SóProvas


ID
1065226
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder” , “de um mero imperialismo humano , mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.

CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico três enfoques. Scientiae Studia. São Paulo, v. 2, n. 4. 2004 (adaptado).

Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em

Alternativas
Comentários
  • Os pensadores Descartes e Bacon e os iluministas valorizam a razão como meio de libertação do homem, não somente das leis da igreja, mas também as leis da natureza. Nesse sentido a ciência surge como meio de conhecer e dominar a natureza, e se torna principal meio para se chegar a razão e ao progresso humano.

    RESPOSTA CORRETA: C  - ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.

  • O programa do Descartes no discurso do método na minha visão se enquadra perfeitamente na letra "A". A letra "C" não está errda, mas se aproxima muito mais do programa iluminista do Kant. Acho que é questão pra anulação.

  • Com certeza é a alternativa C, inclusive combina mais com o texto e o comando da questão.

    Além do mais... Tanto o início do pensamento moderno e científico com Descartes e Bacon, quanto o projeto do Iluminismo, pretendem “libertar” os seres humanos das amarras da natureza através do desenvolvimento científico e racional. O progresso social e humano passam necessariamente pelo avanço da ciência e da razão.

  • Letra C

    Para Descartes e bacon, a razão além de libertar o homem da visão defendida pela Igreja, ajuda no avanço da ciência.

    Para Descartes, Bacon e os iluministas, a razão era o meio de libertação do homem, não somente das leis da Igreja, mas também das leis da natureza.

  • Questão bem complicada, destrinchei palavra por palavra do texto e encontrei a resposta nesse trecho: não surgiu “de um prazer de poder” , “de um mero imperialismo humano". A noção de imperialismo é almejar o progresso, não teria como ser outra resposta: ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.

  • Pessoal a dica para essa questão é salientar em palavra que são muito "pesadas" e "generalizantes":

    A

    expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.

    Nada na ciência é definitivo sempre existe o questionamento para aprimorar as ideias.

    B

    oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.

     A investigação científica não busca substituir a filosofia e ela não da a ultima palavra, pois como falei na ciência não existe nada absoluto 

    C-GABARITO

    ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.

    D

    explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.

    A ciência nunca visou ELIMINAR os discursos éticos e religiosos, basta você ver que não se faz manipulação genética com ser humanos.

    E

    explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.

    Não se tem a visão de impor limites aos debates acadêmicos e sim de estimular eles ao máximo.

    Essa foi minha forma de fazer a questão espero que tenha ajudado a quem está lendo :)

    INSTAGRAM:@aspiradedeu