SóProvas


ID
1065139
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular a justiça conforme seus interesses. Em 451 a.C., porém, os plebeus conseguiram eleger uma comissão de dez pessoas — os decênviros — para escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar a legislação de Sólon.

COULANGES. F. A cidade antiga São Paulo: Martins Fontes, 2000.

A superação da tradição jurídica oral no mundo antigo, descrita no texto, esteve relacionada à

Alternativas
Comentários
  • http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/26.html

    "A partir do século VIII a.C., a organização política passou a sofrer profundas mudanças em Atenas. Os europátridas (donos das terras que monopolizavam o poder político) foram obrigados a fazer concessões para outros setores da sociedade como artesãos e comerciantes. Nesse período, o legislador Drácon foi responsável pela introdução do registro por escrito das leis. A partir desse momento, a Cidade de Atenas passou a ser governada com base em uma legislação e não conforme o costume. Tal quadro faz parte de um processo de extensão da cidadania que foi totalmente consolidada por Clístenes, que estendeu a participação política a todos os homens livres."

  • Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular a justiça conforme seus interesses. Em 451 a.C., porém, os plebeus conseguiram eleger uma comissão de dez pessoas — os decênviros — para escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar a legislação de Sólon.
     

    Plebeus = Não nobres

    Patrícios = Nobres

  • Questão faz mensão ao periódo em que roma era uma república: e com isso os patricios que era a aristrocacia detentora do poder com medo de represálias dos plebeus aprovou uma série de leis dentre elas as das 12 tábuas, lei licínia, canulei. A qual dav direito aos plebeus e homens livres que eram compostos por ricos comerciantes.

  • A partir do século VIII a.C., a organização política passou a sofrer profundas mudanças em Atenas. Os europátridas (donos das terras que monopolizavam o poder político) foram obrigados a fazer concessões para outros setores da sociedade como artesãos e comerciantes. Nesse período, o legislador Drácon foi responsável pela introdução do registro por escrito das leis. A partir desse momento, a Cidade de Atenas passou a ser governada com base em uma legislação e não conforme o costume. Tal quadro faz parte de um processo de extensão da cidadania que foi totalmente consolidada por Clístenes, que estendeu a participação política a todos os homens livres.

     

    extensão da cidadania aos homens livres.´´ b´´

    http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/26.html

  • Letra A: Adoção do sufrágio universal masculino só foi conquistado século XVIII com as revoluções liberais.

    Letra B: A ausência de leis escritas permitia a manipulação das mesmas conforme os interesses dos governantes. Com as leis escritas os homens livres passaram a ter conhecimento sobre seus direitos.

    Letra C: Não se pode afirmar isso.

    Letra D: Direitos sociais só vieram a ser conquistados muito depois. Seculo XIX e XX.

    Letra E: Tripartição dos poderes políticos buscar diferenciar funções dos estados.

    A questão quer que você diga a consequência da superação da tradição jurídica oral que é a extensão da cidadania aos homens livres.

  • A. Essa alternativa encontra-se incorreta, pois seria um anacronismo histórico falar de “sufrágio universal masculino” no mundo antigo. As reivindicações por sufrágio universal começaram a ocorrer na Idade Contemporânea, sobretudo a partir da Revolução Francesa (1789).

    B. Essa é alternativa correta! Apesar dos plebeus já possuírem espaços de representação - como o Tribunos da Plebe - antes do estabelecimento da Lei das XII Tábuas (450 a.C), é possível afirmar que o registro escrito dos direitos e deveres dos cidadãos contribuiu para garantir a cidadania aos homens livres, visto que a tradição jurídica oral era passível de manipulação por parte dos patrícios.

    C. Igualmente incorreta, uma vez que seria um anacronismo histórico falar de “afirmação das instituições democráticas” no contexto histórico da questão. A própria noção de “instituições democráticas” é algo presente apenas na Idade contemporânea.

    D. Da mesma forma que nas alternativas “a” e “c”, seria incorreto falar em “implantação de direitos sociais”, uma vez que a própria concepção de “direitos sociais” diferem bastante quando falamos do mundo antigo.

    E. De forma parecida com as demais alternativas erradas, essa alternativa também comete um anacronismo histórico, visto que a “tripartição dos poderes políticos” é algo próprio do iluminismo e, especificamente, de Montesquieu.

    FONTE: http://www.mesalva.com/forum/t/questao-do-enem-2013-roma-antiga/7212/2

  • Letra B

    Se eu amplio a cidadania, é necessário que os homens cidadãos tenham conhecimentos de seus direitos. Por isso era necessário Leis escritas, para evitar manipulação - pois todos podiam ver as Leis e saber quais realmente eram seus direitos.

  • O texto expõe a expansão da cidadania na Roma Antiga, a qual continuou se limitando aos homens livres.