SóProvas


ID
1062790
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As taxonomias vêm sendo empregadas em portais institu- cionais e também em bibliotecas digitais. Elas são um novo mecanismo de busca, em adição a outras ferramentas. Nesse sentido, definem-se taxonomias como sendo o(s).

Alternativas
Comentários
  • A norma ANSI/NISO z 39.50 (2005) conceitua taxonomia como "uma coleção de termos de um vocabulário controlado, organizados em uma estrutura hierarquica na qual cada termo está em uma ou mais relações tipo pai/filho (geral/específico) em relaçãoa outro termo nessa taxonomia, é um vocabulário controlado que consiste em termos preferidos, concectados em uma hierarquia ou poli-hierarquia. Quanto à estrutua, a norma acrescenta que uma taxonomia é um vocabulário controlado constituído por termos preferidos, relacionados entre si, em hierarquia ou poli-hierarquia.

  • Taxonomia: são elementos estruturantes, estratégicos e centrais de negócios baseados em conhecimento.Sao regras de alto nível para organizar e classificar conhecimento para simplificar navegação e designar responsabilidades em termos de avaliação, organização, eliminação, arquivamento de informação.

  • "Taxonomia é o estudo dos princípios gerais da classificação científica, a classificação sistemática: em particular, classificação ordenada de plantas e animais seguindo relações naturais. Classificação ou categorização de um conjunto de coisas de forma hierárquica. Por definição, taxonomia é classificação, sistemática. Quanto às linguagens documentarias, trata-se de uma lista de termos preferenciais com estrutura hierárquica. Uma taxonomia serve para ordenar informação em uma hierarquia, utilizando a relação pai-filho (generalização ou “tipo de”). Uma hierarquia é basicamente uma estrutura em forma de árvore que estabelece relação entre os objetos de generalização-especialização. Uma taxonomia estabelece uma semântica simples de acordo com algumas de suas propriedades"

    GONZÁLEZ, J. A. M. Linguagens documentárias e vocabulários semânticos para a web. Salvador: EdUFBA, 2011.

  • Taxonomias (Taxonomies): vocabulários controlados formados por termos preferenciais, organizados em estruturas hierárquicas ou polihierárquicas. Fonte: https://www.revistas.usp.br/incid/article/download/42340/46011/50538

  • A) "Anéis de Sinônimos (Synonyn rings): conjunto de termos considerados equivalentes para fins de recuperação. Eles são aplicáveis a interfaces de sistemas autorizados de informação no acesso aos conteúdos informacionais que utilizam a linguagem natural como instrumento de recuperação." (BOCCATO, 2011, p. 177)

    B) "Redes semânticas (Semantic networks): conjunto de termos que representam conceitos, modelados a partir de uma notação gráfica composta por nodos interconectados. As redes semânticas podem ser utilizadas para a representação do conhecimento ou como ferramenta de apoio para sistema automatizados de inferências sobre o conhecimento." (BOCCATO, 2011, p. 182)

    C) Taxonomias: vocabulários controlados formados por termos preferenciais, organizados em estruturas hierárquicas ou polihierárquicas." (BOCCATO, 2011, p. 180) 

    D) "Ontologias [...] são sistemas de organização do conhecimento que permitem organizar, classificar, recuperar, compartilhar e reutilizar informações em ambientes digitais." (BOCCATO, 2011, p. 181) 

    E) "tesauro: conjuntos de termos que representam conceitos e relações hierárquicas, de equivalência e de associação entre eles." (BOCCATO, 2011, p. 168)

    BOCCATO, V. R. C. Os sistemas de organização do conhecimento nas perspectivas atuais das normas internacionais de construção. R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 165-192, jan./jun. 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42340/46011. Acesso em: 07 set. 2021.

    Gabarito: C