SóProvas


ID
1065415
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa.

      No Brasil, foi introduzida como dança de salão e. por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto
popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre “marcante" ou “marcador” , pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: "Tour", “En avant", “Chez des dames" “Chez des chevatiê", “Cestinha de flor”, “Balancê”, "Caminho da roça” , "Oiha a chuva’ , “Garranchê", "Passeio", "Coroa de flores", “Coroa de espinhos” etc.
      No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.

CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos. 1976

As diversas formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por

Alternativas
Comentários
  • É preciso ter cuidado com questões assim que tratam de temas que se modificam de acordo com o tempo. C Cascudo relatou a Quadrilha Junina como forma pura de cultura popular e, mais recentemente, com apoio da igreja católica, a própria população começou a ligar a manifestação popular com aspectos religiosos, aos calendário religioso e, até mesmo, ao profissionalismo que os grupos passaram a ter nos últimos 10 anos.

    letra A fala de religião, Letra C fala de espetáculo, letra D fala de traje típico e a letra E fala dos salões . A única alternativa que trata de tradição e cultura é a letra B, o que remete à realidade atual: O Brasil possui diversidade cultural, mas a Quadrilha Junina é composta de ações parecidas em toda nação.