SóProvas


ID
1065409
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Até quando?

     Não adianta olhar pro céu
     Com muita fé e pouca luta
     Levanta ai que você tem muito protesto pra fazer
     E muita greve, você pode, você deve, pode crer
     Não adianta olhar pro chão
     Virar a cara pra não ver
     Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
     Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!

GABRIEL, O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo). Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (fragmento).

As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto


Alternativas
Comentários
  • Professor ótimo! Bem objetivo!

  • O texto até tem tom de diálogo, mas isso não é justificado pela recorrência de gírias (pois pode haver um diálogo sem haver necessariamente a presença de gírias); e até tem cunho apelativo, já que predominam verbos no imperativo e há recorrência de pronomes de tratamento (você), mas não é o uso de metáforas que justifica a função apelativa da linguagem. Portanto, a alternativa que melhor responde é a "d". No ENEM, nem sempre a resposta está clara, evidente, muitas vezes temos que analisar as alternativas e verificar a que está mais coerente.

  • Deus me livre acertar essa questão e errar outra fácil no enem

  • Olhar PRO chão (Para o)
    Olhar PRO céu (Para o)

    - Linguagem Coloquial 

  • como pode uma letra de musica ser espontânea, ela foi pensada, gravada, harmonizada com os instrumentos e depois decorada para ser cantada. espontânea na musica são as disputas de rima, o que não é o caso.

  • Alternativa correta: Letra D

  • gente como assim espontaneidade???????? desde quando uma musica é espontaneaa?????

  • Tem 2 maneiras de resolver a questão: indo por eliminação ou entendendo a intenção do elaborador. O segundo jeito é obviamente mais difícil, quase sobrenatural.

    Por eliminação:

    a) A caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet. → não há, no texto, nenhuma palavra que remeta ao universo da internet. Ademais, não é o jargão da internet que torna um texto atual.

    b) cunho apelativo, pela predominância de imagens metafóricas. → o texto tem cunho apelativo? sim. tem imagens metafóricas? sim. mas não é a metáfora que torna um texto apelativo

    c) tom de diálogo, pela recorrência de gírias. → não há recorrência de gírias. Só há uma: se liga aí... cuidado para não confundir "recorrência a" com "recorrência de"

    d) gabarito

    e) originalidade, pela concisão da linguagem. → a linguagem não é concisa. além disso, concisão textual não necessariamente gera inovação

    Intenção do elaborador:

    Galera, Gabriel, o Pensador é um cantor de rap (rythm and poetry). Esse gênero é caracterizado pela letra recitada, pela espontaneidade, pelo improviso, pela interlocução, pelas rimas, pela linguagem coloquial etc.

    O que está sendo cobrado aqui, de forma implícita, é se o aluno sabe as características do gênero musical e literário rap.

  • O ENEM É UMA PIADA NA PARTE DE LINGUAGENS, EU TENHO CERTEZA QUE EM LINGUAGENS NUNCA VOU SAIR DA MEDIA DAS 35 QUESTÕES E SÓ EM OUTRA DIMENSÃO VOU CONSEGUIR 40.

    A musica de GABRIEL PENSADOR é totalmente apelativa ai a resposta dessa por** é espontaneidade