-
a questão fala dos
estudos da motivação. Várias teorias englobam a motivação, mas todas são
voltadas a um senso comum que a motivação é algo formada dentro da natureza
humana e ela atinge de forma global vários níveis de satisfação. Maslow descreveu a hierarquia das necessidades
que demonstram que o individuo possui níveis de satisfação. Dessa forma, a
letra que melhor explica é a E. As outras alternativas são especificas em
determinado nível de satisfação e não em uma visão geral.
-
Holístico ou holista é um adjetivo que classifica alguma coisa relacionada com o holismo, ou seja, que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. É um conceito criado por Jan Christiaan Smuts em 1926, que o descreveu como a "tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um "todo" que é maior do que a soma das suas partes".
-
"Diferentes níveis de complexidade" (suprir apenas uma necessidade não basta. Maslow e sua pirâmide nos fala isso)
"que caracterizam a natureza humana e sua satisfação de forma holística". Nossas necessidades, desejos... de forma ampla, geral.
-
Letra "A" também não está correta? Na teoria ERC de Alderfer, o crescimento corresponde à autorrealização definida por Maslow.
-
MEU DEUS! É DIFICIL DEMAIS....
-
Guiara Zanotelli, o Alderfer contraria a teoria de Maslow por justamente este lidar com a hierarquia de necessidades.
Maslow: Valoriza a hierarquia (Uma coisa acontece apenas se a outra estiver satisfeita)
Alderfer: Não valoriza a hierarquia, a autorrealização poderá ocorrer mesmo se os aspectos fisiológicos não estiverem atendidos.
-
No comando da questão menciona hierarquia das necessidades, ou seja, Maslow. A resposta da banca não me parece coerente com a teoria. Enfim... não entendi.
-
Justamente por citar a teoria de Maslow , a alternativa correta é a letra E.
Lembre que Maslow pregava que a motivação seria um COMPLEXO - Ou seja , não é somente fisiológica , não é somente segurança , etc.. É uma hierarquia de necessidades. Deste modo , à medida que uma necessidade fosse satisfeita , ela deixaria de motivar o indivíduo , então surgiria uma nova necessidade , que motivaria o indivíduo para alcançá-la.
A questão traz verdades em quase todas suas alternativas , mas são somente "parte de um todo" que Maslow entendia como a Motivação.
-
Os itens A, C e D fazem referência a Teoria ERC de Aldefer.
Crescimento
Relacionamento
Existência.
A questão fala em hierarquia, portanto Maslow.
-
muitos comentários sem a fonte. não adianta muito!
-
A motivação existe em todas as formas de necessidade, seja ela de Existência, Relacionamento e Crescimento, ou seja em todos os níveis.
-
Gabarito E
Minha contribuição.
A Teoria ERC (Existência-Relacionamento-Crescimento) ou Teoria ERG (Existence-Relationship- Growth), desenvolvida por Alderfer, pode ser considerada uma adaptação (ou aperfeiçoamento) da Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.
Necessidades de Existência: Correspondem aos 2 primeiros níveis da hierarquia de Maslow (necessidades fisiológicas + necessidades de segurança). Tratam-se das necessidades de sobrevivência, existência, preservação e bem-estar físico.
Necessidades de Relacionamento: Correspondem às necessidades sociais de Maslow e aos fatores externos das necessidades de estima de Maslow. Tratam-se das relações interpessoais, da sociabilidade, etc.
Necessidades de Crescimento: Correspondem às necessidades de autorrealização de Maslow e aos fatores internos das necessidade de estima de Maslow. Tratam-se das necessidades de desenvolvimento e do desejo de crescimento do ser humano.
De acordo com a Teoria ERC, as necessidades podem ser buscadas simultaneamente, isto é, as necessidades podem ser “ativadas” ao mesmo tempo. Ou seja, não é necessário que uma necessidade de um nível “anterior” seja satisfeita para que se busque uma necessidade de um nível “posterior”. Em outras palavras, a satisfação de uma necessidade de nível “menos elevado” não é pré-requisito para a satisfação de uma necessidade de nível “mais elevado”.
enquanto a teoria de Maslow defende que o progresso de um indivíduo na “hierarquia” é o resultado da satisfação de alguma necessidade “menos elevadas” (ou seja, satisfação da necessidade referente a algum nível imediatamente anterior), a teoria ERC adota o princípio de frustração-regressão. Em outras palavras, a Teoria ERC afirma que, se uma necessidade de nível “mais elevado” for reprimida (ou seja, não for satisfeita), a vontade do indivíduo em satisfazer uma necessidade de nível “menos elevado” tende a aumentar.
fonte: Material estratégia concursos - prof. Stefan Fantini