"Taxonomia é o estudo dos princípios gerais da classificação científica, a classificação sistemática: em particular, classificação ordenada de plantas e animais seguindo relações naturais. Classificação ou categorização de um conjunto de coisas de forma hierárquica. Por definição, taxonomia é classificação, sistemática. Quanto às linguagens documentarias, trata-se de uma lista de termos preferenciais com estrutura hierárquica. Uma taxonomia serve para ordenar informação em uma hierarquia, utilizando a relação pai-filho (generalização ou “tipo de”). Uma hierarquia é basicamente uma estrutura em forma de árvore que estabelece relação entre os objetos de generalização-especialização. Uma taxonomia estabelece uma semântica simples de acordo com algumas de suas propriedades"
GONZÁLEZ, J. A. M. Linguagens documentárias e vocabulários semânticos para a web. Salvador: EdUFBA, 2011.
A) "Anéis de Sinônimos (Synonyn rings): conjunto de termos considerados equivalentes para fins de recuperação. Eles são aplicáveis a interfaces de sistemas autorizados de informação no acesso aos conteúdos informacionais que utilizam a linguagem natural como instrumento de recuperação." (BOCCATO, 2011, p. 177)
B) "Redes semânticas (Semantic networks): conjunto de termos que representam conceitos, modelados a partir de uma notação gráfica composta por nodos interconectados. As redes semânticas podem ser utilizadas para a representação do conhecimento ou como ferramenta de apoio para sistema automatizados de inferências sobre o conhecimento." (BOCCATO, 2011, p. 182)
C) Taxonomias: vocabulários controlados formados por termos preferenciais, organizados em estruturas hierárquicas ou polihierárquicas." (BOCCATO, 2011, p. 180)
D) "Ontologias [...] são sistemas de organização do conhecimento que permitem organizar, classificar, recuperar, compartilhar e reutilizar informações em ambientes digitais." (BOCCATO, 2011, p. 181)
E) "tesauro: conjuntos de termos que representam conceitos e relações hierárquicas, de equivalência e de associação entre eles." (BOCCATO, 2011, p. 168)
BOCCATO, V. R. C. Os sistemas de organização do conhecimento nas perspectivas atuais das normas internacionais de construção. R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 165-192, jan./jun. 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42340/46011. Acesso em: 07 set. 2021.
Gabarito: C