SóProvas


ID
1060873
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Quanto à teoria neorretribucionista, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • É inspirado na lei e ordem ou tolerância zero, surgiu nos Estado Unidos e foi criada por um ex prefeito de Nova York Adolf Juliane, e tem por base punir os pequenos delitos para prevenir os maiores com prestação de serviço à comunidade inibindo assim os delitos maiores.

    Resposta C

  • Uma vertente diferenciada surge nos Estados Unidos, com a denominação lei e ordem ou tolerância zero (zero tolerance), decorrente da teoria das “janelas quebradas” (broken windows theory), inspirada pela escola de Chicago, dando um caráter “sagrado” aos espaços públicos.

      Alguns a denominam realismo de direita ou neorretribucionismo.

      Parte da premissa de que os pequenos delitos devem ser rechaçados, o que inibiria os mais graves (fulminar o mal em seu nascedouro), atuando como prevenção geral; os espaços públicos e privados devem ser tutelados e preservados.

    Manual esquemático de criminologia / Nestor Sampaio Penteado Filho. – 2. ed. – São Paulo: Saraiva, 2012.


  • A teoria neorretribucionista surgiu nos Estados Unidos motivada pelo fracasso do positivismo no seu intento de isolar e identificar os fatores criminógenos e de oferecer uma teoria generalizadora do delito, pela falta de êxito dos programas ressocializadores e, por último, pelo aumento das taxas criminais. Inspirou-se na Escola de Chicago (que desenvolveu a teoria da desorganização social na primeira metade do século XX), pois sustenta que tem que haver um controle prévio dos comportamentos desviantes para que não evoluam para comportamentos criminais mais graves. Por essa razão é conhecida como "Lei e Ordem" e "Tolerância Zero" e foi resultante da "Teoria das Janelas Quebradas" que preconiza que a tolerância com a desordem e com os comportamentos desviantes proporciona um ambiente favorável ao incremento da criminalidade.

    Resposta:C
     
  •  neorretribucionismo = Estados Unidos 

  • É mesma da janelas quebradas????Alguém pode ajudar?

  • Gabarito letra C

      Uma vertente diferenciada da criminologia moderna surgiu nos Estados Unidos, com a denominação de lei e ordem ou tolerância zero (zero tolerance), decorrente da teoria das “janelas quebradas” (broken windows theory), inspirada pela Escola de Chicago, dando um caráter “sagrado” aos espaços públicos. Parte da premissa de que os pequenos delitos devem ser rechaçados em seu nascedouro, o que inibiria os mais graves, atuando como prevenção geral; os espaços públicos e privados devem ser tutelados e preservados.

    http://www.cartaforense.com.br/conteudo/artigos/neorretribucionismo/17892

  • Assertiva C

    surgiu nos Estados Unidos, inspirada na escola de Chicago, com a denominação “lei e ordem” ou “tolerância zero”, decorrente da teoria das janelas quebradas, tem como objetivo coibir os pequenos delitos, o que inibiria os mais graves

  • Direito Penal tem que decorar 82828 leis e crimiologia 828282 teorias kk ESTUDAAAAA DIABO senão voce nao vai passar DE NOVO .

  • Neorretribucionismo (lei e ordem; tolerância zero; broken windows)

    Uma vertente diferenciada surge nos Estados Unidos, com a denominação lei e ordem ou tolerância zero (zero tolerance), decorrente da teoria das “janelas quebradas” (broken

    windows theory), inspirada pela escola de Chicago, dando um caráter “sagrado” aos espaços

    públicos.

    Alguns a denominam realismo de direita ou neorretribucionismo.

    Parte da premissa de que os pequenos delitos devem ser rechaçados, o que inibiria os

    mais graves (fulminar o mal em seu nascedouro), atuando como prevenção geral; os espaços

    públicos e privados devem ser tutelados e preservados.

    Alguns doutrinadores discordam dessa teoria, no sentido de que produz um elevado

    número de encarceramentos (nos EUA, em 2008, havia 2.319.258 encarcerados e aproximadamente 5.000.000 pessoas beneficiadas com algum tipo de instituto processual, como sursis,

    liberdade condicional etc.).

    Em 1982 foi publicada na revista The Atlantic Monthly uma teoria elaborada por dois

    criminólogos americanos, James Wilson e George Kelling, denominada Teoria das Janelas

    Quebradas (Broken Windows Theory).

    Essa teoria parte da premissa de que existe uma relação de causalidade entre a desordem e a criminalidade.

  • NÃO CONFUNDIR:

    REALISMO CRIMINOLÓGICO DE ESQUERDA/NEORREALISMO/ANTI-LIBERAL: prega que a criminologia regresse à investigação completa das causas e circunstâncias do delito. Assim, seria possível denunciar os PADRÕES DE INJUSTIÇA SOCIAL, como a pobreza decorrente do sistema capitalista. Entende que não só a reação ao delito, mas o delito em si é um problema verdadeiro que afeta a classe trabalhadora. PRIORIZA políticas criminais preventivas E se OPÕE às políticas repressivas imediatas