SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2013 - BNDES - Profissional Básico - Biblioteconomia


ID
1062706
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O relatório é um instrumento que possibilita que a unidade de informação cumpra suas funções a partir da análise da situação existente, da avaliação dos resultados alcançados e dos problemas encontrados em determinado período de tempo.

Para tanto, o relatório deverá fundamentar-se no

Alternativas
Comentários
  • Letra C. 

     

    "O relatório é, sobretudo, um instrumento para o bibliotecário analisar a avaliar o desempenho de uma biblioteca, um instrumento que lhe permitirá cumprir suas funções de administração e planejamento. Possibilita um momento de reflexão em que, tendo como referência o plano de trabalho para o período, analisa a situação existente e avalia os resultados alcançados e os problemas encontrados. O plano de trabalho indica os objetivos específicos e as principais linhas de ação da biblioteca para o período, bem como as metas e resultados a serem alcançados, em consonância com as estratégias da instituição à qual a biblioteca está subordinada. O relatório compara os resultados desejados, constantes do plano de trabalho, com os resultados alcançados. O relatório é real, não o desejado." (ALMEIDA, 2005, p. 38)


ID
1062709
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O caráter extremamente volátil, instável e perecível do objeto digital exige opções de preservação em longo prazo. Uma dessas opções é a conversão periódica, que implica a(o)

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. A migração é uma das principais formas de preservação digital, transferindo o objeto digital para a tecnologia subsequente antes que aquele formato se torne obsoleto.


ID
1062712
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Moresi (2011), na gestão do conhecimento e inteligência organizacional, uma organização não pode criar conhecimento por si mesma sem a iniciativa do indivíduo e a interação que ocorre no grupo. Esse conhecimento pode ser amplificado ou cristalizado ao nível do grupo, por meio de.

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

    A letra B está errada porque a conversão de conhecimento tácito em explícito é uma tarefa individual, depende de cada ser humano. A questão aborda a interação grupal e não individual.

  • GABARITO e)discussões, compartilhamento de experiências e ob- servação

     

     

    O conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, projeto, procedimentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

     

       O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa e é subjetivo e inerente às habilidades de um funcionário.

     

     

     

     

     

    DE TÁCITO PARA TÁCITOSocialização – processo de criar conhecimento tácito comum a partir da troca de experiência.

    DE TÁCITO PARA EXPLÍCITOExternalização – processo de articular conhecimento tácito em conceitos explícitos. Geralmente essa articulação é efetuada através de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.

    DE EXPLÍCITO PARA EXPLÍCITOCombinação – processo de agregar conhecimentos explícitos, novos ou já existentes, num sistema de conhecimento como um conjunto de especificações para um novo produto ou serviço.

    DE EXPLÍCITO PARA TÁCITOInternalização – processo de incorporar conhecimento explícito em tácito. Está geralmente relacionado com aprender fazendo.

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!

     


ID
1062715
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A fim de que um projeto de estruturação de uma biblioteca digital seja bem sucedido, é necessário que se sigam diretrizes baseadas em itens da teoria da qualidade.Entre essas diretrizes, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    De acordo com Vicentini (2005, p. 254), a estruturação de uma biblioteca digital pode seguir diretrizes baseadas em itens da teoria da qualidade, visando a estabelecer indicadores para que o projeto seja bem-sucedido, tais como:

    1) Desempenho

    - Armazenamento dos Documentos: integridade do documento digital; espaço em disco; controle de vírus; facilidade e rapidez na inserção; dados de conteúdo e informações adicionais; indexação dos arquivos; integração de dados.

    - Mecanismo de Busca: grau de recuperação dos documentos.

    - Controle de Acesso: registro de visitas e downloads.

    - Cadastro de Visitantes: identificação dos usuários que acessam as teses e dissertações.

    - Estatísticas: indicadores de visitas e downloads.

    2) Conformidade

    - Atores: ações realizadas pelos personagens. Definição de quem faz o que?

    - Arquitetura de Informação: nível de organização das informações.

    - Metadados: padrões para a descrição dos dados.

    - Integração e interoperabilidade: utilização de protocolo de comunicação e protocolo de coleta automática dos metadados (harvesting); utilização de tecnologia de software livre.

    3) Durabilidade

    - Implementações: realização de upgrade de software e hardware.

    - Segurança: política de backup; documentação do software e da metodologia.

    - Preservação: política de preservação do documento digital.

    Fonte: VICENTINI, Luiz Atílio. Gestão em bibliotecas digitais. In: MARCONDES, Carlos H.; KURAMOTO, Hélio; TOUTAIN, Lídia B; SAYÃO, Luís (org.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. Salvador, BA: EDUFBA: Brasília: IBICT. 2005.


ID
1062718
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O grande número de informações publicadas nos dias de hoje dificulta que os especialistas se mantenham constantemente atualizados sobre os conhecimentos produzidos em suas áreas de atuação. Visando a facilitar os estudos desses conhecimentos, os modernos centros de infor- mação condensam as pesquisas sobre os aspectos de interesse dos usuários, proporcionando-lhes uma visão rápida e eficiente de suas áreas de interesse.Esse processo de trabalho é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • "Recondicionamento ou reempacotamento da informação: o enorme volume de informações publicadas em cada área do conhecimento torna difícil aos especialistas manterem-se atualizados. Por isso, os modernos centros de informação (em particular os especializados) trabalham no recondicionamento da informação, de maneira a preparar estudos críticos condensados sobre determinados aspectos de interesse que facilitem uma visão rápida e abrangente do estado da arte, num momento dado, sobre um certo assunto" (ROBREDO, 2005, p. 11).


ID
1062721
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marketing da informação é um processo que pode contribuir para a garantia do futuro das unidades de informação. Nesse sentido, o marketing da informação é visto como atividade

Alternativas
Comentários
  • Marketing da informação é um processo gerencial capaz de contribuir para garantir o futuro da bilbioteca e demais unidades de informação como atividade inovadora e criativa, que envolve o planejamento, execução e controle da concepção, determinação de preço, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços de inormação.

  • Marketing da informação é aplicação da filosofia de marketing para alcançar a satisfação dos públicos da organização [...] facilitando a realização de trocas entre a organização e seu mercado, que se concretizam por meio de análise, do planejamento e da implementação de atividades para criar produtos /serviços informacionais, distribuí-los, definir suas formas de divulgação [...]. (AMARAL, 2007, p. 21). 

    AMARAL, Sueli Angélica do (org.). Marketing na ciência da informação. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2007. 

  • "Parte-se do princípio que marketing da informação é um processo gerencial capaz de contribuir para garantir o futuro da biblioteca e demais unidades de informação como atividade inovadora e criativa, que envolve o planejamento, execução e controle da concepção, determinação de preço, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços de informação" (AMARAL, 2011, p. 96)

    AMARAL, S. Marketing da informação: entre a promoção e a comunicação integrada de marketing. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 40 n. 1, p.85-98, jan./abr., 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/zjMmPjZWcbyCdvcYfT4j7gk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 set. 2021.


ID
1062724
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere a estrutura seguinte:

340.3 Fontes do Direito 340.32 Leis. Direito positivo
340.321 Hierarquia das leis 340.3211 Lei constitucional
340.3212 Emenda à Constituição
340.3213 Lei complementar
340.3214 Lei ordinária
340.3215 Lei delegada
340.3216 Medida Provisória
340.3217 Decreto-lei
340.3218 Lei autoaplicável e lei regulamentável
340.3219 Regulamento. Decreto Regulamentar. Decreto autônomo

Nessa estrutura, 340.32 e 340.321 apresentam uma relação de.

Alternativas

ID
1062730
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre as principais características do formato MARC, aquela que permite a inclusão de maior nível de detalhe, caso seja necessário, mediante campos opcionais ou emprego de certos subcampos, denomina-se.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    A extensibilidade é uma das principais características do MARC, que permite a inclusão de maior nível de detalhe, caso seja necessário, mediante campos opcionais ou emprego de certos subcampos.


ID
1062733
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na Classificação Decimal de Dewey (CDD), a nota indica- tiva do uso de um número de classe é mais amplo ou mais restrito do que a que se evidencia pelo cabeçalho.Tal nota é a de

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    As notas de âmbito indicam se o significado de um número é mais estrito ou mais lato do que se evidencia pelo cabeçalho.

  • →. As notas de âmbito (scope note) indicam se o significado de um número é mais estrito ou mais lato do que se evidencia pelo cabeçalho.

    Ex.: 700 Artes  Belas-artes e artes decorativas. Descrição, avaliação crítica, técnicas, processos, aparelhos, equipamentos, materiais das belas-artes e das artes decorativas, literárias, de espetáculo e recreativas.


ID
1062736
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Algumas classes foram adicionadas ou desenvolvidas na CDDir, em sua 4a edição de 2002. Entre essas classes, encontram-se as do Direito do Consumidor, Direito Ambiental, Direito Econômico e Direito.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    Características da presente edição (p.7)

    Conforme previsto na edição anterior, o Direito do Trabalho foi transportado para a categoria de Direito Privado, utilizando-se o número 342.6, substituindo-se, como se vê, apenas o algarismo 1 pelo 2, sendo conservadas as mesmas subdivisões.

    O número 341.6 foi utilizado para o Direito Previdenciário, ao qual foi dado amplo desenvolvimento.

    Foram acrescentadas, ou receberam maior desenvolvimento, as classes Direito Ambiental, Direito Econômico, Direito Agrário e Direito do Consumidor. 

    http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/classificacao-decimal-de-direito/classif-decimal.pdf

  • Nós vimos, no tópico sobre as incorporações da CDDir 4ª edição, que foram acrescentadas, ou receberam maior desenvolvimento, as classes Direito Ambiental, Direito Econômico, Direito Agrário e Direito do Consumidor. Essa é uma das típicas questões ‘copia e cola’ de concurso, que pegam fragmentos de um documento para montar a questão.

    Gabarito: D


ID
1062739
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No Código de Catalogação Anglo-americano, segunda edição (AACR2R), faz-se a entrada de uma

Alternativas
Comentários
  • D) Obra com mais de três autores, sem responsabilidade principal indicada, terá entrada principal pelo título, com entrada secundária para o primeiro citado nas fonte principal de informação.

    E) Se numa obra de responsabilidade compartilhada a indicação de responsabilidade principal, pela redação ou leiaute da fonte principal de informação, se refere a um autor, a entrada principal será por esse autor.

     

  • a= 21.4d1

  • A)R 24.20 C, 24.20E)

    Entrada principal adequada à entidade:

    JURISDIÇÃO GOVERNADA

    DESIGNAÇÃO DO CARGO

    Reino Unido. Prime Minister

    B) Coleção de comunicações oficiais e outras obras. 

     Uma autoridade:

    Entrada principal --> Cabeçalho individual da pessoa

    Mais de uma autoridade da mesma categoria ou grupo:

    Entrada apropriada a uma coletânea (entrada pelo título)

    C)21.4A-21.4B

    Obra de uma só pessoa ou entidade responsável, mencionada ou não na publicação, terá a entrada principal pelo cabeçalho apropriado a esta pessoa ou entidade.

    D) Obra com mais de três autores, sem responsabilidade principal indicada, terá entrada principal pelo título, com entrada secundária para o primeiro citado nas fonte principal de informação.

    E) Se numa obra de responsabilidade compartilhada a indicação de responsabilidade principal, pela redação ou leiaute da fonte principal de informação, se refere a um autor, a entrada principal será por esse autor.


ID
1062742
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Macroeconomia é o estudo da estrutura de economias na- cionais e das políticas econômicas exercidas pelos seus governos, com o objetivo de melhorar o desempenho econômico doméstico.

NÃO se considera como uma questão pertencente ao ramo da Macroeconomia aquela que .

Alternativas
Comentários
  • Não faz parte do estudo da Macro os aspectos pertinentes aos mercados, quando vistos de maneira individualizada. Por exemplo, não cabe à Macroeconomia estudar a causa o desequilíbrio entre oferta e demanda de produtos. Este assunto é pertinente ao estudo da Microeconomia, por se tratar da relação entre oferta e demanda em mercados.


ID
1062745
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Firmas possuem capital em forma de bens líquidos ou ilíquidos e também dívidas de curto ou longo prazos. Fluxo de caixa é um fator que determina a(o)..

Alternativas

ID
1062748
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Controlar o recebimento de cópias e enviá-las ao usuário são atividades específicas de um serviço de caráter bibliográfico, caracterizado pelo fornecimento de informação não existente em seu próprio acervo. Esse procedimento é denominado.

Alternativas
Comentários
  • E por Miranda (1977, p. 64) como segue: "A comutação bibliográfica é a sistemática operacional mediante a qual, por procedimentos reprográficos de qualquer índole [...], os usuários de uma biblioteca, centro de documentação ou banco de dados têm acesso ao acervo de outra instituição similar participante de uma mesma rede. Este processo inter-bibliotecário e regido por normas específicas de prestação de serviços, de forma regular e responsável".

    (VIEIRA, 2014, p. 43).

    Gab. E


ID
1062751
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma das funções subjacentes ao processo de formação e desenvolvimento de coleções é a função de desbasta- mento. Essa função pressupõe tomadas de decisão específicas, tais como a:

Alternativas
Comentários
  • A função desbastamento e/ou descarte indica diversas tomadas de decisão, sendo que pode-se destacar entre elas:

    indicação de uma comissão que se responsabilize pela aprovação dos documentos indicados para serem colocados em depósitos ou descartados. Tal comissão deve ser a mesma encarregada da seleção dos documentos;

    definição do tempo máximo que uma publicação não utilizada deve permanecer na coleção corrente, naturalmente observando-se as características de cada área;

    indicação de um prazo médio para desatualização e desativação de determinados tipos de materiais, tais como: livros-didáticos, livros-texto, catálogos, folhetos, publicações periódicas, obras de referência etc.;

    a necessidade de se manter nas estantes de uso frequente um (ou nenhum) exemplar de alguma publicação transferida; 

    definição sobre a não-pertinência de determinado documento ou coleção ao acervo da biblioteca;

    determinação de um prazo médio para a permanência dos documentos localizados nos depósitos;

    definição de normas e procedimentos para utilização dos documentos armazenados nos depósitos (regulamento do setor). (MACIEL; MENDONÇA, 2006, p. 25-26)

    MACIEL, Alba Costa; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. 1. ed. rev. Rio de Janeiro: Interciência ; Niterói: Intertexto, 2006.


ID
1062754
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A NBR 6023, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece que.

Alternativas
Comentários
  • Na ABNT NBR6023/2002:

    8.2.2 Quando o título aparecer em mais de uma língua, registra-se o primeiro. Opcionalmente, registra-se o segundo ou o que estiver em destaque, separando-o do primeiro pelo sinal de igualdade.

    Exemplo:

    SÃO PAULO MEDICAL JOURNAL = REVISTA PAULISTA DE MEDICINA. São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 1941-. Bimensal. ISSN 0035-0362.

  • A letra E "os títulos e subtítulos demasiadamente longos podem ter suprimidas as últimas palavras, desde que não seja alterado o sentido, e a supressão seja indicada por reticências, entre colchetes." estava errada de acordo com a 6023 de 2002, que determinava que a supressão de títulos e subtítulos longos fosse feita apenas por reticências, sem os colchetes. Já de acordo com a atualização de 2018, a alternativa era correta.

    Questão desatualizada. Atentar para esse detalhe.


ID
1062757
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Há vantagens e desvantagens no uso de indexadores au- tomáticos em sistemas de recuperação da informação. Uma das vantagens dos indexadores automáticos reside no fato de que eles

Alternativas
Comentários
  • "Vantagens de um índice automático: 1) leitura instantânea de todo texto; 2) diz-se que é mais coerente do que um indexador humano; 3) não é tendencioso."

    SILVA, M. dos R.; FUJITA, M. S. L. A. A prática de indexação: análise da evolução de tendências teóricas e metodológicas. Transinformação, Campinas, v.16, n.2, p. 133-161, maio/ago., 2004. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2014

  • ¨A extração automática apresenta nítida vantagem em relação à extração feita por humanos: é totalmente coerente.¨ Fonte: LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004. p. 289


ID
1062760
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre as atividades do setor de referência, no contexto da educação do usuário, NÃO constitui condição para o uso adequado da unidade de informação a(o);

Alternativas

ID
1062763
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Agregar valor a produtos e a serviços de informação significa diferenciá-los para que se tornem mais atraentes aos olhos dos consumidores. A diferença entre eles pode ser estabelecida em termos de qualidade, durabilidade e preço, entre outros itens. Dentre as categorias de atividades com valor agregado, encontra-se uma que se refere à habilidade do serviço oferecido ser compatível com as necessidades do usuário em seu ambiente de trabalho.Essa categoria é a.

Alternativas

ID
1062766
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As questões de direitos de autor na formação e no desen- volvimento de uma biblioteca digital estão fundamentadas no preceito de que o(a).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Segundo Procópio (2004, p. 46-47):

    A viabilidade gerencial

    O acervo pressupõe a definição de critérios gerenciais lúcidos, dentre os quais se destacam:

    » O processo de digitalização se restringe a obras que se encontram, segundo a Lei de Direitos Autorais, em Domínio Público, ou seja, livros cujos autores tenham falecido há mais de 70 anos, ou documentos cujo direito esteja 100% assegurado e licenciado pela entidade mantenedora da Biblioteca em questão;

    » Os livros disponíveis na Web poderão automaticamente fazer parte do acervo, desde que a fonte digital seja real e segura; e

    » Deverá haver informação da fonte digital [provedor de conteúdo] da obra, ou documento, no acervo.

    A partir desses e de outros critérios, a gestão tornar-se-á viável.

    Fonte: PROCÓPIO, Ednei. Construindo uma biblioteca digital. São Paulo: EI - Edições Inteligentes, 2004.


ID
1062769
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um projeto de biblioteca digital deve prever a médio e longo prazos a realização de upgrade no software e no hardware, objetivando a manutenção da qualidade do sistema, independentemente do seu banco de dados. Essa afirmativa se refere a.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    De acordo com Vicentini (2005, p. 254-258), a estruturação de uma biblioteca digital pode seguir diretrizes baseadas em itens da teoria da qualidade, visando a estabelecer indicadores para que o projeto seja bem-sucedido, tais como: 

    1) Desempenho

    - Armazenamento dos Documentos: integridade do documento digital; espaço em disco; controle de vírus; facilidade e rapidez na inserção; dados de conteúdo e informações adicionais; indexação dos arquivos; integração de dados.

    - Mecanismo de Busca: grau de recuperação dos documentos.

    - Controle de Acesso: registro de visitas e downloads.

    - Cadastro de Visitantes: identificação dos usuários que acessam as teses e dissertações.

    - Estatísticas: indicadores de visitas e downloads.

    2) Conformidade

    - Atores: ações realizadas pelos personagens. Definição de quem faz o que?

    - Arquitetura de Informação: nível de organização das informações.

    - Metadados: padrões para a descrição dos dados.

    - Integração e interoperabilidade: utilização de protocolo de comunicação e protocolo de coleta automática dos metadados (harvesting); utilização de tecnologia de software livre.

    3) Durabilidade

    - Novas implementações: o projeto da biblioteca digital deve prever a médio e longo prazo a realização de upgrade no software e hardware, objetivando manter a qualidade do sistema, independentemente do crescimento do seu banco digital.

    - Segurança: política de backup; documentação do software e da metodologia.

    - Preservação: política de preservação do documento digital.

    Fonte: VICENTINI, Luiz Atílio. Gestão em bibliotecas digitais. In: MARCONDES, Carlos H.; KURAMOTO, Hélio; TOUTAIN, Lídia B; SAYÃO, Luís (org.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. Salvador, BA: EDUFBA: Brasília: IBICT. 2005.


ID
1062772
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A definição de Ciência da Informação apresentada por Borko, um teórico da área de CI, e a definição de marketing da American Marketing Association facilitam a aceitação da possibilidade da associação de uma a outra. Essa associação se deve ao fato de que Borko admite que a Ciência da Informação é uma ciência interdisciplinar relacionada ao campo da.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA : Letra A - GESTÃO

    Segundo BORKO (1968) CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO é (...) uma ciência interdisciplinar derivada de e relacionada a áreas como matemática, lógica, linguística, psicologia, tecnologia da computação, pesquisa operacional, artes gráficas, comunicação, biblioteconomia, administração e outras áreas afins. "Quando escreveu o artigo, Borko (1968) ainda não havia experimentado os vertiginosos avanços ocorridos na microeletrônica e nos meios de telecomunicações após a invenção do microcomputador (IBM/PC, em 1981). Todavia, este fato não subtrai do teor do texto o seu poder de visão prospectiva(que faz ver longe), quando o autor enumera nove campos de pesquisa para o estudioso de ciência da informação, como, por exemplo, demanda da informação, produção e reprodução de documentos, análise linguística, tradução, linguagens documentárias, análise e projeto de sistemas, padrões de reconhecimento de imagens e de voz e sistemas especialistas.

    http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652000000300005  Ciência da informação: ciência recursiva no contexto da sociedade da informação ( texto interessante para aprofundar sobre o tema )

    FOCO E FÉ



ID
1062775
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Todas as atividades engajadas no propósito final de uma biblioteca se enquadram nas funções e no agrupamento de funções em unidades de informação. Essas atividades ocorrem na fase denominada

Alternativas
Comentários
  • "Todas as atividades engajadas no propósito final da biblioteca, ou seja, o atendimento aos usuários reais e virtuais, a conquista dos potenciais e a decorrente dinamização do uso das coleções se enquadram nesta categoria de funções."

    MACIEL, Alba Costa; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência, 2000.

  • "propósito final" = Dinamização das coleções (referência, circulação, reprodução)


ID
1062778
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito da CDD, os números entre colchetes representam tópicos que foram:

Alternativas
Comentários
  • Os números entre colchete na CDD representam tópicos que foram classificados ,usados em edições anteriores.


    FOCO E FÉ

  • →. Alguns números das listagens e tabelas aparecem entre parênteses ou colchetes. Os números e notas entre parênteses fornecem alternativas à prática padronizada. Os números entre colchetes representam tópicos que foram relocados ou descontinuados, ou que não foram atribuídos. Os colchetes também são empregados para os conceitos de subdivisões-padrão representados em outra localização. Nunca se devem usar números entre colchetes.


ID
1062781
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na CDD, se dois assuntos receberem tratamento equiparável e não forem usados para introduzir ou explicar um ao outro, a obra deve ser classificada pelo assunto cujo número aparecer primeiro nas listagens. Essa regra denomina-se regra de(o).

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Se dois assuntos receberem tratamento equiparável e não forem usados para introduzir ou explicar um ao outro, classifiqu a obra no assunto que aparecer primeiro na lista da CDD.

  • Regra do primeiro de dois

    Se dois assuntos receberem tratamento equiparável e não forem usados para introduzir ou explicar um ao outro, classifique a obra no assunto cujo número aparecer primeiro nas listagens da CDD. Chama-se a isso regra do primeiro de dois.

    Ex.: um livro de história que discorra igualmente sobre os Estados Unidos e o Japão, no qual os Estados Unidos sejam abordados em primeiro lugar e apareçam primeiro no título, será classificado em história do Japão, porque 952 Japão precede 973 Estados Unidos. 


ID
1062784
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual das recomendações listadas a seguir NÃO está de acordo com as normas consagradas para atribuição de notação, conforme a Tabela de Cutter?

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    "7. Quando o documento não tiver autor e entrar pelo título, coloca-se apenas o número de Cutter da primeira palavra do título, excluindo-se os artigos. Ex.: The story of the wise man: S888." (SOUZA, 2004, p. 78)


ID
1062787
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O título uniforme, conforme estabelecido no AACR2R, proporciona meios para.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia (p. 365), título uniforme é:

    1. O título particular pelo qual uma obra que apareceu sob títulos variantes deve ser identificada para fins de catalogação. 2. O título particular usado com o fim de distinguir o cabeçalho para uma obra de outro cabeçalho adotado para uma obra diferente. (...)

  • 25.1

    O título uniforme:

    É um título padronizado, convencional, atribuído a obras muito conhecidas, divulgadas em várias linguas, cujos títulos principais variam nas diferentes edições.

    Os títulos uniformes proporcionam meios para:

    -Reunir, em um só lugar do catálogo, todas as entradas de uma obra, com apresentações diferentes, em edições, traduções etc. desta forma sob vários títulos;

    - identificar uma obra, quando o título pelo qual é conhecida difere do título principal do item que está sendo catalogado;

    - fazer diferença entre duas ou mais obras publicadas sob o mesmo título; visando uma ordenação mais lógica e funcional destes cabeçalhos no catálogo.

    Deve ser posto entre colchetes, antecedendo o título principal;

    Quando ele for o cabeçalho/entrada (quando a obra entrar pelo título uniforme) principal, os colchetes devem ser abolidos.

    Dickens, Charles.

    [Oliver Twit]

    The adventures of Oliver Twist


ID
1062790
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As taxonomias vêm sendo empregadas em portais institu- cionais e também em bibliotecas digitais. Elas são um novo mecanismo de busca, em adição a outras ferramentas. Nesse sentido, definem-se taxonomias como sendo o(s).

Alternativas
Comentários
  • A norma ANSI/NISO z 39.50 (2005) conceitua taxonomia como "uma coleção de termos de um vocabulário controlado, organizados em uma estrutura hierarquica na qual cada termo está em uma ou mais relações tipo pai/filho (geral/específico) em relaçãoa outro termo nessa taxonomia, é um vocabulário controlado que consiste em termos preferidos, concectados em uma hierarquia ou poli-hierarquia. Quanto à estrutua, a norma acrescenta que uma taxonomia é um vocabulário controlado constituído por termos preferidos, relacionados entre si, em hierarquia ou poli-hierarquia.

  • Taxonomia: são elementos estruturantes, estratégicos e centrais de negócios baseados em conhecimento.Sao regras de alto nível para organizar e classificar conhecimento para simplificar navegação e designar responsabilidades em termos de avaliação, organização, eliminação, arquivamento de informação.

  • "Taxonomia é o estudo dos princípios gerais da classificação científica, a classificação sistemática: em particular, classificação ordenada de plantas e animais seguindo relações naturais. Classificação ou categorização de um conjunto de coisas de forma hierárquica. Por definição, taxonomia é classificação, sistemática. Quanto às linguagens documentarias, trata-se de uma lista de termos preferenciais com estrutura hierárquica. Uma taxonomia serve para ordenar informação em uma hierarquia, utilizando a relação pai-filho (generalização ou “tipo de”). Uma hierarquia é basicamente uma estrutura em forma de árvore que estabelece relação entre os objetos de generalização-especialização. Uma taxonomia estabelece uma semântica simples de acordo com algumas de suas propriedades"

    GONZÁLEZ, J. A. M. Linguagens documentárias e vocabulários semânticos para a web. Salvador: EdUFBA, 2011.

  • Taxonomias (Taxonomies): vocabulários controlados formados por termos preferenciais, organizados em estruturas hierárquicas ou polihierárquicas. Fonte: https://www.revistas.usp.br/incid/article/download/42340/46011/50538

  • A) "Anéis de Sinônimos (Synonyn rings): conjunto de termos considerados equivalentes para fins de recuperação. Eles são aplicáveis a interfaces de sistemas autorizados de informação no acesso aos conteúdos informacionais que utilizam a linguagem natural como instrumento de recuperação." (BOCCATO, 2011, p. 177)

    B) "Redes semânticas (Semantic networks): conjunto de termos que representam conceitos, modelados a partir de uma notação gráfica composta por nodos interconectados. As redes semânticas podem ser utilizadas para a representação do conhecimento ou como ferramenta de apoio para sistema automatizados de inferências sobre o conhecimento." (BOCCATO, 2011, p. 182)

    C) Taxonomias: vocabulários controlados formados por termos preferenciais, organizados em estruturas hierárquicas ou polihierárquicas." (BOCCATO, 2011, p. 180) 

    D) "Ontologias [...] são sistemas de organização do conhecimento que permitem organizar, classificar, recuperar, compartilhar e reutilizar informações em ambientes digitais." (BOCCATO, 2011, p. 181) 

    E) "tesauro: conjuntos de termos que representam conceitos e relações hierárquicas, de equivalência e de associação entre eles." (BOCCATO, 2011, p. 168)

    BOCCATO, V. R. C. Os sistemas de organização do conhecimento nas perspectivas atuais das normas internacionais de construção. R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 165-192, jan./jun. 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42340/46011. Acesso em: 07 set. 2021.

    Gabarito: C


ID
1062793
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O campo 501 do formato MARC, nota iniciada por “COM”, é usado para indicar que mais de uma obra bibliográfica foi.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a apostila MARC21 da PUC-RIO:

    "O campo contém uma nota informando que o documento catalogado contém mais de um documento com títulos distintos, mas sem um título coletivo que os reúne. Este documento pode ser utilizado também para descrever documentos que foram encadernados juntos localmente (...)."

  • CAMPO

    501 – NOTA INICIADA COM A PALAVRA “COM” - O campo contém uma nota informando que o documento catalogado contém mais de um documento com títulos distintos, mas sem um título coletivo que os reúna.

    Resposta: E


ID
1062796
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na representação do conhecimento em ambiente Web, as ontologias não apresentam sempre a mesma estrutura, existindo, porém, características e componentes básicos comuns, presentes em grande parte delas. Os componentes básicos de uma ontologia, utilizados para modelar sentenças verdadeiras, são chamados de.

Alternativas
Comentários
  • A título de conhecimento, segundo o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia de Murilo Bastos da Cunha:

    Axioma: axiom "[...] o que é julgado verdadeiro ou bom: opinião, dogma de uma escola filosófica; [...] proposição geral, enunciação, teorema; [...] princípio conhecido como verdadeiro de onde parte uma demonstração. [...] Sentido mais usual: premissa considerada evidente e admitida como verdadeira sem demonstração por todos os que lhe compreendem o sentido [...] Mais propriamente: as proposições assim postas que constituem uma regra geral de pensamento lógico em oposição aos postulados relativos a tal ou tal matéria especial" (...)

  • Componentes de uma ontologia são

    Termos e Definições;

    Classes e subclasses - que podem estar organizadas em uma taxonomia;

    Relações (também chamadas de propriedades), que devem representar os tipos de interação entre as classes de um domínio;

    AXIOMAS que são regras para determinar a verdade das sentenças;

    Instâncias que são utilizadas para representar elementos específicos, ou seja, os próprios dados.

    Taxonomia e Classificação: o princípio de categorização por Maria Luiza de Almeida Campos e Hagar Espanha Gomes

  • Componentes básicos da ontologia

    → As ontologias, inerentes aos estudos da web semântica, objetivam o processamento automatizado da informação. Gruber (1996); Noy e Guinness (2001) citam como componentes básicos de uma ontologia:

    a) classes - organizadas em uma taxonomia;

    b) relações - representam o tipo de interação entre os conceitos de um domínio;

    c) axiomas - usados para modelar sentenças sempre verdadeiras;

    d) instâncias - utilizadas para representar elementos específicos, ou seja, os próprios dados.

    (VITAL; CAFÉ, 2011).


ID
1062799
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O modelo teórico de Formação e Desenvolvimento de Coleções de G. Edward Evans, baseado na identificação de pontos fortes e fracos da coleção e na avaliação dos recursos informacionais e das necessidades dos usuários, é caracterizado pela:

Alternativas
Comentários
  • G. Edward Evans: visão sistêmica do processo de formação e desenvolvimento de coleções. Preconiza que as atividades de FDC não podem ser encaradas de forma isolada, devem ser vistas como um ciclo, no qual cada parte se interliga, formando um todo.


ID
1062802
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Há um serviço que consiste na promoção contínua de in- formação através de produtos, tais como listas de novas aquisições, sumários correntes e clippings. Essa atividade específica está relacionada à assistência ao usuário na busca de informações, tanto no acervo da Unidade de Informação como em outras instituições.Essa descrição corresponde ao serviço de:

Alternativas

ID
1062805
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre as referências bibliográficas apresentadas a seguir, aquela que segue rigorosamente os padrões estabelecidos pela NBR 6023 da ABNT é:

Alternativas
Comentários
  • a)SUZIGAN, Wilson. Instituições e políticas industriais e tecnológicas: reflexões a partir da experiência brasileira. Revista Estudos Econômicos, São Paulo, v. 40, n. 01, p. 7-41, jan-mar 2010. Disponível em . Acesso em 17/06/2012.

     

    b)SANTILLI, Juliana. Conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade: elementos para a construção de um regime jurídico sui generis de proteção. In: II Encontro Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, Indaiatuba; ANPPAS, 2004.

     

    c)SKIDMORE, Thomas E.. Os Estados Unidos e a América Latina: um permanente mal-entendido?. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 14, n. 24, p. 137-158, 1999.

     

    d)MELO, Paulo Roberto de Sousa & Gutierrez, Regina Maria Vinhais. Telecomunicações pós – privatização; perspectivas industriais e tecnológicas. BNDES Setorial. Rio de Janeiro, n. 08, 37 p, set 1998.

     

    e)MAZZUCCHELLI, Frederico. Senior, Jevons e Walras: a construção da ortodoxia econômica. Revista Economia e Sociedade, Campinas, n. 20, p. 137-146, jan./jun. 2003 OK


ID
1062808
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Duas medidas usadas para se avaliar a atividade econômica agregada de uma nação são o Produto Nacional Bruto (PNB) e o Produto Interno Bruto (PIB). Uma diferença entre o PNB e o PIB do Brasil é o fato de o PNB levar em consideração o valor dos(as) .

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra A

    A diferença básica entre PIB e PNB é a seguinte:

    • PIB é tudo o que é produzido dentro das fronteiras do País, não importando quem produziu.

    • PNB é tudo o que é produzido pela Nação, no caso, Brasil. Assim, vamos considerar tudo o que foi produzido pelo Brasil, não importando onde foi produzido (Pode considerar até o que foi produzido em Marte pelo Brasil).

    Ou seja, o PNB se preocupa com QUEM produziu, enquanto o PIB se preocupa ONDE produziu.

    Assim, nossa resposta está na letra A, pois o PNB mede a produção dos residentes do país.


ID
1062811
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O órgão brasileiro responsável pelo controle da oferta mo- netária do país, ou seja, pelo montante total de dinheiro disponível para a população é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Questão bem direta.


    O Banco Central foi instituído pela Lei nº 4.595/64.


    A Lei prevê que compete ao Banco Central a emissão de papel moeda e moeda metálica, ou seja, compete à referida instituição o controle da oferta monetária do País.


    GABARITO: LETRA B

     

    Prof. Vicente Camillo


ID
1062814
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A preocupação com níveis altos e inesperados de inflação deve-se às consequências que ela pode ter na economia. Uma consequência de taxas crescentes de inflação é a:

Alternativas

ID
1062817
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De modo a se estabelecer a forma de cabeçalhos de assunto, usa-se o plural para.

Alternativas

ID
1062820
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na organização de conceitos em linguagem documentária, há um princípio que preconiza que a denominação do conceito é um termo que guarda com ele uma relação unívoca, ou seja, para cada conceito existe apenas uma denominação e cada denominação vale apenas para um conceito.Tal princípio é o da.

Alternativas
Comentários
  • "3.3 Postula do da monorreferencialidade 

    A denominação do conceito é um termo o qual guarda com ele uma  

    relação unívoca, isto é, para cada conceito existe apenas uma denominação e 

    cada denominação vale apenas para um conceito. O conceito é o significado do 

    termo." (GOMES, p. 19)

    GOMES, Hagar Espanha. Manual de elaboração de tesauros monolíngues. Brasília: Ministério da Educação ,1990

    Fonte:

    https://www.passeidireto.com/arquivo/20886829/manual-de-elaboracao-de-tesauros-monolingues


ID
1062823
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Há diferentes tipos de layouts de tesauros classificados. O layout em que os termos de indexação, na seção classificada, são arranjados alfabeticamente sob grupos de assuntos genéricos é o tesauro alfabético com;

Alternativas