SóProvas


ID
1062244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere a indicadores de desempenho, julgue o item subsecutivo.

O uso de indicadores de desempenho permite realizar mensuração direta dos resultados e gerir o desempenho, o que contribui para a melhoria contínua dos processos organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    É no contexto da avaliação de resultados que se inserem os indicadores de desempenho. A finalidade principal do indicador é fornecer informação mensurável para análise e avaliação de uma realidade/resultado.Os critérios refletem como deveria ser a gestão, critérios são padrões que servem de base para comparação, julgamento ou apreciação dos resultados. Cada critério tem seu indicador – são os indicadores que quantificam; que medem os resultados.

    Os indicadores são parâmetros que fornecem informações sobre os resultados; são instrumentos que possibilitam identificar e medir aspectos ligados a determinados resultados: os indicadores traduzem os objetivos em medidas concretas que permitem aferir em que grau foram/estão sendo alcançados.

    Portanto, os indicadores são instrumentos que possibilitam identificar e medir aspectos ligados a determinado esforço/desempenho ou resultados. São sinalizadores de uma realidade, podem ser quantitativos ou qualitativos (subjetivos) e medem tanto o desempenho interno operacional como o desempenho externo de resultados.

    Atenção →As bancas não diferenciam os indicadores quanto à medição do desempenho interno (esforço) e externo(resultados) – mas fique atento, pois essa diferença é gritante! Ex.: Estudei 1.000 horas (esforço); passei no concurso (resultado).Desempenho é uma pré-condição para o alcance de resultados.

    Ao final, faz-se a comparação dos desempenhos/resultados alcançados com os padrões/critérios de referência previamente estabelecidos: compara-se o que foi realizado com o que foi planejado para verificar se objetivos e metas foram atingidos e se as necessidades do usuário-cidadão foram atendidas. Verifica-se também os custos,a conformidade com as normas e a capacidade gerencial de realizar de maneira eficiente, eficaz e econômica as ações, programas e projetos previstos.

    finalidade essencial da avaliação, no curto prazo, é apoiar a tomada de decisão quanto à alocação de recursos, e, no médio prazo, servir de instrumento para a promoção da aprendizagem institucional. Na visão democrática, a finalidade é proporcionar transparência quanto às ações dos governos e gestores públicos.

    A avaliação de desempenho/resultados vai além da análise dos resultados:é indispensável que os resultados sejam divulgados para toda a comunidade tomar conhecimento da gestão administrativa pública, e que seja verificada a satisfação do cidadão-usuário quanto aos serviços prestados pela organização. Além disso, é preciso que as informações geradas na avaliação sejam efetivamente utilizadas como suporte para a tomada de decisão quanto à alocação de recursos, e para a melhoria da gestão pública.

    Como visto, não é possível falar de indicadores sem falar de avaliação de resultados, haja vista que os indicadores são utilizados para mensuração dos resultados, e, como parte da avaliação, contribuem para a melhoria dos processos organizacionais.

    A única explicação possível para a manutenção dogabarito “E” para esta questão é a seguinte: finalmente a CESPE resolveu diferenciar indicadores de desempenho e indicadores de resultados (conforme destaco em meu livro pg.233).

    Assim, o desempenho não é o mesmo que resultado, mas uma condição para que o resultado seja alcançado

    http://www.comopassar.com.br/home/index.php/inicio/99-provacomentada-admpublica-acetcu-2013.html

  • Creio que não era necessário o conhecimento dos termos técnicos de desempenho e resultado.

    Quando se diz indicadores, presume-se que não há mensuração direta, seja lá do que for...

    Se fosse possível medir diretamente, não seriam utilizados indicadores.

  • Discordo deste gabarito pelos seguintes motivos. 

    No manual de Técnica de Auditoria: Indicadores de Desempenho e Mapa de Produtos, editado em 2000, havia a seguinte definição: “Indicadores de desempenho são utilizados quando não é possível efetuar tais mensurações de forma direta. São uma alternativa para a medição do desempenho, embora não forneçam uma mensuração direta dos resultados.”

    Observa-se que a Banca se baseou em tal definição para considerar o item errado. 

    No entanto, por meio da Portaria-Segecex nº 33, de 23 de dezembro de 2010, foi publicado no BTCU de 11 de janeiro de 2011, o manual de “Técnica de Indicadores de Desempenho para Auditorias” e o entendimento do TCU acerca do tema foi modificado:

    Adicionalmente, nem sempre os ID representam medição direta do desempenho, mesmo que de um único de seus aspectos. Um EXEMPLO DE MEDIÇÃO DIRETA DE EFICÁCIA do ensino fundamental seria “número de alunos matriculados no ensino fundamental”. No entanto, também se usam ID para se concluir sobre aspectos mais amplos do desempenho, como a efetividade, quando a métrica não faz a medição direta. Por exemplo, usa-se o “índice de repetência” como um dos fatores a serem considerados na formação de opinião sobre a efetividade do ensino fundamental, que é o que se desejaria medir diretamente. No caso de medição indireta, é necessário que fiquem claros os pressupostos em que se baseia o uso do indicador. O nexo entre o indicador e o fenômeno que se deseja medir deve estar fundamentado em conhecimento técnico-científico aceito.”

    Observa-se que o TCU entende que há alguns casos em que é possível a medição direta por meio de indicadores de desempenho (ID), logo o uso de indicadores de desempenho permite realizar mensuração direta dos resultados e gerir o desempenho, o que contribui para a melhoria contínua dos processos organizacionais.

  • Medição de desempenho e indicadores de desempenho, para o Manual do TCU, são coisas diferentes. Mensuração direta dos resultados é feita por meio da medição de desempenho e os indicadores de desempenho são uma alternativa para quando não se consegue medir diretamente o desempenho. Por exemplo, quando o número de alunos matriculados (medição direta) não é suficiente para gerir o desempenho da educação, logo, usa-se o indicador "índice de repetência" para calcular se as escolas estão realmente oferecendo bons resultados à população.

    Nas palavras do Manual do TCU, "o que se deseja ressaltar com essa diferenciação é que os indicadores de desempenho podem fornecer uma boa visão acerca do resultado que se deseja medir, mas são apenas aproximações do que realmente está ocorrendo, necessitando, sempre, de interpretação no contexto em que estão inseridos".

    Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2063230.PDF


  • O censo seria o instrumento para mensuração direta dos resultados, pois contaria toda a população. Os Indicadores, por outro lado, podem se valer de amostras da população (medição indireta). 

    Gabarito Errado 

  • É SIMPLES ! 

    O uso de indicadores de desempenho permite realizar mensuração direta dos resultados e gerir o desempenho, o que contribui para a melhoria contínua dos processos organizacionais.

     

    Se não tivesse o 'direta' a questão estaria correta.

    ''Dessa forma os indicadores servem para:  mensurar os resultados e gerir o desempenho;'' (Retirado do Guia de  Referencial para medição de desempenho - Pág 13)

  • Pensem: se eu qual o erro, quais são as causas dele e quais a consequências e não faço nada, de que adianta medir e/ou mensurar o desempenho?

  • Segundo o Prof.Augustinho Paludo A única explicação possível para a manutenção do gabarito “E” para esta questão é a seguinte: finalmente a CESPE resolveu diferenciar indicadores de desempenho e indicadores de resultados. Ele explica que é no contexto da avaliação de resultados que se inserem os indicadores de desempenho. A finalidade principal do indicador é fornecer informação mensurável para análise e avaliação de uma realidade/resultado. Cada critério tem seu indicador – são os indicadores que quantificam; que medem os resultados. Eles são instrumentos que possibilitam identificar e medir aspectos ligados a determinados resultados: os indicadores traduzem os objetivos em medidas concretas que permitem aferir em que grau foram/estão sendo alcançados. São sinalizadores de uma realidade, podem ser quantitativos ou qualitativos (subjetivos) e medem tanto o desempenho interno operacional como o desempenho externo de resultados. Logo, não é possível falar de indicadores sem falar de avaliação de resultados, haja vista que os indicadores são utilizados para mensuração dos resultados, e, como parte da avaliação, contribuem para a melhoria dos processos organizacionais. O desempenho não é o mesmo que resultado, mas uma condição para que o resultado seja alcançado.

    A dica dele é que  as bancas não diferenciam os indicadores quanto à medição do desempenho interno (esforço) e externo (resultados) – e pede para o aluno ficar atento, pois essa diferença é gritante!  Um Ex.é: Estudei mil horas (esforço); passei no concurso (resultado). Logo, desempenho é uma pré-condição para o alcance de resultados.

  • Seguindo um pouco o entendimento do Renato Merdeiros. O indicador não é uma mensuração direta. É, em verdade, uma proxy. O indicador é algo que simplesmente representa, de forma objetiva, por meio dos seus índices numéricos, um conceito abstrato que é o desempenho. Logo, não cabe em falar "mensuração direta dos resultados"

    Resposta: errado.