SóProvas


ID
1062211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da administração pública — do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático —, julgue o item seguinte.

A administração pública burocrática foi adotada em substituição à administração patrimonialista, segundo a qual não havia separação entre a res publica e a res privada.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Breve Comentário 

    #Modelo Patrimonialista:cuja principal característica era a confusão entre a propriedade privada e a propriedade pública, tudo era tido como propriedade do soberano.

    #A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista: foi adotada como modernização e como forma de combater as práticas patrimonialistas de gestão. Amparava-se no poder racional-legal, fez a separação entre o público e o privado, e tinha como principais características a profissionalização, hierarquia, impessoalidade e formalismo.

    :D

  • A afirmativa está correta, visto que a administração pública burocrática substituiu à administração patrimonialista, onde não havia separação entre o público e o privado: tudo era propriedade do soberano.

    Prof. Augustinho Paludo
    http://www.comopassar.com.br/home/index.php/inicio/99-provacomentada-admpublica-acetcu-2013.html

  • Apenas para complementar, outra questão semelhante ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 2 Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial; 

    A administração pública burocrática representou uma tentativa de substituição das práticas patrimonialistas, originárias das monarquias absolutistas, em que inexistia clara distinção entre a res pública e a res privada.

    GABARITO: CERTA.

  • Para cumprir o objetivo de modernização da administração pública a reforma burocrática empreendida na década de 30 precisou combater a cultura patrimonialista herdada do Estado Oligárquico (República do café-com-leite), ou seja, a falta de distinção entre os bens/recursos públicos e os bens/recursos privados, ou ainda, falta de “separação entre a res publica e a res privada” - Res publica é uma expressão latina que significa literalmente "coisa do povo", "coisa pública". É a origem da palavra “república”. O termo normalmente se refere a uma coisa que não é considerada propriedade privada (ou res privada), mas compartilhada e mantida por uma sociedade. Portanto, a assertiva está correta,

    Bibliografia:

    PALUDO, A. V. Administração Pública: teoria e questões. Rio de Janeiro. Elsevier, 2010. Capítulo 3.

    SECCHI, Leonardo. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 43, n. 2, p. 347-369, 2009.


    Resposta: CERTO




  • Não houve substituição da adm patrimonialista pela burocrática. Parte do patrimonialismo permanece até hoje. Por isso marquei errado.

  • Concordo com o Fernando. Houve uma tentativa, e foi implementado o modelo burocrático, porém não houve uma substituição absoluta como a assertiva faz parecer.

  • Afirmativa estranha. Em substituição.. 

  • Cansei de estudar que "nunca houve substituição" aí vem uma questão dessas. Porém, CESPE é CESPE... Então, quando você erra e lê novamente o enunciado percebe que não está errada. A administração burocrática foi adotada (para substituir o patrimonialismo - essa era a intenção), mas a questão não disse que isso aconteceu.  Então tá CERTO.

  • PRESTE ATENÇÃO:

    SUBSTITUIU: CERTO

    ROMPEU: ERRADO

  • Gabarito: Certo

    Partindo de uma perspectiva histórico-evolutiva.

    A administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista: foi adotada como modernização e como forma de combater as práticas patrimonialistas de gestão. Amparava-se no poder racional-legal, fez a separação entre o público e o privado, e tinha como principais características a profissionalização, hierarquia, impessoalidade e formalismo.

    Portanto, a afirmativa está corretíssima, visto que a administração pública burocrática substituiu à administração patrimonialista, onde não havia separação entre o público e o privado: tudo era propriedade do soberano.

  • O principal objetivo do modelo burocrático foi romper com as práticas patrimonialistas (nepotismo, corrupção, etc). No patrimonialismo não temos uma distinção clara do patrimônio público (res publica) e do patrimônio privado (res privada).

    Resposta: Certo

  • Segunda questão que faço do CESPE e aparece a palavra substituição e está correto. Então tá. fazer o q?

  • Q982131 PGE-2019

    O Decreto-Lei n.º 200/1967 representou uma primeira tentativa de reforma gerencial que procurou substituir a administração pública burocrática por uma administração voltada para o desenvolvimento.(CERTA)

    GAB.CERTO

    CUIDADO COM ESSE SUBSTITUIR...

  • Certo

    Res=coisa;

    E como sabemos que a coisa pública no Patrimonialismo era confundida com a coisa privada, a questão fica fácil.

  • É difícil interpretar a visão do examinador. Não houve substituição do modelo patrimonialista, mas sim a tentativa do rompimento. Fiquem atentos ao enunciado para tentarem captar alguma informação que corrobore com o gabarito. A meu ver, gabarito errado - de acordo com outras questões da banca.

  • Para complementar a visão da CESPE sobre o tema, outra questão:

    CESPE - 2015 - TRE-GO - Técnico Judiciário - Área Administrativa

    Julgue o item seguinte referente à evolução dos modelos de administração pública.

    O modelo burocrático foi adotado por diversos países em substituição ao modelo patrimonialista de administração pública, no qual o patrimônio público não se distinguia do privado

    • GABARITO - CERTO.