SóProvas


ID
1065157
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Um trabalhador em tempo flexível controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho é muitas vezes maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mais direto.

SENNETT, R. A corro sã o do caráter: conseqüências pessoais do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 (adaptado).

Comparada a organização do trabalho característica do taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe que

Alternativas
Comentários
  • muito enteressante

  • Modelo mecanicista de Taylor e Ford que visa sempre objetivo principal: o resultado...


  • Modelo mecanicista de Taylor e Ford que visa sempre objetivo principal: o resultado, sendo assim os mecanismos de trabalho devem sempre ser deslocados para uma maior produção. (interpretação textual). 


  • Modelo descrito é o Toyotismo. Quando comparado ao taylorismo e ao fordismo permite o controle sobre os resultados e não sobre os processos. Não importa como tá ...entregou o resultado ? Tá valendo . Ex: Escritório do Google.

  • Se o trabalhador não será monitorado durante a produção, então o meio de controlar a produção é fiscalizando o produto final.

  • Letra E

    O modelo Fordista-Taylorista buscava o aprimoramento do processo produtivo industrial a partir do controle do tempo e das ações dos trabalhadores (linha de montagem). Esse modelo comparado ao modelo de concepção de tempo analisada, tempo este recente e o modelo Toyotista, passa a ocorrer a busca pela alta qualificação do trabalhador e a automação da produção visando a melhoria que levará a um aumento de produtividade e dos lucros.

  • O controle sobre o trabalhador não é mais sobre a produção de tal produto, mas sim por meio do resultado final daquela produção.