SóProvas


ID
1064674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere que um imóvel particular localizado em área de grande circulação seja objeto de requisição pela prefeitura para o atendimento de necessidades coletivas urgentes e transitórias. Nessa situação,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    A questão aborda o tema intervenção do Estado na propriedade privada, especificamente a modalidade: requisição administrativa.

    "Requisição é o instrumento de intervenção estatal mediante o qual, em situação de perigo público iminente, o Estado utiliza bens móveis, imóveis ou serviços particulares com indenização ulterior, se houver dano.
    Na lição do Prof. Hely Lopes, a requisição é a utilização coativa de bens ou serviços particulares pelo Poder Público por ato de execução imediata e direta da autoridade requisitante e indenização ulterior, para atendimento de necessidades coletivas urgentes e transitórias." Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, Direito Administrativo Descomplicado, 21ªed, pág. 1011.

    A matéria está prevista expressamente na CF/88, art. 5: "XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;"

  • Coativo = Obrigatório.

  • Requisição é o instrumento de intervenção estatal mediante o qual, em situação de perigo público iminente, o Estado utiliza bens móveis, imóveis ou serviços particulares com indenização ulterior, se houver dano.  Conforme o Prof. Hely Lopes, requisição é a utilização coativa de bens ou serviços particulares pelo Poder Público por ato de execução imediata e direta da autoridade requisitante e indenização ulterior, para atendimento de necessidades coletivas urgentes e transitórias. Há, na vigente Constituição, previsão expressa para o instituto (CF, art. 5º, XXV):

    "No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano."

    a) ocorrerá utilização coativa por ato de execução imediata e direta da autoridade requisitante. Certo.

    b) o imóvel será destinado, após o atendimento à necessidade imediata, para uso beneficente de acordo com o interesse público.

    Errado. Imóvel volta a posse do dono, é uma utilização temporária, por necessidade.

    c) a utilização se dará de forma gratuita, sem indenização ao proprietário, em caso de atendimento a calamidade pública.

    Errado. Poderá haver a indenização. Indenização será posterior à utilização e apenas em caso de dano.

    d) o bem será alienado para a administração pública, que pagará o equivalente ao valor venal do imóvel.

    Errado. Imóvel retorna ao dono.

    e) o proprietário poderá recusar a requisição.

    Errado. Requisição é imposição da Administração ao particular pela supremacia do interesse público.

  • "...atendimento de necessidades coletivas urgentes e transitórias."

    Enunciado não deixa claro que trata-se de iminente perigo público. 

    QC - Favor comentar