SóProvas


ID
1062712
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Moresi (2011), na gestão do conhecimento e inteligência organizacional, uma organização não pode criar conhecimento por si mesma sem a iniciativa do indivíduo e a interação que ocorre no grupo. Esse conhecimento pode ser amplificado ou cristalizado ao nível do grupo, por meio de.

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

    A letra B está errada porque a conversão de conhecimento tácito em explícito é uma tarefa individual, depende de cada ser humano. A questão aborda a interação grupal e não individual.

  • GABARITO e)discussões, compartilhamento de experiências e ob- servação

     

     

    O conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, projeto, procedimentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

     

       O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa e é subjetivo e inerente às habilidades de um funcionário.

     

     

     

     

     

    DE TÁCITO PARA TÁCITOSocialização – processo de criar conhecimento tácito comum a partir da troca de experiência.

    DE TÁCITO PARA EXPLÍCITOExternalização – processo de articular conhecimento tácito em conceitos explícitos. Geralmente essa articulação é efetuada através de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.

    DE EXPLÍCITO PARA EXPLÍCITOCombinação – processo de agregar conhecimentos explícitos, novos ou já existentes, num sistema de conhecimento como um conjunto de especificações para um novo produto ou serviço.

    DE EXPLÍCITO PARA TÁCITOInternalização – processo de incorporar conhecimento explícito em tácito. Está geralmente relacionado com aprender fazendo.

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!