA)

    ·  Repressiva (EXCEPCIONALMENTE)

    ·  Objeto: bens, direitos e atividades.

    ·  Titularidade: vários órgãos da administração.

    POLÍCIA JUDICIÁRIA:

    ·  Ilícito penal

    ·  Atuação repressiva (REGRA)

    ·  Preventiva (EXCEPCIONALMENTE)

    ·  Objeto: recai sobre a PESSOA

    ·  Titularidade: Corporações específicas. Ex.: PF e PC.

    OBS.: Até a PF desempenha a polícia administrativa as vezes quando expede passaportes.

    Bons estudos.


  • A questão está toda bem bonitinha, mas o ERRO se encontra na expressão "ostensivo". Todos sabemos que a polícia judiciária (policia civil e federal) não tem natureza ostensiva (1. Que se pode mostrar. 2. Que se faz para ser visto, conforme definição do dicionário - http://www.priberam.pt/dlpo/ostens%C3%ADvel).

    A atividade da POLÍCIA MILITAR, sim, possui natureza OSTENSIVA, pois os PM trabalham nas ruas, circulando, mostrando-se.

    A POLÍCIA CIVIL investiga e, por isso mesmo, não quer ser vista, não pode ser ostensiva.

  • Correto. 


    Art. 144, § 1º, I e II, da CF.

    I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;

    II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência. 

  • Questão realmente absurda, primeiro porque foi para concurso da Policia Civil, que naturalmente é a polícia judiciário nos Estados, e segundo porque colocou no mesmo balaio as atribuições das PM´s (polícia ostensiva) com as das PC´s. Essa foi f#!@...

  • DÚVIDA: 

    "O poder de polícia administrativa, que se manifesta, preventiva ou repressivamente..."


    Não seria a polícia administrativa que tem função ostensiva? A polícia judiciária não exerce tipicamente função ostensiva.

  • Embora o caráter OSTENSIVO não seja típico da polícia judiciária, ele está presente de forma EXCEPCIONAL, ou seja, em determinadas ocasiões, como por exemplo, uma viatura da Polícia Federal que está trafegando em uma de nossas fronteiras, flagra um caminhão transportando drogas para o território nacional. Nesta situação, embora a viatura não tenha sido acionada para uma ação específica (executar ordem de prisão), os agentes policiais, de forma OSTENSIVA e PREVENTIVA atuaram REPRIMINDO o tráfico de entorpecentes. 

  • Colegas,

    Não vejo conflito na questão. Interpretei ela da seguinte forma (basicamente):

    Polícia Judiciária: Regra é ter caráter repressivo. Excepcionalmente ela exerce sim um caráter ostensivo. Mais ainda: sobre a questão PC (ser repressiva) X PM (ser preventiva ou ostensiva), também não vejo conflito pensando da mesma maneira: regra - exceção.

    Ademais, não custa lembrar que a gloriosa PRF é uma polícia civil e que atua ostensivamente. Prof Leandro Macedo defende que, inclusive, teria competência investigativa no campo dos crimes de trânsito (o que faltaria a ela seria estrutura para essa investigação. Mas que, legalmente poderia, ele defende isso).

  • Apesar do termo "ostensivo", considerei a questão correta, pois, conforme descrito no dicionário, "ostensivo" têm como significado, dentre outros: Que ocorre de maneira intencional, feito de propósito. 
    Neste ponto, intencionalidade tem tudo a ver com o caráter repressivo, em regra, da Polícia Judiciária, pois a repressão é, por si só, necessariamente intencional. 

  • Com o máximo respeito aos colegas que pensam em sentido contrário, a questão foi, sim, prejudicada pelo termo "ostensivo". O enunciado não nos deu nenhuma margem para supormos que o examinador queria saber da exceção, e nao da regra, como se por exemplo colocasse a palavra "exclusivamente" antes do termo mencionado, como exempro que segue: 

    "...polícia judiciária, atividade estatal de caráter repressivo e exclusivamente ostensivo que tem a função de reprimir ilícitos penais mediante a instrução policial criminal"

    Pelo exposto, a questão levaria o candidato a erro e não poderia ser entendida como correta. 
  • Não vejo erro na questão ao falar que a polícia judiciária constitui uma atividade estatal  de caráter repressivo e ostensivo. 

    Ora, segundo Di Pietro a "polícia judiciária é privativa de corporações especializadas, tais quais a polícia civil e a polícia militar", e como sabemos o trabalho preponderante da polícia civil diz respeito à realização de atividades necessárias à apuração de ilícitos penais (repressivo) enquanto o da polícia militar é um policiamento preponderantemente ostensivo, já que tal modalidade de policiamento tem por objetivo principal atingir visibilidade à população proporcionando o desestímulo de infrações à e a sensação de segurança (prevenção contra infrações legais e profilaxia criminal), por demonstrar a força e a presença estatal, além de dar segurança aos próprios agentes em diligências (repressivo.)

  • Pessoal, eu fiz essa prova e errei essa questão. Depois disso, pesquisei um pouco e cheguei a uma conclusão. Percebi que para o Direito Administrativo há uma discussão sobre as diferenças da Policia Administrativa para a Polícia Judiciária. Enquanto esta atua na segurança pública de forma repressiva e ostensiva, aquela restringe direitos de propriedade e liberdade em função do interesse comum.

    Entretanto, essa Policia Judiciária se divide em duas no âmbito do Direito Penal: Polícia Judiciária (em sentido estrito), que são as que atuam por meio de investigações (PF, Civi's); e Polícia Ostensiva, que agem por meio do patrulhamento ostensivo (PM's, PRF, etc). 

    Dessa forma, como a questão é de Direito Administrativo, devemos considerar Polícia Judiciária no sentido amplo, como sendo de caráter repressivo e ostensivo, abrangendo todas as corporações de segurança pública. Foi a única conclusão que cheguei que me convenceu que a questão está realmente certa. O problema todo é o "Direito" e suas nomenclaturas às vezes ambíguas. 

  • Esta questão, na verdade, exige o máximo de atenção na interpretação do que fora exposto pelo examinador. Fácil de cair no erro desta questão, pois, principalmente, ao visualizar "ostensivo" referindo-se à polícia judiciária, tratamos logo de, euforicamente e certos da análise, considerarmos como errada a questão. Conquanto, se lermos com bastante atenção, existe um paralelismo entre vírgulas composto de regra e exceção. Exemplo disso, encontramos ao ler sobre o poder de polícia administrativa quando o examinador diz: "...polícia administrativa, que se manifesta, preventiva (REGRA) ou repressivamente (EXCEÇÃO)..."; ao discorrer sobre o poder de polícia judiciária segue a mesma linha de raciocínio: "...do poder de polícia judiciária, atividade estatal de caráter repressivo (REGRA) e ostensivo (EXCEÇÃO)...". Esta questão possui aparência de ser simples quando conseguimos visualizar posteriormente o que foi idealizado pelo elaborador antes de formalizar no papel o seu pensamento, mas antes disso ela é sim, com certeza, uma questão capciosa que induz muitos concurseiros bons ao erro.   

  • Enfim, é o CESPE...mas pelo seu histórico de questões referente ao assunto, a questão está correta!

    Vejam: CESPE - 2012, PC-AL - Agente
    Fundamentação da banca:
    "De fato, na comparação entre polícia administrativa e polícia judiciária, tem-se que a natureza preventiva e repressiva SE APLICA IGUALMENTE ÀS DUAS, razão pela qual se altera o gabarito de errado para CERTO" Entende-se que os dois tipos de polícia são dotados de tais características, independentemente de ser exceção ou regra, pois nessa questão, não houve avaliação de tal mérito.
    A questão que estamos debatendo segue essa mesma linha supracitada, concordam?
    OBS: Desculpe companheiro Tiago Pitts, mas discordo da sua interpretação da questão, ok, acertou, isso é o que importa, mas a fundamentação tenho quase a certeza que não é essa! Não dá pra inferirmos o mérito de exceção ou regra COM BASE NA LITERALIDADE DA QUESTÃO, COM BASE NO QUE O AVALIADOR AFIRMA. Até porque, há uma CONJUNÇÃO "OU" DE CARÁTER INCLUSIVO ("...preventiva OU repressivamente..") e uma CONJUNÇÃO ADITIVA "E" ("...repressivo e ostensivo..."). Diante de tal valoração das conjunções, como se inferirá quem é exceção ou regra?
    Para o alto e AVANTE!!!!
  • Apenas faltou essa Questão tola, dizer que queria a exceção e não a regra.Assim todos acertariam e sairiam rindo daqui ! 

    Ostensiva ( exceção) 
  • POLÍCIA ADMINISTRATIVA 


    ---> atuação voltada para as atividades das pessoas 

    ---> relaciona-se com os valores informadores dos interesses gerais, convenientes

    ---> é inerente a toda Administração Pública, possuindo, dessa forma, um caráter mais fiscalizador



    POLÍCIA JUDICIÁRIA


    ---> atuação predominantemente voltada para pessoas

    ---> preparatória para repressão penal

    ---> relaciona-se com os valores contidos na liberdade de ir e vir

  • CERTO. O Poder de polícia administrativa possui natureza predominantemente PREVENTIVA e incide sobre BENS, DIREITOS e PESSOAS, possuindo sanções administrativas. Já o Poder de polícia judiciária, possui natureza predominantemente REPRESSIVA, incidindo SOMENTE sobre as PESSOAS e possui sanções criminais.

  • Por favor, alguém poderia me explicar o que exatamente seria: Instrução policial criminal. Porque eu confundi com instrução processual penal, então errei a questão...

    Agradeço!

  • Cuida-se de questão cujo gabarito é bastante discutível, para dizer o mínimo. Vejamos:

    Não há qualquer imprecisão técnica na primeira parte da afirmativa, ao pretender caracterizar a polícia administrativa. O problema surge na segunda parte, quando a Banca propôs-se a oferecer os contornos da polícia judiciária, mais precisamente quando afirmou que se trata de atividade de caráter ostensivo, o que não é verdade. A polícia judiciária caracteriza-se por preparar a atuação da função jurisdicional penal, sendo exercida, precipuamente, pelas Polícias Civil e Federal. A dúvida poderia surgir no que respeita à Polícia Militar. É sabido que esta última também exerce função de polícia judiciária quando investiga crimes militares de sua esfera de competência, instruindo, por conseguinte, os respectivos inquéritos policiais militares. Ao lado de tal possibilidade, é certo, também, que a Polícia Militar exerce papel de vigilância ostensiva, patrulhando as ruas, exercendo, em suma, a função de prevenir a violação da ordem pública. No entanto, quando assim atua, não está agindo como polícia judiciária, e sim como polícia administrativa, porquanto não se cuida de função destinada à instrução processual penal.

    Por tais razões, reputo que a afirmativa está errada, de maneira que o gabarito oficial deveria ter sido invertido, mas não o foi, lamentavelmente.





  • Junior Lourenço, instrução policial nada mais é do que o procedimento policial (investigação criminal)

  • A polícia administrativa é inerente a toda Administração Pública. Já a polícia judiciária é inerente apenas à polícia civil e a polícia federal.

  •      POLÍCIA ADMINISTRATIVA                                                 POLÍCIA JUDICIÁRIA 


    ●  Incide sobre Bens ,Direitos e Atividades.                                ●  Incide somente sobre pessoas.
    ●  Possui foma Preventiva e Repressiva.                                     ●  Possui apenas foma Repressiva.
    ●  Combate ilícitos Administrativos.                                            ●  Surge-se contra a prática de delitos penais.
    ●  Início e enceramento na âmbito Adm.                                    ●  Voltada para o desempenho da administração Jurisdicional. 
    ●  ex.: Polícia Militar                                                                   ●  ex.: Polícia Civil 


    GABARITO CERTO
  • Polícia JUDICIÁRIA: OSTENSIVO??????????????????????????????

  • Poisé HUgo, nao entendi esse ostensiva da PC.... até entendo a preventiva da Polícia Federal, afinal está em seu dever constitucional, mas a prova se tratava para Polícia Civil, aí nao vejo onde se falar em prevenção e muito menos Ostentação.... MAs hoje em dia toda polícia Civil tem um setor interno até que Ostensivo, como a PM tbm investigativo, ai fode toda a cabeça do concursando!!!! Boa sorte a todos e vamos p guerra!!!!

  • Foda! como pode a cespe desconstruir um pouco de conhecimento adquirido. Polícia judiciária com atividade ostensiva? Nunca marcaria como alternativa certa.

     

  • CESPE sendo CESPE, realmente acontece casos da polícia jurídica atuar como ostensivo.

  • Se tem uma coisa que eu aprendi nesse curto espaço de tempo que estudo a Cespe, é que não adianta ficarmos discutindo, se ela diz que está certa, então está certa, vamos para a prova, cautelosamente, com o pensamento Cespe!

    Avante!

  • Questão correta, pois polícia administrativa ela age preventivamente,porém em casos excepcionais como por ex : construção de uma calçada em um local que é do poder público, nesse caso a polícia administrativa ela pode ir lá e destruir essa calçada,ou seja, ela agiu de modo repressivo.... :D

  • A CESPE Generalizou polícia  judiciária. Ou seja, polícia federal também trabalha de forma ostensiva nos crimes de tráfico de drogas.

    CERTO.

  • Quando a polícia atua ostensivamente, não estará em atividade de Poder de Polícia Judiciária, mas sim em atividade de Poder de Polícia Administrativa. É a atividade exercida que determina qual Poder de Polícia é. Ex: A policia federal é polícia judiciária porque exerce atividades de Poder de polícia judiciária, que é a sua principal função constitucional, mas quando atua em atividade ostensiva estará na função de polícia administrativa, atividades de poder de policia administrativa. Não se pode dizer que o PODER de polícia judiciária tem atividade de caráter ostensivo. Quem executa essa atividade OSTENSIVA é o órgão e a executa como policia administrativa. 

    Deveria ser anulada essa questão

    Força e fé.

  • A questão traz erro interno em sua afirmativa quando diz claramente que a policia judiciaria tem conduta ostensiva, é bem verdade que a PF possui os dois institutos, porem a PC dos estado não possuem essa atribuição. o que ocorre é que essa palavra "ostensiva" induz o candidato a erro.

  • Indiquem para comentário, please! :)

  • O poder de polícia administrativa, que se manifesta, preventiva ou repressivamente, a fim de evitar que o interesse individual se sobreponha aos interesses da coletividade, difere do poder de polícia judiciária, atividade estatal de caráter repressivo e OSTENSIVO que tem a função de reprimir ilícitos penais mediante a instrução policial criminal.

    A QUESTÃO TEM DESCRIÇÃO CORRETA PORÉM, A PALAVRA " OSTENSIVO " INDUZ AO ERRO, POIS, A POLÍCIA JUDICIÁRIA (PC OU PF) NÃO TEM CARÁTER OSTENSIVO (PM ). PASSÍVEL DE RECURSO !

    ATT.. 
    DANILO SAVIO
  • Polícia militar que tem caráter ostensivo, não a polícia judiciária. 

  • O gabarito definitivo foi C, apesar dos erros na questão. :S

  • Questão errada, mas com gabarito correto, :D

  • KKKKKKKKKKKK ostensivo? 

  • Ostensivo? Desde quando? Polícia Judiciária não seria a PC? Neste caso acredito que a questão está errada.

  • Perdoem a expressão, mas que cagada homérica cometeu o CESPE nesta questão. Polícia Civil até tem funções repreensivas, mas ostensivas? Jamais.

  • Um erro crasso desses numa questão para cargo de agente de polícia é de lascar ein..

  • O Poder de Polícia administrativa é conceituado como a prerrogativa do administrador de condicionar, restringir o exercício da atividade, o uso e gozo de bens e direitos pelos particulares, tudo isso em defesa do interesse da coletividade. Esse Poder apenas incide sobre os ilícitos administrativos e pode ser exercido por diversos órgãos da Administração Pública. Já a Polícia Judiciária, apenas pode ser exercida pelos organismos especializados que compõem a polícia e está ligada aos ilícitos penais.

    http://blog.mapadaprova.com.br/confira-os-comentarios-da-prova-de-direito-administrativo-da-pcdf/

  • Confesso que está questão não teve um conceito  nítido no que tange à diversidade polícial.

    Vamos à luta!

  • Errada de ponta a ponta, apesar da polícia judiciária também ser ostensiva, a administrativa nunca será repressiva, pois não faz investigação, outro erro é afirmar que a Judiciária é responsável pela "instrução criminal" quando na verdade é "INVESTIGAÇÃO criminal".... gabarito estranho!

  • Copiei e Colei do Sidnei ... Está otima a explicaçao

    Questão CERTA.

    Poder de polícia: Questões polêmicas.

    POLICIA ADMINISTRATIVA:

    ·  Ilícito administrativo

    ·  Preventiva (REGRA)

    ·  Repressiva (EXCEPCIONALMENTE)

    ·  Objeto: bens, direitos e atividades.

    ·  Titularidade: vários órgãos da administração.

    POLÍCIA JUDICIÁRIA:

    ·  Ilícito penal

    ·  Atuação repressiva (REGRA)

    ·  Preventiva (EXCEPCIONALMENTE)

    ·  Objeto: recai sobre a PESSOA

    ·  Titularidade: Corporações específicas. Ex.: PF e PC.

    OBS.: Até a PF desempenha a polícia administrativa as vezes quando expede passaportes.

    Bons estudos.

  • O comentário que explica perfeitamente a questão é do Sinval Batista, olhem o comentário dele, marquei a alternativa como correta pensando do jeito como foi explicado.

     

    #NãoAosComentáriosDesnecessários #NãoAosComentáriosRepetidos

  • Pensei que a polícia OSTENSIVA seria a POLÍCIA ADMINISTRATIVA, exemplo a PM. Porém o CESPE vem e  considera que  a Judiciária também é, ai ferra!!!! rsrsrsrs. MAS o comentário do colega SINVAL BATISTA  ajudou a entender a razão pela qual a banca considerou certo!!!!

    POLÍCIA ADMINISTRATIVA:

    É a polícia da PREVENÇÃO que atua visando prevenir a prática de crimes.É chamada também de polícia OSTENSIVA,pois manifesta a sua atuação por meio do uso de fardas e viaturas 'caracterizadas',para que dessa forma mostre a sociedade que esta presente.

    Ex: PM

    POLÍCIA JUDICIÁRIA

    É polícia de REPRESSÃO que atua após a prática do crime, pois é utopia acreditar que a existência da polícia administrativa(PM,por exemplo) é suficiente para impedir a criminalidade. Sua atuação é marcada pela realização de diligências que objetivam descobrir a autoria e a existência de um crime.

    EX: PF e PC

    FONTE:ALFACON

  • POLÍCIA ADMINISTRATIVA: CARÁTER PREDOMINANTE PREVENTIVO, MAS TAMBÉM É REPRESSIVA;

    POLÍCIA JUDICIÁRIA: PREDOMINANTEMENTE REPRESSIVA, MAS TAMBÉM É OSTENSIVA; UM EXEMPLO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA OSTENSIVA SÃO OS GRUPOS ESPECIAIS DAS POLÍCIAS CIVIS E FEDERAL, COMO O GARRA OU O GOE EM SP; O GARRA, POR EXEMPLO, VIVE FAZENDO RONDAS, OU SEJA, POSSUI UMA ATUAÇÃO SEMELHANTE À DA PM.

  • A própria questão já é uma aula....

     

     

    gabarito correto

  • Fiquei na dúvida com relação a polícia judiciária também ter característica ostensiva... Mas já é.. Deus salve a rainha !!!
  • Policia administrativa :

    atuação essencialmente preventiva /exercida por varios orgãos da administração pública / incide sobre a propriedade ,a liberdade e as atividades dos indivíduos / visa coibir as desordem social / sujeitas as normas administraiva .

     

     

  • Polícia Judiciária caráter ostensivo...kkkk só a cespe mesmo. 

  • A polícia judiciária tem caráter repressivo, porém em algumas circunstâncias ostensivo também. Como é o caso de operações policias em que PCs ou PFs estão caracterizados com vestimentas e veículos caracterizados da respectiva instituição, quando atuam na escolta de presos, etc.

  • Concordo com a nossa amiga, Fernanda Bocardi.

    Polícia Judiciária com caráter OSTENSIVO??????????

  • poder de policia  a.d.m esto errado por que ?

    o foda que a banca sempre acha uma exceção namoral 

  • questão polêmica, pra mim é passivel de anulação, uma vez que a polícia judiciária é preventiva como regra, e a questão não se posiciona querendo a exceção!

  • Polícia judiciária de caráter ostensivo quando????????????????????????????????????????????????????????

     

  • Policia Judiciária ostensiva, cespe COLÉ?!

  • cara... eu errei a questão... mas depois parei e pensei... eu mesmo já vi na TV a polícia civil subindo favela... lembrem das classes especiais da policia civil (TIGRE, por exemplo, em Alagoas)... enfim... depois constatei que realmente procede...  só acho que o cespe deveria destacar que é de forma EXCEPCIONAL! como não o fez... lascou com a galera

    abraços 

  • Ostensiva é a PM e PRF.

    KKKKK cespe doida!! Vai entender esse caras!!!

  •  polícia judiciária, atividade estatal de caráter repressivo( certo)e OSTENSIVO??? que tem a função de reprimir ilícitos penais mediante a instrução policial criminal. CABIVEL RECURSO EMBORA GAB C

  • QUEM ESTUDOU POUCO > ACERTOU

    QUEM ESTUDOU MAIS > ERROU

    QUEM ESTÁ DOUTORANDO > ACERTOU

  • Vi que a maioria está questionando sobre o carater da polícia judiciária ser tanto repressivo quanto ostensivo.

    Pessoal, entendo que a PF, por exemplo, exerce tanto carater ostensivo (Uniformizado, no aeroporto, ponte da amizade) quanto carater repressivo (Após acontecido o crime).

    Questão CERTA.

    Espero ter ajudado.

     

  • Alguns comentários dizem que a questão está errada, mas a assertiva está CORRETÍSSIMA. 

     

  • policia judiciaria não possui carater repressivo e ponto final......

  • Quando a Polícia Judiciária tem carater otensivo? Na minha opinião, só o fato de ter o poder dever de agir em situações de flagrante delito já torna a polícia judiciária EXCEPCIONALMENTE ostensiva. Além disso, a atuação do NEPOM (PF) nas regiões de fronteira é um exemplo claro da ostensividade de uma polícia judiciária. 

  • Pessoal, eu fiz essa prova e errei essa questão. Depois disso, pesquisei um pouco e cheguei a uma conclusão. Percebi que para o Direito Administrativo há uma discussão sobre as diferenças da Policia Administrativa para a Polícia Judiciária. Enquanto esta atua na segurança pública de forma repressiva ostensiva, aquela restringe direitos de propriedade e liberdade em função do interesse comum.

    Entretanto, essa Policia Judiciária se divide em duas no âmbito do Direito Penal: Polícia Judiciária (em sentido estrito), que são as que atuam por meio de investigações (PF, Civi's); e Polícia Ostensiva, que agem por meio do patrulhamento ostensivo (PM's, PRF, etc). 

    Dessa forma, como a questão é de Direito Administrativo, devemos considerar Polícia Judiciária no sentido amplo, como sendo de caráter repressivo e ostensivo, abrangendo todas as corporações de segurança pública. Foi a única conclusão que cheguei que me convenceu que a questão está realmente certa. O problema todo é o "Direito" e suas nomenclaturas às vezes ambíguas.

  • Questão CERTA.

    Poder de polícia: Questões polêmicas.

    POLICIA ADMINISTRATIVA:

    ·  Ilícito administrativo

    ·  Preventiva (REGRA)

    ·  Repressiva (EXCEPCIONALMENTE)

    ·  Objeto: bens, direitos e atividades.

    ·  Titularidade: vários órgãos da administração.

    POLÍCIA JUDICIÁRIA:

    ·  Ilícito penal

    ·  Atuação repressiva (REGRA)

    ·  Preventiva (EXCEPCIONALMENTE)

    ·  Objeto: recai sobre a PESSOA

    ·  Titularidade: Corporações específicas. Ex.: PF e PC.

    OBS.: Até a PF desempenha a polícia administrativa as vezes quando expede passaportes.

    Bons estudos.

  • Eu errei, mas fiquei feliz isso quer dizer que eu estudei certinho pois essa questão para mim estava errada ...
  • poder de polícia judiciária, atividade estatal de caráter repressivo e ostensivo, que ?????

  • No direito administrativo é assim mesmo, a polícia judiciária pode desempenhar as duas funções: repressivo e ostensivo. De modo que, uma polícia pode em regra, desempenhar a função repressiva e em exceção a ostensiva. 

  • Ostensivo,  ME PEGOU .

  • GAB: CERTO

    Esse tipo de questão é complicada de responder,pois,a policia judiciaria em regra é repressiva,a exceção seria ostensivo.

    assim como a policia administrativa,a regra é preventiva,a exceção seria repressiva.

    Nesse caso o cespe deveria mencionar,pois, poderia da a acertiva tanto certa como errada.

  • Caro coleguinha que gosta de conversar fiado no qc... "mimimi é i cispi invintani"

    Se vc acha que a PF não faz policiamento preventivo-ostensivo coloca umas caixa de cigarro num barquinho e tenta atravessar o rio Paraná o BIZONHO!

    "O funcionamento do Nepom consiste em dar plantão em turno de 24 horas, para atender qualquer chamado de emergência, realizar operações programadas para coibir ações ilícitas em ilhas, embarcações ou litoral da área de atuação, fazer patrulhas rotineiras, diurnas e noturnas, marítimas e terrestres, para prevenir contra atos de intenção criminosa."

    Erra em conceitos básicos e quer cantar de doutrinador! Vai chorar na caixa de comentários do G1, lá que é lugar de gastar seu direito administrativo de buteco de beira de estrada!

    FONTE: http://www.sinpefrs.org.br/site/conheca-o-nepom-nucleo-especial-de-policia-maritima-a-elite-das-aguas-brasileiras/

  • questão mal formulada e errada, uma vez que o poder de polícia judiciária é igual temos como exemplo, polícia militar e civil ambas tem o mesmo poder o que difere é a  função específica e mesmo assim há ostensividade na civil e há investigação velada na militar. A própria PF é polícia judiciária exclusiva da união e é ostensiva, repressiva e preventiva.

  • CERTO

    Reiterando o excelente comentário do nosso colega Victor I. (do QConcursos)


    "No direito administrativo é assim mesmo, a polícia judiciária pode desempenhar as duas funções: repressivo e ostensivo. De modo que, uma polícia pode em regra, desempenhar a função repressiva e em exceção a ostensiva. "

  • ERRADA!!!

    POLICIA JUDICIARIA OSTENSIVA TÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHH 

  • questão passível de anulação

  • Polícia Judiciária:

    Atua apenas sobre as pessoas

    Não se exaure em si mesma

    Privativa de órgãos especializados como PC, PM e PF

    Regra: atua repressivamente, mas pode atuar de maneira preventiva

    Atua em casos de ilícitos penais

  • Policia Judiciária Ostensiva é meu P...... !!

    nunca vi isso...

    então a Policia Judiciária trabalha de uniforme igual PM, PRF...

  • -Polícia judiciária: CR, art. 144 e CE, art. 124 e 133. Investiga e prende. Polícia Civil. Repressiva, geralmente.

  • POLICIA JUDICIÁRIA,OSTENSIVA E REPRESSIVA? CONSERTA AI Q,CONCURSOS.

  • Mandei o Errado com absoluta certeza e tomei ferro.

  • Realmente não da pra entender essa afirmação que a polícia judiciária possui carater ostensivo, segue a própria CF pra não deixar dúvidas:

    Art 144...

    ... § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

    § 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

  • Realmente não da pra entender essa afirmação que a polícia judiciária possui carater ostensivo, segue a própria CF pra não deixar dúvidas:

    Art 144...

    ... § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

    § 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

  • GABARITO ERRADO

    QUANDO SE TRATA DE POLÍCIA JUDICIÁRIA NÃO Á QUE SE FALAR EM POLÍCIA OSTENSIVA QUE É FUNÇÃO DE POLICIA MILITAR.

  • ESSE OSTENCIVO AI MATOU A QUESTAO ..E AINDA SIM TA  CERTO..VAI PRA PPPPPP E PODER DE POLICIA ADM SE NAO MIM ENGANO E SO PREVENTIVO AFF

  • QUESTÃO INCORRETA.

    A questão confunde a Instituição Polícia Judiciária (que são muitas: PC, PF, PM, Exército, etc ...) com PODER de Polícia Judiciária (Poder Administrativo).

    A Polícia Judiciária da União (Polícia Federal), por exemplo, não exerce apenas o Poder de Polícia Judiciária, exerce também Poder de Polícia Administrativa, por exemplo, quando em suas atribuições está o exercício da polícia de fronteira (Fiscalização de Fronteira), que ocorre de forma ostensiva.

    Assim, a questão está incorreta, pois fala nas características do PODER de Polícia Judiciária, entre os quais NÃO se inclui a OSTENSIVIDADE. Caso estivesse falando sobre a INSTITUIÇÃO Polícia Judiciária, estaria correta, pois estas podem desenvolver diversas atividades, incluindo-se, alguma que seja ostensiva.

  • QUESTÃO INCORRETA.

    A questão confunde a Instituição Polícia Judiciária (que são muitas: PC, PF, PM, Exército, etc ...) com PODER de Polícia Judiciária (Poder Administrativo).

    A Polícia Judiciária da União (Polícia Federal), por exemplo, não exerce apenas o Poder de Polícia Judiciária, exerce também Poder de Polícia Administrativa, por exemplo, quando em suas atribuições está o exercício da polícia de fronteira (Fiscalização de Fronteira), que ocorre de forma ostensiva.

    Assim, a questão está incorreta, pois fala nas características do PODER de Polícia Judiciária, entre os quais NÃO se inclui a OSTENSIVIDADE. Caso estivesse falando sobre a INSTITUIÇÃO Polícia Judiciária, estaria correta, pois estas podem desenvolver diversas atividades, incluindo-se, alguma que seja ostensiva.

  • Na moral que essa questão não foi anulada? 
    Pqp;;' 

  • Os professores correm desse tipo de questão kakakaka

  • Questão pra cair uma penca de recursos.

    A polícia administrativa é Preventiva (principalmente) e excepcionalmente repressiva.

    A polícia Judiciária é Repressiva (principalmente) e Excepcionalmente Preventiva.

    Devia ser anulada.

  • Nada a ver .Questão passivel de anulação

  • Questão deveria ser dada como ERRADA, pois a policia judiciaria não atua de forma OSTENSIVA.

  • Ostensiva???

  • POLÍCIA ADMINISTRATIVA

    Incide sobre bens, direitos ou atividades;

    É inerente e se difunde por toda a Administração.

    Age predominantemente de forma preventiva, mas também pode atuar de maneira repressiva.

    Atua na área do ilícito administrativo.

    POLÍCIA JUDICIÁRIA

    Atua apenas sobre as pessoas

    É privativa de órgãos especializados, por exemplo, polícia civil, polícia militar ou polícia federal.

    Age predominantemente de forma repressiva, mas também pode atuar de maneira preventiva.

    Atua no caso de ilícitos penais.

  • POLÍCIA JUDICIÁRIA ATUA REPRESSIVAMENTE (REGRA) E EXCEPCIONALMENTE DE FORMA PREVENTIVA. A ATUAÇÃO OSTENSIVA É AÇÃO PREVENTIVA.

     

    A QUESTÃO ESTÁ CORRETA!!!

  • Gab Certa

     

    Polícia Administrativa X Polícia Judiciária

     

    Poder de polícia administrativa tem por característica ser uma atividade tipicamente administrativa, de forma que já existe em lei quando o Administrador assim as impõe, relacionando-se diretamente com as intervenções feitas pelo Poder Executivo, quer gerais ou abstratas, como os regulamentos, quer concretas ou específicos, como as licenças e autorizações e quem têm por fim o interesse público, através das restrições ao exercício de liberdades individuais e o uso, gozo e disposição da propriedade privada. 

     

    O Poder de polícia Administrativa não se confunde com a polícia judiciária, pois esta tem por finalidade a repressão de ilícitos penais e é estudada pelo direito processual penal. 

    A Polícia Judiciária incide sobre pessoas e a polícia administrativa incide sobre bens e direitos. 

  • Raciocinei como a colega Fernanda Bocardi. A Polícia Civil não possui caráter ostensivo, essa característica pertence a Polícia Militar. Acredito que essa questão foi anulada.

  • Poder de polícia administrativa nunca pode ser repressivo! GAB: errada ! Essa questão deve ser anulada !

  • Polícia judiciária ostensiva??? Tá bom, Cespe...

    Edit: Em resposta ao colega Carlos: não existe guarnição policial que faz patrulhamento ostensivo e que já indicia o sujeito durante uma abordagem

  • O poder de polícia administrativa irá incidir sobre bens, direitos e atividades, tem caráter predominantemente preventivo, podendo ser repressivo e fiscalizador, tem por objetivo prevenir ou reprimir ilícitos administrativos e é norteada pelo Direito Administrativo.

     Já o poder de polícia judiciária incide sobre pessoas, de maneira ostensiva ou investigativa, tem por objetivo evitar ou reprimir infrações penais, tem caráter repressivo, mas pode ser preventivo, é norteado pelo Direito Penal e Processual Penal.

  • No controle preventivo, a Administração o faz através de ordens, notificações, licenças ou autorizações. Na fiscalizatória, através de inspeções, vistorias, entre outros. Já no controle repressivo, através do uso de medidas coercitivastais como multas, intervenções de atividades ou interdições.

    Assim, o agente público no exercício de suas atribuições legais, deve agir sempre de acordo com a lei.

    O poder de polícia ainda se divide em administrativa e judiciária, contudo ambas têm por finalidade impedir que o comportamento individual interfira e prejudique a coletividade.

    O poder de polícia administrativa irá incidir sobre bens, direitos e atividades, tem caráter predominantemente preventivo, podendo ser repressivo e fiscalizador, tem por objetivo prevenir ou reprimir ilícitos administrativos e é norteada pelo Direito Administrativo.

    Já o poder de polícia judiciária incide sobre pessoas, de maneira ostensiva ou investigativa, tem por objetivo evitar ou reprimir infrações penais, tem caráter repressivo, mas pode ser preventivo, é norteado pelo Direito Penal e Processual Penal.

  • se vc errou está no caminho certo.
  • Quem errou é porque sabe mais que o examinador. Hehehe!!

  • EU NÃO ACEITO O GABARITO DESSA QUESTÃO, CADÊ O COMENTÁRIO DO PROFESSOR?

  • A CESPE adota o entendimento de Maria Sylvia Zanella Di Pietro e de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo.

     

    Eles adotam conceitos distintos ao que aprendemos no âmbito penal (eu, pelo menos). Assim, vejamos:

     

    Âmbito do Direito Administrativo:

     

    Polícia Administrativa:

    1) Atua, EM REGRA, preventivamente no ilícito administrativo.

     

    "Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, a diferença no que tange a Polícia Administrativa agir preventivamente e a Polícia Judiciária agir repressivamente não é absoluta, pois a Polícia Administrativa tanto pode agir preventivamente (como, por exemplo, proibindo o porte de arma ou a direção de veículos automotores), como pode agir repressivamente (a exemplo do que ocorre quando apreende a arma usada indevidamente ou a licença do

    motorista infrator). No entanto, pode-se dizer que, nas duas hipóteses, ela está tentando impedir que o comportamento individual cause prejuízos maiores à coletividade; nesse sentido, é certo dizer que a polícia administrativa é

    preventiva. Mas, ainda assim, falta precisão ao critério, porque também se pode dizer que a polícia judiciária, embora seja repressiva em relação ao indivíduo infrator da lei penal, é também preventiva em relação ao interesse geral,

    porque, punindo-o, tenta evitar que o indivíduo volte a incidir na mesma infração."

     

    2)Atua sobre bens, direitos e atividades.

    3) Pertence a administração Pública em geral. 

    Polícia Judiciária:

    1)   Atua, em regra, na repressão do ilícito.

    2)   Atua diretamente nas pessoas.

    3)   Pertence a corporações especializadas. (PC, PM (excepcionalmente), PF).

    Âmbito Penal:

    Polícia Judiciária/Repressiva: PF e PC

    Exceção: PM

    Polícia Administrativa/Ostensiva: PM, PRF, PFF.

    Anotações do meu caderno e de artigos da internet.

    Caso exista algum erro, privado, por favor.

  • Policia Judiciária Atua de forma ostensiva? kkkkkkkkkkkkkkk

  • Ou vocês aceitam a doutrina que a banca segue ou vão continuar errando nas provas e comentando besteira aqui no qconcursos

  • Polícia Judiciária é Ostensiva?

  • Polícia Judiciária não é ostensiva, ou estou errado?

    artigo 144 da Constituição Federal

    § 4º - às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

    § 5º - às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

    Alguém para esclarecer, o problema é quando chega na hora da prova, segue ou não o que esta escrito na constituição?

  • Sou policial militar e meu trabalho é ostensivo (patrulhamneto nas ruas). Não vejo a PC na rua com o intuito de patrlhar. ME POUPE VIU CESPE.

  • 1- Leio a questão

    2- Respondo tranquilamente

    3- penso: VAI TOMAR NO C******

  • Questões cabeludas assim deveria ter comentário do professor.

  • QUESTAO ERRADA POLICIA CIVIL NAO TEM CARATER OSTENSIVO !!!

  • GABARITO: CERTO

    A primeira diferença existente entre a polícia administrativa e a judiciária é o fato de a primeira atuar preventivamente e a segunda repressivamente. Assim, a polícia administrativa teria como objetivo impedir a conduta antissocial ao passo que a judiciária apurar os fatos já ocorridos.

    Por isso, há aqueles que sustentam que a principal diferença entre elas está na ocorrência ou não de um ilícito penal. Assim, a polícia administrativa atua na prevenção e repressão do ilícito administrativo ao passo que judiciária age a partir do ilícito penal

    Uma outra diferença apontada pela doutrina está no fato de que a polícia administrativa atua sobre bens, direitos e atividades ao passo que a judiciária somente sobre pessoas.

    Fonte: https://elissoncosta.jusbrasil.com.br/artigos/112311673/policia-administrativa-x-policia-judiciaria

  • Tinha que ser elaborada uma Constituição Federal do CESPE, a CF/88 define exatamente quem e policia judiciaria e policia ostensiva. Ai vc passa anos estudando e cai na prova por uma questão mal elaborada.

  • O CESPE enxerga a Polícia Judiciária de maneira AMPLA

    (PF, PC) = Repressiva

    (PM, PRF) = Ostensiva

    Doutrina, Carvalho Filho - Já Polícia Judiciária pode ser definida como uma atividade desenvolvida por órgãos de segurança (polícia civil ou militar), com a função de reprimir a atividade de delinquentes através da instrução policial criminal e captura dos infratores da lei penal, tendo como traço característico o cunho REPRESSIVO e OSTENSIVO, incidindo sobre pessoas, o que faz regulada pelo Código de Processo penal.

  • "carater estatal"... E a PF?

  • ?????? COMO ASSIM.

    PF= POLICIA JUDICIARIA

    PRF/PM/BM/PFF= POLICIA OSTENSIVA .

    CACETE TEM DIFERENCIA.

  • Acho que o CESPE considera a PM como policia judiciaria.

  • COMO ASSIM JOVEM ?

  • COMO ASSIM JOVEM ?

  • questão correta,as duas policias tem funcoes típicas e atípicas

  • poder de polícia poderá ser tantopreventivo quanto repressivo

  • A Polícia Federal é uma polícia híbrida, senhores. É constitucionalmente contemplada dessa forma conforme a CF88.

    Para sintetizar o comentário, ela atua de forma ostensiva, por exemplo, quando executa ações de polícia marítima, aeroportuária e fronteiriça. Já quando falamos de sua forma repressiva, temos de nos lembrar da apuração de ilícitos penais de natureza interestadual, internacional e demais ações que ofendam os bens, interesses e serviços da união..

    Basta ler e interpretar o art 144, ou simplesmente buscar uma doutrina.

    Gabarito correto.

  • Polícia AdministraTIVA:

    Atua sobre atividadesbens e direitos. Tem natureza PrevenTIVA.

    Polícia Judiciária

    Atua sobre pessoas, visa reprimir a infração criminal.Tem natureza Repressiva.

    EU TINHA APRENDIDO ASSIM!!!! MAS A CESPE NÃO QUER ASSIM NÉ? O VIDA MARDITA ESSA DE ESTUDANTE.. CREDO.

  • Excelente questão. Eu errei.

  • Pode ter natureza preventiva (regra), e também natureza repressiva (aplicando uma sanção em caso de descumprimento)

  • Errei por causa do Policia Judiciária - OSTENSIVA.

  • SIM CORRETO PORÉM A QUESTÃO DA MARGEM PARA ERRO AO DIZER QUE " polícia judiciária, atividade estatal de caráter repressivo e ostensivo ..."

    ART.144 § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

    § 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

  • Ostensivo quebrou, NUNCA FAÇAM QUESTÕES NO AUTOMÁTICO. É no excesso de confiança que os acidentes acontecem

  • Concordo completamente com os colegas Fernanda Bocardi e Luis Gustavo.

    Polícia judiciária não é ostensiva.

  • Queria compreender essa questão da policia judiciaria ser ostensiva...

  • Marquei errado pq julgo ser incorreto afirmar que polícia judiciária é ostensiva.

  • o posicionamento da banca cespe é esse agora!!

  • Pessoal em regra a Polícia Judiciária é realmente repressiva, porém, logicamente, desempenham trabalhos ostensivos. É só lembrar dos grupos de Operações Especiais das Polícias Civis de todo Brasil, e até mesmo da Polícia Federal, eles usam fardas, viaturas, helicópteros tudo personalizado (Características Ostensivas). Não se limitem a aprendizados de aulas de cursinhos, vamos de acordo com o que a banca quer, #pertenceremos

  • Questão dúbia, típica questao do cespe com dois gabaritos, e cada uma teria justificativas.

  • policia judiciaria OSTENSIVA? Novo pra me

  • questãozinha danada q leva muita gente pro buraco

  • Marquei E..visto que policia judiciária não faz trabalho de ostensividade..# Foco!!

  • Marquei certo por lembrar da legislação da PCDF que diz:

    Art. 35 §1º São atividades a serem executadas em regime de plantão nas Delegacias de Polícia Circunscricionais:

    d) Promover rondas no âmbito de sua circunscrição;

  • Marquei certo por lembrar da legislação da PCDF que diz:

    Art. 35 §1º São atividades a serem executadas em regime de plantão nas Delegacias de Polícia Circunscricionais:

    d) Promover rondas no âmbito de sua circunscrição;

  • Pessoal, vamos todos solicitar o comentário do prof. nessa questão!

  • Polícia Judiciária ostensiva ?

    ART 144:

    § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

        § 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

  • de acordo com a questão ostensivo= preventivo

  • “polícia judiciária, atividade estatal de caráter repressivo e ostensivo” Oiiii???

  • ESSA NÃO VIRÁ NO MEU CONCURSO. AMÉM!

  • repressivo e ostensivo Como assim CESPE?

  • Acertei pq já tinha resolvido e errado essa questão. Banca lixooo! Fica de sacanagem com essas inversões de conceitos. Isso não agrega em nada nas instituições e nem explora a capacidade dos candidatos que se preparam para os respectivos concursos. Cespe sendo cespe. Coisa de #!* ficar fazendo esse tipo de questão.

  • Acabei de fazer uma questão da própria cespe, que o gabarito afirmava que POLÌCIA ADMINISTRATIVA tem caráter PREVENTIVO, enquanto POLÌCIA JUDICIÁRIA tem caráter REPRESSIVO. E agora, nessa questão, ela afirma que a ADMINISTRATIVA é preventiva OU repressiva. Questão coringa, o gabarito que eles quiserem colocar é o que vai ficar... Difícil entender o posicionamento da banca desse jeito.

  • Desde quando o poder de policia administrativa é repreensiva?

  • Já sabia que a a Polícia ADM poderia ser de ordem;

    Preventiva (via de regra).

    Repressiva (excepicionalmente).

    Não sabia que, Polícia Judiciária é de ordem repressiva e ostensiva.

    DÚVIDA RETIRADA COM O ERRO!!

    AINDA TE PEGO CESPE/ CEBRASPE!!

  • POLÍCIA JUDICIÁRIA >>>>OSTENSIVA???

  • TA DE SACANAGEM CESPE?!

  • Se aparecer uma dessa na prova, erro de novo sabendo que estou certo.

    Sou candidato a vaga policial, não jurista.

  • Cara passa 2 horas vendo teoria, chega para responder questão e se depara com uma questão dessa.

    Até desanima.

  • Em 09/02/21 às 11:46, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 11/01/21 às 17:32, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 09/12/20 às 17:12, você respondeu a opção E. Você errou!

  • POLÍCIA JUDICIARIA OSTENSIVA???

  • errei por causa do ostensiva. aff
  • Jurisprudência CESPE/CEBRASPE. KKKK

  • Sempre que generalizar a polícia administrativa ou judiciária desconfie, pois, PROVAVELMENTE (não será em todos, mas na maioria), estará errado. As duas atuam tanto de forma ostensiva/preventiva/repressiva. Tipicamente cada uma tem seu papel, claro.

    Polícia Judiciária

    Função típica = repressiva

    Função atípica = ostensiva/preventiva

    PC faz ronda tbm. PC se estiver saindo na rua se deparar com um crime, vai ligar pra PM? Não, né? Tipicamente é repressiva e atua mediante investigação, mas pode vir a atuar atipicamente de maneira ostensiva/preventiva tb.

    Texto para complementar:

    Essa diferenciação carece de precisão, na medida em que a polícia administrativa também exerce atividade repressiva ao impor, por exemplo, multas, advertências e suspender atividades. Por outro lado, a polícia judiciária exerce atividades preventivas, como por exemplo, inibir crimes.

    O art. 144, parágrafo primeiro,  da CF/88, preconiza que cabe a polícia federal atuar na prevenção a tráfico de entorpecentes. Essa seria uma hipótese prevista em lei, no sentido da imprecisão em diferenciar polícia administrativa de polícia judiciária, utilizando apenas os critérios de repressão e prevenção.

    Por isso, há aqueles que sustentam que a principal diferença entre elas está na ocorrência ou não de um ilícito penal. Assim, a polícia administrativa atua na prevenção e repressão do ilícito administrativo ao passo que judiciária age a partir do ilícito penal.

    Uma outra diferença apontada pela doutrina está no fato de que a polícia administrativa atua sobre bens, direitos e atividades ao passo que a judiciária somente sobre pessoas.

    Por fim, a polícia administrativa é exercida pelos variados órgãos da Administração Pública ao passo que a polícia judiciária é exercida por corporações especializadas de forma privativa, como a polícia civil.

    A polícia civil é de fato quem exerce as funções de polícia judiciária (exceto nas apurações de infrações penais militares).

    A polícia militar exerce atividade ostensiva e de preservação da ordem pública (art. ,  5ºda ).

    Diante desse contexto, pode-se identificar, portanto, quatro elementos diferenciadores entre a polícia administrativa e a judiciária, quais sejam: o critério do binômio repressão/prevenção; o critério do ilícito; o critério do âmbito de atuação e o critério do órgão competente para seu exercício.

    fonte: https://elissoncosta.jusbrasil.com.br/artigos/112311673/policia-administrativa-x-policia-judiciaria

  • A polícia civil é ostensiva ? ok, então a guarda municipal é judiciária. ass: cebraspe kkkkkkkkk pqp viu
  • Ninguém entrou com recurso contra essa atrocidade?

  • Quem errou essa questão, sorria! Tá no caminho certo!

  • A policia civil e Federal, em regra, não são OSTENSIVAS, mas em determinados casos podem atuar de forma ostensiva, porém acho que caberia recurso.

  • Desde quando a polícia judiciária é de caráter ostensivo?

  • PESSOAL FIQUEI NUMA DÚVIDA DANADA NESSA QUESTÃO, PORÉM CESPE É CESPE, MAS CABE RECURSO COM CERTEZA.

  • Senhor examinador, diga não as drogas.

  • Questão que não deixa dúvidas para quem tem o domínio do assunto. O candidato na confiança marca sem dúvida.....é eliminado por um questão!

    Lamentável o CESPE considerar essa questão como certa.

  • Acerca do que dispõe a Lei de Improbidade Administrativa e dos poderes da administração, é correto afirmar que: O poder de polícia administrativa, que se manifesta, preventiva ou repressivamente, a fim de evitar que o interesse individual se sobreponha aos interesses da coletividade, difere do poder de polícia judiciária, atividade estatal de caráter repressivo e ostensivo que tem a função de reprimir ilícitos penais mediante a instrução policial criminal.

  • DESDE QUANDO A POLÍCIA JUDICIARIA É OSTENSIVA?

  • Ostensiva.... NEPOM só observa a gente errando por achar que a Polícia Judiciária é só REPRESSIVA.

  • POLÍCIA ADMINISTRATIVA

    ➥ Atua sobre atividades privadas, bens ou direitos, visa evitar a prática de infrações administrativas; tem natureza preventiva, entretanto, em alguns casos ela pode ser repressiva.

    ↳ Órgãos Administrativos de caráter mais fiscalizador - incide basicamente sobre atividades dos indivíduos;

    ↳ Ilícito Administrativo.

    O poder de polícia administrativa, que incide sobre as atividades, os bens e os próprios indivíduos, tem caráter eminentemente repressivo.

    • Atua somente sobre atividades e bens, com caráter mais fiscalizador!

    A polícia administrativa propõe-se a restringir o exercício de atividades ilícitas e, em regra, tem caráter preventivo. (CERTO)

    ___________________

    POLÍCIA JUDICIÁRIA

    ➥ Atua sobre as pessoas, visa reprimir a infração criminal; tem natureza repressiva, mas, em alguns casos, pode ser preventiva.

    ↳ É privativa de órgãos especializados (Polícia Civil, Policia Militar ou Polícia Federal);

    ↳ Ilícito Penal.

    Por meio do poder de polícia administrativo, a autoridade policial tem competência para convocar testemunha para depor em delegacia de polícia.

    • Poder de Polícia Judiciária, pois atua sobre pessoas!

    _

    Questão Cespiana:

    O poder de polícia administrativa, que se manifesta, preventiva ou repressivamente, a fim de evitar que o interesse individual se sobreponha aos interesses da coletividade, difere do poder de polícia judiciária, atividade estatal de caráter repressivo e ostensivo que tem a função de reprimir ilícitos penais mediante a instrução policial criminal. (CERTO)

    [...]

    Bons Estudos!

  • ostensiva........ ;- [

  • Mais uma do Supremo Tribunal Cebraspe (STC)

  • Ostensiva ??????

  • A questão está certa. Quando a Polícia Federal (polícia judiciária) exerce sua competência constitucional (art 144. §1º, III, CF/88) de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, atua OSTENSIVAMENTE. É só lembrar da PF presente nos aeroportos ou ainda dos grupamentos especiais como o NEPOM. O fato da PF ser polícia judiciária não exclui a possibilidade de atuar ostensivamente ou ter poder de polícia administrativa.

  • A Polícia Administrativa tem a função de polícia ostensiva, que ostenta autoridade para prevenir os delitos. A Polícia Judiciária tem caráter repressivo, tem a função de investigação de ilícitos penais cometidos.

    ESSA BANCA TEM SUA PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO? QUANTO MAIS ESTUDA, MAS SE FERRA NESSA BANCA.

    ESTOU JÁ DESISTINDO DE CURSINHO E VOU APENAS ESTUDAR POR QUESTÕES DESSA PRAGA CHAMADA CESPE.

  • polícia judiciária OSTENSIVA?

  • Comentário da colega: Quando a Polícia Federal (polícia judiciária) exerce sua competência constitucional

    (art 144. §1º, III, CF/88) de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, atua OSTENSIVAMENTE.No combate direto ao trafico de drogas na fronteira, nas operações de mandato de prisão etc. Atua ostensivamente.

  • policia administrativa ====> regra: preventiva/ exceção: Repressiva atua no tocante bens e direitos (direito administrativo).

    policia judiciaria=====> regra: Repressiva/ exceção: Ostensiva/preventiva, órgãos especializados pc/pf/pm(crimes militares) (pessoa- direito Processual Penal).

    "meus resumos"

  • Pessoal da CESPE não fez PROERD no ensino médio. certeza!

  • Minha gente, polícia judiciária é ostensiva também. O que vocês acham que ocorre em um cumprimento de prisão? Eles levam flores para os "suspeitos"?

  • Questão absurda. Essas questões subjetivas (que podem levar a duas respostas, dependendo do examinador) em nada agregam ao concurso. Ademais, é necessário um maior rigor na hora de se criar essas questões, já que excessos vêm sendo cometidos ao longo dos concursos, com questões polêmicas ou com dupla resposta.