SóProvas


ID
1060876
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto aos fatores condicionantes e desencadeantes da criminalidade.

Alternativas
Comentários
  • Letra A - 
    Pobreza. Emprego, desemprego e subemprego - As estatísticas criminais demonstram existir uma relação de proximidade entre a pobreza e a criminalidade. Não que a pobreza seja um fator condicionante externo da criminalidade, tendo em vista a ocorrência dos chamados 'crimes do colarinho branco', geralmente praticados pelas camadas mais altas da sociedade. Por outro lado, nos crimes contra o patrimônio, a imensa maioria dos assaltantes é semianalfabetos, pobre, quando não miserável, com formação moral inadequada. Percebe-se que nutrem ódio ou aversão aqueles que detêm posse e valores. Esses sentimentos fazem crescer uma tendência criminal violenta no indivíduo.

    Nesse sentido, as causas da pobreza, conhecida de todos - má distribuição de renda, desordem social, grandes latifúndios improdutivos etc. -, somente funcionam como fermento dos sentimentos de exclusão, revolta social e consequentemente criminalidade.
    Manual esquemático de criminologia - Nestor Filho pg.123
  • Há diversos fatores que desencadeiam e condicionam a prática de crimes: desigualdade social, existência de grande número de trabalhadores sem qualificação adequada, precariedade do sistema de ensino, falta de saneamento básico e moradia digna, crescimento populacional desordenado, falta de serviços públicos e de assistência social, degradação moral, diferença cultural, de hábitos, de valores e religiosa decorrente de migração desordenada, falta de policiamento ostensivo e de persecução penal eficientes, dentre outros motivos.

    Resposta: A

  • UMA DESSAS NÃO CAI PRA MIM

  • Gabarito A

    A migração pode causar dificuldades de adaptação em face das diferenças culturais, hábitos e valores, bem como um excedente de mão de obra, propiciando uma alta taxa de desemprego, o que influencia na criminalidade.

     b) O desrespeito entre as pessoas quanto a raça, cor, sexo e etnia não são fatores relevantes que propiciam a criminalidade na sociedade.

    b) O desrespeito entre as pessoas quanto a raça, cor, sexo e etnia são fatores relevantes que propiciam a criminalidade na sociedade.

    _____________

     c) O crescimento populacional ordenado ou planejado, a presença do poder público em todas as áreas sociais e a educação de qualidade são fatores desenca- deantes da criminalidade.

    c) O crescimento populacional ordenado ou planejado, a presença do poder público em todas as áreas sociais e a educação de qualidade são fatores atenunates da criminalidade.

    ________________

     d) As condições desfavoráveis de habitação e moradia propiciam a promiscuidade, o desaparecimento de valores, o desrespeito ao próximo e a baixa auto- estima, portanto, não são fatores desencadeantes da criminalidade.

     d) As condições desfavoráveis de habitação e moradia propiciam a promiscuidade, o desaparecimento de valores, o desrespeito ao próximo e a baixa auto- estima, portanto, são fatores desencadeantes da criminalidade.

    ___________________

     e) A distribuição de renda adequada, a mão de obra qualificada e um sistema de ensino de qualidade favorecem a criminalidade.

     e) A distribuição de renda adequada, a mão de obra qualificada e um sistema de ensino de qualidade desfavorecem a criminalidade.

  • Fatores MESOLÓGICOS:

     

    1. Infância abandonada;

     

    2. Nomadismo; Migração

     

    3. Desemprego/Subemprego

  • A banca VUNESP evoluiu muito as suas questões comparadas ás do ano de 2018.

  • Assertiva A

    A migração pode causar dificuldades de adaptação em face das diferenças culturais, hábitos e valores, bem como um excedente de mão de obra, propiciando uma alta taxa de desemprego, o que influencia na criminalidade.

  • Gabarito A. Com base na teoria de Robert Park, ecologia criminal, ou Escola de Chicago, década de 1920; a criminalidade é fruto de uma desorganização social por conta do êxodo rural e alta densidade demográfica das grandes cidades, o que acaba gerando desemprego, falta de moradia, má distribuição de renda, fatores que condicionam à criminalidade.