SóProvas


ID
1064482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Assinale a opção correta no que se refere a contratos bancários e contratos bancários impróprios.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA - LETRA D: LEI 11.649/08. Art. 1o  Nos contratos de arrendamento mercantil de veículos automotivos, após a quitação de todas as parcelas vencidas e vincendas, das obrigações pecuniárias previstas em contrato, e do envio ao arrendador de comprovante de pagamento dos IPVAs e dos DPVATs, bem como das multas pagas nas esferas Federal, Estaduais e Municipais, documentos esses acompanhados de carta na qual a arrendatária manifesta formalmente sua opção pela compra do bem, exigida pela Lei no 6.099, de 12 de setembro de 1974, a sociedade de arrendamento mercantil, na qualidade de arrendadora, deverá, no prazo de até trinta dias úteis, após recebimento destes documentos, remeter ao arrendatário:

    [...] II - a nota promissória vinculada ao contrato e emitida pelo arrendatário, se houver, com o devido carimbo de "liquidada" ou "sem efeito", bem como o termo de quitação do respectivo contrato de arrendamento mercantil (leasing).


    ERRADA - LETRA E: CC. Art. 763. Não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

  • Letra "a" erro; Na alienação fiduciária em garantia não é permitido ao fiduciário, em caso de inadimplemento da obrigação principal, consolidar-se proprietário do bem dado em garantia.

    Detalhamentos:

    * devedor fiduciante = é aquele que adquire valores perante determinado banco, dando como garantia de pagamento determinado bem.

    *Credor fiduciário = é aquele que concede valores a uma pessoa, exigindo em garantia a propriedade resolúvel de determinado bem.

    Na alienação fiduciária em garantia,  o devedor fiduciante perde, temporariamente, a propriedade do bem até o momento em que pagar o crédito obtido perante o credor fiduciário. Trata-se de situação em que a posse plena é subdividida em posse direta (o devedor continua com o bem) e posse indireta (o credor tem a titularidade do bem).

  • Não entendi o erro da alternativa 'a'. Afinal, o artigo 26, §7 reproduz a mesma regra:

      § 7o Decorrido o prazo de que trata o § 1o sem a purgação da mora, o oficial do competente Registro de Imóveis, certificando esse fato, promoverá a averbação, na matrícula do imóvel, da consolidação da propriedade em nome do fiduciário, à vista da prova do pagamento por este, do imposto de transmissão inter vivos e, se for o caso, do laudêmio. (Redação dada pela Lei nº 10.931, de 2004)

  • Gabarito: B

    Bons estudos! Jesus Abençoe!

  • A alternativa "B", gabarito da questão, também é falha ao não fazer qualquer distinção entre juros moratórios ou remuneratórios, na medida em que os juros moratórios, ainda que no âmbito de um contrato bancário, sofrem sim limitação, nos termos do enunciado n.º 379 das Súmulas do STJ: "Nos contratos bancários não regidos por legislação específi ca, os juros moratórios poderão ser convencionados até o limite de 1% ao mês". Somente os juros remuneratórios que não sofrem limitação, razão pela qual, na minha opinião, a assertiva não está totalmente correta.

  • Além dos erros apontados pelos colegas, esse prazo imediato que constou na alternativa 'a' não existe no art. 26, §7º, da Lei 9.514.