SóProvas


ID
1061389
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das conhecidas teorias sobre liderança, desenvolvida por Robert House, é a Teoria Caminho-meta ou Caminho-objetivo. A principal ideia dessa teoria é de que o líder será aceito pelos liderados quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura. House destacou quatro comportamentos de liderança, entre os quais NÃO se inclui:

Alternativas
Comentários

  • Teoria da meta e do caminho

    A teoria da meta e do caminho foi desenvolvida por Robert House que se apoiou nas pesquisas da Universidade Estadual de Ohio. A premissa básica é a função do líder de auxiliar os liderados a alcançarem suas metas promovendo oportunidades ou caminhos para que eles o façam e sempre de acordo com os objetivos organizacionais.

    A teoria da meta e do caminho acentua a crença que os líderes são flexíveis e possuem quatro facetas básicas que deveriam se ajustar de acordo com cada situação:

    diretivo: o líder fornece informações precisas sobre as tarefas e organiza o trabalho; apoiador: o líder é afetivo e demonstra empatia pelos liderados; participativo: o líder recorre aos liderados sempre que precisa; orientado para conquista: estabelece metas desafiadoras. http://dialogosconsultoria.com/organizacoes/tipos-de-lideranca/

  • a) Líder carismático: comunica expectativas e expressa confiança nos liderados de que vão conseguir alcançá-las.

  • Esta teoria identifica 4 comportamentos de liderança:

    Ø  Líder Diretivo: esclarece os subordinados sobre o que vão fazer e como devem fazer.

    Ø  Líder Prestativo: aquele que é amigável e demonstra sensibilidade pelas necessidades de seus subordinados.

    Ø  Participativo: aquele que consulta os liderados e utiliza suas idéias antes de tomar as decisões

    Ø  Orientação para Realização: aquele que estabelece metas desafiadoras e espera que os liderados ofereçam o melhor desempenho possível.

  • Segundo House (1977) o termo Liderança Carismática é utilizado para definir qualquer líder que tenha os efeitos carismáticos em um grau excepcionalmente alto.
    House afirma que a liderança carismática esta muito mais ligada com o emocional do que com o racional. Pensando por essa maneira, cabe o alerta, tudo em exagero pode se tornar prejudicial. Se bem aplicada, esse estilo de liderança garante um colaborador alegre, motivado, devoto ao seu líder.
    Segundo o autor, existem três características básicas para o líder carismático:
     -elevada auto-confiança;

    -domínio e

    -convicção na integridade moral de suas crenças.


    ou


    Um pouco sobre autoridade carismática

    Para Weber, os detentores dessa autoridade são seguidos devido a “fé” de seus seguidores em suas notáveis qualidades “acima do normal”.

    Aliás, para Weber, a palavra carisma está associada a pessoas com qualidades acima do normal.

    Das três formas de autoridade, essa é a mais instável porque desaparece quando o líder renuncia sua posição.

    Pensando em nossas organizações. Líderes carismáticos, segundo Weber, são aquelas pessoas que se destacam, muitas vezes pelo conhecimento, muitas vezes por alguma outra expressão de competência.

    Steve Jobs e Bill Gates, por exemplo, são boas expressões de líderes carismáticos.


  • Robert House desenvolveu essa teoria com base nos estudos de Universidade de Ohio e nas idéias da teoria da expectativa. 

    A principal idéia dessa teoria é a de que o líder será aceito pelos liderados como líder, quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura. 

    O líder deve auxiliar seus liderados a alcançarem seus objetivos, orientando-os e apoiando-os para garantir que esses objetivos sejam compatíveis com os objetivos organizacionais.

    O comportamento do líder será motivacional se:

    - Fizer com que sejam contingentes: satisfação das necessidades do liderado e seu desempenho eficaz.

    - Proporcionar o apoio e a orientação necessários aos liderados.

    House detalhou quatro comportamentos de liderança:

    Líder diretivo: semelhante à “estrutura de iniciação” da Universidade de Ohio, este líder deixa claro o que espera dos seus liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas.

    Líder apoiador: semelhante à “consideração”, o líder apoiador é receptivo e sensível às necessidades dos liderados.

    Líder participativo: antes de tomar decisões, consulta seus liderados. É semelhante ao democrático-consultivo da liderança clássica.

    Líder orientado para a conquista ou líder voltado para realização: estabelece desafios que são desafiadores e espera que os liderados demonstrem seus desempenhos máximos

    FONTE: LIDERANÇA E PODER - ANDRÉA RIBAS

  • GABARITO ITEM A

     

     

    TEORIA CAMINHO-META

     

    MACETE QUE CRIEI:  '' PARE DI APOIAR''

     

    PARTICIPATIVO

    REALIZADOR

    DIRETIVO

    APOIADOR(COMPREENSIVO)

     

     

    ME CONFUNDIA MUITO NAS LIDERANÇAS E ESSE MACETE  AJUDOU MUITO. ESPERO QUE AJUDE ALGUÉM.

  • Murilo, obrigada por compartilhar a dica!

  • O líder carismático tem uma forte habilidade de se envolver - e envolver as pessoas - em torno de um objetivo.

  • O profissional com a referida característica carismática (o), possui uma imensa alegria em compartilhar suas decisões com seus subordinados. Um líder carismático consegue persuadir e convencer com maior facilidade os seus liderados.

  • líder carismático é da abordagem emergente e não contigencial como a de House.

  • Estilo Diretivo: Envolve estabelecer diretrizes sobre padrões e comunicar expectativa;

     

    Estilo de Apoio: Dá ênfase a demonstrar a preocupação com o bem-estar dos membros do grupo e desenvolver relacionamentos mutuamente satisfatórios;

     

    Estilo Participativo: Envolve a consulta aos membros do grupo para solicitar suas sugestões e então usá-las para tomar decisões;

     

    Estilo Orientado pela Realização: O líder estabelece metas desafiadoras, promove a melhoria do trabalho, cria expectativas altas e espera que os integrantes do grupo assumam responsabilidades.

     

    fonte: https://emgotas.com/2016/12/07/o-que-e-caminho-meta-de-lideranca/

  • Alguém lembra da série Dr.House?

     

    Ele não era nada carismático né? 

    hehehe, lembrem disso, House não é carismático.Editar

  • Uma forma que pensei para memorizar os estilos de liderança da teoria do caminho-meta:
    O líder apontará qual o "caminho" a ser percorrido, isto é, a direção (líder diretivo).
    O líder apoiará seus liderados para que percorram o caminho apontado, para que não desistam no caminho (líder apoiador).
    O líder, para ser o que é, não pode apenas apontar o caminho e mandar os liderados percorrê-lo. Ele acompanhará seus liderados nessa jornada (líder participativo).
    Por fim, lembre da palavra "meta" que compõe o nome dessa teoria, pois o fará lembrar de um dos estilos, líder orientado para a realização. De outra forma, o líder quer que seus liderados terminem de percorrer o caminho, isto é, que alcancem o resultado desejado.

  • Liderança carismática é um conceito de sociologia, não administração. Essa foi fácil.

  • Liderança house-caminho meta-diretivo ,apoiador,,participativo,realizador.

  • TEORIA CAMINHO − META OU CAMINHO − ELENCA OS POSSÍVEIS COMPORTAMENTOS DO LÍDER

     

    -> Líder diretivo: semelhante à “estrutura de iniciação” da Universidade de Ohio, este líder deixa claro o que espera dos seus liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas.

    -> Líder apoiador: semelhante à “consideração”, o líder apoiador é receptivo e sensível às necessidades dos liderados.

    -> Líder participativo: antes de tomar decisões, consulta seus liderados. É semelhante ao democrático-consultivo da liderança clássica.

    -> Líder orientado para a conquista ou líder voltado para realização: estabelece desafios que são desafiadores e espera que os liderados demonstrem seus desempenhos máximos. House afirma que os lideres são flexíveis. Eles irão adequar o estilo de liderança de acordo com a situação. São duas as classes ambientais propostas pelo autor: fatores contingenciais ambientais e fatores contingenciais do subordinado.

     

  • caiu "a mesma" em 2018!!

  • Cuidado gente, existe TIPOS de líderes e COMPORTAMENTO de líderes.

  •  Robert J. House e Terence R. Mitchell desenvolveram a teoria caminho meta ou caminho-objetivo, pela qual o líder deve atuar por meio do exercício de quatro estilos:

    Estilo de liderança diretiva - é caracterizada por um líder que deixa claro aos subordinados o que é esperado deles, proporciona orientação específica sobre o que deve ser feito e como isto deve ser realizado. Esclarece o posicionamento de cada um, programa as atividades a serem realizadas, mantém padrões de desempenho definidos e orienta os subordinados para o cumprimento das regras e regulamentos definidos; 

    Estilo de liderança de suporte ou apoiadora - esse líder faz pequenas coisas para deixar o trabalho mais prazeroso, trata os membros como iguais e se coloca como amigável e acessível;

    Estilo de liderança participativa - é caracterizada por um líder que consulta seus subordinados, solicita suas sugestões e leva em consideração essas sugestões antes de tomar decisões; 

    Estilo de liderança orientado para a conquista ou resultados - é caracterizada por um líder que determina metas desafiadoras, espera de seus subordinados o mais alto desempenho, continuamente busca melhorias de desempenho e demonstra alto grau de confiança de que os subordinados assumirão as responsabilidades, dedicarão maiores esforços e cumprirão as metas desafiadoras.

    A letra "E" trata das novas abordagens da liderança, que traçam estilos contemporâneos de liderança segundo alguns padrões, como: líder carismático, executivo, educativo, inspirador, entre outros

    Gabarito: letra E.

     

  • Vimos que House definiu 4 (quatro) tipos de liderança:

    1- Líder diretivo: deve dar direção aos trabalhos, com uma comunicação objetiva e estruturação das tarefas a serem realizadas. O líder explica exatamente o que e como se deve fazer. Indicado para tarefas ambíguas e estressantes.

    2- Líder apoiador: desenvolve um ambiente agradável de se trabalhar, apoiando os subordinados e preocupando-se com suas necessidades. Ideal para tarefas bem estruturadas e repetitivas.

    3- Líder participativo: incentiva a participação dos subordinados na tomada de decisões, consultando-os sempre que possível. Ideal para subordinados com centro de controle interno (capacidade e experiência consideráveis).

    4-               Líder orientado para resultados: fixa metas, controla resultados e visa o alcance de altos padrões de desempenho, buscando sempre pela excelência. Seu comportamento é de confiança nos subordinados, ajudando-os para melhorar o desempenho através da melhoria contínua. Ideal para tarefas estruturadas de maneira ambígua.

    Portanto, a que não se encontra nessa lista é a letra a).

    Gabarito: A

  • Teoria do Caminho-Meta de House

    Líder é flexível e tem a responsabilidade de aumentar a motivação dos funcionários mostrando os comportamentos necessários para o alcance das metas e as recompensas disponíveis no caso de sucesso.

    Estilos:

    • Compreensivo (apoiador) - O líder mostra preocupação com as necessidades do empregados e seu comportamento é aberto e amistoso tratando-os como iguais e criando um clima favorável.
    • Diretivo - Líder diz em detalhes como os empregados devem fazer seu trabalho
    • Participativo - Líder é aberto às ideias dos empregados e encoraja a participação na tomada de decisões.
    • Realizador - Líder define metas arrojadas e busca com os empregados atingir um alto desempenho e o constante aprimoramento.

  • Teoria do Caminho-Meta de House

    Líder é flexível e tem a responsabilidade de aumentar a motivação dos funcionários mostrando os comportamentos necessários para o alcance das metas e as recompensas disponíveis no caso de sucesso.

    Estilos:

    • Compreensivo (apoiador) - O líder mostra preocupação com as necessidades do empregados e seu comportamento é aberto e amistoso tratando-os como iguais e criando um clima favorável.
    • Diretivo - Líder diz em detalhes como os empregados devem fazer seu trabalho
    • Participativo - Líder é aberto às ideias dos empregados e encoraja a participação na tomada de decisões.
    • Realizador - Líder define metas arrojadas e busca com os empregados atingir um alto desempenho e o constante aprimoramento.